Dilma livra a cara de Gabrielli e joga a culpa do rombo de U$ 1,2 bilhão nas costas de um diretorzinho sem caneta para autorizar a compra da refinaria superfaturada. Dá pra acreditar?

Gabrielli e Dilma: bons companheiros.

Vejam, abaixo, a nota da presidente Dilma Rousseff, responsável maior, por presidir o órgão máximo da Petrobras, pelo rombo de U$ 1,2 bilhão causado na estatal pela compra suspeita de uma refinaria nos Estados Unidos. A nota da Presidência do Brasil está em itálico. Os comentários e perguntas do blogueiro estão em negrito (bold).

A aquisição pela Petrobras de 50% das ações da Refinaria de Pasadena foi autorizada pelo Conselho de Administração, em 03.02.2006, com base em Resumo Executivo elaborado pelo Diretor da Área Internacional. Posteriormente, soube-se que tal resumo era técnica e juridicamente falho, pois omitia qualquer referência às cláusulas Marlim e de Put Option que integravam o contrato, que, se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo Conselho.

É uma irresponsabilidade e uma prova de gestão temerária fazer um investimento de U$ 360 milhões baseada em "resumo executivo". Onde está o parecer do Jurídico para um negócio desta monta? Vejam que Dilma livra a cara do Presidente da Petrobras, o petista José Sérgio Gabrielli, jogando a culpa para um reles e sem poder diretor da Área Internacional. Ele não tem caneta para isso! Só Gabrielli e Dilma poderiam autorizar a compra. E o mais grave! A empresa que vendeu 50% para a Petrobras havia comprado 100% da mesma refinaria por U$ 42,5 milhões! Dilma e Gabrielli pagaram U$ 317,5 milhões a mais. Quase 20 vezes mais!

Em 03.03.2008, a Diretoria Executiva levou ao conhecimento do Conselho de Administração a proposta de compra das ações remanescentes da Refinaria de Pasadena, em decorrência da aplicação da Cláusula de Put Option. Nessa oportunidade, o Conselho tomou conhecimento da existência das referidas cláusulas e, portanto, que a autorização para a compra dos primeiros 50% havia sido feita com base em informações incompletas.

Dá para admitir que a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo só leu o contrato assinado dois anos depois? Isto é uma farsa! Todos sabiam o que estavam assinando. Ninguém autoriza este tipo de cláusula. Nenhum advogado de fundo de quintal faria isso. 

Em decorrência disto, o Conselho de Administração determinou à Diretoria Executiva que apresentasse informações complementares sobre a operação. O tema retornou, nas reuniões subseqüentes do Conselho de Administração, resultando na não aprovação da compra das ações e na decisão de abertura do processo arbitral contra o grupo Astra. O processo arbitral foi aberto em decorrência de previsão contratual e de acordo com as regras da American Arbitration Association.

O resultado foi que, por irresponsabilidade criminosa de todos os envolvidos, a Petrobras teve que pagar U$ 1,18 bilhão de dólares para ficar com 100% da refinaria. E sem direito a recorrer, porque assinou um contrato lesivo aos cofres da companhia. Um contrato, repito, que não seria aprovado por um aluno do terceiro ano do curso de Direito. Não é para desconfiar, conhecendo-se o PT? Em 2013 a Petrobras tentou vender a refinaria de Pasadena. Desistiu porque daria na cara a grande tramóia que existiu por trás desta compra.

A Diretoria Executiva informou ao Conselho de Administração sobre a abertura de procedimento de apuração de prejuízos e responsabilidades. A aquisição pela Petrobras das ações remanescentes da Refinaria de Pasadena se deu em 13.06.2012, ao ser cumprido o laudo arbitral proferido pela Câmara Internacional de Arbitragem de Nova York e confirmado por decisão das Cortes Superiores do Texas.

Sabe qual foi a providência tomada para apurar prejuízos e responsabilidades? José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras durante a negociata, virou secretário de Jacques Wagner, governador da Bahia, que era um dos conselheiros que assinou embaixo da compra da refinaria sobrevalorizada em 20 vezes! Nestor Cerveró, o Diretor Internacional que apresentou o resumo executivo "falho",  foi promovido a Diretor Financeiro da BR Distribuidora. Sim, senhores e senhoras. Foi cuidar do dinheiro do braço de combustíveis da Petrobras. Dilma Rousseff, como todos sabem, virou Presidente da República. E quer ser reeleita! 

17 comentários

Cadê a pesquisa do ibope? O rato roeu?

Reply

Ando desconfiado que desviaram a verba de publicidade da GOEBBELS pro sbt..JN mostra materia sobre roubalheira na ptbras..Jornal do sbt, mostra pit bul fazendo gracinhas num sofá e uma coleção de "barbies"..O Roubo na ptbras?..ah, isto não tem graça..

Reply

Coronel,
esta presidAnta é a verdadeira continuidade do velhaco. Onde estão os comentaristas "sérios" que vivem as custas desse governo corrupto?

Reply

Em um áudio que vazou na imprensa, o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome desferiu vários ataques e criticas à presidenta Dilma Rousseff.

Usando palavras de baixo calão ele xinga a presidenta e o Partido dos Trabalhadores, e avisa que vai trabalhar nas eleições contra Dilma.

- Eu vou entrar na campanha e botar pra fu... Para tirar essa rapariga. Essa mulher é uma escrota, não vale nada. O PT não vale nada – disse Wilbur.

http://paraibaonline.com.br/noticia/915858-diretor-do-porto-de-cabedelo---vou-botar-para-fu----para-tirar-essa-rapariga-.html

Reply

Coronel,

OFF

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/filha-de-marco-aurelio-derrota-nomes-mais-experientes-e-e-nomeada-por-dilma-para-o-trf-pois-e/

Não foi o Exmo Marco Aureelio de Mello que "melou" - desculpe o jogo imperdível de palavras - o julgamento dos embargos infringentes???

Flor Lilás

Reply

E a chamada "grande mídia" nada....
Coronel, se não fosse seu blog e outros poucos, nem saberíamos, como a grande manada fica sem saber.
Abraços

Reply

Assinaram sem ler? Não tem corpo jurídico? Ou queriam teleprompter? Piada! Mas quem paga a conta mesmo?

Reply

e essa refinaria, tem alguma gotinha de petroleo????ou se transformou numa imensa lavanderia? pobre de nos brasileiros,todos felizes com esperança de comprarem um carrinho "1000", nao vamos ter dinheiro p por gasolina,logo logo.........

Reply

o conselho que assinou a compra dessa tal Pasadena tinha cada PEIXXE!!!!!!!!! me parece q ateh Palocci fazia parte!!!!!!!!!!!!!!!!sigam o dinheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Investiguem Alberto Feilhaber ue foi empregado da Petrobrás durante 20 anos e que agora é vice-presidente da Astra Oil - segundo ficha dele no Linkedin).

Reply

Se continuarem no poder nos roubam até o nosso cachorro. Não reconheço mais o nosso País. Quem é essa gente estranha, meu Deus, por que tanta ganância? A vida é apenas um sopro, não conseguem levar nada, absolutamente nada.

Reply

esta tentando aplicar a velha e surrada pernada do "eu nao sabia"...

Reply

Imagine se não fosse a gerentona que tamto falam

Reply

Cadeia para todos!

Reply

EU NÃO SEI DE NADA

E de Dom Lulusconi "Odebretch" da Silva, que era o presidente na época (ainda é, me parece), ninguém vai cobrar nada? Ele continua gozando de indulgência plena, como no Golpe do Mensalão, no Rosegate e em tantos outros escândalos, sem que nada se cobre dele? Ou será que ele não sabia de nada?

Sugiro que em escândalos como esse, que estouram todos os dias no desgoverno Dilma, Dom Lulusconi seja lembrado, já que quase tudo é herança maldita dele. Senão ele ainda vai acabar sendo canonizado em vida.

Reply

Coronel, o site Plantão Brasil deu uma manchete: Petrobrás valia U$ 15,4 bilhões em 2002, hoje vale R$ 214 bilhões. Você viu essa informação na velha mídia?
Vários petistas me jogaram isto na cara. Dê-me uma ajuda, que servirá para muitos: Como contra argumentar a essa afirmação?

Reply

Culpar o termômetro pela febre é coisa típica do PT,ou seja,incompetência ampla,geral e irrestrita.

Reply