O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, adiantou nesta segunda-feira (13) a discussão sobre a validade dos embargos infringentes, principal aposta das defesas que atuam no processo mensalão, e decidiu que tais recursos são "ilegais" e não podem ser aceitos. "A prevalecer a tese dos réus, o Supremo Tribunal Federal seria a única Corte brasileira a admitir embargos infringentes em ação penal originária da competência de seu órgão jurisdicional pleno. Mais do que isso: nessas hipóteses, tal recurso seria julgado pelo mesmo órgão plenário que proferiu o acórdão embargado", diz Barbosa.
O ministro tratou do tema ao analisar dois pedidos. Um, feito pela defesa de Cristiano Paz, pedia o dobro de prazo para entrar com embargos infringentes, que em tese só começa a contar após o julgamento dos primeiros recursos, chamados de embargos de declaração. O outro era do advogado do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que já pedia uma nova análise do caso. Para Barbosa, aceitar esses recursos seria aceitar a ideia de que o Supremo "num gesto gracioso, inventivo, ad hoc, magnânimo, mas absolutamente ilegal, pudesse criar ou ressuscitar vias recursais não previstas no ordenamento jurídico brasileiro, o que seria inadmissível".
A decisão sobre a questão deve ser tomada em plenário, pelos demais ministros do STF. A análise de Barbosa neste momento, no entanto, acelera a definição sobre o tema, que poderá ser tomada nas próximas semanas.
Os chamados embargos infringentes estão previstos no regimento interno do Supremo e, em tese, podem ser propostos quando existe ao menos quatro votos divergentes em uma condenação. No caso do ex-ministro José Dirceu, por exemplo, ele foi condenado por formação de quadrilha com um placar de 6 a 4. De acordo com o regimento interno, portanto, ele pedir um novo julgamento sobre aquele crime específico.
Ocorre que essa regra só existe no texto interno do STF, não tendo previsão legal. Uma lei de 1990, que definiu "as normais procedimentais para os processos que especifica, perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal", não prevê os tais embargos infringentes. Porém, ministros do tribunal, como Celso de Mello, avaliam que não faria diferença a existência de uma lei sobre o tema, pois a regra foi estabelecida pelo Supremo quando o tribunal tinha, pela Constituição vigente na época, autoridade para regulamentar seu próprio processo.
Joaquim Barbosa, no entanto, rebate esta tese: "O fato de o regimento interno do STF ter sido recepcionado lá atrás com status de lei ordinária não significa que esse documento tenha adquirido características de eternidade. Longe disso", afirma o presidente da Corte. Para o ministro, a tese de quem defende a existência desse recurso é "absurda". "Seja por que essa Corte já se debruçou sobre todas as minúcias do feito ao longo de quase cinco meses, seja por que, ao menos em tese, existe, ainda a possibilidade de, caso necessário, aperfeiçoar-se o julgamento através de embargos de declaração e de revisão criminal." (Folha Poder)
23 comentários
zeusdocéu, que novela!
Replyenjaulem logo essa cambada e vamos virar a pagina!
ministro Barbosa, saia candidato a presidência da republica...
com sua candidatura - e vitoria certa!- Vossa Excelência derruba mensaleiros, Dilma, Lula e toda essa escumalha bolivariana com uma tacada só...
Sepulta? Quem manda no STF é o Joaquim Barbosa? Não existe plenário? Deixe de ser ridículo.
Replyparabéns ministro Joaquim Barbosa... o povo quer ver esses indivíduos na cadeia. foram muitos milhões desviados dos cofres públicos que poderiam ter sido aplicado em educação, saúde, segurança e etc. não deixem que esses indivíduos tentem denegrir a imagem da suprema corte. que Deus os ilumine e mantenha firmes suas posições com DIGNIDADE E HONRA. esses partidos nos conduziu para o fundo do poço. o povo está muito sufocado e se preciso, formalize o que precisa ser formalizado para que se ponha ordem na casa. haja vista, a anarquia que virou nosso país.
ReplyAgora Coronel, só a Dilma pode via indulto, graça ou anistia perdoar os amigos mensaleiros, arrisca o mandato com atitude suína assim.
Reply-
O LULA GOSTA DE CANA ( caninha, 51 , água que passarinho não bebe, marvada ou água de fogo ), lá na cadeia os marginais têm um destilado de arroz, cascas de laranja e limão chamada de MARIA LOUCA, agora copiada por uma empresa de cachaça. Será que ainda existe "patente" para a maria loca ou já caducou ? É feito com bagaço de cana e cascas de laranja, fica bom e os marginais quando saírem da cadeia poderão legalmente tomar sua "maria louca" nos bares.
Abaixo-assinado JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE DO BRASIL
ReplyNós brasileiros estamos cansados de assistir diariamente o descaso e a corrupção na política nacional. O cenário político do país sofre com a ausência de pessoas públicas que sejam ícones quanto a honestidade e a seriedade.
Em meio a um tumultuado contexto político surgiu a figura de um homem que despertou grande clamor social. Seu nome é Joaquim Barbosa. Atual presidente do STF, demonstrou ser possuidor de inviolável conduta no caso popularmente conhecido como “Mensalão”.
JOAQUIM BARBOSA VOCÊ É MOTIVO DE ORGULHO PARA O NOSSO POVO, POR ISSO QUEREMOS VOCÊ COMO NOSSO PRESIDENTE.
Assim, abaixo assinamos.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=BARBOSA
Viram a injustiça que Reinaldo Azevedo fez com o Coronel Brilante Ustra, igualando-o aos terroristas com a acusação de que não queria também a democracia? Ele iguala e diz que não iguala, igualando.
ReplyFico revoltado com injustiças como essa. Ele acha o quê? Que se devia combater a luta armada com flores?
Sabem o que eu acho? Que ele, que foi trotskista ainda no regime militar, não retirou um pé da esquerda. Depois nega que seja tucano.
Foi o texto mais nem-nem dele. Logo dele, que critica tanto essa prática.
Estou desapontado com RA.
Vejam vocês mesmos:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/comissao-da-verdade-brilhante-ustra-e-dilma-do-tragico-ao-ridiculo/#comments
Pois é, o tal RI no Art. 333 perdeu força de lei, com o advento da Lei 8.038 de 1990, que não preve mais os embargos infringentes. Lá atrás, o RI tinha força de lei (CF 1967).
ReplyZé Dirceu e patota vai começar a ter chiliques, mas, lei é lei, e ponto final!
Algemas, à vista!
Chris/SP
Sinceramente, eu acho que a elite global que financia Sarney, FHC, Lula e Dilma devem querem destruir seus capachos mensaleiros e manda-los para a cadeia por incompetência e também par preservar o restante da máfia submissa.
ReplyCoronel,
ReplyO Joaquim Barbosa é "o cara" mesmo!!
Eu, que sou engenheiro, entendo o que ele fala.
Fica claro que as LEIS, a serem respeitadas, são prerrogativa do Legislativo e o STF deve cumprir quando julga.
A questão dos "mecanismos internos" do STF, os mesmos CAEM quando o Congresso legisla sobre o tema!!!
FÁCIL, FÁCIL, FÁCIL!!!
JulioK
Coronel,
Replyo Sr já viu a propaganda na TV sobre a Comissão de Verdade?
Voz de Marieta Severo dizendo algo assim:
"houve um tempo em que não podíamos dizer a verdade.
Agora, o Brasil quer passar a história a limpo.
Se tiver informações sobre aquela época - entre em contato"
Bando de mentirosos!
Querendo limpar da história a verdade, isso sim!
Precisamos de mais Joaquins Barbosa no Brasil!
Homem de coragem assim como o Senador Álvaro Dias ali no filminho do lado - que acho pegou leve demais desta vez... Só falou da saúde do povo e nada mais. Tinha que falar dos agentes comunistas que estão querendo infiltrar por aqui!
Flor Lilás
Coronel,desculpe o off post,mas li na coluna do Noblat,que o governador Raimundo Colombo,uma das raras vozes oposicionistas,esta flertando com a presidente.Acho que o Brasil nao tem jeito mesmo.
ReplyCoronel,
Replytambém duvido que esses bandidos sejam presos. Mesmo assim estou torcendo para ver essa canalha no xilindró.
Excelentíssimo Senhor Ministro Joaquima Brabosa, ....... O Senhor é EXPLÊNDIDO!
ReplyPARABENS, P A R A B E N S!
Agora, complete sua eficiência, PRENDA ESSA QUADRILHA sem mais delongas.
Tânia SP
ReplyJoaquim Barbosa enquadra esta corja, ufa!!!
Não vejo a hora de ver o Zé Dirceu e seus comparsas dentro do camburão....hahahahahhahah
Joaquim Barbosa PRESIDENTE já!!!
PARA TIRAR DO PODER OS PETRALHAS INFRINGENTES JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE...
ReplySe o STF, como um todo, se curvar a interpretações estapafúrdias de alguns de seus membros que se sentem em dívida com seus "padrinhos" da seita petista, será a desmoralização total.
ReplyComo disse a petralha martaxa:
ReplyMensaleiros, relaxa e goza.
É preciso trancafiar o Lula.
Replyali pelas 18:33 deve ser um parente de algum mensaleiro que esta prestes a ver o sol nascer quadrado...
Replyum petralha imundo as 18:33!! mate esse verme coronel!!
ReplyChris, deixou passar o petralha das 18:33?
Replypatriota
Xô petralha das 18:33hs
ReplyATÉ QUE ENFIM TEMOS UM JUIZ DO SUPREMO HONESTO, CORAJOSO, COM MORAL E ÉTICA ,E QUE PODE ANDAR PELAS RUAS COM ORGULHO DE SER UM JUIZ DO SUPREMO, ENQUANTO MUITOS OUTROS JUIZES ,OU QUE SE DIZEM JUIZES , SE ESCONDEM DE VERGONHA, POIS FORAM COMPRADOS PELO LLULLA E PELO PTESES MALDITO, CAMBADA DE VAGABUNDOS SINDICALISTAS.
Reply