Exportações desabam.

A crise da economia mundial, aliada à escassez de crédito, acelerou de forma acentuada a queda das exportações brasileiras e acendeu um sinal de alerta na indústria e no governo. Entre agosto e dezembro do ano passado, 18 setores da economia, responsáveis por 76% das vendas externas, viram suas receitas de exportação encolher 30%, apesar da alta de 49% na cotação do dólar, revela estudo feito pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Em volume exportado, a queda ficou na casa de 20%.O movimento persistiu nos primeiros dias de 2009 e assustou o governo. Até a terceira semana de janeiro, o saldo da balança comercial apresentava déficit de US$ 390 milhões, fato que não ocorria no País desde janeiro de 2001. Na semana passada, até quinta-feira, o resultado acumulado havia piorado. A esperança é que o movimento desta última semana consiga compensar parte das perdas. Mas a possibilidade de janeiro terminar com déficit aumentou. Se isso ocorrer, o País vai romper uma série 93 meses de superávits consecutivos. "Foi um susto. Esperávamos um resultado ruim, um superávit pequeno, mas não um déficit já nas primeiras semanas do ano", destaca o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto Castro. Leia mais aqui.

7 comentários

(...) pesquisa de Monitoramento por Satélite da Embrapa que LuLu recebeu no início do ano, do cientista Evaristo Miranda, mostrando que “em termos legais, só 29% do País seria passível de ocupação agrícola”. Porque 71% do território nacional estão legalmente destinados a minorias ou a outras prioridades, como proteção e preservação ambiental. (segue) AT

A equipe ministerial do Lulu (entidade que abana o rabo) é a equação para o colapso premeditado.

Fiquem, atuais ministros, fiquem.
Uma nova safra seria o nosso fim.

Reply

Já disse aqui e alhures que é no final de fevereiro que a vaca vai atolar de vez no brejo.

Cada vez vai ficar mais evidente que a única forma de sairmos da crise é antes dar um jeito de nos livrarmos do mala-sem-alça que compra seu populismo mensalmente com assistencialismo e empreguimo.

O boçal pensou que essa crise seria a oportunidade que estavam todos do Foro de São Paulo esperando para tornar o Brasil um país de fato comunista.

Se continuarem como estão fazendo, tudo bem, pois, provará justamente o contrário, ou seja, aquilo que todo mundo já sabe de que o comunisto só promove mesmo é a miséria e uma casta abastada que controla os demais a ferro e fogo.

Reply

Mas, é claro.. O mundo está em recessão, isso reflete na queda brutal das exportações. Escrevam aí : devido ao gerenciamento inadequado da crise por esse desgoverno brasileiro, os problemas econômicos do Brasil estarão sujeitos a se tornar uma catástrofe.. Será a crise da crise.

Reply

Salve:

"o comunisto só promove mesmo é a miséria e uma casta abastada que controla os demais a ferro e fogo."


ISSO É O QUE DEVERIA SER LEMBRADO E RELEMBRADO, REPETIDO SISTEMATICAMENTE PARA SE FIXAR NA MENTE DAS MASSAS - que não pensam, restringindo-se a repetir aquilo que mais ouvem sob a pretensa segurança de estarem com "a maioria", assim percebida pela massa por conta do barulho e não pela quantidade (caso da espiral do silêncio).

Ou seja, a massa - que toma a forma que lhe dão - apenas repete mecanicamente aquilo que presume não constranger, não sentindo constrangida em repetir idiotices desde que amparada na anuência de um rebanho que lhe fornece a companhia redentora: A MASSA HUMANA ou o humano massa - que toma a forma que lhe dão - NÃO APRECIA A VERDADE OU OS FATOS, MAS SIM A COMPANHIA. É capaz de constranger-se ao reconhecer a verdade a revelia do meio (daí o fanatismo, que teme descrer do que quer crer, e portanto a negação e a violência contra toda análise critica), porém confortar-se com a mentira desde que acompanhado.

É o mesmo instinto que faz com que herbivoros se arrebanhem sob a esperança de escaparem aos predadores ao não serem escolhidos em meio a grande número de outras presas. Os inseguros, vacilantes, covardes e os vaidosos apreciam o rebanho para esconderem-se ou protegerem-se bem como para usufruirem do envaidecedor "asinun asinus fricat" característico dos vacilantes covardes vaidosos.

A moral do escravo surge exatamente para moralizar a servidão e a covardia de seu voluntarismo triunfante. Um simulacro de orgulho através de valores pífios ostentados para o consenso conveniente, sem qualquer fundo de razão.
Se uma moral estabelece o "valor de ser um servo", se pavoneia a servidão, então esta é a moral que os senhores desejam que seus servos voluntariamente submissos pratiquem. Contudo, os senhores não praticam esta moral que generosamente fornecem aos servos.

Ou seja, as idéias sobre liberdade jamais apontaram o dedo acusador para estes pulhas coletivistas.
A quinta coluna ideológica (ideologias são todas iguais e com mesmo objetivo) enfraqueceu toda e qualquer reação ao que não presta através da sua moral quinta coluna que exalta a servidão e até o amor àqueles que praticam o mal, o amor aos senhores e etc..

Com essa moral quinta coluna alardeada para rebanhos humanos de humanos-massa os senhores se comprazem impondo-se a todos.

Se ninguém aponta o dedo para os canalhas, se não os escorraça moralmente, o homem-massa conforta-se em unir-se aqueles que nunca são fustigados (é covarde, não sabe defender idéias e por tal se agrega aquilo que lhe pareça confortável e protetor, sem riscos de ataque).

É preciso pressionar moralmente esta corja de salafrários, apontar-lhes o dedo acusador para exibi-los em toda sua baixeza e abjeção.

É preciso falar mais, fazer mais barulho. É preciso mandar para Cuba esta moral quinta coluna que (e dupla) que valoriza quem ama seu inimigo, quem perdoa facínoras, quem dá a outra face e quem se compraz abjetamente na servidão voluntária. ...Argh! ...CUISP! ...Essa moral quinta coluna é responsável pelos piores males que tem acometido a humanidade. O próprio socialismo que fez mais de 100 milhões de vítimas inocentes em tempo de paz prosperou e se mantem através desta abominação asquerosa.

É preciso falar alto a verdade ou ela parecerá mentira.

"A mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta"

A liberdade não basta ser justa, tem que parecer justa.

A massa não reflete, não sabe pensar, apenas repete aquilo que ouve ciente de que muitos estão ouvindo.
O homem massa quer pertencer a um rebanho. Portanto, aquilo que apenas impressiona a razão nada lhe diz. O homem-massa quer companhia, aceita aquilo que lhe impressiona os sentidos e não a razão.

Abraços
C. Mouro

Reply

O polo de fruticultura do vale do São Francisco está sofrendo os efeitos da marolinha. Não se colhem mais mangas porque o preço não compensa; Em dezembro um produtor enterrou 700 toneladas do produto; As exportações de uva cairam mais de 70%.
Resultado: desemprego, miséria, fome que afinal é o destino do sertanejo nordestino.
Enquanto isso: 150 milhões e 600 mil camisinhas... uns vem f... no Brasil e outros f...dem o Brasil.

Reply

C. Mouro,

Voce nao me conhece, mas, sempre procuro os seus textos por aqui, Sao sempre excelentes.
Voce tem toda razao. A pacividade bovina do brasileiro tem raizes na sua incapacidade de processar as informacoes aliada a sua tendencia comodista de acompanhar a manada.


SentaPua

Reply

SentaPua,
é confortante saber que o que eu disse com tantas palavras foi entendido e condensado brilhantemente em poucas.

Não fazes idéia de quanto me é gartificante saber que há mentes efetivamente brilhantes no exercicio da compreensão.

Quem entende o que lê também entende o diz.

Grato pela considerção.

Um grande abraço
C. Mouro

Reply