Dilma está na Lista de Janot.

(Estadão) O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobrás. No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre essa citação.

O Estado apurou que ele se limita a dizer que a Constituição não permite que o chefe do Executivo seja investigado por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, posto assumido por Dilma apenas em 2011.

Essa justificativa foi adotada por opção de Janot. Ele poderia, simplesmente, não ter incluído o nome dela na lista, mesmo que apenas para arquivar a investigação. A recomendação pelo arquivamento acompanha o pedido encaminhado por Janot ao Supremo nessa terça-feira de abertura de inquérito contra 54 pessoas suspeitas de envolvimento na Lava Jato. Além deles, o procurador apresentou sete pedidos de arquivamento - entre eles o de Dilma e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Pela citação de Janot, as referências feitas sobre Dilma nas investigações da Lava Jato aconteceram antes de ela assumir a Presidência da República, em 2011. No governo Lula, a petista chefiou o Ministério de Minas e Energia e comandou a Casa Civil. Nesse período também presidiu o Conselho de Administração da Petrobrás, entre 2003 e 2010. Nesse ano, deixou a Casa Civil para disputar sua primeira eleição presidencial.

A referência a Dilma nessa lista amplia sua exposição política, justamente num momento em que o cenário dentro do Congresso é de conflito aberto com o PMDB, principal partido aliado do governo e do PT. Além disso, Dilma também enfrenta enormes dificuldades com deputados e senadores para conseguir aprovar suas propostas de ajuste fiscal na busca pela recuperação da economia. O material enviado por Janot ao STF está em regime de segredo de Justiça. O sigilo deve ser aberto pelo ministro do Supremo Teori Zavascki, relator do caso.

12 comentários

Tudo muito bom, mas e o Lula que foi igualmente citado na lambança? Não cabe investigação? Pega carona na imunidade da presidente? OK, já entendi, ele é ex-presidente em exercício>

Reply

Buenas Coronel.
Pizzaria Janot, bom dia....
Ok, uma de Luloni e outra de Dilmarela.
Mas bah chê, querem me matar de vergonha alheia.

Reply

Vamos parar com essa palhaçada !
O que Aécio tem a ver com Petrobras ?
Fizeram essa citação apenas para "empatar" o jogo ?
E ninguém comandava a gangue, só tina peão ?
Por favor, não nos façam de bobos !

Reply

Ehhhh Dona Dilma a coisa tá feia, acho que vai prá fita.

Reply

Absurdo foi o Sr. Janot colocar no mesmo balaio Dilma e Aécio.

Aécio nunca teve nada a ver com a PTRoubrás!

Dilma, ao contrário, teve, como diz o texto, vários CARGOS de 2003a 2010, todos no governo do LULA!
Será que o Sr. Janot se esqueceu do CASO PASADINA, onde D. Dilma AUTORIZOU a compra????

Sr. Janot demonstrou uma coisa: rasgou sua biografia em detrimento do PT! VERGONHA!


Chris/SP

Reply

Há diferença enorme em relação a Dilma e Aécio. Sobre Dilma há indicios de participação na roubalheira da Petrobras, mas, ocorreu antes que ela assumisse a Presidencia, ou seja, quando ela era presidente do Conselho da empresa. Fato impeditivo para que o MPF a denuncie. No caso de Aécio Neves não há nenhum indicio que justifique a abertura de inquerito, por este motivo, foi pedido o arquivamento.

Reply


É esculhambação total. Citam o nome de Aécio relacionado a FURNAS vejam só, quando a questão é PETROBRÁS, uma maneira de igualar os dois.

PORRA NÃO SÃO IGUAIS NESSA LAMBANÇA, TÕ NUMA REVOLTA SÓ...ESSES PETRALHAS SÃO FDP

Cadê a citação ao molusco 9dedos que foi o principal responsavel...somos todos PALHAÇOS nessa orgia.

Reply

O cargo dela é a única barreira que faz com que ela não possa ser investigada??Vamos pessoal colocar essa incompetente pra correr!Impeachiment nela!Fora Dilma!Te queremos na papuda!Ah!Junto com o Lula!!!

Reply

Esse Janot... é isso aí que você está pensando! Então a lista do Petrolão virou, para não mudar a regra, um toma lá dá cá: se não indicia Aécio, não se indicia Dilma: Ora, as implicações de um e outro, se as há do Aécio, se equivalem? Lula nem é cogitado, porque como bobo não é, tem o rabo de todo mundo bem amarrado, como um ACM, um Maluf ou um Sarney; o metalúrgico analfabeto com vocação privilegiada para o trambique, aprendeu tudo direitinho e ainda aperfeiçoou a balda e o estilo. O forno do pizzaiolo Teori já está quente, a massa crescida. As manifestações são benvindas e necessárias, mas suficientes para romper o esquema? Onde estão os cidadãos de bem e atitude neste país, cadê a força da Imprensa, por exemplo?








Reply

Grande pizza. O intocável chefão mor sequer e citado para responder um inquériro. Desisto, Salve-se quem puder.

Reply

Agora aliviada, Dilma voltará a engordar ...

Reply

Quem tem que sofrer impeachment é o JANOT, indicado ao cargo por petralhas. Claro que nos bastidores ele se agarrou com todos os santinhos petralhas e fez todo tipo de juras de amor eterno ao PT para chegar ao cargo que ocupa e agora vem descaradamente se fazer de santinho, na idiota e mal intencionada pretenção de que
aqui é um pais de otários?

Reply