Médicos acusam governo do PT de precarizar a saúde.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com entidades da saúde, anunciou nesta segunda-feira que nos próximos dias as medidas do programa Mais Médicos, anunciado nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, serão questionadas na Justiça, por contrariarem a Constituição ao estipularem “cidadãos de segunda categoria, atendidos por pessoas cuja formação profissional suscita dúvidas”. Além disso, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNM), Geraldo Ferreira, fez duras críticas ao programa e falou que pode haver uma greve geral da categoria contra as medidas anunciadas. Ferreira afirmou que no próximo dia 11 a categoria vai participar de uma manifestação em que vai discutir a possibilidade de uma greve geral.
 
— Precisamos dar uma resposta forte ao governo. O sentimento do médico é de que o governo procura confronto — disse o dirigente. Para Ferreira, o programa precariza o trabalho do médico brasileiro e explora a mão de obra do profissional. O dirigente comparou as medidas à exploração de trabalho escravo. — Lamentamos profundamente a contratação do médico de forma precarizada como foi anunciada. O que o governo deveria fazer era realizar concursos e pagar decentemente o profissional, e não oferecer uma bolsa de R$ 10 mil, o que desrespeita a legislação trabalhista. Causa revolta — disse Ferreira.
 
Na carta, assinada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional De Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal De Medicina (CFM) e Federação Nacional Dos Médicos (FNM), as entidades reconhecem que o governo precisa melhorar o acesso à saúde, mas avaliam que as medidas anunciadas mostram “incompreensão das autoridades à expectativa real da população”, e não “medidas paliativas, inócuas ou de resultado duvidoso”. Elas avaliam como “irresponsáveis” a vinda de médicos estrangeiros sem aprovação no Revalida e a abertura de mais vagas em escolas médicas “sem qualidade”.
 
Além da importação de médicos, o plano anunciado em Brasília prevê que curso de medicina terá mais 2 anos, com serviço obrigatório no Sistema Único de Saúde. O estudante receberá bolsa pelos serviços e a medida deve valer em 2015. As entidades da área de saúde questionaram o aumento em dois anos do tempo de formação dos médicos, o que eles chamam de “manobra que favorece a exploração de mão de obra”.
 
Fereira também criticou também a contratação de médicos estrangeiros sem necessidade do Revalida, o exame de reconhecimento do diploma. — O Revalida é o atestado desse médico. Sem ele não teremos a menor condição de saber se o profissional tem uma formação adequada. O pior de tudo é que o governo quer trazer sem o Revalida e fixá-lo num lugar de onde ele não poderá sair. Isso é trabalho escravo. Vamos denunciar na OIT (Organização Internacional do Trabalho).
]
Ferreira criticou também a ampliação de seis para oito anos o curso de Medicina, com a exigências que nesses dois últimos anos o profissional se dedique ao SUS. — Essa é outra exploração grosseria do trabalho médico. Não sei quem foi o cérebro que pensou nisso. É indecente. O médico não completa o curso em seis anos. Ele faz mais três ou cinco de especialização para poder entrar no mercado. Ou seja, vai pular de 11 para 13 anos de formação. É um contrassenso — disse. ( O Globo)

41 comentários

CEL,

Hoje à tarde a TV Senado mostrou os líderes dos partidos manifestando-se favoráveis à PEC de criação da carreira única de médico de estado.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,

é um total absurdo o que o governo está fazendo.

Há necessidade urgente de FECHAR certos cursos de medicina de péssima qualidade!

Precisa injetar um monte de dinheiro para melhorar a qualidade dos hospitais universitários que estão sucateados. Não abrem concursos para profissionais - falta enfermagem!

Falta material para coisas básicas. Tenho colegas que trabalham nesse tipo de serviço e é terrível a condição em que trabalham - goteiras, alagamentos... Maquinário velho. Falta exames, medicações. Insegurança. Profissionais sendo agredidos por pacientes que acabam sendo tratados sem respeito por que faltam cama, macas, até cadeira para sentar...

O governo está tentando impor a tal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. É uma tentativa de cobrar dinheiro de quem tem convênio médico... Quem não aderiu está sendo boicotado pelo ministério da educação com corte de verbas! O que já era ruim, ficou pior.

Sem falar no salário que é aviltante para atender uma quantia gigantesca de pacientes, a maioria grave.

Há necessidade de que a população compreenda que não é culpa dos médicos. É culpa desse sistema espúrio que está falido.
Dependendo do lugar o médico tem que decidir quem vai morrer, porque não tem respirador ou leito de UTI...

Imaginem-se em tal posição. Terrível.
Esse ministro é um comunista de marca maior, tentando se aproveitar da situação e tapar o buraco da falência do sistema importando comunistas com qualidade médica zero.

Realmente, é o fim do mundo...

Flor Lilás

Reply

"O sentimento do médico é de que o governo procura confronto — disse o dirigente." Pô, acordou agora? A canalha comunista nunca desiste, a não ser que seja contida.

Reply

Essa petealha deveria baixar uma medida provisória obrigando todo cidadão que pretenda se candidatar a cargo público eletivo, concursado ou por indicação política, tenha que trabalhar ao menos 2 anos como bolsista em hospitais, cadeias, etc

Reply

O povo tem que fazer igual no Egito sair pra rua e sô sair quando este governinho de merda for derrubado, aderrubada tem que ser agora ,o pais não aguenta mais estes comunistas vagabundos destruindo o nosso pais.O globo reporter da semana passada mostrou o Chile ,um prospero pais na America Latina e isto o Chile deve a Pinochet que prendeu os canalhas dos comunistas que queriam destruir o Chile no estadio nacional e mandou fuzilar a maioria e foi isto que ajudou o Chile a ser o pais prospero que é hoje.Portanto sô nos resta usar um destes estadios que estão sendo construido pra prender toda esta gangue de comunistas safados e vir com avião cheio de bomba bombardeando tudo e limpando nosso amado pais destas tranqueiras que estão acabando com a patria,Morte aos comunistas.

Reply

Coronel, o governo boçal da Dilma vai usar a Rede Globo de Jornal e Televisão, assim como os demais jornais brasileiros, para desviar a atenção dos protestos, focando na bobagem dos Estados Unidos espionando Brasil. Temos algum segredo importante em Banânia? Mais uma vez o povo vai ser enganado.

Reply

É uma meleca essa guerrilheira idiota. Ô governo ruim de amargar! Já pensou no que vai acontecer com a formação médica? Veja bem: 6 anos de formação, 2 de estágio no SUS, dois de residência médica, e mais 3 ou 6 anos em outra especialização como cirurgião. Essa é uma idiotice que os médicos não podem engolir. Pior é que o governo quer colocar nas costas dos médicos a responsabilidade pelo fracasso na saúde. Reajam enquanto é tempo doutores, a desmoralização os espera no fim da linha.

Reply

dilmaluca!!!!!!!!pirou de vez.................

Reply


Flor Lilás 20:41 disse:
"É uma tentativa de cobrar dinheiro de quem tem convênio médico..."

Olá Flor, concordo e dou total apoio a sua critica.
No meu caso, tenho um excelente Plano de Saúde, entretanto, as vezes, devido a distancia ou o avançado da hora, sou obrigado a ir ao PA 24 horas ao lado de casa e, sempre fui muito bem atendido e medicado.
Assim, sinto-me muitas vezes chateado, pois acho que meu Plano de Saúde deveria sim, ressarcir o SUS pelo atendimento que me foi prestado.
A grande maioria dos médicos cobram um por fora alegando que o que recebem do Plano é muito pouco.

Pagar pois, ao SUS quando de atendimento ao beneficiário do Plano, seria o certo a ser feito.

Diretamente da City que Ri, no frio eterno.

Reply

Essa história de importar médicos é mais um GOLPE do PT. Existe má fé nessa medida, tem interesses espúrios do PT por trás dessa paródia. Inclusive é um tiro no pé! Onze anos no governo, e esses igorantes incompetentes não investiram na educação e formação de médicos para conseguir número de profissionais suficientes para atender a demanda desse Brasil gigante. Essa incompetência do PT levou a saúde ao caos que se encontra, assim como a incompetência do PT levou ao sucateamento do Pais sem segurança (vão importar soldados de fora também?) , ao sucateamento da educação com professores sem salários e sendo agredidos por bandidos e alunos (vão importar professores), ou só lembraram de aparelhar a saúde formando comunistas em cuba para vir fazer lavagem cerebral na sociedade como um todo?

Concluindo, para salvar o Brasil, acho que o que deve ser IMPORTADO é um novo governo para substituir esses corruptos incompetentes que está presidência do país.

Reply

Como o governo petista entende apenas de corrupção e desconhece serviços de qualidade em qualquer setor, pouco se importam com a qualificação de funcionários para atender nas Instituições brasileiras. Se Lula passou 8 anos fazendo apologia a ignorância, se orgulhando de nunca ter obtido um diploma e os puxa sacos preferem seguir o mesmo raciocínio, para manter as vantagens que usufruem com dinheiro público. Esperar o que dessa gentalha?
A população não pode baixar a guarda e deve
sair às ruas pedindo o IMPEACHMENT da ignorante que está presidente.

Reply

Como medico-residente, a única leitura que eu tive a capacidade de fazer desta medida da porca guerrilheira, correlacionando meu dia a dia com o utópico,falido e comunista SUS e os seus usuários, se resume a uma única palavra: desespero!!

E mal sabe ela que o "povão" não a engole mais!!!

Dilmão, vc e o PT já era!!!!! Vcs deram tapas na cara de todas as classes de profissionais!!!

Aviso: se vcs ,por acaso(bem por acaso mesmo!) ganharem as eleiçoes de 2014, se preparem para guerra!!

1964 será uma moça perto de 2014!

Reply

Coronel,

alguém lá embaixo disse que a MP permitindo a atuação dos médicos cubanos já foi assinada...
Alguém sabe a respeito de mais essa barbaridade da guerrilheira-assassina?

Flor Lilás

Reply

Aparentemente desistiram de trazer os médicos cubanos. Há várias razões para o governo desistir da ideia, isso mas acho que estão aproveitando para fazer como naquela piada da família que tem 12 filhos e que reclama muito porque não há espaço em casa. Aconselham para que traga uma cabra para morar com eles (trazer o médicos de Cuba). A situação fica muito pior e quando, depois de umas semanas, tiram a cabra (desistem de trazer os médicos cubanos) ninguém mais reclama da falta de espaço.
O que o PT quer é trazer os brasileiros, indicados pelo PT e pelo MST para fazer cursos de medicina em Cuba, para exercerem a profissão no Brasil sem precisar revalidar o diploma. E VÃO CONSEGUIR ISSO SEM QUE NINGUÉM RECLAME. São mais de 500 e muitos mais virão se não for necessária a revalidação.

Reply

Parece que arrumaram outro foco,no caso da tal espionagem.Andam em pessima companhia e nao querem ser vigiados.Pelo tom, parece que vao atacar a quarta frota.EE.UU. Divulguem os dados dos safados.

Reply

Coronel,

que pena que tudo isso só está ocorrendo agora.

Poderia ter acontecido quando Dna Dilma apareceu com aquele famoso nódulo que foi biopsiado no dia seguinte de seu descobrimento, e a quimio iniciada no final de semana, dois dias após a biópsia.

Ela poderia ter sido atendida por um desses cubanos.
Mesma coisa para o Luladrão com seu tumorzão de laringe.
Os dois já estariam, mortinhos-da-silva, com seus amiguinhos do peito: Kadafi, Sadam, dando umas voltas em seu lugar de origem...

Flor Lilás

Reply

As entidades representativas vão ingressar no STF contra a medida? Ah, tá... quem será o Relator? Toffoli? Lewandowsky? Quem?

Reply

Cel.

Esse alexandre quadrilha é oportunista e temos que desquadrilhar essa corjan petista.Como cidadão, quero plasil, pois haja estomago para ouvir tanta m.........

Toloco

Reply

Sinceramente !!!!!!!!!!

Com estes vermelhos fdp no governo estamos mesmo é fudididos.!!!!!!

Só paredão para esses vermelhos disfarçados.........

Reply

Tudo para desviar a atenção dos brasileiros. A Globo só fala de futebol, da espionagem dos americanos ha mais de 10 anos atras (bem feito:quem manda ser pais atrasado e corrupto), dos empregos sendo gerados (emprego de auxiliar de cozinha para Copa). Escravidão de médicos. Pais padrão Fifa..

Reply

Como sempre, a madame não assume nenhuma responsabilidade pela péssima situação da saúde pública no Brasil. O que faz é jogar a bomba no colo dos médicos - assim como também jogou a bomba do plebicito no colo dos congressistas. Se a situação piorar (e vai piorar, pois madame não tem nenhum plano de governo), então é só botar a culpa nos outros.

Reply

Brasileiros,

Mais um golpe para responder as manifestações. Estamos sendo taxados de burros, idiotas, etc.

PUTA-QUE-PARIU, até quando vamos ter de aguentar isso?

Reply

Coronel, é impressionante como a governanta e assemelhados políticos tomam decisões sem uma preocupação de consultar o conselho dos médicos ou algo que o valha, é incrível????? Essa atitude unilateral em relação ao que o povo realmente deseja, assemelha-se a de uma ditadura!!!!

Reply

SEGUNDA CARTA À PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF




Excelentíssima Senhora Presidente da República.

Já nos conhecemos, a senhora e eu. Dessa vez, portanto, não vai haver apresentação. Vou começar lembrando à senhora algumas curiosidades.
Oito anos é atualmente o tempo máximo de mandato de presidente da república,não é?

http://ataqueaberto.blogspot.com.br/

Reply

Mais um absurdo que a Anta terá que voltar atras

Governo medíocre de comunistas

Reply

FFAA já , igual Egito. Prender Dilma e outros comunistas

Reply

Esta idéia de o médico fazer dois anos de residência no SUS antes de obter seu diploma de médico definitivo só pode ter saído de uma mente prá lá de autoritária.

Se o médico fizer faculdade pública, ou obtiver subsídios do estado, ou sei lá o que, vá lá. É uma forma de compensação.
Se o médico estudou em escola privada, custeou seus estudos, sem nenhum tostão de ajuda do estado, ele não deveria ser obrigado a ir para o SUS fazer residência de 2 anos. Esta obrigatoriedade é um absurdo.

Vai vir confusão por aí!


Chris/SP

Reply

O problema não está nos médicos e sim na estrutura hospitalar.

Reply

Quando é que dilma vai começar a trabalhar? Jogar a culpa nos outros é fácil!

Reply

Onde é que está a oposição?!!!

O governo agora, para desviar a atenção, vem com essa de que o governo americano estaria espionando o Brasil!

Ora... seus vagabas!!! O tal Snowden, um reles comunistinha é que é o acusado da história!! o vasamento se deu totalmente em função delle - tanto que fez o que fez, fugiu e foi pedir asilo aonde? na rússia... pátria do comunismo falido - como nem os russos quiseram ele por lá, elle foi ficando sem opção e acabou apelando para um comuna de 5ª categoria: Evo Morales...

Fala sério!!!

Reply

País de m...nunca via nada igual.

Banânia se superou de vez.

Nem preso neste país tem trabalho forçado, tá-que-pari.

Não sou médico mas vejo que o caldo deste governo está entornado:procuram o confronto gratuito e sem sentido, é fato.

Médicos são formadores de opinião e vão dar o troco nos petralhas em 2014, a Búlgara pode aguardar.

Por estas e outras que detesto petralhas e comunistas.

Reply

Governo ruim: 11 anos de petralhas e o SUS está pior. Na UTI.

Querem lançar nas costas dos médicos o caos total da saúde e a falência do sistema público, sucateado e podre.

Populismo e mentira!!!

GENERAL AUGUSTO HELENO PRESIDENTE
KATIA ABREU VICE EM 2014.

Reply

Boa noite Coronel.

Acompanhava sempre seu blog durante o fatídico ano de 2010 e confesso que após as eleições me decepcionei contigo.

A grande maioria dos seus posts era voltada no "por que perdemos a eleição". Os motivos sejam eles quais foram só podem nos servir de aprendizado para a guerra que se avizinha no próximo ano.

Hoje cá estava eu lendo um ou outra notícia aqui e ali quando resolvo voltar as origens e ver se o amigo ainda dispunha da mesma disposição do pleito pré eleitoral de 2010 e que grata surpresa eu tive!

Sempre divulguei seu blog e todas as vertentes levantadas pelo amigo e, é com muita satisfação que vejo posts elucidativos como a muito eu não os via.

Não se esqueça amigo, o nosso foco é tirar do executivo e legislativo esses esquerdopatas bolchevistas/chavistas e tantos outros adjetivos pejorativos que poderia passar a madrugada a fio.

O momento é de unir a oposição e não de apontar o dedo para quem quer que tenha errado neste ou naquele momento.

Um forte abraço do seu admirador.

Reply

Para os comunistas a vinda de médicos estrangeiros de Cuba, não tem nada a ver com a melhoria do serviço, mas sim com a introdução no país de pessoas já "formadas" na ideologia. É o PAC às avessas do governo: Programa de Comunização Acelerada do País...

Reply


O que foi realizado nos quase 3 anos de total "des"-governo da gerentona de araque ????

Além de estádios, agora arenas, nada..
Nem um Km de estrada, só promessas de bilhões para isto e aquilo.

Será que este povo não enxerga ??

Reply

o digníssimo ai deveria retaliar de imediato sugerindo que, politico que tivesse câncer, deveria se tratar por pelo menos 2 anos no SUS, pegando fila, marcando consulta e tirando remédios nas tais farmácias populares...

e não correr para o Sirio Libanes quando uma gripe aparece...

que tal?

populismo com populismo se paga!

eh essa a unica linguagem que os petralhas conhecem...

empareda o desgoverno, meu filho!

ô gente tonta!!!

Reply

Coronel,

Bem feito para os médicos!!

Quantos votaram nessa gentalha??

Quantos Conselhos apoiaram essa gentalha??

Igual ao "poeminha" sobre o Nazismo: Enquanto os vizinhos era presos, tudo bem, até o dia que bateram a minha porta!!!

JulioK

Reply

o governo eh incompetente e tentou jogar a bomba no colo do Congresso...

o governo eh incompetente e agora tenta jogar a bomba no colo dos médicos...

o governo eh incompetente e logo tentara jogar a bomba no colo dos professores...

todas as categorias que não aderirem ao programa populista do desgoverno serão demonizadas e seus profissionais serão chamados de egoístas, burgueses e mesquinhos que nao querem trabalhar onde os pobres estão...

o PeTe nao esta no poder apenas com os votos dos analfabetos e necessitados...

tiveram o voto de muito bacana que se acha descolado e agora esta sendo obrigado a trabalhar onde nao quer...

eh isso ai, vao votando nessa gente...

Reply

Sou profissional de saúde, já trabalhei muito em serviço público... Sabe por que desisti? Porque ia ganhar MENOS do que a empregada doméstica que olharia os meus filhos... Desisti, prefiro ficar em casa, dou muito menos prejuízo e me aborreço menos... Essa é a realidade do Brasil, onde você estuda muito e trabalha para cuidar de pessoas e não vale nada...

Reply

O mau caráter que 'bolou' todo esse programa para os médicos escravos foi o FDP do Aluísio Mercadante. Como ele é 'Doutor' feito nas coxas pela UNICAMP, quer sacanear quem estuda, em detrimento de vagabundos como ele. Que o PT mande o Alexandre Padilha para a frente de batalha lá no Pará, lugar de onde não deveria ter fugido para tomar lugar de estudante aqui em São Paulo, na UNICAMP.

Reply

Isto tudo é por que o PT tem ódio de quem estuda. Como medicina é um dos cursos que mais exige dedicação dos formandos esta ideia cretina de tornar o curso médico desinteressante é uma forma que o PT encontrou de afrontar a área médica e destruir o interesse por medicina no país. Com isto se abre a porteira para os medicos cubanos comunistas que estão encalhados na ilha onde ganham salários miseráveis.

Reply