José Dirceu ataca Joaquim Barbosa. Quem você acha que está com a razão?

O ex-ministro José Dirceu divulgou na tarde de hoje (8) uma nota criticando a decisão do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, de ordenar aos réus do caso que entreguem seus passaportes. A ordem partiu do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de ontem. "A decisão do relator Joaquim Barbosa (...) é puro populismo jurídico e uma séria violação aos direitos dos réus ainda não condenados, uma vez que o julgamento não acabou e a sentença não transitou em julgado", disse Dirceu na nota. (Matéria da Folha Poder)
 
O ex-ministro José DirceuPara o ex-ministro da Casa Civil, as argumentações usadas por Barbosa "cerceiam a liberdade de expressão" e "são uma tentativa de constranger e censurar" os réus. O advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, também informou por nota que o passaporte do ex-ministro será entregue hoje. Porém, também considerou a ordem de Barbosa equivocada. "Criticar uma decisão não significa desrespeitar o Poder Judiciário. Vivemos em um país livre, numa democracia, onde a liberdade de expressão é a regra e faz parte do Estado Democrático de Direito", apontou.
 
Segundo Barbosa, a medida foi necessária porque considera que alguns réus adotaram "comportamento incompatível com a condição de condenados e com o respeito que deveriam demonstrar para com órgãos jurisdicionais perante o qual respondem por acusações de rara gravidade". "Na fase que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados, sem conhecimento do Supremo", completou.
 
Barbosa se referia ao ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e ao ex-deputado Romeu Queiroz (ex-PTB, hoje PSB). O primeiro ficou fora do país por apenas um período, alegando que estava resolvendo um problema pessoal, mas sua ausência causou apreensão no Ministério Público. Já Queiroz ficou sete dias em Curaçau, no Caribe. Veja a íntegra da nota de Dirceu:
 
O que justifica?
 
A decisão do relator Joaquim Barbosa de apreender os passaportes dos réus da Ação Penal 470 é puro populismo jurídico e uma séria violação aos direitos dos réus ainda não condenados, uma vez que o julgamento não acabou e a sentença não transitou em julgado. Cabem recursos mesmo após a publicação do acórdão. Mostra-se também exagerada porque todos os réus estão presentes por meio de seus advogados legalmente constituídos e em nenhum momento obstruíram ou deixaram de atender as exigências legais.
 
Mas o mais grave são os argumentos para tal decisão, alegando que os réus adotaram comportamento incompatível e desrespeitoso com o Supremo. O ministro sustenta o pedido de recolhimento dos passaportes porque dois réus - antes de serem condenados - viajaram para o exterior e voltaram normalmente. Afirmou ainda em seu despacho que alguns réus "deram a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei" com atitudes que afrontariam o Supremo Tribunal Federal.
 
Ou seja, os argumentos cerceiam a liberdade de expressão e são uma tentativa de constranger e censurar, como se os réus não pudessem se defender e, mesmo condenados, continuarem a luta pela revisão de suas sentenças. É importante ressaltar que eu nunca me manifestei sobre o mérito dos votos dos ministros ou sobre a legitimidade e o respeito à corte. Sempre respeitei as decisões do Supremo Tribunal Federal, uma vez que lutei pela nossa democracia, mesmo com risco à minha própria vida.
 
Nada vai me impedir de me defender em todos os foros jurídicos e instituições políticas. Mesmo condenado e apenado, não abro mão de meus direitos e garantias individuais - do direito de me expressar e contraditar o julgamento e minha condenação. Nenhum ministro encarna o Poder Judiciário - não estamos no absolutismo real. Nenhum ministro encarna a nação ou o povo - não estamos numa ditadura. Mesmo acatando a decisão, tenho o direito de me expressar diante de uma tentativa de intimidar os réus, cercear o direito de defesa e expor os demais ministros ao clamor popular instigado, via holofotes de certa mídia, nestes quase quatro meses de julgamento.
 
José Dirceu Oliveira e Silva

66 comentários

ver petista reclamando de populismo não preço...

populismo no rabo dos outros eh refresco...

aguenta o tranco, guerreiro do povo brasileiro...ehehe

Reply

"não estamos numa ditadura."

verdade...

estamos num Estado de Direito que começa a fazer cumprir a lei e a ordem...

comece a aprender a gemer sem sentir dor, Zé...

Ze, nos States, tu ja estarias em cana faz tempo, e sem espaço em blog pra te manifestares...

nao fostes condenado por crime politico, mas por corrupcao e formação de quadrilha, certo?

portanto, pare com esse teu patético teatrinho de tentar se fazer de perseguido politico...

Reply

É de rara patifaria os argumentos de Dirceu. O mundo em que vive e a já conhecida forma deliberada de usar as instituições somente ao seu favor! Grande inimigo da Democracia e da Liberdade, este revolucionário de 5ª categoria.

Reply

Coronel! Este pilantra Tríplice Coroado, já deveria estar trancafiado numa pequena quitinete da Papuda, de preferência de uma peça só.Cadeia nele o quanto antes.

Reply

Cala boca, Zé Dirceu!!

Reply

Ora, ora. Até parece que ele está dando muita importância ao passaporte. Esse é dos tipos que sai do país quando bem entende, com ou sem passaporte, pois não faltam destinos rubro-solidários que o aceitem de bom grado: Argentina, Paraguai, Venezuela, Bolivia, Cuba, Uruguai, etc. Cagliostro

Reply


Vai para Cuba Dirceu !!

Reply

Lutei pela democracia .... ele continua o mesmo falso e mentiroso de sempre !
Cana nele !

Reply

Zé ruela caroço da silva- mais conhecido pela alcunha de EL CAGON:


Quanto mais vc emite notas idiotas, mais se enlameia-

à propósito, quando é que vai devolver aquela grana toda ROUBADA do infeliz povo brasileiro?

Reply

O grande erro dos militares foi não ter exterminado esses terroristas que há dez anos estão desgovernando e destruindo o Brasil.

Reply

Claro que o Zé Caroço está certo.

Ele defende seu "direito de fugir", sem apontar qual artigo do código penal contempla esse suposto direito.

Algum leitor mais atento poderia me apontar onde se encontra tal direito?

Reply

Resposta de Joaquim Barbosa:
"Visto. Se o marginal falastrão não devolver logo o passaporte, vai em cana. Cumpra-se"

Reply

É muito hilário ver um chefe de quadrilha condenado reclamar que um juiz da mais alta corte lhe ordene entregar os passaportes. Quase morri de rir...

Reply

A choradeira do Zé Caroço já está ficando enfadonha.
Vamos ver quantas lágrimas vão rolar qdo. tiver que devolver aos cofres públicos um pouquinho,porque ninguem e acredito que nem a mãe,as ex-mulheres e filhos sabe qto. este ladrão safado, terrorista de quinta amealhou.

Reply

Ao anônimo das 17:03. Eu e muita gente nesse Paiz concorda com você. Foi talvez a ùltima grande chance que se teve de transformar o Brasil em uma terra decente.

Reply

Agora é que o Zeca Diabo vai ficar mesmo com saudades do Diabo de Barbas! Como é que ele agora vai poder ir a Cuba fazer turismo sexual?!

Reply

Gente esta foi a melhor piada do ano. Concordo c o comentarista, ver petralha safado, reclamar por justiça naum tem preçu naum!!!!

APA

Reply

Ô meu irmão, para início de conversa, quem é josé dirceu? Um bandido safado, delinquente, marginal, condenado pela justiça. A "nota" que esse cara solta vale menos que um papel higiênico sujo de merda.
Vamos parar de repercutir o que essa carniça vomita, pois só interessa aos pares dele.

Reply

Cabem recursos : O idiota nem ao menos sabe escrever, ô notinha mais mal escrita e ainda diz que é advogado.

Reply

Sr. José Dirceu,
Eu admiro muito o senhor pelo que fez para o bem do Brasil. Mas, por favor, devolva o passaporte. Depois o senhor o recupera e poderá novamente viajar para onde o senhor quiser.
Assinado: Perdi o dedo na prensa.

Reply

Tudo bem que você lutou pela democracia, tipo cubana, mas agora não é hora de falar, porque o Ministro voltou nervoso da Alemanha e pode, além do passaporte, prejudicar ainda mais você. Os outros réus que se danem, estamos preocupados com a sua pena, que pode ser aumentada, dado os humores do "homem".

Reply

Pô, os caras não podem ir ao exterior verificar suas aplicações nos paraísos fiscais? Afinal,o produto do mensalão deve estar num lugar seguro para manter a riqueza da elite vermelha e os seus privilégios, como beber champanhe de nseis mil dólares a garrafa, viajar ao exterior, pagar os melhores advogados para defender suas "jogadas". E a culpa é dos reacion´´arios e da imprensa golpista!!! Ridículos!!!

Reply

Pena máxima para o Chefe da organização criminosa. Se possível incomunicável. Ele é um risco eminente ao país.
Cadeia nele.

MARIA CRISTINA SP

Reply

Fico cá imaginando a pressão que deve estar sofrendo o Marcos Valerio , por parte de seus sócios , já condenados e por parte de Simone Vasconcelos , que , com medo de pedir demissão e não conseguir outro emprego , foi se deixando envolver no crime que o MV , os petistas e os politicos da base governista . cometiam. Sione Vasconcelos , uma mera secretária , vai pegar uma pena de gente grande. Vcs acham que ela não está pressionando o Marcos Valerio? Vcs acham que os socios do Marcos Valerio não o estão pressionando ? Acho que nem vai ser preciso "suicidarem " o MV . Diante de tanta pressão , não tem coração que aguente tanto tempo.MAS FALE TUDO ANTES MV !

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Esse Zé Dirceu tá fumando maconha ou tomando chá de Santo Daime.

Não teve direito de defesa. E os 7 anos desde quando o Mensalão foi denunciado por Roberto Jeferson?

Queria o que? 30, 40 ou 100 anos para tentar provar que não é chefe de quadrilha?

Agora só lhe resta o xadrez o Zé.

Vais comer quentinha todos os dias, como todo bandido enjaulado faz na prisão.

Aliás, não será nenhum sacrifício para quem se ufana de ser guerrilheiro.

Se és mesmo um guerrilheiro já deves ter comido coisas piores, como grilo, pão mofado e bebido o próprio xixi. Não é mesmo, Zé Mentira e Covarde?

Reply

Se o Barvosão udesse, além d eprender o zé dirceu , prenderia o levaumdovisc também..

Reply

Se o Barvosão udesse, além d eprender o zé dirceu , prenderia o levaumdovisc também..

Reply

Coronel,

Por que esse sujeitinho não é chamado na PF para prestar esclarecimento por DESACATO A AUTORIDADE???

Porra, ninguém tem coragem???? Vamos acabar com essa palhaçada de condenado falando mal de juíz!!

JulioK

Reply

Isso mesmo tem que ficar de olho no Zé Guerrilha, ele é capaz de qualquer tipo de trapaça, de repente vem aqui p/ Circo Lulanês e faz um plastica e se manda.

Reply

Esse é mesmo o nome dele?A cara dele é essa mesmo?aonde arrumou toda essa coragem para falar mal de um ministro do STF?Um dia teria de parar na cadeia para pagar de um modo ou de outro pela conspiração que sempre manteve contra a verdadeira democracia, não à que ele se refere.

Reply

Cel

Isto só ocorre no Brasil.

Réu, divulgar nota criticando decisão de Ministro do STF, relator do processo. É uma ofensa.

Isto mais parece Poste mijando no Cachorro.

Do meu ponto de vista o Réu deve ser processado por calunia, danos morais etc. Aumentando seu tempo de prisão. Claro.

Átila

Reply

Prisão preventiva para esse bosta, por desacato a autoridade. Sem celular e sem internet. Nessa hora eu queria ser o diretor do presídio. O bosta iria levar uns dez tapas no ouvido todos os dias.

Reply

o mesmo papo de sempre:lutei pela democracia com o risco da própria vida.Conta outra Zé!

Reply

eM CUBA , TOMAR O PODER O fIDEL MANDOU FUZILAR TODOS os opositores do regime . Acho que foi este o erro cometido por aqui. Deveriam ter imitado o fidel e ninguem do pt poderia ficar com raiva...

Reply

Cada vez que vejo esses vermes dizendo coisas como essa:

Vivemos em um país livre, numa democracia, onde a liberdade de expressão é a regra e faz parte do Estado Democrático de Direito"

tenho mais certeza que ele junto com seu conluio sao uns picaretas. Acho que nao preciso dizer mais nada, pois o que ele falou ele só quer para ele, não para os brasileiros comuns e pensante desse país.

Reply

CEL, acabo de ouvir no JN uma inacreditável declaração do Zé Dirceu sobre a obrigatória entrega dos passaportes. Nas palavras do Heraldo Pereira, substituto do Bonner, o ex-ministro declarou que cumpriria a ordem da justiça mas sob protesto pois a decisão do Min. Joaquim Barbosa era uma decisão errada uma vez que "todos os réus estavam presentes através de seus advogados". Não acreditei no que ouvi. Através do advogado, o réu não está presente, está representado. Grande Zé Dirceu! Ele em Cuba e o advogado em cana no Brasil. Não nega o DNA petista.

Reply

Eu quero ouvir Al Capone, Beiramar, Marcola, Mussolini, Stalin, Hitler, Maluf, e todo quadrilheiro disponível, afim de estabelecer legítimos critérios da mais pura bandidagem, e nortear os seres humanos ao fim do mundo, porque É O FIM DO MUNDO DAR VOZ A ESTE chefe de quadrilha CHAMADO ZÉ DIRCEU, QUE NÃO SEJA VOZ DE PRISÃO!

Reply

Ué....

O Joaquim não era o favorito da esquerda e da esgotosfera ? Não foi ele que mandou o Gilmar ouvir a voz das ruas ?

Ora bolas, o Joaquim ouviu a voz das ruas e entendeu que esta quer a prisão da quadrilha.....

Fala Valério....Fala.....


coyote

Reply

Cadê o camburão que ainda não levou o Zé caroço para o seu novo lar?

Reply

Ah é? Violação de direitos? A justiça também pode pedir a prisão preventiva... que tal Dirceu?

Tá sendo é boazinha demais para o meu gosto!

Reply


E porque ele quer passaporte, é só pegar uma carona com a FUNAI até a Raposa Serra do Sol que seus amigos índios o leva para a Venezuela de Toyota diesel 4 x 4. Um luxo.

Reply

O Barbosa, nosso presidente do poder judiciário dia 20 quando o presidente der posse ao novo presidente. já o LEVANDO WISKY fica como vice.
O Dirceu pode emitir um SALVE GERAL do CV do qual foi o seu primeiro presidente, terão suas palavras a mesma legitimidade do Marcola do PCC e que vai para Rondônia ou o RN para uma nova jaula mais segura (RDD), o projeto de SUPERMAX brasileiro.
Bandidões multi-criminosos só tem direito à 30 anos de cadeia, aqui o estado DEVERIA INSTAURAR "A PENA DE PRISÃO PERPÉTUA" ou prisão por prazo indeterminado ( mínimo de 30 anos e só saindo da cadeia depois do exame criminológico ), não é a pena inconstitucional da prisão perpétua mas o preso renitente cumpriria como sendo prisão perpétua porque nunca receberia um OK no exame criminológico e mofariam até a morte no fundo de uma cadeia.

Reply

Tinha que estar preso.Te cala Zé.

Reply

Em que pese a quase totalidade dos comentários aqui postados serem favoráveis à decisão do Min. Barbosa, independente de um dos réus ser o Dirceu, creio que ele está com a razão. Vejam que todos os réus condenados na ação penal já poderiam ter fugido do país se o quisessem. Até ontem nada os impedia de deixar o país. O fato de terem suas penas divulgadas, em nada muda a realidade. A medida é extremamente midiática e populista mesmo, além de ter grande dose de autoritarismo. Devemos levar em conta que outros julgamentos virão e que os tratamentos deverão ser idênticos no futuro.

Reply

Quem está querendo cercear a liberdade de expressão, quem está querendo censurar alguma coisa é vc petralha de uma figa, quem quer acabar com a BOA IMPRENSA LIVRE, são vcs cambada de salafrários que tem o codinome PETRALHA.
Passa o passaporte para a justiça
A-G-O-R-A! JÁ!

Reply

Pois é ZD, cadeia para os outros é bom, mas para tu, está dificil de aceitar... jamais vi tamanho esperneio....Tudo o que tem preço, meu cartão de credito compra....mas cadeia para ZD, não tem preço !!!!!

Reply

Quem esta incomodado é por que esta mal-intensionado, então parabéns mais uma vez ao ministro Joaquim Barbosa.

Reply

Coronel. Realmente vale a pena dar uma olhada no processo que Lula responde por desvio de dinheiro público neste link http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400 . Já coloquei o link do processo para facilitar. Veja na aba partes que os reús são Lula e Amir Lando e o valor desviado chega perto dos 10 milhões de reais. Acho que essa notícia mereceria destaque e um aprofundamento em seu teor.

Reply

Foi pouco determinar que entreguem passaporte. Pela periculosidade dessa gnague, deveriam ter a prisão provisória decretada. Aí, talvez não tivessem como divulgar as merdas que falam e as ameaças que fazem.

Mariana

Reply

A situação desse medíocre, que usa e abusa do chamado jus sperneandi, ainda é capaz de matar de inveja os autênticos perseguidos políticos, os daquela ilha-hacienda do ídolo de frei betti (que, por ironia do destino, foi quem indicou Joaquinzão para o Supremo).

Reply

1. Sendo eu, elle ia preso por desacato.

2. Lutar pela democracia? Que conceito de democracia tem esse quadrilheiro condenado?

3. Ia fugir né Zézão???? Ahahahahahah... isso explica a irritação em ter que entregar os passaportes. Ora, se até a família petralha teve que devolver os passaportes... e olha que elles não foram condenados judicialmente de nada... imagine tu, que é um Zé Ninguém!

Procure teu lugar Zé das Hóstias!

Reply

Novilíngua a todo vapor, Que porra é essa de "populismo jurídico"?? Vindo do lulo-petismo é de fazer rir a argumentação desse bandido condenado. O comportamento do meliantes contestando a decisão do STF justifica plenamente a cassação dos paasaportes.

Reply

Por acaso fugir do país agora é liberdade de expressão?!!

Reply

Por acaso fugir do país agora é liberdade de expressão?!!

Reply

Anônimo disse...
O grande erro dos militares foi não ter exterminado esses terroristas que há dez anos estão desgovernando e destruindo o Brasil.

8 de novembro de 2012 17:03

Agora ucê falou a verdade do ano, hein...

Reply

Vai pra cadeia lixo humano, lá encontrará seu destino.

Reply

Teria bastado prender preventivamente a corja toda e nem precisava mandar entregar os passaportes, ora !!!
Foi exatamente o que aconteceu muitas vezes no governo petista ao tempo das mega-ultra-hiper-super operações da gloriosíssima policia federal do governo petista contra os adversários e testemunhas perigosas de abalar de alguma forma o bom andamento do ...governo petista , ou por mera vingança, outro modo adequado de definir os espetáculos de dar gente de comida aos leóes , sob a vista da população que além de gozar a delícia de "vê us ricu ir prá cadeia", se distraiam para a quadrilha poder roubar, especialmete no esquema do mensalão.
E o ministro reviu sua posição de concordar com prisões preentivas para mandar , agora, prender apenas os passaportes , antes do final do julgamento...
O Zé de antigamente concordava com todas as truculências de quem quer que fosse. Parabenizava, até .

Reply

Alguém tem de avisar à êsse PILANTRA do ZéDIRCEU, que se o Brasil estivesse em GUERRA, o CRIME por Ele cometido contra o Estado de Direito e Regime Democrático do País, seria apenado com a MORTE dele, tal qual em CUBA, CORÉIAdoNORTE e CHINA, todos REGIMES "DEMOKRATIKOS" com os quais sempre se alinhou e professou..
Fôsse POPULISTA nossa JURISDICIONALIDADE, tal qual o LuLLa acreditou quando "achacou" vários Ministros do STF, os 40 LADRÕES do ZéDIRCEU, seus MENSALEIROS e os BANDEIRINHAS Patiffolis e LewandoWisky, já teriam recebido o mesmo tratamento que Gilbertiu Karvalho, Greennhalgh e o próprio Dirceu deram ao Celso Daniel e Toninho do PT..
(Coronel, vale descobrir que acordo o "PT" fez com o "PCC", pra "sumir" com a "chantagem" sobre a morte do Celso Daniel, afinal foram inúmeros os mortos, e todo ano o PCC ainda mata BOMBEIROS e POLÍCIAS de SãoPaulo pra celebrar o "acordo" com o PT, ZéDirceu, Gilberto Carvalho, LuLLa, e o Direito Humanista de Assassinos, Greenhalgh..)

Reply

Alguém tem de avisar à êsse PILANTRA do ZéDIRCEU, que se o Brasil estivesse em GUERRA, o CRIME por Ele cometido contra o Estado de Direito e Regime Democrático do País, seria apenado com a MORTE dele, tal qual em CUBA, CORÉIAdoNORTE e CHINA, todos REGIMES "DEMOKRATIKOS" com os quais sempre se alinhou e professou..
Fôsse POPULISTA nossa JURISDICIONALIDADE, tal qual o LuLLa acreditou quando "achacou" vários Ministros do STF, os 40 LADRÕES do ZéDIRCEU, seus MENSALEIROS e os BANDEIRINHAS Patiffolis e LewandoWisky, já teriam recebido o mesmo tratamento que Gilbertiu Karvalho, Greennhalgh e o próprio Dirceu deram ao Celso Daniel e Toninho do PT..
(Coronel, vale descobrir que acordo o "PT" fez com o "PCC", pra "sumir" com a "chantagem" sobre a morte do Celso Daniel, afinal foram inúmeros os mortos, e todo ano o PCC ainda mata BOMBEIROS e POLÍCIAS de SãoPaulo pra celebrar o "acordo" com o PT, ZéDirceu, Gilberto Carvalho, LuLLa, e o Direito Humanista de Assassinos, Greenhalgh..)

Reply

Como todo representante do esquerdismo do miolo mole se arroga o papel de representante do futuro, ele só responde perante o tribunal do futuro, mas como esse futuro, por definição, é móvel, o seu autonomeado representante no presente não tem jamais de responder perante ninguém.

Reply

Simplesmente BANDIDO. Devolve já os trilhões assaltados dos cofres públicos e retirados do cidadão brasileiro.

Reply

Tem razão o advogado do Dirceu, quando diz que vivemos num País livre. Tão livre que não quer "censura aos meios de comunicação", "controle social da "mídia"", "democratização da propriedade de meios de comunicação", "censura a livros" e outras coisas que firam a liberdade na qual vivemos e trabalhamos e onde réus têm um julgamento justo e livre.

E o País é tão livre que considera ser crime: desvio de recursos públicos, peculato, formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e outros tipos de ações indesejáveis.

Reply

Prezado Coronel,

Meus cumprimentos pelo excelente e abnegado trabalho em mostrar ao país a verdadeira face to PTralhismo que impera no Brasil. Agora, dar espaço a um pulha como esse zé dirceu já é demais. Há coisas melhores para aparecer neste excelente espaó.

Um abraço.

Joe

Reply

E no Brasil gente desse tipo, bandido julgado e condenado, tem voz e voz na imprensa.
Somos mesmo um lixo! Esse sujeito deveria lavar a boca, antes de se dirigir ao Joaquinzão, o cumpridor das leis.

Reply

Esse cara se acha! Na cadeia deveria ficar trancado com o Lulalau, aí ele veria de que seu chefe é capaz. Ia perder a virgindade. O tarado não pegou o menino do MEP? São todos uns desavergonhados! Que república é essa?

Reply

Não é esse o sujeito que tentou de todas as formas influenciar o julgamento da Corte suprema, inclusive organizando um movimento dito "popular" na porta do Tribunal?

Reply