A América Latina está buscando um papel de protagonista global, diz reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal espanhol El País sobre as cúpulas latino-americanas que ocorrem esta semana na Costa do Sauípe, perto de Salvador.Segundo o diário, as quatro cúpulas têm em comum o fato de só incluírem países latino-americanos ou caribenhos, e de não contar com a presença nem dos Estados Unidos e nem de países europeus. O jornal destaca ainda que o "Brasil reclama uma estratégia regional para Cuba durante a macro-cúpula da Bahia". "Cuba, sua previsível evolução e mudança, é assunto de toda a América Latina, e o Brasil, empenhado em consolidar sua incipiente liderança regional, deixou isso bem claro ao promover o ingresso da ilha no chamado Grupo do Rio, um dos organismos internacionais de consulta política mais importantes do continente", diz a reportagem. O Brasil teria se empenhado e trabalhado duro pelo sucesso do encontro, enviando inclusive aviões da FAB para buscar presidentes nos países mais pobres, garantindo assim a presença de 29 dos 32 líderes da região. Segundo o El País, no entanto, apesar dos esforços diplomáticos não está claro qual será o resultado do encontro. "Diplomatas brasileiros estão há semanas preparando um comunicado final em que se expresse essa vontade de criar uma visão própria latino-americana, mas os avanços não são fáceis porque a pretendida liderança do Brasil também desperta receios em outros países da região." A inclusão de Cuba no Grupo do Rio também é uma tentativa de integrar a América Latina e ainda mostrar ao novo governo americano que além do México, o Brasil e outros países da América Latina têm algo a dizer sobre os processos de mudanças na ilha. "Mas o Brasil adverte que não se trata de enfrentar os Estados Unidos, país com o qual Lula mantém uma relação privilegiada, mas sim reclamar um protagonismo imprescindível", diz o jornal. As cúpulas também serviriam de "termômetro" para avaliar os avanços da suposta liderança regional do Brasil, afirma o El País. O jornal ainda destaca a expectativa em relação à cúpula do Unasul – que só deve durar uma hora – por conta das intervenções de alguns presidentes, especialmente Rafael Correa, do Equador, Fernando Lugo, do Paraguai e Cristina Kirchner, da Argentina. "Ainda assim, e pelo mero fato de ser capaz de convocá-las, as cúpulas do Sauípe podem servir para demonstrar a enorme capacidade do Brasil e de Lula no novo panorama político global", conclui a reportagem.
Aqui a matéria original, no El País.
..................................................................................
Preço da liderança: aumento do gás boliviano e importações subsidiadas, aumento da energia elétrica de Itaipu e revisão do contrato, dinheiro do BNDES para o pacote econômico argentino, perdão da dívida equatoriana, dois bilhões de investimentos em Cuba, só para começar.
15 comentários
UNOAMÉRICA:
Reply"Bogotá, 14 de dezembro - Foi criada hoje nesta cidade uma confederação internacional de organizações não-governamentais, denominada União de Organizações Democráticas da América - UNOAMÉRICA - cujo objetivo principal será a defesa da democracia e da liberdade, ameaçadas pela expansão do castro-comunismo e sua nova versão, o Socialismo do Século XXI, através do Foro de São Paulo. A reunião fundacional contou com a participação de delegados e adesões da Argentina, da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, de El Salvador, do Peru, do Uruguai e da Venezuela."
AQUI:
http://mail.google.com/mail/?shva=1
O presidente Lula está deitando e rolando por conta dos índices de popularidade comprados com o nosso dinheiro. Um dia ainda vai virar santo...
ReplyCoronel
ReplyMaldito cachaceiro cabrão que fez do BNDES o Banco do Sul de chavez e, do Brasil, uma plataforma de apoio do Foro de São Paulo!
Vagabundo traidor italiano já que em pleno mandato, adquiriu a nacionalidade italiana!
O Happening do Foro de São Paulo, agora, com dinheiro público declarado, divulgação na mídia internacional, à luz do dia e exportando ares democráticos made in China.
ReplyTemos que convir: Um feito.
quero saber das atividades paralelas dos encontros:
Replyquantas PUTAS E PUTOS foram contratados?
Preservativos distribuidos.
Qual a cafetina que "gerencia"os encontros?
se bater a enxada sai minhoca baiana.
abraços
O uso da FAB pra andar por aí pegando presidentes "pobres" está previsto na lei?Não foi resgate de vítimas em calamidades, então que lero é esse de bancar táxi-aéreo pros caras?Desde quando presidente é pobre e não pode pagar uma passagem aérea,classe econômica, num teco-teco de Cia. Aéreas do bananal sul-americano??
Reply¬¬
lia
Efetivar donos de cartório sem concurso.
ReplyGratificação a funcionários de cargos de chefia sem especialização acdêmica.
Aumento do número de vereadores.
Aumento do gás boliviano.
Importações subsidiadas.
Aumento da energia elétrica.
Dinheiro do BNDS para todos os bolivarianos.
Perdão da dívida equatoriana.
O Brasil melhorou mesmo.
E devemos agradecer também o DEM e o PSDB pela
"luta" em favor do povo brasileiro.
Raúl Castro, antes de chegar ao Brasil, passou pela Venezuela. Deve ter ido receber instruções com o verdadeiro líder, de como arrancar dinheiro e humilhar o fantoche de líder, Lula da Silva.
ReplyNa era Lula da Silva, nem companhia aérea nacional o Brasil tem. Quer dizer, sobrou a tam-tam.
ReplyAzul: Jet-Blue
Gol: pertence à um fundo de pensão americano
Ocean-Air: Colombiana
o presimente gastará até o último centavo de nosso dinheiro para tentar ser reconhecido como lider da américa do sul. o problema é que chavez não vai renunciar ao título, já conquistado...
Replydo abc que não é o berço do lula nem do pt
"Preço da liderança: aumento do gás boliviano e importações subsidiadas, aumento da energia elétrica de Itaipu e revisão do contrato, dinheiro do BNDES para o pacote econômico argentino, perdão da dívida equatoriana, dois bilhões de investimentos em Cuba, só para começar."
ReplyCoronel,
Isso nao e ser lider. Isso e ser o bobo da corte. Papel que o cachaceiro desempenha como ninguem. Merece um Oscar.
Lider??????
ReplyO Mulla nao tem condicoes de liderar um botequim o que dira um continente.
Mulla e o bobo da corte da America Latrina.
Coronel:
Replyforam 4 mini-cumbres, como dizem os nossos hermanos menores. Eu diria que foram 4 peidos de mosquito. Se o Obama se atemorizar com isso, confirma meu diagnóstico: com ele a América si-fu. Ainda mais com a secretária de estado que ele escolheu, uma ex-primeira dama cornuda.
Hereticus
Coronel:
ReplyDesejando guardar fidelidade aos ensinamentos da fé marxista, El Pais recorre aos resultados da Nova Lógica e aos princípios da dialética hegeliana, a fim de reconstituir o NADA.
O esquerdismo é uma virose mundial, como a gripe de 1918. Em toda a área infetada ouve-se a mesma algaravia, os mesmos sons (America Latrina, por exemplo), seja qual for o tema debatido.
El Pais, neste ponto empata com Lula na arte de falar abundantemente sobre o NADA, e consegue bater o recorde de disparates em tão poucas palavras: "enorme capacidade do Brasil e de Lula no novo panorama político global."
Hereticus
Ué, Coronel!
ReplyComo ele conseguiu a liderança no Congresso? Pagando! Olha o mensalão.
Vale a mesma filosofia para tentar ser lider regional. Ele nada mais faz que corromper - ou tentar - os outros países.