Devo não nego, pago quando puder.

Da Folha:

A crise atingiu em cheio o caixa das empresas. A inadimplência das pessoas jurídicas explodiu no final de 2008. A alta foi de 36,1% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Jurídica. Foi o maior aumento do índice registrado pela pesquisa desde que ela foi iniciada, em 1999.A velocidade da crise impressiona. De março a outubro, a taxa acumulada no ano era negativa, o que significa que a inadimplência das empresas estava em queda. Até outubro, a queda era de 0,3%. O ano fechou, no entanto, com um crescimento de 4,8%.Segundo o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, são dois os fatores que explicam essa alta recorde da inadimplência. Primeiro, a restrição ao crédito (aumento dos juros, maior seletividade nos empréstimos e prazos menores dos financiamentos). Segundo, a retração da atividade econômica."A crise bateu nas empresas com os juros altos, a falta de crédito e a queda na demanda", diz Almeida. Por consequência, o "spread" (diferença entre o custo de captação do crédito para o banco e a taxa cobrada dos clientes) deve demorar ainda mais para cair.A pesquisa já havia registrado a alta da inadimplência em novembro, quando o indicador subiu 28,2% em relação ao mesmo mês de 2007.As perspectivas não são nada favoráveis. A tendência é a inadimplência continuar em alta. No início do ano, as empresas arcam com aumento de despesas para pagamento de impostos, como IPTU e IPVA, e a receita cai. A crise deve ajudar a agravar esse quadro."A inadimplência deve continuar em alta", diz Almeida.A inadimplência dos consumidores também aumentou. Na semana passada, a Serasa Experian divulgou o indicador de inadimplência para pessoa física. O índice subiu 8% em 2008 em relação ao ano anterior, a maior variação desde 2006. Só em dezembro, o crescimento foi de 12,8%, ante o mesmo mês do ano passado.

2 comentários

a bolha do crédito vai estourar mais dia menos dia. o crédito farto na época das vacas gordas, estimulou o brasileiro a se endividar em prestações a perder de vista.. agora, evidentemente que, entre se alimentar e pagar prestações, é claro que os brasileiros vão preferir se alimentar. mais dia, menos dia isso vai estourar. E o imbecil "ilumindado" ainda teve a irresponsabilidade de exortar os brasileiros a comprar..

Reply

Rá. É Lulu (a entidade que abana o rabo) o novo padrinho dos endividados.

Quem sabe essa vai ser a 1a. vez que o apedeuta vai assumir alguma responsabilidade, já que mandou o povão gastarrr na véspera do Natal.

É a tese recorrente da anistia SPC/Serasa. O PAC dos endividados.

Imagina a Dilma anunciando o perdão das dívidas naquele clima (tipo Collor-Zélia) fatídico.
Seria o dia do 'salvem a minha campanha, senão eu boto fogo no Brasil'... ;)

Reply