Fundador do PT condena mensaleiros e aplaude decisão do STF.

Olívio Dutra: nada justifica o crime cometido por petistas no Mensalão.
 
Em entrevista ao Jornal do Comércio, de Porto Alegre, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, defendeu a prisão dos petistas condenados no mensalão e disse que não crê que o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) tenha sido político. — Funcionou o que deveria funcionar. O STF julgou e a Justiça determinou a prisão, então cumpra-se a lei —analisou Dutra.
 
Um dos fundadores do PT e ex-ministro das Cidades no primeiro governo Lula, Dutra classificou o desfecho da ação penal 470 como uma resposta aos processos de corrupção que, historicamente, “permeiam a política nacional”. Contrariando a tese majoritária do partido, o ex-governador sequer criticou a decisão do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, de ordenar a prisão de José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares em regime inicialmente fechado.
 
— Até pode ser questionado, mas as instituições têm seus funcionamentos internos. O que não se pode admitir é o toma-lá-dá-cá nas práticas dos mensalões de todos os partidos, nas quais figuras do PT participaram — avaliou o petista.
 
Dutra disse que respeita a história política de Dirceu e Genoíno, mas ressalvou que o passado de combate à ditadura militar não abona condutas ilícitas. — Há personalidades que fazem política por cima das instâncias partidárias e seguem seus próprios atalhos. Respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura, mas (a corrupção) é uma conduta que não pode se ver como correta — criticou.
 
Dutra, quando ministro das Cidades de Lula, foi isolado por José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil, antes do escândalo do mensalão vir à tona. Em julho de 2005, foi demitido retirado para dar lugar a Márcio Fortes, do PP – sigla também envolvida no escândalo de corrupção. Olívio avaliou que o PT precisa estar acima das personalidades políticas e disse que, na sentença do STF, “se fez justiça no caso de corrupção”.
 
— Não deveria ser diferente (sobre as condenações e prisões). Um partido como o PT não pode ser jogado na vala comum com atitudes como esta. Com todo o respeito que essas figuras têm, não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal, envolveram o partido. O sujeito coletivo do PT não pode ser reduzido em virtude dessas condutas. O PT surgiu para transformar a política de baixo para cima. Eu não os considero presos políticos, foram julgados e agora estão cumprindo pena por condutas políticas — dispara o líder petista. ( O Globo)

18 comentários

"Dutra disse que respeita a história política de Dirceu e Genoíno, mas ressalvou que o passado de combate à ditadura militar não abona condutas ilícitas. — Há personalidades que fazem política por cima das instâncias partidárias e seguem seus próprios atalhos. Respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura, mas (a corrupção) é uma conduta que não pode se ver como correta — criticou."

Aplaudo a posição do Olívio Dutra com relação às críticas aos mensaleiros e os aplausos para o STF. Discordo porém, do "respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura".
Lembrar daquele tempo do regime militar em que a sociedade vivia em perfeita harmonia e hoje, a marginalidade assola o país. O cidadão de bem sai de casa e não sabe se vai ser assaltado ou mesmo se vai voltar para casa. A maioria dos jovens não tem uma perspectiva de vida devido à péssima educação e pelo incentivo ao uso de drogas e à vagabundagem.
O que eles conseguiram ao longo do tempo depois do regime militar foi a destruição, degradação da economia, da sociedade, das famílias em benefício de si próprio, usando a população menos favorecida e ignorante como massa de manobra eleitoreira. Quem merece respeito e aplausos, são os militares que combateram estes criminosos que não satisfeitos com os crimes daquela época, continua os cometendo. Sendo assim, não os considero como presos políticos, mas criminosos ansiosos por poder para ter uma facilidade maior na prática dos seus crimes.

Deus salve o Brasil das mãos desses canalhas.

Reply

Finalmente, um petista fala o que já deveriam ter falado há muito tempo!
Na verdade, antes de ser petista, ele é filho de alguém que lhe ensinou valores morais e isso deve ter pesado na avaliação dos crimes dos "cumpanhero".

Reply

Já que o Olivio Dutra vai cirar janela para que abandidagem petralha atire pedras , eu , que não sou petralha vou começar: Olivio dutra, safado ! direitista! burguês! traidor da causa operaria !virou psdbista ! aderiu á direita ! Se aliou ás "elites golpistas !...vamos lá petralhada , mandem bala...

Reply

"Dutra disse que respeita a história política de Dirceu e Genoíno, mas ressalvou que o passado de combate à ditadura militar não abona condutas ilícitas"

Respeito a opinião de Dutra, mas não se pode mais aceitar esse "combate a ditadura militar" sabendo que queriam a ditadura comunista.
Gabeira, ex-guerrilheiro, sem rodeios nem mentiras afirmou:
“… os grupos armados tinham como programa esse processo de chegar a uma ditadura do proletariado … a luta armada naquele momento não estava visando a democracia”.
Gabeira não aceitou a indenização.

http://www.youtube.com/watch?v=vgfuYv2yq18

Como um ser humano,ainda tem a coragem de falar desses homens como heróis sabendo, hoje, que a ditadura comunista que queriam para o nosso País matou mais 100 milhões pessoas cruelmente?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=79HC57EagRQ

Chega de mentiras senhor Dutra.

Reply

Coronel,

concordo com o Coturneiro de 23 de novembro de 2013 09:13

Ficam com essa fantasia de "ser contra a ditadura militar".

Oras bolas! Tivemos uma ditadura militar para nos livrar dos malditos comunistas e agora eles, os comunistas, a começar pela Dna Dilma Vanda Roussef, querem enganar o povo e posar de heróis!
Assassinos, ladrões, guerrilheiros!

PRECISAMOS NOS LIVRAR DAS URNAS ELETRÔNICAS URGENTE!!

Ou querem mais de Dilmaldita e ditadura de esquerda bolivariana destruindo nosso país????

Flor Lilás

Reply

Nesse partido ninguém é santo.

"Quando o grupo do sindicalista bancário Olívio Dutra esteve no comando do governo gaúcho, houve a tentativa de usurpar nosso direito de opinar, criticar, divergir e pensar. Foram tempos difíceis, em que jornais e jornalistas conviveram com ameaças, desrespeito e intolerância. Tudo à luz do dia e em pleno regime democrático. Eu mesmo, diretor e editor de um site de opinião na internet, tive o contrato rompido unilateralmente pela Procergs/Via RS, responsável até então pelo envio de minha newsletter diária. É apenas um exemplo de como uma empresa de governo pode ser aparelhada para perseguir."

Fora da esfera da imprensa também foi um período duro, marcado por episódios grotescos de desprezo sistemático pelas instituições democráticas. Cito alguns casos, apenas para reavivar a memória de como os gaúchos foram afrontados pelos poderosos de plantão:

-Bandeira de Cuba, uma ditadura, hasteada na janela do Palácio Piratini no dia da posse de Olívio Dutra
-Destruição – com paus, pedras e coquetéis molotov – do relógio alusivo aos 500 anos do descobrimento do Brasil. O fato teve a participação de membros do governo e a anuência do governador
-Lavouras de pesquisa científica foram destruídas por hordas de convidados oficiais do Fórum Social Mundial, muitos deles com passagens e estadia pagas com dinheiro dos contribuintes gaúchos
-Invasão de lojas do MacDonald’s, com atos de violência contra os clientes
-Audiência oficial e privada do governador com liderança terrorista das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), grupo comunista responsável por milhares de assassinatos e mantido com dinheiro do narcotráfico
-Tentativa de sucatear a Escola Tiradentes, da Brigada Militar, uma das mais importantes do RS
- Abraço fraterno do secretário de Segurança, José Paulo Bisol, ao seqüestrador de uma lotação que manteve várias pessoas reféns durante horas
-Partidarização e ideologização da TVE, com uma porta invisível que impedia os divergentes de participar de programas da emissora
-Bandeira do MST na sala do secretário da Agricultura, Hermeto Hoffmann
- O uso de um boné do MAB, grupo ligado ao MST, pelo secretário de Segurança e o comandante da Brigada Militar, desautorizando o cumprimento de decisões judiciais pela polícia
- A ordem para que em todos os telefonemas atendidos nas repartições públicas fosse dita a frase: governo democrático e popular!
- A edição de cartilhas de lavagem cerebral nas escolas públicas
-Expulsão da montadora FORD, que assim como a GM, estava praticamente instalada no RS. Em apenas 5 anos na Bahia, dobrou o PIB per capita daquele estado
-Tentativa de invasão do jornal Zero Hora
Estes são apenas alguns entre centenas de eventos marcantes e notórios que tiveram o Rio Grande do Sul como palco naquele conflitado período. Mas também houve outras tantos atos de desrespeito e atentados à liberdade de expressão que passaram ao largo do conhecimento público. É certo que ficaram marcados na história daqueles que foram alvo de tais barbaridades. É este o enfoque de VANGUARDA DO ATRASO, singela contribuição democrática de um grupo de cidadãos. Uma obra constituída a partir de entrevistas com profissionais de comunicação e intelectuais que viveram as pressões e refletem a respeito. Este livro não é meu, é nosso. E acredito que passa a ser registro histórico importante.
Porque nunca é demais lembrar: que não conhece a história, está condenado a repeti-la”
Íntegra no:
Fonte :http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8346&cat=Ensaios








Reply

Coronel,
querendo dá uma de bonzinho. Parece até o JN sempre, quando é obrigado a falar contra a corja, faz referência a políticos de outros partidos.

Reply

23 de novembro de 2013 08:57

Hummmmmm!!!

"As violações constitucionais do Governo Olívio Dutra - 1a. Parte"

http://www.midiasemmascara.org/arquivos/5605-as-violacoes-constitucionais-do-governo-olivio-dutra-1a-parte.html

Reply

É melhor uma posição como essa do Olívio Dutra do que o cinismo escancarado de 99,99% do pt. Fora isso, não sei o que é mais patético: os punhos cerrados e os braços levantados dos mensaluleiros ou a crença esposada pelo Olívio Dutra de que o pt é outra coisa, o mensalulão foi um desvio dos companheiros. Jesus! Quer ver ele também acredita em Papai Noel! Ho, ho, ho...

Reply

Há uma afirmação fora do lugar, Sr. Olívio Dutra:

"(...) Respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura,(...)

NUNCA ESTA CORJA LUTOU CONTRA A DITADURA. AO COTRÁRIO, QUERIAM IMPLANTAR UMA DITADURA COMUNISTA NO BRASIL!

De resto, o trio Zé-Genoíno-Delúbio estão no lugar certo: CADEIA !!!!


Chris/SP

Reply



O Dirceu é um grande safado, genú também, delú também e etc..

Mas este Olívio é farinha do mesmo saco, e " cumpanheiro " de "trago" do cachaceiro apedeuta.

Passados anos da saída dele do Palácio Piratini, as faxineiras ainda achavam cascos da 51, espalhados por todos os cantos possíveis e inimagináveis do Palácio de Governo.

Fez o pior governo da história do RS como descrito acima nos comentários.

Reply

Espero que Lula aprenda com Dutra!!!!

Reply

Espero que Lula aprenda com Dutra

Reply

Todos aqui no sul sabem deste TOSCO, BURRO e TROUXA. Com estas características negativas, uma pode-se dizer positiva, ele é autentico.

Esta autenticidade, uma qualidade, só serve para ser enrolado pelo resto da QUADRILHA.

Saudações do Extremo Sul.

Reply

Petista de fundação pode NÃO SER UM PETRALHA e sempre coloco PETRALHAS NÃO É SINÔNIMO DE PETISTA e sim de bandidos do conjunto de partidos da base aliada, grande maioria do PT.

Reply

Se um dos fundadores do pt fez uma afirmação dessas é sinal que o seu cérebro ainda respira...

Reply

Dirceu, Genuíno e companhia, tem em mãos uma oportunidade de ouro de utilizar suas condenações como instrumento para denunciar e desmascarar toda essa corrupção "quase oficial" do financiamento privado de campanha, embutida no nosso sistema político-eleitoral, e aí sim, dar uma inestimável contribuição para o Brasil, talvez maior do que tudo o que já fizeram até hoje... Ou continuam pateticamente tentando encobrir os fatos, realimentando e perpetuando a corrupção, da qual somos todos vítimas, e eles cumplices e protagonistas ... E sim, culpados, principalmente por apos 11 anos de PT no poder, nada terem feito para acabar com este sistema perverso .

Reply

Se é petista é bandido!

Reply