Dossiê: prática "lamentável".

Depois da Veja, agora Gilmar Mendes, novo presidente do Supremo Tribunal Federal, dá entrevista ao O Estado de São Paulo. É a segunda autoridade em poucos dias que dirige ao governo Lula o adjetivo "lamentável", para qualificar uma política de governo.

Como o sr. vê essa forma de se fazer política com base em dossiês?

"Eu acho que fala mal do nosso processo civilizatório a cultura do dossiê, da chantagem, do constrangimento. É extremamente negativo, revela um patrimonialismo, porque as pessoas têm a noção de que essas informações, às quais tiveram acesso apenas por serem funcionárias públicas, lhes pertencem, pertencem ao seu partido ou à sua causa e, portanto, podem fazer o uso que bem entenderem disso. Isso pode ser a instrumentalização de uma extorsão, que pode até constituir crime. É uma prática lamentável".

6 comentários

Do anarquista russo do século 19, Mikhail Bakunin (1814-1876):

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.

Quem duvida disso não conhece a natureza humana."

É JUSTAMENTE O QUE A CÚPULA DO PT FAZ AQUI NO BRASIL DESDE 2003.

Reply

Bom Dia a Todos,

Só tenho 1 comentário a fazer:

Que as Leis sejam aplicadas em TODOS as infrações cometidas desde 2002.

Não vai sobrar 1 ptista para dar declaração idiota como esta.

Reply

OPS, errei, o meu comentário era para ir no post acima.

Sorry....rsrsrs (foi o sono, hoje é o meu último dia de férias e acordei + tarde)

Reply

Bakunin esta quase totalmente certo. Na verdade, eles, ou a esmagadora maioria deles, não muda ao ocupar o Poder. Não mudam porque seu objetivo, mesmo antes de alcançarem o Poder era alcançar o Poder para dele usufruirem em causa própria.

Os operario, ou lá quem fosse, que não ambicionassem o Poder pelo Poder para exercerem a covardia contra indefesos ante tal aparato, não teriam tanta aptidão para a suja disputa política. Não conseguiriam por tanto tempo - exigido na disputa - violar sua consciência para só acomoda-la ao Poder quando atingido tal objetivo.

Muitos cargos políticos são entregue a tontos por espertos caciques, sim, mas estes nunca se destacam para grandes voôs.

Essa súcia que sob o falso argumento do "bem comum", como pretenso objetivo justificador de toda e qualquer violação ao direito natural dos individuos e mesmo a relativisação até dos "direitos legaois", exige para si o Poder irresistivel para impor a "salvação", jamais teve qualquer outra intenção que não usufruir das benesses do Poder, preferencialmente totalitário.
Os pobres, os necessitados, os "trabalhadores" e lá mais o raio que a demagogia safada possa inventar para corromper rebanhos humanos, são apenas os meios que utilizam para seu objetivos.

Não, quem é um operario ou lá o que for, jamais entrará no jogo imundo do Poder para, ao consegui-lo, adaptar sua personalidade. Não, quem topa tal pérfidas jogadas, que exigem uma frieza desumana, não muda com o Poder que disputou. Se o disputou com tanta obstinação, não há nada para ser mudado. São podres mesmo, são assaltantes, sequestradores, assassinos, terroristas por índole, assim o são naturalmente; a podridão lhes é natural desde a origem.

Ou seja antigos operários apenas na constatação prática, quando o foram, mas a índole é sempre a mesma. Tal qual o bandido profissional, capaz de matar friamente um pai de familia que mal algum lhe fez. Isto é da índole, perversa, do facínora. Ele não adquire tal comportamento por conta de agruras, não, ele É assim. Só a força maior é capaz de para-lo. Afinal, muitos mais passam pelas mesmas e amaiores agruras, quando realmente exiistem, sem se entregarem a tais perversidades contra inocentes. Muitos se deixam emsmo morrer, mas jamais atacarão covardemente um inocente por motivo algum. Bandido é BANDIDO por índole.

Quase totalmente certo bakunim quando diz:

"Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo."

Faltou completar que deixam de ser operarios na pratica para exercerem aquilo que sempre foram, mas que até então não podiam exercitar: crápulas, perversos, tiranos covardes.

Abraços
C. Mouro

Reply

"Eu acho que fala mal do nosso processo civilizatório a cultura do dossiê, da chantagem, do constrangimento(...)"

Eu só acho estranho esse papo de 'cultura do dossiê' ... Como assim ? Até parece que é prática generalizada ... Por que não se dá nome aos bois ?
Quem é que tem essa prática ? Todos nós ? Ou o PT ?
Não generalize, meu senhor ...
E está ao seu alcance tomar uma atitude. Aja.
Só blábláblá bonito não resolve nada, e nos deixa cada vez mais órfãos ...

Reply

Coronel,

A natureza deve ter lamentado desde que essa gentalha veio ao mundo só para roubar oxigênio dos outros.

Reply