Dilma dá 2013 como um ano perdido. Já está 3 x 0 para o fracasso.

De olho nas eleições presidenciais, o Palácio do Planalto quer que a equipe econômica trabalhe agora com foco em 2014. No dia seguinte à divulgação do Pibinho de 0,6% no primeiro trimestre e à alta dos juros anunciada pelo Banco Central para segurar a inflação, a ideia é que a presidente Dilma Rousseff consiga mostrar no próximo ano um cenário com cada vez menos chances de se concretizar neste: crescimento elevado e inflação baixa. Isso embora as últimas previsões da Fazenda tenham sido sempre mais otimistas que a realidade, o que amplia a desconfiança com a economia. 

Segundo técnicos do governo, os índices de preços precisam não apenas desacelerar, mas deixar de ficar tão perto do teto da meta anual, que é de 6,5%. Isso porque, quando a inflação se acomoda num patamar elevado, o governo tem pouca margem para administrar eventuais choques externos. Foi por isso que o BC optou pelo remédio mais amargo e elevou a taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano. Ontem, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, o presidente do BC, Alexandre Tombini, disse que a alta dos juros vai trazer a inflação para um patamar mais baixo neste ano e em 2014. 

"Este remédio, os juros mais altos, vai trazer a inflação para baixo e reforça a confiança nos pilares da economia brasileira, nos fundamentos da economia brasileira. A confiança faz bem para o PIB. Então, estamos trabalhando e ajudando a consolidar esse processo de recuperação gradual da economia brasileira", afirmou Tombini .

O próprio BC admitiu em seu primeiro relatório de inflação de 2013 que o IPCA, índice oficial do país, ficará acima do centro da meta (4,5%) durante todo o mandato de Dima. A autoridade monetária afirmou que o índice deve fechar 2013 em 5,7% e 2014, em 5,3%. Mas a resistência da inflação vem preocupando cada vez mais, apesar da perspectiva positiva com a entrada da safra no mercado, o que desacelera os preços de alimentos. ( O Globo)

5 comentários

Enquanto esses merdas de entendidos fica dizenda que a culpa da inflação é dos alimentos, depois é da economia mundial, depois é isso, depois é aquilo.
Quem faz a inflação é essa merda de governo que gasta mais do que tem e pode, porra...

Reply

>>

Herança do pinguço vendida aos brasileiros como uma excelente gerentona, a ex-terrorista revelou-se apenas uma farsa. Graças ao Apedeuta de 9Dedos, hoje curtimos pibinhos após pibinhos e o mais triste de tudo: com inflação.

O governo da ex-terrorista só perde em mediocridade para o de Sarney, o Ribamar, o governo que quebrou o Brasil.

<<

Reply

Coronel, AÉCIO NEVES SUBIRÁ NAS ASAS DO DRAGÃO, quanto mais trapalhadas no combate à inflação, mais subirá no conceito do povo o PSDB e a imagem de ser INIMIGO DA INFLAÇÃO E DESEMPREGO e o partido, mesmo escolhendo Aécio é merecedor dos nossos votos, espero que nova constituinte seja eleita para fazer uma constituição simples e sem os estupros petralhas nesta que está aí, os constituintes têm que substituir os congressistas durante a compilação da constituição e com regime parlamentarista e apenas após a promulgação da NOVA CARTA MAGNA o congresso eleito e fechado para a constituinte seria reaberto e para governar pela nova carta.
Reassumirem os mandatos e jurarem manter a nova constituição e também o presidente.
Se o parlamentarismo for enfim adotado, que o mandato de Aécio seja de transição para o novo regime e em 2018 seja primeiro ministro do Brasil, mesmo com o Alkimin na presidência, não seria o cargo mais importante e SE OS PRIMEIROS-MINISTROS não tiverem a confiança do povo e parlamento, os gabinetes serão trocados muitas vezes, o primeiro-ministro fazendo novas coalizões e governos estáveis e só em último caso o presidente ou 2/3 dos deputados federais poderiam dar um voto de desconfiança.
O voto de desconfiança derruba o primeiro-ministro e obrigaria a ter novas eleições a deputado federal.

Reply

Há os que torram a grana do crescimento do PIB, e os que trabalham duro para produzi-lo.
Alguem está jogando a toalha.

Reply


"os juros mais altos, vai trazer a inflação para baixo"...Gostaria de avisar ao anta do "Trombini" que alta de juros funciona quando a inflação é de demanda, hoje no Brasil a unica demanda existente é a do Bolsa-esmola.

Reply