Lama do Petrolão chega cada vez mais perto de Dilma.

Da esquerda para a direita: Júlio Bueno - secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do ES, ministra Dilma Rousseff, Renato de Souza Duque - diretor de Serviços da Petrobras e Lucas Izoton - presidente da Findes
Renato de Souza Duque, à direita de Dilma Rousseff em 2004: companheiro de confiança

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa citou nos depoimentos à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que o esquema de desvios de recursos na estatal não era exclusividade de sua área, mas ocorria também em outras diretorias da empresa. Segundo a Folha apurou, ele mencionou ter conhecimento de irregularidades praticadas na diretoria de Serviços e na divisão internacional durante o período em que integrou a cúpula da petroleira, entre 2004 e 2012. 

A diretoria de Serviços e Engenharia foi ocupada, à época, por Renato Duque. Indicado pelo PT, ele era um dos membros do alto escalão da petroleira mais próximos da cúpula do PT no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A área internacional estava sob responsabilidade de Nestor Cerveró, apoiado por petistas e peemedebistas. 

Relatos obtidos pela Folha com advogados que têm acesso a informações do processo de delação premiada de Costa dizem que o ex-diretor citou nominalmente os ex-colegas, mas não indicam se ele os incriminou diretamente. Também não está claro se ele incluiu essas informações em seu acordo de delação, no qual é obrigado a apresentar evidências ou apontar caminhos para provar o que diz, ou se falou sobre algo que conhecia sem ter detalhes --ensejando, assim, novas apurações pela polícia e pelos procuradores da República. 

Entre as irregularidades já conhecidas que atingem as duas diretorias citadas pelo ex-diretor de Abastecimento, preso em março na Operação Lavo Jato da Polícia Federal, estão a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e a construção da refinaria Abreu e Lima (PE). 

Assim que Paulo Roberto Costa decidiu fazer a delação premiada, um dos familiares do ex-diretor disse a advogados da disposição de ele envolver ex-colegas na estatal em seu depoimento, como Duque e Cerveró. Ele disse a esses interlocutores, segundo a Folha apurou, que não iria cair sozinho.Duque já aparece citado em outro inquérito da Polícia Federal para apurar irregularidades nos negócios da Petrobras. A polícia apura sua relação com outros funcionários da estatal suspeitos de evasão de divisas. 

Alertados, amigos do ex-diretor de Serviços o procuraram. Segundo relato à Folha, Duque negou a esses interlocutores qualquer intimidade com eventuais negócios de Costa. A reportagem não conseguiu localizá-lo nesta sexta-feira (19). O advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, disse que as declarações de Paulo Roberto "não têm o condão de contaminar a conduta de demais pessoas" e que, antes de acusar alguém, "é preciso apresentar provas". Ribeiro afirmou ainda que seu cliente só vai se pronunciar se for notificado oficialmente. A Petrobras não se manifestou até a conclusão desta edição sobre o caso.

TENSÃO
O envolvimento de ex-diretores da estatal ligados ao PT no esquema revelado na delação por Costa deixou o governo Dilma Rousseff em alerta e gerou tensão na equipe presidencial e na campanha da reeleição da petista. Na versão de assessores presidenciais, que descartam a existência de riscos de envolvimento da presidente no escândalo, o temor é que Costa queira dividir responsabilidades para atenuar as acusações contra si. 

Entre os petistas, o diretor considerado mais próximo do PT era exatamente Duque, conhecido por ter boas relações com o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. Vaccari já foi citado nas investigações da Lava Jato e admitiu conhecer, sem precisar o relacionamento e negando irregularidades, o doleiro Alberto Youssef, apontado pela PF como cérebro financeiro do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.(Folha de São Paulo)

18 comentários

Não é à toa que a Petrobras esta com uma dívida de mais de 350 bilhões. Ainda é preciso rastrear os navios que saem daqui abarrotados de petróleo. Não é à toa que dão preferência para as perfurações em alto mar. É mais fácil e o volume do roubo é muito maior. Brazil, país governado por piratas e saqueadores!

Reply

PT! Êta quadrilha suja!
E todos os safados soltos!
Ou o Aécio Neves, 45, se torna presidente desta Republica desonrada, ou virá o caos!
O pais já está mergulhado na lama, na corrupção, na mentira, no obscurantismo.

Reply

CORONEL

A erradicação desse ajuntamento mafioso será tão difícil quanto foi a desarticulação da mafia em Chicago.Eles são profissionais do crime e operam à margem da lei mas dela se valem para proteger "seus direitos de cidadão".A luta é desigual.É preciso atingir o núcleo , no caso Lula,Dilma e cercanias imediatas.

Reply

Esse Vacari Neto está indiciado em tudo quanto é trambique.Mas está solto.

Reply

A Dilma e o Lula estão de petróleo até o pescoço. Falta pouco para o afogamento. Nosso povo não merece isso. Acordem brasileiros e brasileiras! Vamos todos juntos varrer esse PT para o lixo da história.

Reply

O Aécio que tem 80% de popularidade está em terceiro em Minas, depois ainda achavam que ele era um traidor pelas derrotas de Alckmin e Serra no estado.

O eleitorado mineiro é difícil de ser entendido. É muito vulnerável, muda constantemente e rapidamente. Tem um lado muito pobre e um lado rico. É como o de SP, a diferença é que o paulista é um pouco mais conservador e a classe média é a maioria, então fica mais fácil derrotar o PT.

Reply

Será que veremos alguém saindo da presidência algemada pela PF??? Seria a cereja do bolo...

Reply

Coronel,

E o José Eduardo Dutra já foi citado ou irão poupá-lo como fazem com o ALCAGUETE, o X9?

Os acionistas da Petrobrás tem que acionar estes canalhas na justiça dos Estados Unidos. Lá eles não escapam.

Reply

Coroné, porque não informou o estrago nas casinhas dos pobres que o pt da bahia, desviou atraves de ongs, tem de denunciar, a Veja está fazendo o papel dela.

Reply

O PT é um Ratometro, ratos de todas as especies, vorazes, roubam até sombra, vagabundos. Espero viver para vê-los seguindo para as prisões. Vagabundos e vagabundas! Sem competencia, desonraram os cargos, desde Presidencia da Republica ate as diretorias de 39 Ministerios, todos roubando. E continuam candidatos. Isto é uma desmoralização para o povo. Povinho sem reação.
Fora Dilma e todaa sua gang.

Reply

A Mafia de Chicago brasileira tem de ser exterminada, com raticida de alta potencia. Vagabundos.

Reply

CORONEL

O PT está parecendo um vulcão,expelindo lama de corrupção por todo lado.O PT está em todas, é uma loja de departamentos do crime.Seguem imperturbáveis, sorridentes no seu mister e, debochados como ninguém, gritando pega ladrão.

Reply

Coronel,
a presidAnta está atolada até o pescoço neste lamaçal. Sim, não somente neste.

Reply

Ao anônimo das 9.33 hs. Os ex-governadores paulistas bem avaliados quando disputaram a presidência jamais perderam em São Paulo. Fica uma grande dúvida sobre a popularidade do Aécio junto ao eleitorado mineiro, não acha?

Reply

os filhos uruguaios que Olívio Dutra nunca ...
19 Set 2014
19 Set 2014
O ex-governador Olívio Dutra tem dois filhos uruguaios que ninguém no RS sabi9a da existência até hoje. Eles vivem com a família em Montevidéu. O ex-governador nunca reconheceu-os. Na certidão de idade encontrada ...
http://polibiobraga.blogspot.com/
recortado do Google - 9/2014
Saiba tudo sobre a mãe dos dois filhos uruguaios de Olívio ...
19 Set 2014
21 horas atrás
A uruguaia Inés Graciela Abelenda Buzo (foto ao lado), citada hoje pelo jornalista Vitor Vieira como mãe de dois filhos que teve na clandestinidade de Porto Alegre com o ex-governador Olívio Dutra, algo que ninguém sabia ...
http://polibiobraga.blogspot.com/
recortado do Google - 9/2014
1

Reply

Vi na VEJA uma foto assustadora do Lula naquela brincadeira que ele patrocinou na porta da Petrobrás. Está com um pé na cova.

Reply

Deus me perdoe, mas não ficaria nem um pouco triste... Seria capaz até de soltar alguns fogos de artifício.

Reply

Está mais para bêbado do que para defunto !

Reply