Profissão: jornalista.

O assunto foi debatido aqui nos últimos dias. Hoje, sai matéria na Folha:

O governo irá retomar as discussões sobre a regulamentação da profissão de jornalista. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) criou, na última sexta-feira, um grupo de estudos para propor alterações na legislação atual, de 1969. Um dos pontos mais polêmicos é a obrigatoriedade ou não do diploma.A portaria para a criação do grupo de estudos, publicada no "Diário Oficial" da União de sexta, define prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos. Participarão do grupo representantes de empregados, empresários e governo. O resultado será enviado ao Congresso em forma de projeto de lei.Será a segunda tentativa do governo de alterar a legislação. Em 2006, o presidente Lula vetou projeto que criava o Conselho Federal de Jornalismo diante das críticas de que a proposta cercearia o trabalho da imprensa. A retomada da discussão ocorre no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) sinaliza votar ação que trata sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista.Lupi recebeu representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) antes de criar o grupo. A entidade quer antecipar a discussão que deve ser travada no STF. "Os fatos estão relacionados", disse Sérgio Murillo, presidente da entidade.O relator no STF é o ministro Gilmar Mendes, presidente do tribunal. Ele já concedeu liminar autorizando profissionais que trabalham na área a se registrar sem possuir o diploma, o que desagrada a Fenaj.Lupi disse, por meio da assessoria, que apenas seguiu orientação do governo, que se comprometeu, em 2006, a retomar a discussão. "A criação é o primeiro passo para colocar em uma mesa de debate representantes de todas as esferas para chegarmos a uma solução que seja boa para o trabalhador."O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), autor da ação que levou o STF a congelar parte da Lei de Imprensa, disse esperar que a discussão seja em torno da profissão, "não envolvendo controle de conteúdo ou intervenção nas empresas".O grupo de estudos também deve discutir uma atualização da lei de 1969. "Quase metade da categoria trabalha hoje em assessoria de imprensa, que não existe na lei", disse Murillo.

9 comentários

"Quase metade da categoria trabalha hoje em assessoria de imprensa, que não existe na lei", disse Murillo.
Categoria, aff, com a palavra a Bebel, heheheheh.

Ora pois...
Não faz muito tempo escrevi um comentário dizendo algo assim: jornalista gosta e sonha mesmo é com uma assessoria de imprensa, de preferência num gabinete oficial,aspone de algum "ungido".

Acho curiosa a atividade de assessoria de imprensa...antes não era chamada de porta-voz?Cacildis, o cara não tem capacidade de escrever o que vai dizer num discurso e é eleito?antes tinha gente que se virava com uma boa secretária( não invertam, pls),tinha de ser bamba na datilografia e até na taquigrafia pra anotar tudo e depois formatar as cartas, comunicados , circulares, atas, etc.
Agora inventaram esse troço suspeito de 'assessor de imprensa'...Muito sinistro ¬¬
Será que é só pra ser bonzinho e criar mercado de trabalho?Ou é uma forma de, controlando essa fatia de mercado, controlar tb a cabeça dos jornalistas...

É uma turma arrogante,jornalistas se acham o tempo todo, se metem em tudo,são os 'sabidos' poucos sábios( logo eles que pesam tanta na tal formação de opinião...). Na origem jornalismo é mesmo a tarefa do fofoqueiro,aquele encarregado de saber das coisas e passar adiante, já que as pessoas queriam saber das novidades e fofocas ,porém sem tempo só pra isso, além da questão da apuração e da fonte confiável da fofoca.

Tudo muito enrolado.
Diploma or no diploma?

Bem,se o curso de Jornalismo já existe há 40 anos, por que motivo tantos que escolheram a atividade não querem, se recusam a freqüentar um?Nem que se seja só pra tirar o diploma e pendurar na parede?
Os mais antigos, de antes dos cursos, vale dizer, que já eram jornalistas há 40 anos( tem algum vivo ainda?), estes até poderiam ter uma espécie de registro tipo honra ao mérito, fazer o vovô ir pra escola pra tirar o diplominha é meio bizarro, mas o privilégio acabaria com o falecimento. A medida que fossem passando dessa pra melhor o privilégio acabaria e todos passariam a ter o curso obrigatório.Houve uma época em que advogado era quem cursava curso de Direito e só,a famosa cultura dos bacharéis que burocratizaram tudo na Banânia. Hoje tem de passar na prova da OAB pra ter carteirinha de advogado e militar na área.O diploma e a carteira garantem qualidade de serviço? é outra novela.
Da mesma forma, muitos dentistas 'práticos' ainda quebram o galho de muiiita gente mundo afora...Brasil então...
São os Tiradentes.Conheci dois aqui na região e pobre do povo se eles não existissem,quem já passou o aperreio de uma dor de dente sabe o tamanho da urgência.Não tem formadinho( faculdades de Odonto começaram quando?) vai sem diploma mesmo,desde que resolva/esse. Não se tem notícia que tenham matado...
Então vamos dispensar diplomas pra tudo?Se pode pra jornalista por que não pra advogados, se o cara sabe tudo de lei, manda ver, vai lá e defende o caso.

Farmacêutico também precisa?Atividade antiga , não? Se funcionava sem diploma antes,pode funcionar sem agora?
Na Saúde,hoje em dia, competente ou não, se não tiver diploma não é contratado, nem faz concurso.Quantos bons profissionais , feitos na prática diária,deixaram de dar atendimento a pacientes em hospitais por não terem o papelucho?Havia o atendente de enfermagem,que sabia até mais do que muitos que saem das escolas de hoje, mas não puderam mais tocar nas pessoas sem passar pelo curso pra tirar o certificado[ auxiliar ou técnico de enfermagem], ou simplesmente foram pra funções administrativas...
Tive dezenas de profs sem diploma da matéria que ensinava, nem da área correlata.Uma de Direito dava Português, o de Física era estudante de Bioquímica, de Biologia era de Medicina.O padre Boca do Colégio Catarinense era maravilhoso professor de Química, velhinhoooo, mas um craque,acho que não tinha Curso de licenciatura em química não, naquele tempo? ele e o irmão eram dois 'alemão' relíquias de Guerra.Herere, grandes mestres.
Quantos bons médicos só são descobertos por exercício ilegal da Medicina por mero acaso administrativo e burocrático?quando pedem o tal diploma e não conseguem provar?
Quem não se lembra dos casos do governador de SP, o Fleury, que pagava uma grana preta por consultas com um cara que só foi desmascarado porque a mulher entregou???Um dos mais caros de Sampa, consultório era um luxo,só cliente caixa alta!!E o outro que até operava, acho que no Paraná, e também caiu por mero truque administrativo?alguém resolveu organizar a papelada e pimba!, foi descoberto, mas era ótimo, nunca matou paciente,gostavam do trabalho, etc e tal.É mole?

É um assunto controverso, delicaaadooo.
Dá a impressão que pra Saúde e Exatas o diploma é obrigação e todos exigimos( mesmo qdo o pedreiro sabe mais que o engenheiro...), mas em outras atividades como lecionar, comunicação,administração e por aí vai, conta mais o talento e não a formação e a prova desta que é justamente o diploma?
Diploma versus competência?além do diploma filiação a OABs, CREAs,CONENs...Ora parece garantia de fiscalização e qualidade, ora parece mero cerceamento e truque pra arrancar $$$$ dos filiados e formar grupelhos, lobbies.
Complicado...né?

lia¬¬

Reply

Solto a voz nas estradas, já não quero parar Meu caminho é de pedras, como posso sonhar blogar..


¬¬

Reply

O papel da ESQUERDALHA é destruir o emprego formal, retirando a autoridade moral (e de fato) do profissional, de modo a permitir que essa mesma ESQUERDALHA apedeuta (pois não quis estudar, como lulla-pt, mesmo tendo recursos e tempo) possa ocupar os postos-chave da mídia brasileira que é sustentada pelos recursos das ESTATAIS PETRALHAS e deformar a informação através dos moldes comuno-entreguistas que hoje presenciamos.

Estamos caminhando rapidamente para uma ditadura COMUNO-ENTREGUISTA, que, de modelo político nada tem, sendo apenas um manto para encobertar mafias internacionais e nacionais muito bem estruturadas.

Nossas FORÇAS ARMADAS BEM O SABEM, mas nada tem feito, em descumprimento de suas ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS. Entraremos em guerra civil de fato (já a vivemos) e NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO CALADAS. TALVEZ NÃO TENHAM, ENFIM, MERECIDO AS MIGALHAS DO "REAJUSTE" SALARIAL "DADO" PELO "GOVERNO".

Até nos morros (currais eleitorais da ESQUERDALHA) se permitiu o uso das FORÇAS ARMADAS, de forma a execrarem publicamente os HOMENS QUE CONTRUIRAM ESSE PAÍS CHAMADO BRASIL.

Meu coronel, ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO???

CONIVENTES.BLOGSPOT.COM
PORNO-MARXISMO.BLOGSPOT.COM
GENOCIDAS.BLOGSPOT.COM

Reply

Essa discussão é tempestiva.
No timing oportuno ao governo.
Um pouquinho mais de paixão e o sincronismo com a volta da censura será perfeito. Esse é o genial das galáxias.
...
O projeto da nova lei do grampo prevê outra punição grave. Seu Artigo 23 prevê uma alteração no Código Penal (Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940). O novo artigo 151-A do CP estabeleceria pena de dois a quatro anos de reclusão e multa a quem “Violar sigilo de comunicação telefônica de qualquer natureza, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei”. Conforme o novo parágrafo único: “Incorre na mesma pena quem violar segredo de justiça de quebra do sigilo de comunicação telefônica de qualquer natureza”.
A.T.

Reply

Coronel

Hoje no Blogo Alerta Total, vem a denuncia de um Estado Totalitário conjugado com Estado Policial, com pleno aval deste desgoverno pela mão do seu membro mais corrupto, que quer regulamentar de imediato, para ontem, uma Lei que corta totalmente a Liberdade de Informação. Apenas sai na mídia os feitos heroicos do senhor lula. Está imitando a Coreia do Norte a antiga Romenia!

Vai mais longe ainda, incluindo neste projeto da nova lei contra o que ele chama de abuso de autoridade a Liberdade de Informação (analfabeto è assim, confunde tudo) prevendo penas de prisão até para juízes, delegados e procuradores ou qualquer outro agente público que vazar informações sigilosas de inquéritos e processos criminais.

Deve estar referindo-se aos dele e do seu gangue.

Este desgoverno totalitário, pretende fazer ainda incluir ainda no projeto - que será preparado pelo Ministério da Justiça - punição com cadeia a jornalistas que divulgarem dados sigilosos, assim como pune jornalistas e empresas de comunicação que publicarem diálogos telefônicos captados por grampos que não foram autorizados pela Justiça e caso a divulgação ocorrera em jornal, revista, emissoras de rádio e televisão, agência de notícia, blogs ou páginas na internet a punição será com pena de 2 a 4 anos de prisão, podendo ser agravada de um terço.

Loucura este projeto que lula também quer criminaliza a publicação de notícias protegidas por sigilo judicial, mesmo que trate de assunto de interesse público.

Nem a KGB queria tanto, nem mesmo o regime soviético fazia tal coisa tão extremada.

E quem está tratando disso? O nosso Béria e josé murcio!

DITADURA em andamento já prevendo reações possíveis reações (eu não acredito) dos militares quando começarem a serem enviados para casa com aposentadorias compulsórias, ou colocados sob ordens de incompetentes melancias.

Quando o Grasil è lindo e maravilhoso? Quando lula faz merda!

Reply

CORONEL, O SENHOR É PATRIOTA?
Então porque não fala da reativação da quarta frota do USA na america latina?
Por que não fala do "acidente" da base de alcantara e a tentativa de doação do territorio brasileiro para o governo americano?
Por que não fala que os americanos estão contestando as nossas 200 milhas nauticas, sintomaticamente após a PETROBRÁS encontrar PETROLEO E GÁS no mar?

Não senhor coronel, o senhor, terminantemente, não é patriota!

Esse deve ser o motivo para não ter chegado a general e ser um reles coronel.

Não se pense que acredito que o senhor vá publicar esta mensagem.

Reply

Coronel,
a lei de hoje coloca a imprensa sob o controle da Estado. A Fenaj quer mudar a lei para que aimprensa fique sob seu único e exclusivo controle. E quem controla a Fenaj? O PT, em conluio com o PC do B (este francamente minoritário).
Nem é preciso listar mais argumentos para repudiar qualquer exigência (diploma, registro oficial ou na Fenaj) que obste o livre trabalho dos jornalistas.
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Alô Boss.
chegou um vagão atrasado do trem...desgarrado ás 14:18
O cara estava no banheiro e perdeu o jôgo.
Demora para esvaziar a cabeça.
ai meusssss saissssss
JOIÔ
abraços

Reply

Regulamentar esses energúmenos já regulamentaram até a nobre profissão de puta. Quer o que mais?

Reply