Mineiro x paulista.

 
Recebi a tabela abaixo, sobre o desempenho tucano em São Paulo e Minas Gerais, nas eleições presidenciais. Obviamente, a informação é mineira. Pede para observar que em 1994, Minas deu mais votos para FHC do que São Paulo. Em 1998, houve uma queda acentuada de FHC, sem que existisse o efeito "Traécio", tão falado pelos paulistas. Em 2002, aí sim, o tombo foi enorme. O mineiro remetente lembra que o efeito Lula ocorreu em outros estados tradicionalmente de oposição. Exemplos: no Paraná, Lula teve 60% dos votos. Em Santa Catarina, 65% dos votos. Chegamos a 2006 e o mineiro relembra que houve uma imposição da candidatura Alckmin, quando todos esperavam que o candidato fosse Serra. A campanha foi uma catástrofe. Com um pouco de maldade, pergunta para os tucanos se Serra trabalhou por Alckmin no segundo turno, já eleito governador no primeiro. Finalmente, em 2010 o PSDB aumentou a sua participação presidencial em Minas Gerais, em quase 20%, mesmo que Serra tenha sido derrotado. Em São Paulo, aumentou pouco mais de 3%.  Aliás, este mineiro tem uma pergunta: se São Paulo exige tanto de outros estados, por que nunca nunca conseguiu dar mais de 60% dos votos para um presidenciável tucano, nem mesmo para FHC no Plano Real?
 
Obviamente, o blog dá direito de resposta a qualquer paulista que envie uma informação estruturada que contraponha o mineiro.

20 comentários

De 2002 a 2010 a coisa ficou feia para o PSDB nacional lá pelos lados de Minas Gerais...será por que?!

Os números não mentem, contra os fatos não há argumentos!

Penso que este post é algo para todos nós refletirmos, sobretudo quem é de São Paulo e da oposição.
Vou na mesma linha do Graziano que, em 2010, logo após os números do segundo turno presidencial, desabafou no twitter aquilo que todos nós de São Paulo gostaríamos de ter dito.

Foi um ato falho que botou os pingos nos is, é fato.

Quem tinha alguma dúvida creio que não as tem mais. Basta analisar.

Reply

A tabela é incompleta. Deveria mostrar também o percentual de votos dos candidatos tucanos ao cargo majoritário estadual (governador) na mesma eleição. Aí sim veríamos a capacidade de transferência de votos, que reflete diretamente o empenho do apoiador. Não adianta o mineiro tapar o sol com a paneira. As expressões 'Lulécio' e 'Dilmasia' são as palavras feias que a política de Minas pariu nas duas últimas eleições presidenciais.

Reply

Ocorre que a sucessão de 1994, senhores, era de um mineiro (ou quase): Itamar Franco. Isso talvez explique a única votação percentualmente maior ao PSDB em Minas do que em São Paulo, mesmo sendo candidatos paulistas.

Reply

Dá pra ver claramente que os votos em SP sempre foram superior a 50% já em Minas a partir de 2002 nunca chegou a 50%.

Reply

Coronel, o Serra se vingou do eterno governador ALKIMIN e elegeu seu candidato GILBERTO 24 KASSAB, o nosso Kassa.bicha e o prefeito se elegeu no primeiro turno arrebentou Alkimin.
-
O Traécio É PETRALHA, perigoso quinta coluna que seduz editores de blogs conservadores, de direita como o do R.A. e parece ter conquistado este?
-
Vamos colocar a cabeça no lugar, O TRAÉCIO NEVER MORE, não ouço as vozes das sereias que levam todos às rochas e os destroem, não existe opção FORA DO PARLAMENTARISMO e/ou fora da AUTONOMIA AMPLA de todos os estados EM RELAÇÃO AO GOVERNO CENTRAL do reino reformado para a república, se os comunas vencessem a guerrilha praticamente nada iriam precisar confiscar, 80% do PIB eram de propriedade estatal ou de sociedades anônimas onde O ESTADO É MAJORITÁRIO e manda.
-
NÃO SE NEGOCIA COM PETRALHAS, RETUFISTAS, HADDAD, TRAÉCISTAS E OS "TUCANOS DE BICO VERMELHO".
-
PARLAMENTARISMO E AUTONOMIA JÁ.

Reply

São Paulo sempre na casa dos 50%

Minas sempre declinante, sobretudo no período de 2002-2010.

Será por que?! Contra fatos não há argumentos.

Reply

Eu sou paulista e acho tudo isso uma grande besteira. Parece fofoca de comadre que não leva a lugar algum.

Tem erros: Alckmin não venceu no primeiro turno em 2002. Ele teve que enfrentar Genoíno. Serra perdeu no estado até no segundo turno. O único estado em que Serra venceu em 2002 foi... Alagoas!

Reply

Enquanto isso.... vejam as novas "normas " para Jornalistas no SENADO :

" as perguntas dos jornalistas ao senadores devem ser feitas por escrit e com 05 dias de antecedência "

https://www.youtube.com/watch?v=koBJP9vxGk0

Reply

Como Paulista jamais votarei em traécio neves, pois estive em Minas em 2010 e vi com meus proprios olhos como este ser pode ser baixo.

Então Traécio Jamaisss.

Reply

Quem esteve dentro da campanha de 2010,sabe a desorganização, falta de planejamento, logistica, e o descomprometimento de Serra com MG. Foram dezenas de vindas ao estado canceladas pelo próprio Serra. Isto aliado ao fraco desempenho e antipatia do candidato, além de sua teimosia com Gonzales, já criticada diversas vezes, resultaram na derrota. Em 2012 Serra cometeu praticamente os mesmo erros, perdeu a prefeitura de SP, para Haddad, um zé ninguem na politica. Acho que não é preciso dizer mais nada.

Reply

Serra não irá largar o osso.
Aécio teoricamente seria melhor.
Alckmin só para governo ou prefeitura.

Agora pq a dúvida, Serra que certamente está fora do jogo da presidencia, então irá soltar suas notinhas para desestabilizar Aécio.

Alckmin fica em cima do muro, pois está cercado de serristas e está preparando o segundo mandato.

O BRASIL tem outros estados, então fica a pergunta CADE a união do PSDB?

Reply

Em 1998 Aécio era presidente do PSDB mineiro. Como assim, não havia efeito traécio?

Reply

Que número arbitrário é esse? mais que 60%, porque não mais que 50%?

Reply

A EX-PREFEITA MARTA SUPLICY VIAJOU À ITÁLIA E RESOLVEU ASSISTIR A UMA MISSA PRESIDIDA PELO PAPA, NO VATICANO. TERMINADA A MISSA, MARTA NÃO SE CONTEVE E FEZ UMA PERGUNTA AO PAPA: -'VOSSA SANTIDADE, POR ACASO EXISTE ALGUM BANHEIRO, AQUI DENTRO? É QUE EU ESTOU APERTADÍSSIMA, PRECISO FAZER XIXI, O SENHOR ENTENDE'... O PAPA PENSOU, PENSOU E RESPONDEU: -'O BANHEIRO É UM POUCO DISTANTE, MAS LOGO ALI, NAQUELE CANTINHO, TEM UMA ESTÁTUA DE SÃO PEDRO. PODE FAZER XIXI LÁ'. -'TUDO BEM! SE É VOSSA SANTIDADE QUE ESTÁ FALANDO EU VOU. MAS NÃO É PECADO FAZER XIXI EM SÃO PEDRO' ? -'É. MAS PRA QUEM JÁ CAGOU EM SÃO PAULO , ISTO NÃO FARÁ A MENOR DIFERENÇA'!!!

Reply

Caro Cel
50% de 1000 é 500.
50% de 100 é 50.

Quando se fala em porcentagem deve-se apresentar o UNIVERSO.
São Paulo-Cidade 12.000.000
BH-?????

Abs.

Reply

Sp não em só paulistas..lembre-se
Os migrantes votam até no bode se o apedeuta mandar...não é preconceito nao, é a mais pura verdade...

Reply

Sp não em só paulistas..lembre-se
Os migrantes votam até no bode se o apedeuta mandar...não é preconceito nao, é a mais pura verdade...

Reply

O PT é forte em São Paulo por causa da estrutura sindical. Mais um fato: existem outros candidatos com significativa densidade eleitoral.
Aécio não tem carisma, fala mal, terceiriza o seu governo, é cuidado pela sua irmã e flutua em flocos de neves. Aécio não tem meu voto, não, explica-se, por ser mineiro, mas sim por não ser leal.

Reply

São Paulo tem sindicatos fortes. Minas, não. Não é porque a cidade de São Paulo elegeu um petista, que o PSDB faliu. O PT em São Paulo é forte, é o berço do partido. No Rio Grande do Sul, os títulos estaduais ficam, invariavelmente, entre Grêmio e Internacional? Em Minas, entre Cruzeiro e Atlético. Será por que?

Reply

Aecio Neves sabe que politica nao eh ciencia exata.

Reply