PT quer cabeça do Ministro da Justiça para dar o cargo a um substituto que interfira criminosamente no trabalho da PF.

(O Globo) A operação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal no escritório da LFT Marketing Esportivo, de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, fez crescer no PT a insatisfação com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusado de não ter controle da Polícia Federal. Também há reclamações sobre supostos excessos na Operação Lava-Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, e de vazamentos considerados seletivos. Lula tenta derrubar Cardozo desde o final do ano passado, mas, nesse período, Dilma já fez duas reformas ministeriais e não mexeu na pasta da Justiça.

— Acho um absurdo, é uma total arbitrariedade. Ninguém me convence de que não fizeram isso porque amanhã (hoje) é aniversário do Lula — disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão da Câmara para acompanhamento das operações da Polícia Federal alusivas ao Sistema Tributário Nacional.

A investida da Operação Zelotes na empresa do filho de Lula também causou preocupação no Palácio do Planalto. O governo teme o “efeito dominó”. A avaliação é que o que desgaste de Lula respinga no PT e, por tabela, na presidente Dilma.

Para sustentar o discurso de motivação política nas ações da Polícia Federal contra Lula e o PT, Pimenta lembrou que o então tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, foi alvo de um mandado de condução coercitiva, no âmbito da Lava Jato, na véspera do evento de comemoração de 35 anos do partido, em fevereiro. Vaccari acabou preso em abril, um dia antes de reuniões da Executiva e do Diretório Nacional do PT.

Lideranças petistas questionaram ainda o foco da Operação Zelotes no filho de Lula e cobraram ações da Polícia Federal contra as grandes empresas que teriam sonegado e corrompido conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). — O que o filho do Lula tem a ver com a corrupção no Carf? — questionou uma liderança petista. 

Entre os presos pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento com fraudes no Carf está Mauro Marcondes Machado, sócio da Marcondes & Mautoni. Ele é acusado de negociar interesses de montadoras com conselheiros do Carf. A Marcondes & Mautoni Empreendimentos fez repasses à LFT Marketing Esportivo. Essa é uma das consultorias suspeitas de atuar a favor da medida provisória que prorrogou benefícios fiscais de montadoras de veículos, como informou o jornal “O Estado de S.Paulo”.

Apesar da pressão de Lula e do PT, Dilma resiste a entregar a cabeça de Cardozo. O próprio ministro já deu sinais de cansaço e de que gostaria de deixar o cargo, mas a avaliação no Planalto é que substituí-lo em meio à Lava-Jato seria uma péssima sinalização. Na ofensiva contra Cardozo, Lula já tentou emplacar no Ministério da Justiça até o vice-presidente Michel Temer.

Em reunião com deputados do PT em Brasília, no último dia 15, Lula se queixou, de acordo com participantes do encontro, de que toda semana há uma “saraivada de ataques” contra ele e sua família.

8 comentários

A PF é independente, imbecil. Que escavem e achem mais ainda neste clã.

Reply

Passou 12 anos roubando e tá reclamando de quê?

Reply

Coitado dos nove dedo; enquanto é com Cunha ninguém acha que se deve substituir o Ministro, tá de bom tamanho. lulla era pra estar na papuda ontem. Demorô! Sua hora tá chegando, estamos ansiosos!

Reply

os petistas são tão cheios de si, tão arrogantes....que acham que os crimes que praticaram merecem ter investigação seletiva e ainda por cima não pode coincidir com datas de comemoração, imagine só, inclusive aniversário do Capo para não deixá-lo constrangido...A que ponto chegamos...Não agimos mais como uma República no momento em que interesses espúrios e até assuntos pessoais são misturados a assuntos de Estado como uma autêntica republiqueta de bananas....Essa gente passou dos limites, pois se acha acima da lei.

Reply

Todo castigo pra Lula é pouco.

Ainda é cedo pra enumerar todos os males que esta criatura fez ao Brasil. De pronto, alguns motivos para que Lula seja varrido da História do Brasil:

Acobertou propinas e desvios de dinheiro para o partido e principalmente para ele mesmo.

Aliou-se ao lixo da política brasileira a título de 'governança' quando visava a perpetuar seu projeto de poder criminoso.

Transformou a coalizão de princípios em cooptação de comparsas.

Comprou os humildes com bolsas-família, na 'maior compra de votos do planeta'.

Comprou a classe média com crédito sem poupança e a ilusão de um futuro melhor.

Comprou a elite com o bolsa-empresário, repassando dinheiro público a juros camaradas bancando a farra com juros obscenos pagos pela população.

Comprou a classe acadêmica com ideologia barata e ideiais ultrapassados

Aparelhou o estado com cargos a perder de vista para acomodar "companheiros".

Apequenou o Brasil diante do mundo, financiou governos desprezíveis, promoveu a desunião dos brasileiros, incentivou a ignorância.

Iludiu a maioria vendendo falsas esperança e traiu a fé dos humildes.

Isto é só o começo da lista...

Reply

Existe também uma 'história' entre os dois...

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/12/16/interna_politica,337299/jose-eduardo-cardozo-nao-teme-briga-com-ninguem.shtml

Reply

Quando nasce o monstro que esse porco trás nessa barriga tão proeminente?

Reply

Alguém que foi esse filho do Lula que deu um "piti" no Circo aos moldes do filme "Dublê do Diabo"?
http://blog.jornalpequeno.com.br/linhares/2013/08/19/filho-de-lula-afirma-quem-manda-nesse-pais-e-o-meu-pai-eu-sento-onde-quiser-e-mando-minha-turma-bater-em-voce/

Reply