Agora é a Folha quem toma lado para 2014.

Leiam o Editorial de hoje da Folha de São Paulo. E respondam: a reunião de um partido, faltando 18 meses para a eleição presidencial, é motivo para um editorial? E desde quando um editorial termina com um "talvez"? Um editorial não expressa a opinião de um jornal? "Talvez"?
 
O evento desta segunda-feira do PSDB paulista, para demonstrar apoio ao senador Aécio Neves, atenua a imagem de uma divisão grave no maior partido da oposição. Os tucanos seguem tão unidos -ou desunidos- como têm estado desde que deixaram o governo federal, no início da década passada. Desde então, um punhado de caciques disputa e controla as indicações nas eleições majoritárias. A soma de suas personalidades e veleidades entra em atrito constante, e às vezes em franca contradição, com as diretrizes de estabelecer um programa partidário coerente e de privilegiar condutas que se sobreponham ao personalismo.
 
O que acontece há dois anos nesse minúsculo grupo de comando é o enfraquecimento de um de seus próceres, José Serra. Duas derrotas sucessivas -para a Presidência, em 2010, e para a prefeitura paulistana, em 2012- anularam sua capacidade de colocar-se no caminho de Aécio Neves. O ex-governador paulista tornou-se um incômodo menor no processo de unção do senador mineiro à condição de candidato tucano ao Planalto em 2014. Com a bênção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Geraldo Alckmin, Aécio deverá assumir o comando da legenda em maio e, a partir daí, desenvolver sua estratégia até a eleição.
 
Aécio Neves está sozinho na disputa interna, e esse é o seu maior problema. Enquanto se debatia com lideranças mais fortes, como em 2010 contra Serra, tinha ao menos um pretexto para não dizer exatamente a que veio. Agora o candidato que pretende governar o Brasil, antepondo-se a uma presidente popular que será competitiva no ano que vem, está desafiado a revelar, sem subterfúgios, sua plataforma e sua personalidade.
 
Os primeiros ensaios e discursos de Aécio Neves têm sido desapontadores. Não se depreende muito bem o que deseja fazer de diferente em relação à administração Dilma Rousseff. Melhorar a operação da Petrobras, emancipar os mais pobres da dependência de bolsas e recursos públicos e aperfeiçoar a gestão federal, tópicos aos quais Aécio se aferra, seriam temas adequados a qualquer candidato, de situação ou de oposição.
 
Saber em que se distinguiria a candidatura de Aécio Neves é ainda mais crucial para o PSDB diante da desenvoltura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nesta aquecida pré-temporada eleitoral. Semidesgarrado do bloco governista, Campos arrebata simpatias em setores da opinião pública e do empresariado usualmente próximos dos tucanos. Talvez esse veio não seja largo o suficiente para abrigar dois candidatos fortes de oposição em 2014.

18 comentários

Quanta ingratidão... Vocês tiveram o apoio da FSP em todas as eleições.

O Coronel é uma criancinha birrenta e mimada... Se o papai não dá tudo o que ele está acostumado, faz beicinho e chora.

Vocês são AMADORES. Não entendem nada de política, não aguentam nenhum tipo de contrariedade. São autoritários, não aguentam o contraditório da democracia.

É por isso que estão tomando uma SURRA do PT ano após ano e estão próximos de serem EXTIRPADOS da política.

Reply

Coronel,

OK, sabemos que a Folha é pró-PT, porém o PSDB pede para apanhar.

É tanta luta interna que esquecem que o inimigo é outro!!

JulioK

Reply

hum, a Foia "serrou" agora?

Reply

Penso que a Folha está tão somente descrevendo o óbvio que todos já enxergam. Isto não é tomar partido.

Todos sabemos dos gravíssimos problemas da "oposição" (se é que ela existe de fato).

Reply

Petralha às 06:59 !!!!

Reply

O PSDB está desunido e perderá a campanha para presidente. Tenho medo que a Dima ganhe no primeiro turno. O único contraponto é Marina com seu discurso idiota, baterá recordes de votos. O Brasil todo quer isso, discursos idiotas, nada de realizações.

Reply

Coronel,
nada além de uma imprensa ajoelhada. Se contrapor a Anta II é o que é de mais fácil. A roubalheira, a incompetência, as promessas vazias, a mentira, todo esse conjunto com as suas variações, já seria o bastante para tirar a canalha do poder. A sim, o petralha das 06:59 conseguiu um espaço para querer aparecer. Este está acordando cedo para defender a corja.

Reply

Os psdbistas deveria saber que o inimigo é o pt de sempre, esse velho ajuntamento da corja petralha que tem como objetivo a permanência no pode, mesmo que tenham que fazer “O DIABO” para continuar no poder.

Reply

Eu estou tranquilo. Pelo que conheço do Aécio ele não vai entrar nessa batalha para perder. Aguardem o momento correto. Ele virá com o que se tem de melhor após planejamento prévio. Quanto a mídia serão os primeiros a se render aos milhões e milhões de reais virão acompanhando o candidato.

Reply

Copidesque
Coronel, esse "há 18 meses", creio que se refere à eleição no futuro, não seria com a preposição "a", não?
Abs,
Parroula

Reply


A "foia" acaba por elogiar o Gov Campos, acho ótimo, assim na mesma proporção o homem também cresce e a chance do 2o Turno também.

Ao mesmo tempo os dois petralhas aqui das 6:59 e das 8:40 mostram como o efeito Aécio causa tremores e arrepio na espinha....."extirpados da política"! hummmmm que medinho!

Reply

Aécio é um candidato biônico,candidato de si mesmo.Cismou que por ser neto do Tancredo TEM que ser presidente da república e terminar a saga que o avô não conseguiu.É um político provinciano como bem atestou Marco Antônio Villa.Não vejo nele liderança alguma e pra mim só cresceu em Minas por usar no sobrenome o "Neves" do avô.O PSDB deveria crescer e fazer prévias pra saber o que os filiados pensam e querem.

Reply

Sempre votei em Serra e sempre chamei Aécio de Traécio, mas diante da possibilidade do Pt ganhar de novo, sou Aécio desde criancinha. Quanto a folha, há muito tempo ela petezou.

Reply

Claro, Coronel!


Tivemos o apoio da mídia paulista em 2002, 2006 e 2010 porque os candidatos eram 'governadores de SP', tem ligação.

A imprensa não vai respeitar Aécio.
Se o Serra temo mesmo potencial de voto, como mostra estadão/Ibope, porque sofrer com um candidato desconhecido e correr o risco de ficar fora do segundo turno ?

Precisamos de Serra presidente!!!

Reply

Coronel, e essa barata cascuda de 27 de março de 2013 06:59???? Está obviamente procurando espaço! Manda ela pra P...

Reply

vocês agem como crianças teimosas e não enxergam nem o poste a frente do nariz. psdb é conluio secreto do pt via fhc. se continuar assim vão quebrar o nariz e o fernandinho vai sair de novo na foto dando risadas ao lado de lula e dilma seus otários.

Reply

Ainda é cedo e o Aécio como bom mineiro trabalha em silêncio.Não deve mesmo entrar em discussões inúteis com o PT,pois é exatamente isto o que querem para o desestabilizarem.Quando chegar a hora oportuna ele dirá a que veio. O PT o desdenha porque o teme.
É importante lembrar que a oposição ao PT tem que ser a do eleitor insatisfeito com o seu governo.Quem tem que botar a boca no trombone e escafeder com esse partido não é o Aécio, nem Serra,nem Marina,muito menos Eduardo Campos que não merece confiança.Somos nós,brasileiros assaltados,massacrados,humilhados é que temos que votar contra este maldito PT.

Reply

Você quer dizer Bolha de São Paulo?

Reply