O Brasil bolivariano do PT mostra a sua cara. Novo presidente da Unasul é um traficante, assassino e caçado pela Interpol. Sua escolha teve apoio de Dilma.

O fugitivo da Justiça, Dési Bouterse, recebeu todo o apoio  de Dilma para presidir a Unasul bolivariana.  Não é este o primeiro bandido apoiado pelo Brasil do PT. E Dilma não quer ser espionada pelos Estados Unidos.
 
O comunicado final da mais recente reunião de cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unisul) enfatizou o compromisso com "valores comuns como a democracia, o Estado de Direito, respeito absoluto pelos direitos humanos e a consolidação da América do Sul como uma zona de paz". Se é assim, nada justifica a entrega da presidência da Unasul ao Suriname, governado pelo notório Dési Bouterse.
 
A ficha corrida do presidente surinamês é extensa. Ele foi ditador entre 1980 e 1987, após um sangrento golpe militar, e de 1990 a 1991, também depois de uma quartelada. É acusado de diversas violações de direitos humanos, em especial o assassinato de opositores - no caso mais rumoroso, que gerou protestos no mundo todo, 15 jovens que haviam criticado a ditadura foram torturados e mortos pelos soldados de Bouterse na calada da noite. Em sua defesa, Bouterse diz que não foi ele quem "puxou o gatilho".
 
Em 2000, o ex-ditador foi condenado in absentia pela Justiça da Holanda a 11 anos de prisão sob acusação de tráfico de cocaína. Telegramas vazados pelo WikiLeaks mostram que Bouterse permaneceu no negócio das drogas pelo menos até 2006, organizando remessas de cocaína colombiana para a Europa, via Brasil, e há relatos de ex-colaboradores segundo os quais ele forneceu armas às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em troca de cocaína.
 
Há uma ordem de prisão contra Bouterse emitida pela Interpol, razão pela qual ele só consegue viajar por lugares que ignoram essa ordem e o reconhecem não como criminoso condenado, mas como chefe de Estado. Bouterse, por exemplo, esteve recentemente no Brasil, como convidado da presidente Dilma Rousseff, para prestigiar a visita do papa Francisco.
 
O ex-ditador, que nunca deixou de ser a figura mais influente do Suriname, tornou-se presidente em julho de 2010, em eleição indireta - ele foi escolhido pelo Parlamento graças a uma aliança com o partido de Ronnie Brunswijk, que um dia foi o principal inimigo de Bouterse e hoje é o homem mais rico do Suriname. Brunswijk também foi condenado na Holanda por tráfico de drogas.
 
Uma vez de volta ao poder, Bouterse nomeou o filho, Dino - outro narcotraficante condenado, inclusive no Suriname -, para chefiar a unidade de combate ao terrorismo no país. Dino esteve diversas vezes na Venezuela para apoiar Nicolás Maduro na sucessão do caudilho Hugo Chávez e também para negociar com as Farc a troca de armas por cocaína, segundo o jornal venezuelano El Nacional.
 
Foi justamente Dino o pivô do maior constrangimento da Unasul até a presente data. Poucas horas antes de seu pai tomar posse na presidência da entidade, na presença dos principais chefes de Estado do continente, ele estava sendo preso no Panamá portando cerca de 10 quilos de cocaína e um lança-granadas. Extraditado para os Estados Unidos, ele poderá pegar prisão perpétua.
 
Nada disso foi o bastante para constranger os dignitários sul-americanos reunidos em Paramaribo, a capital surinamesa. Nenhum presidente considerou a hipótese de rever a nomeação de Bouterse. Como se nada tivesse acontecido, a Unasul desejou "sucesso" ao ex-ditador condenado por narcotráfico.
 
Na mesma ocasião, como a comprovar a total desmoralização da Unasul, os presidentes renderam homenagem a Hugo Chávez, ressaltando "a dor do vazio que sua ausência nos deixou", qualificando-o como "símbolo de uma geração de estadistas" e exaltando seu "impulso visionário" para a criação da entidade. Entre as importantes decisões tomadas pela Unasul nessa vergonhosa cúpula está o compromisso em "participar e auxiliar nas atividades do Ano Internacional da Quinoa".
 
Seria apenas cômico, não fosse a Unasul, ao menos no papel, a principal iniciativa de integração continental. O Brasil poderia ter evitado o vexame estrelado por Bouterse, se seu governo não estivesse ideologicamente atado a compromissos que fazem da Unasul um palanque bolivariano. (Estadão)

18 comentários

"Há uma ordem de prisão contra Bouterse emitida pela Interpol, razão pela qual ele só consegue viajar por lugares que ignoram essa ordem e o reconhecem não como criminoso condenado, mas como chefe de Estado."

esse trecho resume o que eh o Bananão e seus comparsas bolivarianos bananeiros...

eh inacreditável o atraso a que estamos condenados...

vamos virar Cuba, sim...

Reply

Bouterse e Dima forma um belo par.

Reply

Coronel,

Diga-me com quem andas, que te direi quem és.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

"valores comuns como a democracia, o Estado de Direito, respeito absoluto pelos direitos humanos e a consolidação da América do Sul como uma zona de paz"

São palavras ao vento que nada significam! As atitudes dessa canalha vermelha demostram que são totalmente avessos aos escritos acima! São monstros cínicos que enganam a todos.

Nossa soberania e segurança nacionais estão ameaçadas!
SOCORRO FORÇAS ARMADAS!

Flor Lilás

Reply

O Brasil descambou para um caminho em que criminosos são valorizados e trabalhadores são desprezados, humilhados.

Reply

É sempre o PT se unindo à escória!

Valorizam a bandidagem!
Humilham o povo brasileiro!

VERGONHA!!!!


Chris/SP

Reply

Coronel,

O PT esta desmoralizando o Brasil.

Quer voltar a 1964 e declarar o Brasil socialista!!

JulioK

Reply

Coronel,
ela tem de dá apoio aos seus. Ainda tem gente que acha que a Anta II é decente.

Reply

O Suriname tem população menor que Ribeirão Preto, menos de 300.000 habitantes em área semelhante à do Estado de São Paulo. O território das três guianas foi ROUBADO DO BRASIL pela Inglaterra, imposição a D.Pedro primeiro para reconhecer o Império em 1825 ou mandariam reforços a Portugal e só em 1950 pelo menos estaríamos independentes, de Portugal e Reino Unido, seria um Canadá, colônia inglesa bilingue, SP falaria Tupi Guarani, o nordeste Português e outros falariam inglês e CRIOLE, uma mistura de português com outras línguas, NO SURINAME O CRIOLE é mescla de português com holandês, no Haiti é com francês no Paraguai é português ( Ciudad del este ) e criole ou Guarani no resto.
*** Os paraguaios não entendem várias palavras de castelhano DO PORTUNHOL, só conhecem português e Guarani.
-
-
O BRASIL DEVERIA EXIGIR DEVOLUÇÃO DO TERRITÓRIO DAS TRÊS GUIANAS, os países ficariam como ESTADOS LIVRES ASSOCIADOS AO BRASIL ( mantendo as línguas oficiais ) o interesse é o mar e fronteira da Venezuela, na Guiana Inglesa tem muito petróleo e ouro ( falta furar ), é contíguo das imensas jazidas da Venezuela.

Reply

Que a Europa e América do Norte entendam: Os próceres do Foro São Paulo mantêm-se sob o abjeto negócio das drogas, o que, para eles, une a necessidade de dinheiro e a satisfação de destruir valores da sociedade ocidental. De quebra, ainda sustentam o terror islâmico, hoje com burras cheias de dinheiro pela lucrativa distribuição de cocaína, produzida no Peru, Colombia e Bolívia, e traficada internacionalmente via Brasil. Intervenham neste perigo chamado América do Sul,a Síria é um perigo muito menor.

Reply

Pelo estilo, viés político e bom texto, foi certamente redigido pelo jornalista Marcos Guterman. Que tinha um interessante blog no site do Estadão.

Reply

Eu acho que ela tá com sorte. Dependesse de mim eu já tinha mandando a cavalaria operar para derruba-la.

Que saudade dos tempos em que os americanos derrubavam governos sórdidos e canalhas !!!!!

Reply

Coronel,

a forto lá no Tambosi mostra Dilma brincando na foto, super bem humorada.
Realmente ela se sente muito a vontade com seus amiguinhos bandidos, ditadores.

http://otambosi.blogspot.com/2013/09/novo-chefe-da-unasul-de-lula-e-chavez-e.html

Flor Lilás

Reply

O Brasil é uma verdadeira DITADURA DA IMPUNIDADE!

Reply

Essa é a UNAMERDA! Um grande ajuntamento de idiotas e foras-da-lei. Como diria meu avô, um monte de merda.

Reply

Querem coisa mais abjeta e repulsiva do que ultrajar o dia da independência da nossa Pátria? Vejam isso: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/09/agitadores-comunistas-desfraldam.html.
Simplesmente nojento! Temos que tocar a PeTralhada urgente! É questão de soberania nacional!
Forças Armadas Urgente!

Reply

Depois a dilma e sua corja acha absurdo os USA estarem espionando o governo brasileiro.
Dona Dilma pelo jeito nunca deixou de ser terrorista, poque depois das práticas de integrante de grupos teroristas na época do governo militar, ela continua interagindo com esses traficantes perigosos e procurados .

Acho ótimo os USA espionarem essa corja , eu como brasileiro me sinto em perigo com o PT no governo e me dá um pouco de esperança e tranquilidade saber que os USA estão de olho nessa quadrilha de corruptos criminosos.

Reply

Vê-se que a América Latina esta sendo governada por gigantesca quadrilha chegada ao vale tudo, numa clara afronta à democracia que esses mesmos dizem ter lutado para conquistar.
Se conquistaram-na, porque agora querem destrui-la?
A falta de resposta é a prova de que a luta não foi por democracia, mas pela instalação de uma criminocracia que lhes proporcionasse poder para zombar da sociedade e lavar o ódio contido por quem trabalha duro e obtém sucesso na vida. É sabido que os bandoleiros socialistas não são chegados ao trabalho, mas gostam de vida boa através da dominação. Infelizmente os idiotas úteis acreditam neles.

Reply