Esplêndido! Presidente do BC diz que alta de juros foi para devolver confiança na economia. Este é o Brasil do PT.

Um dia depois de comandar a reunião que elevou a dose dos juros, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse à Folha de São Paulo que a partir de agora o "carro-chefe do crescimento deve ser o investimento", e não o consumo, e que o BC "decidiu de forma unânime apertar" a política monetária para reforçar "a confiança" na economia.

Tombini rebate as críticas de que a elevação dos juros de 7,5% para 8%, decidida no mesmo dia em que foi divulgado o fraco PIB do primeiro trimestre de 2013, pode prejudicar o crescimento. "Inflação mais baixa milita na direção de um salário real mais preservado" e "é condição necessária para o planejamento dos empresários, logo para o investimento", insistiu ele, numa linha oposta à visão petista de que é possível aceitar uma inflação mais alta para não sacrificar o crescimento.

Em março, a presidente Dilma Rousseff afirmara que não concordava com políticas que "matavam o doente", numa referência à alta de juros contra a inflação. Depois, teve de contemporizar, dizendo ter sido mal interpretada. Questionado se não teme o fogo amigo depois de aumentar os juros, Tombini afirmou que o BC tem o "integral apoio do governo Dilma". 

Folha - O PIB veio fraco, abaixo do esperado, e mesmo assim o BC intensificou a alta dos juros? Por quê?
Alexandre Tombini - O Banco Central tem dito que está num processo de combate à inflação, querendo fazer que a inflação decline e que esse processo se prolongue no médio prazo. Para que isso se consolide, é preciso que o Banco Central atue. Já vínhamos comunicando que esse processo seria bastante firme e que ele ajuda a reforçar a confiança, tanto dos consumidores, da dona de casa, quanto dos empresários. Esse processo de combate firme à inflação é compatível com o reforço da confiança na economia brasileira. 

O que mudou da última reunião do Copom para esta, quando subiu a dose de aumento de juros?
O Banco Central iniciou o processo de aperto das condições monetárias em abril, e, neste momento, decidiu de forma unânime apertar no combate à inflação, o que reforça seu compromisso com uma inflação mais baixa, tanto no curto prazo quanto em períodos mais à frente. 

A inflação alta foi responsável pelo PIB fraco?
Uma inflação mais baixa milita na direção de um salário real mais preservado e reforça a confiança de empresários, dá tranquilidade quanto ao horizonte de planejamento. 

Qual o objetivo deste novo ciclo em termos de inflação?
Uma inflação menor neste ano do que no ano passado, quando foi de 5,84%, e no ano que vem menor do que neste ano, na direção da nossa meta. É possível uma inflação abaixo de 5% em 2014?
É possível, certamente. 

Este ciclo trabalha com a ideia de inflação abaixo de 5%?
Trabalhamos nesse horizonte para convergência da inflação para a meta, de 4,5%. 

Abaixo de 5% em 2014?
Sim. 

Qual foi a reação da presidente Dilma quando o sr. falou com ela sobre o resultado da reunião do Copom?
Não vou falar sobre diálogos dentro do governo. Agora, o que posso dizer é que o trabalho do BC é integralmente apoiado pelo governo Dilma. 

Não pode haver um efeito negativo da alta dos juros sobre os investimentos?
Não, na nossa visão isso vai na direção de reforçar a confiança na economia brasileira, nos seus fundamentos. 

Sua avaliação então é que, para os investimentos subirem, uma componente necessária é inflação baixa?
Inflação baixa, sob controle, é uma condição necessária para o planejamento dos empresários, logo, para o investimento. 

O BC não demorou muito a subir os juros?
O BC tem dito que a comunicação é parte integrante da política monetária. Desde janeiro iniciamos um processo de sinalizar que as condições monetárias poderiam ser apertadas. E os mercados reagiram a esse processo. 

Quanto o PIB vai subir neste ano, depois do resultado fraco do primeiro trimestre e da alta dos juros mais forte?
Achamos que o PIB em torno de 3% é factível no Brasil neste ano neste contexto de política econômica. 

Pode ser menor?
Em torno de 3%. 

O BC está sozinho no combate à inflação?
Não, o objetivo do BC é o combate à inflação. Temos de fazer nosso trabalho, em qualquer contexto, para atingir o objetivo de inflação estabelecido pelo governo.

Quando digo sozinho, me refiro à política fiscal, que o próprio BC tem dito que tem sido expansionista. Não seria melhor conter os gastos públicos neste momento?
Vamos avaliar a política fiscal; é uma das variáveis que analisamos para tomarmos decisão de política monetária. Não tomamos decisão de política fiscal. 

Há uma avaliação de que o BC, em 2012, mirava duas metas, inflação e crescimento econômico; tolerava certa inflação para não sacrificar o crescimento. Isso mudou?
Não, o objetivo do Banco Central sempre foi a inflação. Se você voltar no tempo, junho do ano passado, tínhamos uma projeção de 4,7%, 4,8%. A política estava toda apontando na direção de uma inflação na meta.Tivemos um choque externo e houve uma depreciação do câmbio, fatores que levaram a inflação para cima, combinados com um choque de alimentos. Estamos trabalhando, desde janeiro, com a comunicação e, desde abril, com a política monetária para trazer a inflação de volta. 

O dólar voltou a se valorizar nos últimos dias. Isso prejudica o trabalho do BC?
Temos um movimento internacional de valorização do dólar nas últimas semanas. Vamos acompanhá-lo para ver onde se estabiliza. O câmbio é flexível, vai refletir os fundamentos da economia. O Banco Central intervirá sempre que necessário para reduzir a volatilidade. 

O cenário internacional é inflacionário ou deflacionário neste momento para o Brasil?
É mais para neutro. Temos algum declínio no preço das commodities e esse processo recente de valorização do dólar em relação a outras moedas. Então, essas questões se neutralizam. 

O ministro Guido Mantega disse que a alta de dólar não preocupa, pelo contrário, é boa para as exportações. O BC tem a mesma visão?
Esse é um processo global de valorização do dólar, vamos ver onde vai parar. O repasse do câmbio para inflação é moderado num regime de câmbio flutuante. 

Temos hoje inflação alta e crescimento baixo. Corremos o risco de ter estagflação?
A inflação está sob controle, vai declinar. A economia brasileira começa agora uma recuperação gradual. Não caracterizaria isso como processo de estagflação. 

O consumo ficou praticamente estável, contribuindo para o fraco desempenho do PIB. Isso significa que se esgotou o modelo de focar no consumo o crescimento brasileiro?
O carro-chefe do crescimento deve ser o investimento. O consumo, naturalmente, ajuda a propagar o crescimento, mas não necessariamente vai ser o carro-chefe. 

Ano que vem é de eleição presidencial. Há o temor de que a alta dos juros prejudique a campanha da reeleição da presidente Dilma. O sr. concorda com essa avaliação?
A política de combate à inflação vai no sentido de assegurar uma preservação da renda real do assalariado, de dar mais confiança ao consumidor, à dona de casa e ao próprio empresário para investir. 

O sr. teme o fogo amigo neste momento de alta dos juros?
A política de combate à inflação do BC tem o integral apoio do governo Dilma, isso que é importante.

7 comentários

Ele deveria mudar o sobrenome para Trombini.

Reply

Quê vaselina... pqp

Reply

Coronel,

Que maravilha!!

Vamos bancar o Custo-PT para manter a "credibilidade" delles.

Acréscimo de aproximadamente R$ 10 bilhões nos próximos 12 meses (0,5% rolando R$ 2 Trilhões) somente em juros da dívida interna que o Lulla aumento para sustentar o "seu sucesso".

Assim até eu sou Ministro nesta m.... de país!!!

JulioK

Reply


É agora que a porca torce o rabo, eles estão mais perdidos que cego em tiroteio, vão agora fazer a politica que os bancos adoram e vão encher novamente os bancos de grana.

A partir de hoje quem puder comprar dólar vai lá, porque começou o efeito Orloff, na Argentina o Peso já foi prá vara, é o Peso Messi, 10 Pesos = a 1 dólar.

Aqui será o que?

1 Real = a 1 Ronaldinho?

O PT nadou de braçadas no Plano Real, agora a festa acabou, chegou a hora de mostrar competência, coisa que eles nunca tiveram.

Chupa essa Petralhas.

LA LOCA HOJE = MÔNICA VERMELHA AMANHÃ.

Reply

CEL,

O PT e seu governo chulo, juntamente com os gênios do BC, estão na situação de quem embarcou em um carro com farol quebrado, dirigido por um bêbado, à noite e com forte neblina e que entrou pela contramão de uma autoestrada de tráfego intenso.

Meu mantra:

FORA PT,
FORA CORRUPÇÃO,
FORA INCOMPETÊNCIA.

Índio Tonto/SP

Reply

Cel
O Tombini simplesmente não responde as perguntas. Parece mais perdido do que cego em tiroteio.
Esther

Reply

Em breve teremos juros a 12%. É só esperar.

Reply