Corrigindo: 8 a cada 10 brasileiros consideram os partidos corruptos ou muito corruptos.

Cerca de 81% dos brasileiros consideram os partidos “corruptos ou muito corruptos”, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela Transparência Internacional. Isso quer dizer que quatro de cada cinco pessoas põem em xeque a base da representação política no País. Os números do levantamento concluído em março traduzem uma insatisfação que ficou explícita três meses depois, com a série de manifestações que se alastraram pelas cidades brasileiras. Se comparados à percepção de moradores de outras áreas do globo, fica claro que os brasileiros estão mesmo descontentes. Na média dos 107 países que participaram da pesquisa organizada pela organização não governamental, algo em torno de 65% dizem que os partidos são “corruptos ou muito corruptos”.
 
A mesma pesquisa – feita em 2010 pela Transparência Internacional – mostra que, no Brasil, a situação se agravou: três anos atrás, o índice de descontentamento sobre o tema era de 74%.Os dados nacionais sobre percepção de corrupção – obtidos após entrevistas com 2.002 pessoas – mostram também que, depois dos partidos, o Congresso é a segunda instituição mais desacreditada. Cerca de 72% da população o classificam como “corrupto ou muito corrupto”. Na média mundial – foram 114 mil entrevistas –, o índice é de 57%. A pesquisa ainda perguntou se os entrevistados consideravam eficientes as medidas dos governos contra a corrupção: 56% dos brasileiros disseram que não; 54% da média mundial também.
 
“O desprestígio dos partidos e dos políticos é muito grande, disse Alejandro Salas, um dos autores do informe da Transparência Internacional. “O resultado é triste. Os partidos políticos são pilares da democracia”, disse. Na avaliação de Salas, o que tem sido positivo no Brasil é que as pessoas que saíram às ruas para se manifestar fizeram uma ligação direta da corrupção na classe política ao fato de não haver serviços públicos adequados. “As pessoas fizeram a relação direta entre a corrupção e a qualidade de vida que têm”, disse. “Para muitos, o mais dramático é que o Brasil cresceu nos últimos anos. Mas as pessoas perceberam que os benefícios não foram compartilhados e que parte disso ocorreu por conta da corrupção.”

 
            


  
‘Caixa-preta’. Segundo o autor do informe, os indicadores mostram que os brasileiros estão cansados de não saber como o poder é administrado, quem paga por ele, quem recebe e quem se beneficia. “Os partidos são como caixas pretas e, para mudar essa percepção, uma reforma importante será dar mais transparência ao financiamento dos partidos. “Ainda segundo a avaliação de Salas, que é diretor regional da ONG para as Américas, as manifestações nas ruas no Brasil colocaram “uma pressão enorme” sobre os políticos. “Depois das manifestações no Brasil, se os partidos não mudarem, vão acabar de se afundar”, afirmou. O representante da TI alerta também para a possível aparição e fortalecimento de líderes carismáticos por causa do descrédito dos partidos políticos. Conclui, porém, que o resultado das manifestações de junho é positivo. “O que ocorreu dá esperança.
Os dados mostram que, no Brasil, 81% dos entrevistados disseram que podem fazer a diferença no combate à corrupção. Na médias dos países envolvidos na pesquisa, o índice é de 65%. Numa escala de 1 a 5, onde cinco é o grau máximo de corrupção, o setor público brasileiro atingiu nota 4,6. “A taxa é mais elevada que no resto da América Latina”, afirmou Salas.
Cerca de 70% dos entrevistados no Brasil acreditam que a corrupção no setor público é “muito séria”, contra uma média mundial de apenas 50%. Em torno de 77% dos brasileiros admitem que ter “contatos” na máquina publica é “importante” para garantir um atendimento. A percepção em relação ao setor privado se inverte. No Brasil, apenas 35% das pessoas acham que as empresas são “corruptas ou muito corruptas”. Fora do País, a média é superior: 45%.
Disposição. Outra constatação da Transparência Interna cional é que, no Brasil, a proporção de pessoas disposta a denunciar a corrupção é mais baixa que a média mundial: 68% diante de 80%. Cerca de 44% dos entrevistados disseram que não denunciam por medo, enquanto outros 42% alertam que suas ações não teriam qualquer resultado. “Se o governo estiver sendo sincero de que quer combater a corrupção, precisa criar mecanismos que permitam a denúncia e que protejam as pessoas”, disse Salas. Entre os que aceitam fazer a denúncia, a maioria revela que para tal usaria os jornais, e não os órgãos oficiais do governo.
Um a cada quatro entrevistados no Brasil admitiu que pagou propinas nos últimos dez meses para ter acesso a um serviço público. “O pagamento de propinas continua muito alto. Mas as pessoas acreditam que têm o poder para parar isso”, disse Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional. Para ela, os políticos devem dar o exemplo, tornando públicos a sua renda e os ativos de família.
Outras instituições. Depois dos partidos e do Congresso, a polícia aparece na pesquisa como a instituição mais desacreditada. Cerca de 70% dos brasileiros a classificam como “corrupta ou muito corrupta”. No resto do mundo, o índice é de 60%. O Judiciário, entre os brasileiros, tem mais crédito do que entre a população dos outros países. Aqui 50% apontam a instituição como “corrupta ou muito corrupta”. Fora, o índice é de 56%. As Forças Armadas aparecem com índice baixo de percepção de corrupção. No Brasil é de 30% e na média dos outros países da pesquisa da Transparência Internacional, 34%. (Estadão)

20 comentários

Dois a cada dez brasileiros são envolvidos com corrução ou não abriram o olho para enxergar o elefante cor-de-rosa com bolinhas roxas sentado no sofá da sala.

Reply

Coronel,
para colaborar com esses dados, hoje, com as ouvidorias obrigatórias nos diversos órgãos e empresas do governo, as reclamações são muitas. O povo realmente reclama e pede providências. Acontece que se é dado uma resposta qualquer, uma desculpa ou explicação e fica tudo resolvido. Os casos pontuais são em algumas momentos solucionados mas, suas causas e origens não, ficando latente até outra reclamação. E assim a vida dos brasileiros continua sendo enrolada até que a revolta explode. Espero que essas explosões se traduza nas urnas, tirando essa canalha do poder.

Reply

Cel
Os cerca de 19% dos brasileiros que não consideram os partidos “corruptos ou muito corruptos” são políticos, os que estão em cargos comissionado ou recebem alguma Bolsa.

Conclusão 81% dos brasileiros trabalham para sustentar 19% de parasitas que colocam $$$ na CUECA.

Átila

Reply

Você quer dizer oito a cada dez brasileiros...

Reply

Então,por essas e muitas outras coisas/ motivos, precisamos mudar JAAAAAAAAAA.
Eliminar de vez todo e qualquer meio obscuro de se esconder os fatos da população BRASILEIRA, acabar com as caixas PRETAS/ VERMELHAS, dos cartōes de credito corporativo,sigilo das contas dos politicos e seus aceclas,eliminar URNAS ELETRONICAS como estão hoje,acabar com os IMPOSTOS SINDICAIS, reduzir a carga tributaria, para os mesmos niveis dos serviços hoje fornecido para nossa população,acabar com as mordomias dos politicos, em geral,devemos eleger somente HOMENS publicos, com ou sem partido, que aceitem trabalhar para o povo com um bom salario e sem qualquer regalia, etc,etc,etc.
Com TRANSPARENCIA eliminaremos TODOS os ralos por onde vai nosso DINHEIRO ,e iniciaremos uma NAÇÃO de VERDADE .
FORA incomPeTentes, CANCER do nosso PAIS, juntamente com todos e qualquer sindicalista e bem os comunistas ( pois se comunismo fosse BOM, nossos pseudos comunistas JÁ teriam ido envies há tempos).

Reply

Coronel, desculpe, mas não seria: "oito em cada dez brasileiros consideram..." ?

Reply

O titulo do post não seria "oito a cada dez brasileiros"?

Reply
OBSERVADOR INDEPENDENTE mod

bom dia Coronel

saudações e com o devido respeito, solicito-lhe corrigir o título, o correto é

8 EM CADA 10 BRASILEIROS ACHAM OS PARTIDOS CORRUPTOS..

Reply

José Serra no Roda Viva, Twitter, Facebook, etc.
FHC no programa "Na Moral" e também no Roda viva.
Marina Silva no programa Énotícia, no programa do Ratinho e nas redes sociais.


E o Aécio ? Alguém viu ele por aí ?
Só aquele artigo de marqueteiro na Folha ? Não é atoa que ele é o único que não cresce nas pesquisas. Até o Serra começou a aparecer nelas...



Reply

Bom dia Coronel,

Acho que viria a calhar um post sobre a Revolução Paulista 32 contra os desmandos do lunático Getúlio Vargas. São somente épocas diferentes, mas o propósito é o mesmo.

Em tempos de mudança, resgatar um exemplo positivo do nosso passado recente é bom para inspirarmos os jovens que caminharam nas ruas desse Brasil todo.

Forte abraço.

Reply

No título:
"Um a cada oito brasileiros" ou "Oito em cada dez"?

Não é 81%?
1/8 dá 12,5%
81% é aproximadamente 8/10.

Reply

Coronel:

Convém alterar a manchete errada para:

Oito em cada 10 brasileiros...

Reply

cel,

Quem deveria dar o exemplo, não dá por isso contamina o país inteiro. Se a presidente desse exemplo, metade da corrupção não existiria. Fora a corrupção, a velhaquisse, o sinismo, tambem indigna as pessoas de bem deste país.

Reply

Nem tão off assim!

RA está de férias mas não resiste em escrever. Texto bem a propósito do que está p/ ser votado no CN !

FIM DO MAL CHAMADO “FORO PRIVILEGIADO” É SÓ O MORALISMO DANDO UM TIRO NO PÉ DA MORALIDADE
(...)
A primeira chicana do julgamento do mensalão foi justamente o pedido encabeçado por Márcio Thomaz Bastos para que os não políticos e os políticos sem mandato — como José Dirceu, por exemplo — fossem julgados na primeira instância. Vocês já se esqueceram daquele voto “de improviso” de Ricardo Lewandowski que tinha 70 páginas???

(...)
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/fim-do-mal-chamado-foro-privilegiado-e-so-o-moralismo-dando-um-tiro-no-pe-da-moralidade/


O povo que escreve cartazes na rua deveria pensar e prestar um pouquinho mais de atenção aos fatos. Não fosse o STF, os mensaleiros não teriam sido julgados. Estariam lá na 1ª instância, e com vários recursos à sua disposição. Reinaldão tem razão neste caso!

Chris/SP

Reply

Mas eu acho é que são TOTALMENTE CORRUPTOS . Bota aí na estatística os coturneiros que ja ja fecha 100%.

Reply

CEL,

off-topic

O que o Senado brasileiro faz:

O político e guerrilheiro Carlos Marighela, fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) e considerado "inimigo público número um" pelo regime militar, será homenageado pelo Senado em sessão especial marcada para as 11h da segunda-feira (8).


Fonte www.defesenet.com.br


Índio Tonto/SP

Reply

CEL,

Complementando comentário anterior:

Carlos Marighella
Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano – 1969


O país incapaz de ter um prêmio Nobel em literatura homenageia a quem tem sua obra como base para grupos guerrilheiros, dos mais diferentes matizes, em todo o mundo.

O Editor (DefesaNet)


Índio Tonto/SP

Reply


Índio Tonto/SP,

realmente o mundo está de ponta cabeça.

Espero que essa homenagem a esse guerrilheiro faça ferver o sangue de nossos generais e que nossas valorosas FFAAs se preparem e nos livrem logo desse mar de vermelhos...

Flor Lilás

Reply

Eu lhes pergunto: A HUMANIDADE É OU NÃO É CORRUPTA? POR QUE SE A HUMANIDADE ACEITA TANTOS CRIMES, É POR QUE A HUMANIDADE É CORRUPTA.

Reply

CEL,

Flor Lilás, temo que já seja tarde. Como disse o Igor Correia acima a humanidade é corrupta pois aceita tudo. No caso brasileiro a corrupção é o chamado "jeitinho brasileiro" aliado à falta de instrução do povo e o seu servilismo. O povo é pacífico (bobo) então se implanta aqui o que se quiser até o lixo do comunismo por um semianalfabeto chamado Lula e um bando de guerrilheiros. Pode?


Delenda PT est!


Índio Tonto/SP

Reply