Quem será punido? Qual a punição?

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada divulgou nesta segunda-feira uma nota, assinada pelo comandante Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, a respeito dos furtos de donativos praticados na Vila Germânica, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Os soldados flagrados levando embora roupas e alimentos serão investigados pelo comando do 23º Batalhão de Infantaria (BI). Diz a nota:

1. Os fatos já estão sendo devidamente apurados por meio de procedimento administrativo-investigatório (sindicância), imediatamente instaurado pelo Comandante do 23º BI, visando a completa elucidação sobre as circunstâncias em que se deram, a identificação dos militares participantes de atos irregulares e o levantamento dos itens que tenham sido indevidamente retirados dos estoques.
2. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração, e esclarecido qual seria o grau de envolvimento de militares nos fatos em questão, serão aplicadas, de acordo com as normas legais vigentes, as medidas disciplinares cabíveis nos que cometeram atos contrários à disciplina militar.
3. Sendo possível a recuperação de itens indevidamente retirados, os mesmos serão devolvidos ao centro de triagem, salvo se, futuramente, vier a ser determinado que permaneçam à disposição da Justiça Militar da União, como eventuais objetos de prova.
4. O Exército Brasileiro não é, e não será, tolerante com qualquer ato praticado por seus integrantes que contrariem os princípios éticos e as normas legais. A instituição vê o presente episódio como grave, sujeito à rigorosa apuração das responsabilidades, porém, como um fato isolado, e continuará com seu firme propósito de apoiar e assistir a população atingida pelas águas e pelos desabamentos, em toda a região de Blumenau (SC) e demais localidades do Vale do Itajaí.
5. Oportuno lembrar que, desde os primeiros sinais de agravamento da situação das chuvas, o Exército Brasileiro disponibilizou, integralmente, seus meios humanos e materiais em apoio à Defesa Civil, já tendo empregado, até o momento, mais de 5 mil homens e mulheres nas ações, alguns deles vindos de outros estados, e que continuará, incansavelmente, a apoiar as autoridades públicas e dar assistência à população atingida.
................................................................................
É importante informar à população qual a pena máxima para este tipo de crime infame. E em que níveis serão as condenações, quando devidamente comprovadas, o que deverá ser rápido, tendo em vista as imagens. Quem estava comandando a operação? Qual oficial?De nada adianta ficar relatando o que será feito. O povo brasileiro quer saber quem será punido e qual a punição.
................................................................................
Aos comentaristas José Roberto e Gerson: aqui não tem corporativismo, não se coloca sujeira para debaixo do tapete. Se vocês estão pensando que milico aqui tem moleza, estão no lugar errado. Quanto a tratar o Comandante como Comandante, caro José Roberto, dê uma olhada no item 1 da Nota Oficial emitida pelo Comandante. Aceito suas desculpas na área de comentários.
................................................................................
Atualizando 20:03: o José Roberto voltou a comentar e a insistir nas suas picuinhas. Foi rapidamente punido pela Justiça Militar. Está banido do Blog. Tchau, Zé! O Comandante aqui é o Coronel, ok?

32 comentários

Coronel, torçamos para que o denunciante não seja demitido !
É o império da inversão de valores que domina a realidade.
Valha-nos quem ?

Reply

Calma, Coronel. Se você é realmente militar sabe que o prazo para a realização de uma sindicância para apurar os responsáveis é de 8 dias. Se houver indícios de crime será aberto um Inquérito Policial-Militar com prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias. Daí ele é encaminhado para a Justiça Militar que oferecerá ou não denúncia. Aceita pelo Juiz-Auditor será aberto processo criminal. Os culpados, no caso das praças, poderão ser licenciados a bem da disciplina antes de ficarem sub-judice. Mesmo assim continuarão a responder a processo. Estranho que você se refira ao General comandante da Brigada como Comandante fulano de tal. Não é próprio de militar assim se referir. Será que você não está incorrendo no crime de falsidade ideológica?

Reply

Coronel, este tipo de gente - uma distorção humana - deve ser jogado e trancado num buraco e ser esquecido, pelo menos até a situação dos flagelados estar normalizada. Depois podemos nos preocupar com essa corja. Pode demorar "um pouco", mas, convenhamos, temos mais o que fazer antes de perder tempo e dinheiro com esse tipo de vagabundo.
Não é o caso, definitivamente, deste "puteiro a céu aberto" - expressã do "filósofo" da política e ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes - chamado Brasil, mas em sociedades decentes, esse tipo de crime é tratado como saque. E saqueadores, sabemos, nesses lugares, são sumariamente executados, até porque, pressupõe-se, em caso de tragédia humana, não há condições físicas para serem guardados, portanto, mais fácil eliminá-los.
Infelizmente, mais uma vez, somos manchete por conta desses animais que, seguramente, são absoluta minoria entre a nossa gente, mas, que ganham uma importância desproporcional. Mais triste ainda é que, no momento em que a TeVeZONA dava, alegremente, em horário nobre, a "importante" notícia dos saqueadores, a chuva grassava novamente tratando de trazer novas tragédias. Isso, ontem à noite e hoje, pela manhã.
Será que avisaram a "noça" anta?
Quem sabe dá tempo de dar uma voadinha ali, em volta de Navegantes, pra brincar de presidente preocupado. Desde que não tenha outro churrasquinho no Torto, lógico!

Reply

O componente emocional devido a quem se destinam os objetos furtados, e a tragédia que resultou o envolvimento das FFAA nessa operação pesam.Mas o fato objetivo, a subtração dos objetos é que deve pesar.
Porém, como militar, eu questiono as chefias, do soldado mais antigo ao oficial, que, pelo que parece, não estavam atentos as ações de seus soldado ! Coisas simples,como entrar e sair em forma do local de trabalho, preveniriam esse fato.
Faltou chefia, liderança, essa é a minha opinião.

Reply

Coronel

Vai dar pizza....militar!

Nem tenha dúvidas!

Está tudo corrompido e os generais melancias corruptos vão atuar sobre sangue do seu sangue ou cortar na própria carne?

Que nada! Vão mandar o resto do batalhão, pilhar ainda mais.

EB já era!

Reply

------------------------------------------------------------------------------------------
Ex-Blog do Cesar Maia 16/12/2008
------------------------------------------------------------------------------------------
GUINESS DO CINISMO! CENAS DE CINISMO EXPLÍCITO!

Lula vai ao Vaticano, beija a mão, assina documento que autoriza o ensino religioso, faz imagens com a esposa e o Papa. Agora diz que é contra o aborto, mas defende o debate como se dependesse dele, numa sociedade democrática, se debater qualquer coisa. O que há por trás dessas cenas de cinismo explícito é que ele é a favor do aborto, dá até os argumentos, mas não quer ficar mal com a Igreja Católica.

G1
Lula diz que aborto é questão de saúde pública e defende debate sobre o tema

O presidente Lula fez, nesta segunda-feira, uma defesa pública da discussão sobre a legalização do aborto. Apesar de reafirmar sua posição contra o aborto, o presidente afirmou que o assunto precisa ser discutido como "uma questão de saúde pública". "Sobre a questão do aborto, não se trata de ser contra ou a favor, mas de discutirmos com muita franqueza, porque é uma questão de saúde publica. Se perguntarem para mim, eu sou contra, mas, meu Deus do céu, quantas madames vão fazer aborto em outro país enquanto as mulheres pobres morrem na periferia dos centros urbanos?", indagou.

Reply

A pena máxima para casos de furtos e roubos é a expulsão da Força se for considerado crime CIVIL, sendo o processo correndo pela justiça COMUM ou a detenção em Organização Militar para crimes MILITARES com a consequente expulsão.

Fico apenas em dúvida quando dizem "o povo brasileiro quer saber...". A mídia frequentemente fala em nome do povo brasileiro (Ex: "o povo brasileiro é a favor do desarmamento; o povo brasileiro é a favor do aborto", etc). Na realidade eu penso que o povo brasileiro está cansado e indiferente com pequenos furtos tamanho é a quantidade de crimes hediondos, de crimes contra o Patrimônio Público entre outros.

Não dê uma dimensão desproporcional para esse fato isolado. Fique tranquilo, a justiça será feita.

Gerson

Reply

Confio que assim será.Com a agravante por serem militares. Mas que se note:punição proporcional ao delito,conforme a lei e não conforme a turma que não perde oportunidade pra se vingar de militares sempre com o velho chavão de milicos da ditadura...Até porque a cobrança sobre esses pode servir de distração pra safar o civis que cometeram o mesmo crime, incluindo o funcionário estadual( da defesa civil???) que autorizou voluntários a levar coisas.
Quem autorizou?Com que direito?
Se a tal família filmada levou porque foi autorizada pelo funcionário...
Diferentemente das 'voluntárias' filmadas escolhendo pra si e seus guris;ao que parece sem autorização de ninguém.

A tal família, mesmo autorizada, não deveria ter aceito...Pode não ter sido crime,mas claro estava que não precisavam.

E vamos ver qto tempo vai demorar pra muita coisa aparecer em lojas de brechó,nas áreas atingidas.

Olho vivo e faro fino.


¬¬
lia

Reply

por que será que tenho a impressão que os níveis dos envolvidos é bemmmmmm superior ao mostrado na TV?
Que se meter a enxada nesta lama sai muito mais minhoca que se pode almejar?
deve ser "transtorno"ou mania de perseguição!!
Pobre nação que nunca chegou a sê-la.

ai meus sais
abraços

Reply

Coronel,

O papel da imprensa é esse mesmo, denunciar e cobrar punição, sem corporativismo.

Creio que o EB não "afaga gatunos" e eles serão punidos conforme a lei. Espero que a punição seja agravada, motivos não faltam.

Reply

Camisa de força (16.12.08 - 10h58)
Luiz Inácio da Silva, o presidente Lula, pode continuar blasfemando em relação à crise, pois ninguém mais acredita na fala do metalúrgico. No rastro da marolinha financeira que tem chacoalhado as economias pelo mundo afora, a Gerdau começa a demitir seus empregados. A largada da degola aconteceu nos EUA, onde a Gerdau opera a Americansteel. Não bastasse isso, a Companhia Siderúrgica Nacional anunciou férias coletivas para dois mil funcionários. Mesmo assim, Lula ousa perguntar o endereço da crise enquanto sugere aos brasileiros que se afoguem nas compras.

Do Ucho

Reply

Sr José Roberto, engana-se ao afirmar que o prazo para a realização de uma sindicância para apurar os responsáveis é de 8 dias. Uma rápida leitura no art. 10 e no art. 11 das IG 10-11 mostra que o prazo inicial é de 20 dias corridos e não oito como afirmou. Há ainda a possibilidade de prorrogação deste prazo, não podendo o prazo máximo ultrapassar 40 dias corridos.

Reply

Não basta punir, tem-se é de PREVENIR.Chefes que permitem mandar fuzis pelo correios, chefes que não tomam as devidas precauções em operações envolvendo civis, como a do Morro da Providência no Rio !
Esses "soldados" que aparecem com as sacolas cheias de roupas, são meninos pobres, muitos tb vitimas das enchentes. Quem falhou fomos nós, seus superiores, os profissionais que não tomamos as medidas necessárias para evitar ! Não nos envolvemos, não fomos presentes, essa é a verdade, ainda que nos doa admitir !

Reply

Coronel

Estão querendo morder nas suas canelas. São melancias.

O que escreveu, è nota 10! A verdade è incomoda para eles e aí partem com tudo quanto è gramscismo.

Quem não tem inimigos, não tem valor!

Siga em frente, Coronel.

Reply

Para os militares, certeza de punição. Para os botucudos e nhambiquaras, palvras de ordem, convites para palanques, e big-bostas que são, talvêz até uma proposição de candidatura no próximo pleito. E com grande possibilidade de eleição.

Reply

Coronel, chame-me de tudo menos de corporativista. Sou o primeiro a "sentar o pau" em quem quer que seja (milicos ou terráqueos em geral). Apenas fico tranquilo porque sei que alguém será punido por esse fato em SC, com certeza. Mas não há necessidade de se fazer isso atropelando prazos judiciais e deixando brechas para os envolvidos se livrarem. Por isso não se pode informar ao povo a punição imediatamente. Também não se pode informar em que níveis serão as condenações sem se apurar os envolvidos (diretos e indiretos). Tudo isso são peças de um processo. Você sabe melhor que eu sobre isso.

Gerson

ps: não vou deixar de ler o seu Blog. Feliz Natal.

Reply

Não é à toa que o valor mais importante para as FFAA seja a honra. Ela é a base da Instituição. Esses vermes não sabem o que é isso. Prisão e expulsão dos quadros é o mínimo que se pode esperar para esses gatunos vagabundos. Que se filiem ao PT, que é o lugar mais adequado para tais tipos aloprados, e assim poderão contar com o "perdão" e a cumplicidade dos chefes...

Reply

oras oras macacos me mordam se aqueles dois cachos não for de bananas.

aguia_dourada

Reply

Pois é Coronel, talvez o Filoxera tenha razão, o EB dos milicos petistas acabou com o EB dos milicos decentes.
Saudades do Figueiredo...
Enfim, eu havia até desistido de fazer comentarios tendo em vista a quantidade de paspalhos que habita a internet, entretanto... aqui estou, novamente.
Sei que sua Floripa e SC anda sendo lavada pelas lágrimas dos céus e vejo nisso uma coisa boa. Vão aprender a fazer saneamento básico; vão aprender a não desmatar; vão aprender a fazer obras de Engenharia de Transportes; vão aprender a não liberar condomínios que cortam morros, florestas e áreas impróprias, com engenharia imprópria. Ou aprendem ou SC desaparece. Os consertos que estão fazendo é de uma infantilidade inacreditável; voltam a passar pelos locais desbarrancados as retroescavadeiras de forma absurdamente errada.
E tem mais, meu Coronel, os roubos lastimáveis não aconteceram só agora com os soldadinhos; em 82 quem roubou? esqueceram? E as verbinhas do Lula de milhões? veio integral ou os ministros e asseclas amealharam os 30% no caminho? e por SC, o governo vai usar toda a verbinha ou vai destinar uma porcentagem para o caixa da futura campanha? Certamente que os pobres coitados que tudo perderam não irão ver a côr do dinheiro, nem mesmo das esmolas usadas que estão sendo roubadas não só pela meia duzia de recrutas.
E vêm me falar dos milicos!!!
E tem, ainda, mais; a constituição de 88 acabou com a hierarquia. Não se pode mais punir!!! E ainda tem gente como o José Roberto com a lenga-lenga de auditoria militar e o cacete. Fosse no meu tempo estava todo mundo na G2.
Vou parar por aqui.
Lamento Coronel! E para ser tautológico, é lamentável a situação na Santa e Bela Catarina.
EB 2010

Reply

O problema é que se teve gente no EB fazendo esse tipo de coisa, imagine o que civis ali não fizeram ou estão fazendo.
No fim das contas sobra para os militares, para manchar ainda mais a imagem que tantos querem manchar. Porque só os militares aparecem nessa história? Só por causa da filmagem? Coincidência, não é?

Reply

com certeza os integrantes do eb que praticaram esse delito serão punidos. espero que a mídia não aja como agiu no episódio do casal gay. a instituição deve preservar a disciplina, honra.

quanto aos civís, acho difícil.

é necessário rígido controle para evitar esse tipo de atitude.

do abc que não é o berço do lula nem do pt

Reply

Os soldados envolvidos serão expulso das fileiras do Exercito.O Comandante não fará despedida dos mesmos agradecendo o "serviços prestados" pelos companheiros.Será um exemplo do Glorioso Exercito Nacional a este desgoverno do Presidente Lula,eivado de escandalos e corrupção da companheirada.A Imprensa nacional já esqueceu os euros na cueca, os dolares da cueca etc.O foco agora, são os soldados que são "povo" acostumados a ver tantos roubos impunes.É o Brasil fedendo,de podre.Enquanto isso uma cupula de ditadores e assasinos como Castro recebe as benesses na linda Salvador.Fora safados.

Reply

Coronel,

Se nem nos milicos Dr Evil pode confiar mais, o que sobrou?

Reply

Coronel

Ao ler o comentarista das 13:01 cujo regresso aplaudo, veio à memória uma comparação que vulgarmente presenciamos nos noticiários das televisões: os saques ás carretas que tombam. Seja o que transporta, tudo è saqueado.

Esses "militares" que estavam squeando a ajuda humanitária para os sinistrados, devem vir desses lugares. Pareciam ratos de esgoto, roubando!

Eu não vou deixar que o ataquem, Coronel, pois o senhor è muito sensato nos seus posts. Generais deviam aprender consigo a serem mais adultos, mais homens, mais honrados e mais militares.

Reply

EU ESTAVA ASSISTINDO A REPORTAGEM, PARA MIM A REPORTAGEM NAO PROVA NADA, ELES REALEMTNE PEGARAM? O QUE É QUE TINHA DENTRO DAS MOCHILAS, ALGUEM REVISTOU, FILMOU? EU SE FOSSE UM DOS SOLDADOS QUE ESTAVAM COM UMA MOCHILA NAS COSTA PROCESSARIA A REDE GLOBO, BASEADO NAQUELAS IMAGENS NÃO SE PODE PROVAR QUE ELES REALEMENTE FURTARAM OS MATERIAIS. SE OS SOLDADOS NÃO FOREM INEXPERIENTES OU FOREM ORIENTADOS POR UM BOM ADVOGADO A REDE GLOBO SE LASCA E SE BRINCAR O EB TAMBEM.

Reply

-É triste ver camuflas envolvidos em roubo, principalmente, note-se que são alguns soldados, jóvens que de tanto verem impunidades campeando por este Brasil afora, tentaram levar vantagem. Mas deve-se punir com rigor para que sejam desestimuladas atitudes que não condisem com o tão brioso EB.
-Agora é verdadeira; comando fraco, tropa fraca, inclusive moralmente.
-Reforma para o comandante do 23, esta cansado...

Reply

Ah, mas quem eu queria MESMO são aquelas "voluntárias" que escolhiam tênis para "o meu guri", desde que estivessem novinhos, claro! E também aquela moçoila, que carregou o carro até o teto. Parece que é funcionária pública, se não me engano.

Anônimo das 15:30: você acha mesmo que eles são os únicos? Você acha mesmo que a RBS iria dar ponto sem nó? É isso, aí, anônimo, nós, brasileiros, somos 80% isso que vc viu. Quer dizer, eu não. Eu sou da tchurma dos 6%, que morre de NOJO disso tudo.

Reply

Coronel, o povo sabe que qualquer ato ilícito dentro das FFAA é severamente punido. Essa Instituição cumpre na marca a lei. Essa Força atua em todo território nacional, seja em catástrofes, construção de estradas e pontes, combate a epidemias. No Rio e outros estados foram fundamentais na luta contra a dengue, salvando muitas vidas. Quem vive no Norte conhece seu árduo trabalho e único apoio das populações ribeirinhas da Amazônia. Suas fileiras estão repletas de homens com atitude e jamais serão citados pelo seu trabalho.
Esses rapazes flagrados são exceções nas FFAA, já no meio político esses atos são quase a regra e se os desvios dos nossos representantes fossem "soutiens" o Brasil estaria em estado de graça.
Se esse grupinho não fosse de militares, com certeza, movimentos de direitos humanos justificariam esse deslize juvenil e sua absolvição estaria garantida; se fosse do MST seria apoiado e se fosse grupo terrorista seria regiamente indenizado.
Não uso platinas.
Abraços
J.Angel

Reply

Gente,

Ando muito pessimista, eu sei. Mas depois de ver os saques, gente que apenas viu a oportunidade de roubar ali, e aproveitou; depois de saber que até asilo de velhinhos, ontem, foi roubado (fraldas geriátricas, eletrosomésticos e comida) em Blumenau por um bando de malacos (deu na CBN), depois de ver a tranquilidade com que aquelas "senhoras", a outra moça e os soldadinhos apoderaram-se das doações - porque eles também são tãooooooooooooo coitadinhos!, depois de assitir a "n" saques de cargas em acidentes na BR (roubam qualquer carga, pode ser até parafuso!), não acho que isso seja "fato isolado". Acho que vigora entre nós a lei de Gérson, e o povão aprendeu que furtar aqui e ali não tem nada demais (?).
Para eles, tudo aquilo "não tem dono", mesmo. Então, é de quem pegar. Duvidam?

Reply

Anônimo.

Você tem razão quanto aos prazos para a sindicância. Sou do tempo dos 8 dias.

Reply

CHISTE, disse:

As cenas que vi pela TV não são atitudes corretas de alguns voluntários, trabalhadores não remunerados, que precisam levar uns puxões de orelhas.
Todo o carnaval montado em cima do ocorrido e que ainda poderá ocorrer, é picuinha se compararmos aos assaltos dos cofres públicos praticados pelos "colarinhos brancos"(altos salários), que desviam verbas desde merendas escolares, segurança chegando até a saquear a saúde.

Não sei se é boato/ilações que rolam na internete sobre verba de prevenção, aprovada no governo Collor para evitar o ocorrido em Santa.Catarina.

Reply

de fato não existe corporativismo quando se trata de praça, mas se tratando da oficialidade, com certeza, existe sim.

Reply