Pressionado pelo PT para criar uma marca forte no Ministério da Saúde
que lhe dê uma vitrine na disputa pelo governo paulista em 2014, o
ministro Alexandre Padilha autorizou o gasto de R$ 10 milhões com uma
campanha publicitária que apresenta a pasta como fiscal dos planos de
saúde, atribuição que é de uma agência reguladora.
A peça publicitária, que estreou no último dia 5 de maio, pede ao
cidadão que ligue para o Disque 136 para denunciar descumprimentos de
prazos dos planos de saúde. A competência para fiscalização dos planos é
da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão com
autonomia administrativa para exercer a função e que já possuía um canal
próprio para isso - um telefone 0800.
O Disque 136 informado na campanha do ministério, estrelada pelo ator
global Milton Gonçalves, é da Ouvidoria do SUS, "que ajuda a melhorar a
qualidade dos serviços públicos de saúde" - portanto, sem relação
direta com planos privados. A campanha também não menciona a ANS, cuja
razão de existir é a regulação dos planos.
A campanha sobre os planos de saúde entrou no ar antes que o Disque
136 estivesse adequado para receber as reclamações. Segundo relatos
recebidos pelo Estado, os atendentes chegavam a orientar o cidadão a
procurar a prefeitura de sua cidade, porque o telefone era destinado
apenas a assuntos relacionados ao SUS. Somente após três dias no ar, foi
feito um redirecionamento para a central 0800 da ANS.
A entrada do ministério em um serviço de competência da ANS levou a
Assetans, associação dos servidores da agência, a organizar um
abaixo-assinado no qual pede explicações sobre o assunto à direção do
órgão. "É inadmissível que seja desconsiderado todo o investimento
realizado recentemente para qualificar o Disque ANS", afirma o texto da
associação, que considera "preocupante a forma como o Ministério da
Saúde vem interferindo na atuação da ANS".
Com o redirecionamento, o Disque 136 passou a ser um intermediário
dispensável entre a ANS e o cidadão. "Você será redirecionado para a
ANS, órgão responsável por regular e fiscalizar os planos de saúde", diz
a gravação do SUS. A mensagem do 136 revela que o serviço do SUS não
serve para atender os planos. "Para contatos futuros sobre planos de
saúde, entre em contato diretamente com a ANS."
A direção do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam
que a falta de uma bandeira seria um obstáculo para Padilha se tornar um
candidato viável. Líderes petistas alertaram o ministro sobre a
necessidade de criar uma marca. Ele, então, deu aval para uma robusta
campanha publicitária e passou também a se expor mais, inclusive com
participação em programas populares na TV.
A campanha nacional do ministério sobre os planos de saúde faz parte
de um pacote publicitário maior, chamado É Tempo de Saúde, que custará
R$ 67 milhões aos cofres públicos e que abordará ainda as próteses
dentárias, o Farmácia Popular e a distribuição de remédios oncológicos. O montante equivale a mais de um terço do orçamento de publicidade da
pasta em 2013. As peças foram veiculadas em TV e rádio no País. A pasta
prevê gastar com publicidade neste ano os mesmos R$ 186 milhões que
gastou em 2012 - 24% a mais que os R$ 150 milhões gastos em 2011,
primeiro ano da gestão Padilha.(Estadão)
5 comentários
E o cidadão que for o bastante imbecil para perder seu tempo e liga para o 136, não vai ver resultado nenhum, a não ser ficar cadastrado para ser "ALICIADO" para o curral eleitoral do PT.
ReplyComo sempre:
"É O PT ENGANANDO VOCÊ"!
Se gastassem estes milhões com saúde para o povo, ao invés de campanhas publicitárias, a saúde melhoraria e muito aos mais necessitados.
ReplyO PT só sabe fazer campanhas de marketing, e o povo idiota acredita.
Como disse o anônimo 07:37:
É O PT ENGANANDO VOCÊ!
Chris/SP
O ministério está USURPANDO ATRIBUIÇÕES da ANS , não adianta querer fazer campanha eleitoral !!!
Reply-
* VAI PRA CASA PADILHA !!!
* Bordão de Jô Soares da televisão brasileira, elogiava a "mulher do Padilha" com amigos comuns ( era um personagem do Jô Soares ) e Padilha outro humorista muito bom.
* VAI PRA CASA PADILHA !!!
As propagandas enganosas não são avaliadas perlo CONAR não?????
ReplyIiiiii... o PT é uma propaganda enganossa por si só! kkkkkkkkk
Hummm... vão gastar 67 milhões em publicidade? Quanto dá isso de remédio ou leitos hospitalares?
Afff... a propaganda é a alma do negócio... desde que o negócio exista né!
E contra isso não cabe ação judicial? eu hein, mentira deslavada em horário nobre!
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