O "jeitinho" furtivo de burlar a lei do governo petista.

O governo federal fez uma grave opção política ao abandonar a referência da legitimidade para atuar nas brechas da legalidade, onde vale tu- do o que não é expressamente proibido.
Com isso, veste com nova roupagem aquele velho "jeitinho" do brasileiro que gosta de levar vantagem em tudo, imagem injustamente alardeada sobre a nossa gente que traduz um comportamento baseado na esperteza e nas artimanhas, quase sempre relacionado à burla das regras e das leis.
O "jeitinho" oficial, estimulado pelo governo, ganha contornos mais nítidos nas transgressões éticas cometidas reiteradamente, no dia a dia. Quando, e com base em que, o governo decidiu que não precisa prestar contas do que faz aos brasileiros? A semana passada foi pródiga em exemplos.
A ida a Lisboa não precisaria ter tomado a dimensão que tomou se o governo tivesse se posicionado com transparência e clareza. A afirmação da presidente, "eu pago a minha conta", ao tentar tirar o foco do debate e reduzir uma questão ética ao valor de uma despesa de restaurante, só fez piorar a situação.

Por que, afinal, os brasileiros não podem saber onde está a maior autoridade do país e quanto custam suas viagens?

O episódio fez o país passar pelo constrangimento de ver o seu chanceler ser publicamente desmentido e a sua presidente deixar um hotel pela porta dos fundos, remetendo a imagem do Brasil à de uma republiqueta. Esse, aliás, seria um momento oportuno para que a presidente explicasse por que, em maio passado, decidiu impor sigilo sobre as informações das suas viagens ao exterior que, agora, só poderão ficar públicas após o término do seu mandato.

E por que todas as restrições impostas para a divulgação das condições do financiamento do BNDES a Cuba? O que há nessa transação que incomoda tanto o PT? Na prática, a falta de transparência gera efeito contrário --alimenta teorias e suposições e acaba fazendo mais mal ao governo do que a verdade faria.

Na mesma linha, a propaganda virou a alma do governo. O exemplo da presidente, ao convocar redes oficiais de rádio e TV, de acordo com a sua conveniência eleitoral, parece ter estimulado o ministro da Saúde a também buscar a sua exposição como candidato às custas da máquina pública. Nos anos anteriores, ele ocupou esse espaço sempre na véspera das campanhas de vacinação para mobilizar a população para o dia seguinte.

Dessa vez, sob o mesmo pretexto, aproveitou seus últimos dias no cargo para anunciar, em janeiro, uma campanha de vacinação que só vai começar em março. O conjunto da obra é acintoso.
Pode ser que um dia chegue a conta por toda essa arrogância. E ela não poderá ser paga com cartão corporativo.

Coluna de Aécio Neves, presidente do PSDB, publicada hoje na Folha de São Paulo, com o título "Jeitinho".

14 comentários

Jeitinho, hipocrisia, autoritarismo, mentiras: tudo isto é muito bem praticado pelos petistas e vai acabar com o Brasil, com as bençãos do povo brasileiro.

Reply


Coronel
Eles não prestam contas porque é esta a maneira Castro de ser....
As lideranças comunistas tem vassalos a quem não precisam prestar contas..
E qualquer argumentação em contrário é profundamente reacionário...
Onde já se viu cobrar explicações das elites "revolucionárias" e "progressistas" ???...
È assim que eles pensam....e quem for contra : PAREDÃO

Reply

Por que deu a paradinha em Lisboa? Foi colocar gelo nas palpebras roxas, após uma cirurgia. Ou foi só mais um rompante? Vontade dormir numa suite de 27 000 reais a diaria? Jantar em um restaurante de chef? Mas ela não é comunista? Não adora o pobrismo? Por que não foi dormir em Cuba? Sairia mais barato par os brasileiros se ela jogasse um celular num ajudante. Ou desse um chute em uma porta, como de costume. Não adianta ter chilique: vocEs são muito ruins de serviço. A inflação voltou, a corrupção corre solta nos 40 ou 50 ministerios, vai faltar energia, a Copa será marcada pelas manifestações com muita violência.

Reply

Muito bom, Senador.

Só discordo da construção verbal do último parágrafo: "Pode ser que um dia chegue a conta...." Deveria ser: "Está chegando o dia em que as contas deverão ser prestadas...". O povo não acredita na "oposição" por causa desse ranço da defesa ideológica da esquerda. Nunca bate para levar a nocaute, mas sempre há um ar de coleguismo ofendido, de compadrio aborrecido.

Reply

Essa gentalha toda não tem a menor noção da importância nem a competência exigida para o exercício dos cargos que ocupam. E o mais vergonhoso é que se dizem "de esquerda, comunistas e socialistas"... Já pensaram se eles se declarassem CAPITALISTAS?!
Aí! meus amigos, a vaca já tinha ido pro brejo há muito tempo!!!

FORA!!! GENTALHA!!! FORA dilma!!!
FORA lula!!! FORA pt!!! FORA!!!

Reply

Muito bom o texto. Quando o povo quer saber da presidente sobre os gastos, ela dá uma patada dessas. Poderia ter evitado a falação se houvesse transparência. Mas o PT não conhece essa palavra

Reply

Infelizmente os exemplos de alguns do nossos representantes apenas reforçam tristes estigmas que nos são atribuídos. Não podemos mais aceitar esse tipo de conduta. Podemos mudar a nossa situação escolhendo melhor representantes que façam uma gestão com ética, transparência e competência. Não podemos achar que é normal, que todo mundo faz, não é.

Reply

Infelizmente os exemplos de alguns do nossos representantes apenas reforçam tristes estigmas que nos são atribuídos. Não podemos mais aceitar esse tipo de conduta. Podemos mudar a nossa situação escolhendo melhor representantes que façam uma gestão com ética, transparência e competência. Não podemos achar que é normal, que todo mundo faz, não é.

Reply

É, o povo tem todo o direito de saber todos os gastos realizados pelo Governo Federal, efetuados com os impostos altos pagos pelo povo. Imagina se os ptralhas divulgariam no portal da transparência, jamais.

Reply

Matou a pau! Muito bom texto!

Reply

É bem simples a dima resolver isso, já que ela não tem nada a temer, abra todas as contas do governo e joga no portal da transparecia, pq será que ela não faz isso?

Reply

O PT sempre arruma um jeitinho de mascarar a realidade da atual situação do país, que obviamente está péssima. O fato é o que o povo não confia mais nesse governo, essa relação já está desgastada, precisamos de algo novo. Dessa vez votarei em Aécio Neves.

Reply
Eduardo Siqueira mod

Isso sim é um texto esclarecedor, so queria saber o porque do PT não ter tanta transparencia assim em seu governo.

Reply

Um governo que considera ótimo ter 40 milhões de pessoas vivendo as suas custas, não pode ser levado a sério. É a institucionalização da pobreza.

Para mim, esses programas "para cubano ver", são nada mais nada menos que programas de "transferência de renda" para a ilha comunista.

Renda que não será usada em saúde, educação ou mesmo na infraestrutura dos portos, que por sinal, vão gerar "mais renda".

Reply