Nota da VALE - Invasão MST 17/4/20081
1)As lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desafiando a Justiça, cumpriram suas ameaças e invadiram novamente a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A nova invasão, a nona em 13 meses, aconteceu às 7h25 de hoje, 17 de abril, e foi feita por cerca de 500 pessoas, em sua maioria integrantes do MST, num trecho do município de Parauapebas (PA).
2) Os invasores, liderados pelo MST, fizeram de novo um de nossos maquinistas refém. A vítima foi Raimundo de Souza Nepomuceno, de 43 anos, que teve sua vida ameaçada por manifestantes que portavam porretes e facões. Os invasores também ameaçaram incendiar a locomotiva caso o maquinista não abrisse as portas da composição. O empregado cedeu, abriu as portas e foi retirado à força da locomotiva e, depois, libertado.
3) Desta vez, os líderes do MST foram ainda mais longe. Numa demonstração de que não medem esforços para pôr em prática seus planos criminosos, seqüestraram um ônibus de uma empresa prestadora de serviços para a Vale. O veículo foi interceptado por manifestantes que ameaçaram e forçaram o desembarque de 35 passageiros. O ônibus permaneceu, ilegalmente, por algum tempo em poder dos integrantes do MST.
4) A Vale vem a público manifestar sua indignação pela insuficiência de ação das autoridades competentes que foram, há muito tempo e amplamente, avisadas que esta invasão iria acontecer. É inadmissível que os governantes não tenham tomado a tempo as providências necessárias para evitar que, mais uma vez, o MST e seus cúmplices afrontassem o Estado de Direito e não cumprissem as determinações judiciais de não promover invasões.
5) A Vale não vai se calar diante das ameaças do MST ou da falta de responsabilidade de governantes, em especial no Estado do Pará, que se omitem diante de um crime há muito anunciado e que, por incompetência ou por conivência, estão assistindo a esta maré de crimes que nos últimos dias vem aterrorizando o Brasil.
6) Há muito tempo, a Vale vem alertando essas autoridades de que este clima de desrespeito ao Estado de Direito cria um péssimo ambiente para a atração de investimentos para o nosso país, em especial para o Pará, região que apresenta um dos maiores potenciais de crescimento e geração de renda e emprego.
7) O Conselho de Administração da Vale já aprovou um plano de investimentos que, entre 2008 e 2012, deve levar para a região cerca de US$ 20 bilhões e gerar mais de 35 mil novos empregos.
8) A Vale reafirma que não vai poupar esforços para proteger seus empregados, usuários do trem de passageiros, clientes e acionistas, já que a EFC é um importante veículo de transporte e desenvolvimento para o país.
9) Com a invasão, cerca de 1.300 pessoas deixam de poder viajar entre os estados do Pará e Maranhão. Além disso, fica comprometido o transporte de combustíveis para os municípios do sudeste do Pará.
10) Também está interrompido o transporte de cerca de 300 mil toneladas de minério e outras cargas, levando a uma perda diária de US$ 22 milhões para a balança comercial brasileira.
11) A Vale reafirma que não vai se deixar intimidar por um grupo que insiste em não respeitar a Justiça, e confia que as Polícias Federal, Militar e Civil do Estado do Pará vão agir com firmeza para restabelecer o Estado de Direito.
18 comentários
O legítimo Patriot Act seria intervir contra esse tipo de terrorismo. O Patriot Act seria manter o Estado de Direito.
Reply...É!
ReplyMAS O DELEGADO DA PF LÁ EM RORAIMA DISSE QUE VAI USAR A LEI DE SEG. NACIONAL CONTRA OS PLATADORES DE ARROS !!
AGORA, CONTRA QUEM INTERROMPE SERIVIÇO DE TRANSPORTE ,CRIEM PREVISOT NO CODIGO PENAL E NA LSN ,NADA NÉ ?
DOIS PESOS, UM PT !!
Mascarados por um simples motivo:
ReplySão sempre os mesmos.
Coronel dê uma olhada no site do Cláudio Humberto e veja as fotos do MST em Brasília!
ReplyTinha até madame de guarda-chuva para evitar o sol forte!
REPOSTANDO (SEM ERROS)
Reply...É!
MAS O DELEGADO DA PF LÁ EM RORAIMA DISSE QUE VAI USAR A LEI DE SEG. NACIONAL CONTRA OS PLANTADORES DE ARROZ !!
AGORA, CONTRA QUEM INTERROMPE SERVIÇO DE TRANSPORTE ,CRIME PREVISTO NO CODIGO PENAL E NA LSN ,NADA NÉ ?
DOIS PESOS, UM PT !!
O troco ainda virá. Está demorando mas virá. Não contra estes idiotas da linha de frente mas contra quem está por tras disso. Todos sabemos quem são.
ReplyCORONEL,boa tarde.
ReplySão bandidos,pistoleiros de aluguel,pagos com o nosso dinheiro,foras-da-lei,praticando terrorismo,fazendo reféns.
Breve teremos as FARCS brasileiras,com plena aprovação e incentivo do Presidente da República.
Estamos à mercê dos bandidos,sem ter a quem apelar.
Este é o fato;esta é a situação.
Que Deus nos ajude!
Coronel,
ReplyQualquer Banco tem contratado um serviço de segurança que protege, de forma permanente, suas instalações e a integridade física de seus clientes e funcionários, contra a sanha de bandidos e terroristas.
O que impediria a Vale de, pelo menos nestas ocasiões de riscos anunciados, contratar serviço similar, já que as autoridades constituídas são incompetentes ou omissas, com é o caso de nosso Béria, por exemplo.
Tenho cá minhas dúvidas se o governo não está atrás de tudo isso. Já não falaram em reestatizar a Vale? Pois então.
ReplyCoronel
ReplyQue está Tarso Genro esperando para intervir?
Mais.
Que fizeram as tropas dele colocadas lá? E a força nacional autorizou, obedecendo a quem?
Que esperam as FFAA para acabar com isto tudo?
Temos um desgoverno terrorista, isso sabemos. Mas Um Estado terrorista? Não começa a ser demais?
Tudo indica que o Código Penal Brasileiro foi revogado na íntegra, não??? Até onde tenho conhecimento, pouco, mas, suficiente, o que essa CANALHADA faz estava tudo devidamente capitulado lá....
ReplyCoronel:
ReplyA nota da Vale diz confiar que o Estado de Direito vai ser restabelecido. Para isso o Estado de Direito vai ter que sair da UTI onde esta' confinado de momento. E como e' uma UTI de hospital publico, tenho minhas duvidas que ele saia com vida. Foram muitas pauladas e talhos de facao e foice. De momento, o paciente esta' em estado de coma. Nao corre o menor perigo de melhorar. Principalmente, se levarmos em conta que o medico de cabeceira e' o Lobis-Homem TG e a enfermeira-chefe e' a Hiena-Gal-Inacia DR.
Note-se que, para que a justica seja feita, nao e' suficiente que se restabeleza o transporte, e' imperativo que o MST venha a fazer RESTITUICAO dos prejuizos. Como o MST nao e' nem pessoa juridica, como vai poder fazer isso? De modo nenhum. Logo a Autoridade que nao impediu o crime deve responder pelos prejuizos. Em suma, todos os brasileiros devem pagar. E' bem feito, por terem elegido o desgoverno que ahi esta'.
Hereticus
Lilyanne,
ReplyQue o desgoverno é cúmplice não há dúvida, e tudo financiado com nosso dinheiro. Entretanto, não tem nada a ver com reestatização. A Vale foi privatizada por ordem da oligarquia internacional que apoia o desgoverno. Sem o apoio dessa oligarquia a bandidagem do planalto teria caído há muito tempo.
En passant, Coronel, passou algo em meu raciocínio. Não temos, será, um sindicalista para negociar com o MST e garimpeiros a desobstrução da ferrovia EFC, lá no Peba? Negociar, de preferência, em cima da locomotiva, para que o mundo, enfim, possa vê-lo? Seria, assim, mais um palanque para o PACavilação.
ReplyEestamos precisando de um Alvaro Uribe para BOMBARDEAR esses guerrilheiros do MST e livrar o País desse chupins sustentados por Lula. Lula deve contratar esses vadios e colocá-los para proteger as fronteiras do País e não dar nosso suado dinheiro a granel pra sustentar essa corja sem trabalhar.
ReplyComo sempre usando crianças como escudos humanos.
ReplyComo a imprensa estava presente, alguém deveria ter dado uns tiros para o alto, gostaria de ver a reação e o armamento que elles iriam apresentar, provavelmente AK47, já que o "pacificador" tem a licença de produção.
É bom as Forças Armadas, pelo menos a porção sadia delas, começar a se mexer, do contrário quando forem fazê-lo, o "bicho" já estará bem crescido e armado!
ReplyAcordem guerrreiros da Pátria!
Cadê o espírito de Caxias?
"A Vale reafirma que não vai se deixar intimidar por um grupo que insiste em não respeitar a Justiça, e confia que as Polícias Federal, Militar e Civil do Estado do Pará vão agir com firmeza para restabelecer o Estado de Direito."
ReplyDr Evil sabe quem nem a Policia Federal nem a Militar ou a Civil do estado do Para vao fazer nada. Anotem ai: Nada.
Esses terroristas tem a protecao do cachaceiro e de seus asseclas. E mais uma vez, a Vale ficara com o prejuizo.