Segundo Joaquim Barbosa, José Dirceu já deve passar o inverno na cadeia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse esperar que as penas de todos os condenados na ação penal do mensalão sejam aplicadas até julho deste ano. Isso significa que, se não houver qualquer medida protelatória das defesas dos réus, 22 dos 25 condenados a prisão poderão ser presos até esse prazo.
Joaquim Barbosa, presidente do STF
O mensalão, caso considerado o maior escândalo de corrupção da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), foi julgado pelo Supremo no ano passado. Em quase cinco meses de julgamento, o STF concluiu que houve desvio de recursos públicos para abastecer um esquema de compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.
 
Para que as penas sejam de fato executadas, porém, a Corte ainda deve publicar o acórdão do julgamento. A previsão, segundo o presidente do Supremo, é que isso ocorra em março. Na semana passada, 3 dos 11 ministros do STF que participaram do julgamento concluíram a revisão de seus votos para posterior publicação. "Por mim, encerraria [o processo] ontem. Infelizmente, tenho que respeitar os prazos", disse Barbosa. Questionado se os demais ministros estão demorando a liberar seus votos para constar do acórdão, ele disse que isso é "detalhezinho". "Por que vocês gostam de detalhezinhos? Vamos falar de coisas mais substanciais, grandiosas."
 
Para Joaquim, julho é um prazo razoável para que a ação transite em julgado e, uma vez concluída, a pena deve ser aplicada automaticamente. "[Uma vez] encerrado, acabou. Encerrado você aplica a decisão tanto no cível quanto no crime. 'Executa-se' é a palavra que se usa tanto para matéria criminal quanto civil." Ele não descarta, contudo, que haja tentativas de se adiar a aplicação das penas. "Tudo é possível, mas há meios de se coibir isso também", disse.
 
As penas variam entre os 40 anos de prisão aplicados ao publicitário Marcos Valério Fernandes, considerado o operador do mensalão, e os dois anos que recebeu o ex-deputado José Borba, do PMDB. Entre os 25 condenados figuram nomes como o de José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil de Lula, o ex-presidente do PT José Genoino, seu ex-tesoureiro Delúbio Soares e o atual deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
 
Mais cedo, ele disse, em entrevista restrita a correspondentes estrangeiros, que "as ordens de prisão devem ser expedidas" antes de 1º de julho. Na ocasião, o presidente do STF, no entanto, afirmou que as prisões dependerão do cumprimento das últimas etapas do processo. "Eu espero encerrar toda essa ação até julho deste ano", afirmou, segundo a agência Reuters.
 
Na entrevista a jornalistas estrangeiros, o ministro rebateu a alegação de que as penas aplicadas no julgamento do mensalão foram "duras". Para ele, pela magnitude do caso -- que significou o desvio estimado em mais de R$ 100 milhões de verbas públicas--, na realidade, as penas foram "baixíssimas".
 
Barbosa disse também que, devido a diversos benefícios legais, a maioria das penas será reduzida com o tempo e nenhuma delas chegará a ser cumprida em sua totalidade. O presidente do Supremo opinou que esses benefícios são sintomas de um sistema penal "fraco", que "favorece o réu", acaba ajudando os "corruptos" e faz com que o sistema penal não tenha o devido efeito. Para Barbosa, esse conjunto de fatores reforça a "sensação de impunidade" que existe no Brasil em relação aos políticos corruptos. Barbosa, no entanto, diz acreditar que o mensalão apontou um "caminho" na direção contrária.
 
"Seguramente muitos juízes se sentirão mais encorajados agora" quando tiverem que processar algum político, argumentou Barbosa, para quem, no entanto, isto não acabará com as "incoerências" do processo penal no país. Sobre a popularidade adquirida após o julgamento, Barbosa diz acreditar que o fenômeno nada tem a ver com seu carisma social, mas sim porque "a sociedade está cansada dos políticos profissionais". (Folha Poder)

22 comentários

O pingo da gota d'água.

MUITO CUIDADO DONA DILMA: -- FORMIGA QUE QUER SE PERDER CRIA ASA. CORTE ENQUANTO PODE AS PERIGOSAS ASAS DESSA TAL COMISSÃO DA VERDADE COM TODAS SUAS MENTIRAS! NÃO SEI O TAMANHO DA VARA DA SENHORA; MAS É MUITO, MUITO PERIGOSO MEXER LEÃO COM VARA CURTA. MOSTRE SUA BRABEZA COM OS FRACOS! -- BRABEZA COM OS FORTES É MUITO PERIGOSO.

CORONEL MACIEL.

Reply

Se com mais de R$ 100 milhões de verbas públicas roubadas no mensalão, na realidade, as penas foram "baixíssimas", segundo Joaquim Barbosa? De quanto será a pena que será aplicada ao Lula pelo superfaturamento na compra da Pasadena que valia 42 milhões e Lula "pagou"??? 1 bilhão e 200 milhões, em pleno ano eleitoral? Junto com Lula deve ser punido também o Sergio Gabriele.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/escandalo-bilionario-na-petrobras-resta-agora-saber-se-ao-fim-da-apuracao-alguem-vai-para-a-cadeia-ou-quem-privatizou-a-petrobras-mesmo/



A Petrobras e grande “cabide de empregos”. Serve tao somente aos interesses dos politicos do PT e a seus funcionarios que sao regiamente remunerados. Tem um quadro de funcionarios muito alem do necessario. Tendo o monopilio do petroleo que necessidade tem de gerar propagandas? Certo, dinheiro para o caixa petista. E uma empresa ultrapassada e nao interessa ao pais mante-la na forma atual. A privatizacao e bem vinda. Por que temos que pagar.Porque 200 milhões de habitantes tem que manter 80.000 funcionarios com toda mordomia: salarios, Petros, etc. O Sergio Gabrielli e pau mandado do PT. Pessimo profissional, alias como todo petista. O caso presente e para prisao de todos envolvidos. Essa conversa de que a Petrobras e intocavel, o petroleo e nosso, e mil e uma besteiras é bravataria do PT para confundir a opinião pública e disfarçar seus crimes.

Reply

Só vendo Coronel! Não vai ser como devia e como nós queremos. Infelizmente.

Reply

Verdade seja dita, a Justiça brasileira é de uma INEFICIÊNCIA calamitosa. Os maiores salários pagos pelo povo, para togados suspeitos.

Se o Sistema Penal é fraco como afirma Joaquim Barbosa, sabemos que isso não é de agora. Então porque esses Senhores tão letrados locupletados na Justiça, até hoje não mudaram as Leis, não atualizaram esse maldito Código Penal, esse sistema penal inútil no qual se baseiam e só favorece bandidos e quadrilhas? heim Senhores togados das Supremas cortes?

Vamos trabalhar marajás!

Reply

Entao ele ja pode pedir para sua querida mamae tricotar umas meinanhas e um toquinha para sua proteção no xilindró...Ó coitado!!!!

Reply

Coronel,
seria tão bom ver essa canalha na cadeia. A Democracia agradece.

Reply

Quem dera o Presidente do STF tivesse razão... os recursos (embargos de declaração e infringentes)serão julgados por um pleno com maioria petralha. Além do que sua apreciação poderá recair sobre um Ministro Relator companheiro. As perspectivas são sombrias, infelizmente...

Reply

Dá-lhe, Joaquim Barbosa!

CADEIA NELES!


Chris/SP

Reply

Já fiz doação do único cobertor que tinha sobrando, lastimo muito Dirceu!

Reply

MInistro Joaquim, faça isso, por favor. Faça com que essas ordens de prisão desses criminosos abusados sejam expedidas até 1º de julho, pelo amor de Deus, por tudo que é mais sagrado. O Brasil precisa de um basta antes que o crime se instale na sociedade, de forma inexoravelmente inafastável.

Bons fluidos o cerquem e protejam, Escelentíssimo Ministro.

Mariana

Reply

OFF

"Brasil sem o PT é "impensável", diz Lula em evento sobre os 10 anos do partido na presidência"

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/02/28/brasil-sem-o-pt-e-impensavel-diz-lula-em-evento-sobre-os-10-anos-do-partido-na-presidencia.htm

É muita CARA DE PÁU deste energúmeno!


Chris/SP

Reply

Puxa vida! Mas logo no inverno, Barbosão?! Mas é muita maldade em cima do zé caroço. Será que a mamãe terá licença para ir lá na jaula lavar as cuequinhas dele? Coitadinho do zé!!

Reply

Ainda estou pagando pra ver essa prisão acontecer. Acho que apenas o Valério vai levar cana.

Reply

Corona, Ricardão, futuro companheiro de cela do Zé, já está cantando euforicamente:

Só quero que você
Me aqueça neste inverno
E que tudo mais
Vá pro inferno!

Reply

O Inverso está Chegando Zé!

Reply

A parcela lúcida do povo brasileiro aguarda esperançosa a efetivação e conclusão desse processo interminável. Que as previsões do Dr. Joaquim Barbosa se realizem. Cagliostro

Reply

Cel
Permita-me fazer um esclarecimento ao Anônimo das 21.36, conforme segue:
"Não cabe aos togados, sapientes e letrados ministros do Supremo, INFELIZMENTE, fazerem as Leis, mas sim, aplicá-las. Cabe ao poder Legislativo (CONGRESSO NACIONAL) FAZER AS lEIS, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, ou seja, LEGISLAR. Como o Legislativo é composto por um ajuntamento de bandidos, salvo as exceções de praxe, não têm interesse em reformar o Código Penal. Elementar meu caro anônimo!!!
Esther

Reply

Cada vez mais as pessoas de bem precisam valorizar e dar força ao grande ministro Joaquim Barbosa!

Reply

anonimo 21:36

Quem cria ou altera leis é o Legislativo, não o Judiciário.

Assim, o legislativo, que legisla em causas próprias, não tem interesse em alterar leis que os favorecem.

E as alterações do novo Código Penal, você já viu?? Está sendo alterado por especialistas contratados pelo Sarney. É um lixo !

Chris/SP

Reply

Vou comprar os fogos e chamar os amigos para o churrasdo comemorativo!

Reply

Ministro Joaquim Barbosa,se todos fossem iguais a você,que maravilha viver....
Mineiro de Paracatú,como meu pai,cidadão do bem.
Minhas homenagens.

G. Loureiro.

Reply

TÁ DEMORANDO MUITO, PARA VERMOS ESSES LADRÕES CANALHAS ATRÁS DAS GRADES!

Reply