Argentina: trem-bala por um terço do preço.

No último dia 29 de abril, os argentinos assinaram contrato para construir o primeiro trem de alta velocidade da América Latina, que unirá as três maiores cidades do país, com um custo total de U$ 4 bilhões. O popularmente chamado trem bala, mais conhecido no Brasil como "trem-bola", unirá a cidade de Buenos Aires a Rosário, 300 quilômetros ao norte, e a Córdoba, 700 quilômetros ao noroeste, que representam o maior conglomerado urbano da nação sul-americana. A gritaria, por lá, já começou. "É uma obra faraônica e haverá corrupção. É um investimento de 4 bilhões de dólares, sem nenhum sentido de projeção estratégica. É um calote gigantesco", afirmou o deputado Fernando Sánchez, da oposicionista Coalizão Cívica. Aqui no Brasil, o "trem-bola"está orçado entre U$ 10 a 12 bilhões, para uma distância de 403 quilômetros, entre São Paulo e Rio de Janeiro. Neste duelo com a Argentina, o Brasil perde feio: pouco mais da metade da distância pelo triplo do preço. Deve ser a capacidade da grande gerente Dilma Rousseff de tocar projetos estratégicos.
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ATUALIZANDO: O Bóris, nosso comentarista petralha, postou que a diferença de U$ 8 bilhões em 400 quilômetros é por conta do terreno acidentado da região, enquanto na Argentina é planície. Deixo a resposta para os comentaristas.

17 comentários

O STF andou pra trás e permitiu o Aparecido a emudecer e mentir. Eu desisto, esta josta não tem jeito. Que morram todos com lepra na cara.

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Dr Evil gosta dessas contas.

4 bilhoes por 1000 km. 5,71 milhoes por km. 5714 por metro.Ja e meio carinho. Parece que o quarentinha tambem anda por la.

Agora aqui, o quarentinha esta mesmo faminto.12 bilhoes por 403 quilometros. 29,776 milhoes por quilometro. 29.776,00 por metro.

29776/5714=5,211.

Coronel nao era quarenta por cento? JA VIROU QUATROCENTOS POR CENTO.

Dr Evil quer saber: no congresso, onde se consome cerca de 7 bilhoes por ano, nao tem um assessor que faca estas contas e mostre a um deputado ou senador?

Dr Evil quer saber tambem: nao e caso de policia?

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Correcao: 4 bilhoes por 700 km...

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Coronel

E se fosse "trem bala"? Quer dizer, nem chegava a 500 milhões o seu custo. Mas eu explico: de 50 em 50 km quando viesse o trem "maria fumaça", era bala nele.

Quanto à Argentina, lá constroi-se, daí o preço do trem deles.

Aqui rouba-se e depois constroi-se com o que sobrar. Por isso sai caro.

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Viajei muito no trem de prata, era fantastico, saia do rio para sp as 7:30, jantava muito bem, bebia um pouquinho (ninguém é de ferro), aguardava passar pela fabrica da csn e ia dormir muito bem numa cama, nada de ficar sentado. Mas, infelizmente, foi para o saco.

Agora, mudando um pouco, quero ver o mst bloquear e danificar os trilhos desse trem, olha a merda que isso pode dar. Vai ter que ter guarda armado de metro em metro.

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Em Floripa foi o trem da alegria, né?

Uma beleza...uma da minha escola (diretora)foi pro Ipesc ganhando 5 milzinho, assim ó, meio período pra ficar jogando paciência no computador...Menos mal, se ela fizesse lá o que fez nos da escola,acessando pornografia do tipo 42 bico largo.


¬¬

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CORONEL

Essa é prá vc xeretar por aí. Escutei na CBN, hoje, que ninguém apresentou propostas na licitação para a ampliação do aeroporto de Florianópolis. Assim, vai se dispensar licitação. COMO ASSIM? NINGUÉM quis? Aí tem!!!!

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Coronel:

com o tino financeiro que o Lulinha Fenomeno possui, elle certamente ja' tem a sua firma fornecedora de materiais para construcao de trens-balas.

Psicografado no laptop de Hereticus por Baltasar Gracian (1601-1658).

Post-scriptum por Hereticus:

Quando Baltasar Gracian era vivo ele escreveu:

O primeiro passo da ignorancia e' fingir sabedoria.

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Alô Boss.
ahaaaa,já coloquei as contas em outro blog e faz tempo.
Até o metrô lá fora é muito mais barato por quilômetro.
Existe sites que apontam estas contas,mesmo os sites das construtoras e fornecedores de equipamentos.
Digo novamente:
Um trem normal(100-150 Km/h)custaria muito menos,atenderia muito mais gente e com tempos entre as cidades menores que os da atual desponte aérea.
Com a economia se poderia atender muito mais cidades,alongando a estrada.
O trem bala não permite muitas paradas,pois perderia a eficiência.
Com o trem comum a maior parte de equipamentos seriam produzidos em casa.
O consumo energético por passageiro no trem bala é muito superior ao trem comum.
O trem bala é limitado no que se refere a transporte de carga,NECESSÁRIO NO TRAJETO QUE SE PROPÕE A CONSTRUIR.
O TREM BALA É CARO,LESIVO,IMPAGÁVEL,IRRESPONSÁVEL,PICTÓRICO E IMORAL.
Só falta dizer: querem que desenhe??
abraços

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Alô Boss.
ahaaaa,já coloquei as contas em outro blog e faz tempo.
Até o metrô lá fora é muito mais barato por quilômetro.
Existe sites que apontam estas contas,mesmo os sites das construtoras e fornecedores de equipamentos.
Digo novamente:
Um trem normal(100-150 Km/h)custaria muito menos,atenderia muito mais gente e com tempos entre as cidades menores que os da atual desponte aérea.
Com a economia se poderia atender muito mais cidades,alongando a estrada.
O trem bala não permite muitas paradas,pois perderia a eficiência.
Com o trem comum a maior parte de equipamentos seriam produzidos em casa.
O consumo energético por passageiro no trem bala é muito superior ao trem comum.
O trem bala é limitado no que se refere a transporte de carga,NECESSÁRIO NO TRAJETO QUE SE PROPÕE A CONSTRUIR.
O TREM BALA É CARO,LESIVO,IMPAGÁVEL,IRRESPONSÁVEL,PICTÓRICO E IMORAL.
Só falta dizer: querem que desenhe??
abraços

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Bom dia, Coronel.
Nem precisa publicar, pois é indicação de notícia que pode interessar.
Veja na edição online do jornal El Paiz, seção Internacional, America Latina, a matéria:
"La rebelión estalla dentro de las FARC"
Aos poucos, a máscara das FARC vai caindo.
Com o tempo, todas as máscaras caem, mesmo aquelas que perduram por mais de 40 anos.
Abraço.

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Lá os companheiros propinam menos.

Imagino a divida que a Petrobras vai ter depois deste governo.


Quanto será a diferença dos gastos com as obras da copa do mundo de 2014?

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Taí, Coronel, uma bela tarefa pra nossa "combativa" imprensa investigativa: Fazer a comparação técnica entre os dois projetos, para, aí sim, concluir. Uma coisa é certa - pelo menos levando em conta o histórico moral da nossa política: Roubo, vai haver nos dois projetos. Dada a nossa covardia, pelo menos, poderíamos saber quanto vai ser roubado no nosso caso. Aí poderemos saber se somos mais, ou menos, idiotas que "los hermanos del sur". É o que nos resta!

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Coronel

O nosso animal de estimação, Boris, tem razão.

Nas montanhas o comboio gasta mais combustivel para subir. E os trabalhadores subirem a montanha com o trilho ás costas, custa, pô! Têm de receber mais. Na planicie, se tiver o vento a favor, o trem anda mais depressa, daí ser um barato construir.

È isso que o viadinho quis dizer.

E Coronel, qual o IP?

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Vamos MESMO perder tempo em comentar isso? Vale a pena? O cara é mesmo do PT? E, se for, qual é o papel dele lá dentro? É assessor importante de alguém?
Vamos gastar nossa inteligência com inutilidades?
Qual o quê!!
Eu quero mais é que os militares tomem isso de volta e façam uma limpeza no País.

Chico Bode

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Coronel

O trem-bala só atende os interesses das nossas elites, 10% da população.

Façam a linha de trem e comprem muitos trens normais movidos a dieses ou bio-diesel que façam o percurso de hora a hora ou de duas em dua horas, que no final ainda sobram muitos bilhões!

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Coronel,

Esse petralha tem explicacao para tudo. E um adorador do cachaceiro. Deve ter alguma boquinha muito boa. Deve estar faturando uma grana preta. Sera esse Boris o Dr Quarentinha?

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