Copa dos Tapumes. Aeroportos deveriam ser cartão de visitas do Brasil. Viraram fotografia da incompetência petista.

Barulho, poeira, vaivém de operários, tapumes e mais tapumes. Esse foi o cenário encontrado pela Folha nesta segunda-feira (2), a dez dias do início da Copa, em visita aos aeroportos das cidades-sede. Os casos mais emblemáticos estão em Confins (MG) e em Manaus.

A Infraero reconhece que algumas das obras nesses dois aeroportos, e no do Recife, só ficarão prontas depois do Mundial. Durante a Copa, os trabalhos serão interrompidos para atenuar o desconforto aos passageiros.

"Ninguém acredita que vai dar tempo [de ficar pronto para a Copa]", diz o motorista de van Waldrin Venâncio, 27, que diariamente busca e leva passageiros a Confins. A chegada ao aeroporto é, por si só, uma aventura. Do estacionamento coberto ao terminal, o passageiro anda por calçadas empoeiradas e cercadas de obras. O trajeto, descoberto, vira um lamaçal em dias de chuvas.

No terminal, os passageiros convivem com barulho, poeira, andaimes, cheiro de cola, madeira e ferro no chão. A praça de alimentação também não foi concluída. "Nem o David Copperfield nem o Mr. M resolvem isso a tempo. Só Deus", diz Francisco Araújo, 52, técnico de refrigeração que trabalha na reforma de uma lanchonete.

A situação é parecida com a de Manaus, onde o aeroporto local, ampliado, segue em reformas de última hora. Quem chega se depara com operários, andaimes e até uma máquina no saguão. A nova área de check-in, por exemplo, funciona de maneira improvisada, cercada por tapumes. Passageiros formam fila em meio a operários, poeira e barulho. Do lado de fora, o cenário é pior. O aeroporto é cercado por canteiros das obras dos novos estacionamentos.

Em Porto Alegre, a obra do anexo ao terminal principal está em estágio inicial e deve ser concluída só em 2016. Em Fortaleza, há vigas e estruturas de concreto à mostra, e tapumes não conseguem esconder a reforma inacabada (e hoje paralisada) do terminal de passageiros. Um terminal provisório foi erguido para compensar esse atraso durante a Copa.

TAPUMES

Em Salvador, o aeroporto receberá os turistas com ao menos 200 metros de tapumes na área externa. As estruturas cercam pilastras do terminal, cujas obras de recuperação foram paralisadas. Na praça de alimentação, placas indicam acesso livre à web --que não funciona. Motoristas clandestinos agem livremente no desembarque.

A parte interna do terminal baiano também continua em obras, assim como nos aeroportos do Recife e de Curitiba. Na capital paranaense, há plataformas de embarque e desembarque provisórias. Na capital pernambucana, taxistas clandestinos atuam livremente, e a passarela que liga o aeroporto à estação do metrô não está pronta. Na parte interna, além da poeira, uma placa na entrada do elevador indica um guichê para pagamento de estacionamento que não existe.

A Infraero informou que toda a sinalização de Confins será refeita para o Mundial e que as obras da praça de alimentação estão a cargo dos concessionários. A estatal atribui o atraso em Fortaleza a problemas com o consórcio. O governo de Pernambuco diz que concluirá a passarela até sexta (6), e a Prefeitura de Salvador afirma que há operações de combate a motoristas clandestinos ao menos uma vez por semana.

O aeroporto de Brasília está com as obras prontas --uma ala, porém, depende de homologação da Anac (agência de aviação civil). As obras em Guarulhos foram encerradas, mas o recém-inaugurado terminal 3 opera com apenas 25% da capacidade, o que sobrecarrega as alas antigas. (Folha de São Paulo)

10 comentários

Essa é a COPA DO LULA, que pendurou uma herança maldita nas costas da DILMA. Fomos brindados com Doze anos de lixo.
Não é só Ronaldo Fenomeno que está com vergonha.

Reply

"Em Porto Alegre, a obra do anexo ao terminal principal está em estágio inicial e deve ser concluída só em 2016."

ahahaha...

se nao foi concluida a tempo nem com um evento importante batendo a porta, quem acredita que depois, quando tudo cair no esquecimento, essa obra sera concluida em 2016?

Reply

Tal como o Ronaldo, o fenômeno, também sinto VERGONHA!

Mas, a anta diz que os turistas não levarão na mala os aeroportos...

Mas, com certeza, levarão uma impressão bem negativa já na porta de entrada do Brasil.


FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

Se o PT continuar duvido que as obras não concluídas serão terminadas. Serão abandonadas isto sim. Fora PT incompetentes!

Reply

O PT colocou um tapume no Brasil, fez todas as falcatruas imagináveis, ou não, e quer continuar nos governando detrás do tapume, com a sujeira escondida, com a maior formação de corruptos e cínicos da História do Brasil.
Fora Dilma!
Fora PT!

Reply

Coronel,

os tapumes e as obras inacabadas são um horror porque comprovam a ineficiência e nos envergonham profundamente.

Porém, garanto que o que os estrangeiros verão e levarão de lambança eterna serão os crackeleiros nas ruas em todas as esquinas e os assaltos, roubos, sequestros, acidentes dos quais serão VÍTIMAS!!!

Flor Lilás

Reply


Verdade verdadeira !

Fiz escala em Confins vindo de Recife, e o cenário é apavorante !

Mais parece uma rodoviária, e em obras.
Tapumes na área interna, barulho infernal de furadeiras e outras ferramentas pneumáticas. Tentei uma ligação de celular e não consegui ouvir nada. Sinal de internet inexistente. Fui fumar na área externa, e o cenário era de guerra. Pó, lixo, anarquia total.
Não tem praça de alimentação, só duas cafeterias no térreo, e um restaurante difícil de achar. Sinalização precária, tem que perguntar para onde ir !
Não terminam esta obra em 10 dias.
Vai ser um fiasco.

Reply


Verdade verdadeira !

Fiz escala em Confins vindo de Recife, e o cenário é apavorante !

Mais parece uma rodoviária, e em obras.
Tapumes na área interna, barulho infernal de furadeiras e outras ferramentas pneumáticas. Tentei uma ligação de celular e não consegui ouvir nada. Sinal de internet inexistente. Fui fumar na área externa, e o cenário era de guerra. Pó, lixo, anarquia total.
Não tem praça de alimentação, só duas cafeterias no térreo, e um restaurante difícil de achar. Sinalização precária, tem que perguntar para onde ir !
Não terminam esta obra em 10 dias.
Vai ser um fiasco.

Reply

Coronel, aqui em Natal a coisa está muito pior.
A tal de Inframérica que ganhou um aeroporto em que a maravilhosa pista de pouso já tinha sido construida pelo Exército Brasileiro convenceu o governo que deveria iniciar as operações antes da copa.
Resultado; desde o dia 31/05 o antigo Augusto Severo foi desativado. Além de ser muito distante do centro da cidade,o novo aeroporto está totalmente incompleto.Os passageiros que chegam na madrugada não encontram táxi,as estradas não estão sinalizadas os voos internacionais não podem operar pois a receita federal ainda não se instalou,as lojas não podem abrir pois não tem água ,o esgoto não está operacional,enfim,tudo por fazer e eu quero ver na copa.

Reply

Coronel,


ERRATA

lembrança e não lambança!
o corretor automático do computador deve ser petralha!

Flor Lilás

Reply