Campos fecha com Aécio pelo fim da reeleição.

Como este Blog antecipou ontem, o fim da reeleição pode criar uma chapa Aécio-Campos ou Campos-Aécio...Por isso, a grita até mesmo de alguns tucanos, naturalmente paulistas, já começou.
 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aliou-se ao pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), e declarou-se "defensor convicto do fim da reeleição". Assim como o tucano, Campos deverá disputar a Presidência em 2014. O Estado informou ontem que Aécio vai apresentar proposta no Senado propondo o fim da reeleição, mandato de cinco anos e coincidência entre eleições no País.
 
Eleição de dois em dois anos, segundo o pernambucano, promove a "eleitoralização da política". "Tudo o que se faz ou deixa de fazer é interpretado como relacionado com a eleição, o que é muito ruim para o País", justificou Campos. "A cada dois anos, por exemplo, o Estado para, não pode contratar nem fazer convênios com municípios por um determinado período".
 
A ideia de Aécio não é recebida de maneira uniforme no PSDB, ainda que José Serra e Geraldo Alckmin - ambos ex-candidatos à Presidência - já se tenham pronunciado favoravelmente ao fim da reeleição. Ontem, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) defendeu as regras atuais e chamou a proposta de "extemporânea".
 
"Trata-se de uma proposta lateral, que nada diz em relação ao enfrentamento com o governo. Temos de apresentar proposta para derrotar o PT. Tamanho de mandato e coisas semelhantes são propostas recorrentes e não dizem respeito à campanha. Campanha fala de programas, mostra o que está errado", criticou Aloysio, que prefere deixar as regras como estão. "Sou a favor do jeito que está, quatro anos de mandato com reeleição. O eleitor tem o direito de julgar o governante. Se não gostar, muda. Se gostar, reelege."
 
O ex-líder tucano Arnaldo Madeira (SP) também criticou a proposta de Aécio: "Incrível! Voltamos ao supérfluo. Discutir cinco anos de mandato e coincidência das eleições. O passado nos chama", escreveu ele no Twitter. "Cinco anos de mandato para todos, nos três níveis, significa enrijecer de tal forma o sistema político que só o velho golpe para resolver crises", complementou.
 
Já o ex-governador Alberto Goldman diz que, hoje, é a favor do fim da reeleição. "Hoje eu não votaria a favor da reeleição, mas, sim, a favor de um mandato um pouco maior como o Aécio afirmou. A experiência não me faz ter o mesmo entendimento de antes", disse.O PT é contra a proposta de Aécio. Também o governo não vê razões para entrar no debate neste momento, ainda que a presidente Dilma, se reeleita em 2014, não corra o risco de ser prejudicada pela proposta do tucano. Ao contrário. Teria cinco em vez de quatro anos de mandato. "Não vamos mudar as regras no meio do jogo, como foi feito no governo Fernando Henrique para permitir a reeleição", disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães.
 
O vice-presidente da República, Michel Temer, acha "complicado" aprovar o projeto de Aécio. E se houver mudanças, avisou, haverá recursos ao STF. "E quem vai resolver é o Judiciário." O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, mostrou-se também favorável ao fim da reeleição. (Estadão)

20 comentários

os tucanos sao impressionantes!!!

a proposta de Aecio não causou rebuliço em nenhum outro partido...

mas como nao poderia deixar de ser, os tucanos estrilaram e a eterna guerra interna foi deflagrada...

nao da mais para aturar esse PSDB, especialmente a ala paulista, que se transformou numa especie de campeões de derrotas...

e querem jogar o partido inteiro no mesmo buraco...

Reply

deve ser ordem do Serra essa coisa de ser contra a proposta do Aecio...

fominha como eh, não conseguiu ainda ser presidente mas acha que conseguirá, e antes mesmo de ser eleito para o primeiro mandato já estaria pensando no segundo!

Reply

cinco anos governando e pronto, vai pra casa colocar o pijama e o país segue em frente...

eh preciso acabar com essa praga da reeleição para acabarmos com a praga do coronelismo e dos políticos profissionais...

Reply

Coronel,

Quero ver a "moedinha" do cara-ou-coroa sendo lançada!!!

Bom, esta é a chance dos dois. A economia+política estão matando a Dilma.

O PT sabe que o PT esta morto e há correria para pegar o máximo de propina possível para contratar os advogados.

O Brasil foi programado para durar até NOV2014, mas "apodrece" 18 meses antes(o Lulla sabia quando adiantou 2014).

A tensão no ar é notória. Nunca vi o Congresso em tamanha polvorosa(talvez em 1979). O clima de fim de jogo, com derrota do PT, é claríssimo.

JulioK


Reply

Coronel,
este é um fato político novo. Mostra que essa dupla não veio para brincar de eleição. O importante é "varrer" essa canalha do poder.

Reply

Pode ser um caminho para derrotar o PT. Ótimo.

Reply

A eleição já está ganha para o PT, não importa o que façam, vide o exemplo da Venezuela.
O PT roubou tanto, mas tanto, que agora é praticamente impossível eles cederem o poder por vias democráticas através de eleições limpas e justas.
Oras, se a oposição ganhasse, certamente Lula iria pra cadeia, não daria pra eles esconderem toda a roubalheira ao longo dos 12 anos.
Afinal, como Eduardo Campos ou Aécio iriam justificar as medidas economicas impopulares pra sanarem as contas públicas deixadas em frangalhos pelo PT ?
Se não acreditam que o PT irá roubar a eleição ?
Basta procurar na história da Humanidade, me diga se existe algum exemplo no qual um governo que roubou descaradamente e matou (vide Celso Daniel) entregou o poder pra oposição numa eleição democrártica ?
Nunca aconteceu, todos foram via revolução, golpe ou acordo politico (lei da anistia que dá perdão a roubalheira e assassinatos).
O Brasil não será exceção, o PT só entregará o poder via revolução, golpe ou acordo político antes das eleições.

PS:Lembrando, o próximo presidente do TSE será o min. Toffoli, ex-advogado de Dirceu, na certa ele irá fechar os olhos nas ilegalidades cometidas pelo PT durante as eleições, além de impugnar a candidatura da oposição, caso exista algum risco de Dilma perder o pleito em 2014.

Reply

Off topic:é impressionante,o PT acusa o PSDB de ser de direita e este quer provar que é mais esquerdista que o PT,por isso vive perdendo eleições.

Reply

Cel.

Dentro do tema, Aécio x Campos. Já viu o programa de Campos na TV??? Aguardo seus comentários.

Segundo texto de RA, ele fez um programa de alto nível, profissional. Mas seu discurso foi de "situação", e seu mote "é possível fazer mais" (meio copiado do Serra em 2010 - Brasil pode mais).

Diante do mote de Campos, RA diz: "na disputa, Campos terá de dizer o que Dilma deveria ter feito e não fez — e por que não “fez mais” se isso era (...) possível. E, nessa hora, estará disputando o eleitorado da oposição, que não é o seu mercado ideológico principal. Talvez Aécio deva se preocupar, então, mais do que Dilma".

Texto completo aqui:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/campos-na-tv-discurso-pega-carona-no-mote-de-serra-em-2010-mas-fazendo-discurso-de-situacao-ou-campos-seria-o-futuro-de-um-passado-que-tem-fhc-lula-e-dilma-sera/

Chris/SP

Reply

Coronel,
Na minha opinião a reeleição c/
mandato de quatro anos a Presidenta
governa só dois anos (essa não gover-
nou merda nenhuma),dois anos são para campanha política,como estamos vendo agora.Sou totalmente a favor de eleições coicidentes e mandato de cinco anos.
Tuco-SP.

Reply

Coronel,

..que tal o Aécio Neves e Ciro Gomes, presidente e vice..

..que tal Eduardo Campos e José Serra, presidente e vice..

Reply

Isso que é uma proposta de país de primeiro mundo, de país evoluído. Mas muito difícil de ser aprovada.

Reply

Claro que EU sou o primeiro a favor do fim da REELEIÇÃO, mãe de todas as corrupções.

Entretanto, essa desgraça deverá ter fim pela mão de um huno, digamos, de um Átila nacional. Não vejo em Aécio um tipo de Átila. (Pausa para comerciais). Enquanto isso, voa o processo de desnacionalização da economia (mais na frente, o da política; Marina já é o da política), avançando a cada dia que passa.

Reply

Essa ideia do Aecio pode ser o " drible da vaca" .

Reply

Prezado Coronel

Eh bom que o Aecio e o Campos nao se esquecam de combinar essas mudancas todas que muito iriam beneficia-los, "com os russos" (os PeTralhas + a base alugada do congresso).... rs. :D

TFA

Reply

Mesmo não gostando do Campos, votaríamos na dupla Aécio-Campos - seria imbativel.

Reply

cel,

Alguem lembra dos 5 anos de Sarney?
Se você tem um merda de presidente e ter de aguentar 5 anos, vai ser dificil, hein?

Reply

Não concordo com 5 anos sem direito à reeleiçao.
Isso é um "quase parlamentarismo" pois continuará havendo reeleição para o Poder Legislativo e a cada 5 anos muda-se o presidente, que corre o risco de ser decorativo sem poder eficaz tal qual um Rei ou Rainha.

Reply

Otimo ! O Eduardo estah saindo aos poucos da base da Dilma, e imdo para a oposicao, jumtar -se aos boms. Seja benvindo aa oposicao, Eduardo !

Reply

Eu votaria na Katia Abreu, NÃO voto nem em Marina, Campos e muito menos em Aécio, nenhum destes 3 é liberal-conservador de direita genuína, então nenhum destes me representa de fato.

Reply