Aumento de 15% na gasolina será em 2013 para não atrapalhar reeleição de Dilma.

Correndo o risco de interromper investimentos e obras, executivos da Petrobras já falam da necessidade de dois aumentos para a gasolina e o diesel no ano que vem, segundo assessores da presidente Dilma Rousseff.Nos planos da estatal, a dúvida seria se o aumento viria em fevereiro e de uma vez só -de cerca de 12% a 15%- ou seria seria dividido em dois, um em fevereiro e outro em agosto, de 5% a 6%. A possibilidade de haver um aumento no ano que vem e outro em 2014 é descartada por conta das eleições.

Futuros reajustes serão necessariamente repassados aos consumidores com impacto sobre a inflação, uma vez que a Cide, contribuição paga pelo setor, já foi zerada para evitar repasses de aumentos anteriores. O mais recente aumento da gasolina aconteceu em junho, de 7,83%. O preço do diesel sofreu ajuste de 3,94%. O reajuste da gasolina não foi repassado ao consumidor.

Os preços dos combustíveis estão defasados em cerca de 25% em relação ao mercado internacional, segundo analistas, o que, aliado à queda de produção da companhia, compromete os elevados investimentos, dizem fontes ouvidas pela Folha. Nos bastidores, fala-se até na hipótese de a empresa ser rebaixada pelas agências de classificação de risco caso o aumento não se concretize.

Com previsão de investir US$ 236,5 bilhões até 2016, além de deter 30% de todos os blocos do pré-sal que serão licitados no ano que vem, a companhia terá que se endividar muito para dar conta de tantos compromissos. Para evitar eventual queda pelas agência de "rating", a estatal terá que cortar investimentos em projetos que não começaram ou que estão no início, como as refinarias do Nordeste, o que contraria os planos do governo. Um corte na nota pode elevar os custos de captar dinheiro. A presidente Graça Foster colocou, em junho, 147 projetos em avaliação, no valor de US$ 27,8 bilhões, sendo metade da área de refino.

Um dado concreto preocupa a cúpula da Petrobras: a relação entre endividamento líquido da estatal sobre o Ebtida (indicador que mede a capacidade de geração de caixa) está perto do quociente 2,5- patamar considerado confortável, mas limite. Se essa razão chegar a 3, a luz de perigo começará a piscar. Neste ano, a companhia captou US$ 18 bilhões e continua abaixo da meta máxima de alavancagem (relação entre rentabilidade e endividamento), de 35%. Segundo o balanço do terceiro trimestre, a alavancagem em setembro era de 29%.

Segundo executivos ouvidos pela Folha, na hipótese do reajuste zero, a companhia não chegaria a perder seu "grau de investimento global", pois nenhum investidor duvidaria da capacidade de uma instituição desse porte deixar de honrar seus compromissos. Procurada, a assessoria de imprensa da estatal disse que não comentaria o assunto.(Folha de São Paulo)

7 comentários

O CotNot taí para dar sempre os lembretes dessa treta dos aumentos em 2013 da Dilma prá não atrapalhar sua reeleição - não acredito que vá acontecer devido à perda em muitas capitais e em S Paulo foi só com 39% e mesmo assim por causa de detestarem o Serra; pensar que o povo esquecerá da farsa um ano e tanto antes da eleição acho difícil.
Cá prá nós: depois de um Lula-Maluf em especial + Collor-Sarney-Zé Dirceu-Mensalões-Cachoeira não acredito que o povo vote nesse pessoal de novo.
As capitais foram um aviso claro das mudanças e ninguém crê em Lula como antes; aliás, foi ele que colocou naquela época de seu prestigio a Dilma no poder, sem seu apoio ela não se elegeria.
Recentemente, como em Salvador, com a eleição perdida, e mesmo outros locais, atualmente o decadente Lula é um exemplo de que "já era".

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Se a PTbrás cortasse a verba publicitária que engorda o caixa dos amigos; apaniguados e outros afins que nem imaginamos, provavelmente não haveria necessidade de aumento. Aumento é sinônimo de malversação e incompetência administrativa. Mas pensando bem, quem irá reclamar! Chamem o chapolim colorado urgente!

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O PT é um partido comuno-fascista, não entende nada de economia, mercado e capitalismo! Só sabe mesmo e gastar o dinheiro dos outros.
Dilma é boa de discurso lá fora, aqui vai levando o país a banca rota, com a conivência bovina da oposicinha e dos empresários tupiniquins movidos a benesses do governo.
Gino/SP

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A companhia passou de petrossauro para petralhossaouro e cada vez mais no buraco, com uma adm errônea e de baixo nível.

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NÃO EXISTE NENHUMA DEFASAGEM, os preços nos postos ( já com impostos ) são aqui R$ 2,60 o litro em média, para facilitar a comparação dolarizo o preço, a R$ 2,10 por dólar = 1,2381 dólares por litro. Nos Estados Unidos custa quatro dólares o galão 3,8 litros e fazendo a conta temos 4,704 dólares por galão. Há três anos o preço era de 2 dólares, subiu porque o petróleo idem e um dólar vale 1 dólar. aqui o dólar EM 16 ANOS passou de R$ 0,80 para 2,10 e a choradeira seria por aumento de 300% no máximo em 16 anos e a gasolina aumentou mais de 500%.
O custo salarial da rede petróleo é baixo, O PETRÓLEO NÃO É CEM POR CENTO IMPORTADO, a Petrobrás produz petróleo a 4 dólares por barril e precifica como árabe importado a 125 dólares o barril. O Diesel tem 5% de ÓLEO DE SOJA que não dá em poço de petróleo e é vendido como óleo, gera impostos e o subsídio na compra do óleo é pago nos impostos.
A gasolina não é 100% gasolina e a Petrobrás cobra tudo como gasolina, o álcool que custa um real o litro, preço FOB , a Petrobrás não paga impostos sobre o álcool anidro e ADULTERA A GASOLINA LEGALMENTE COM 20% OU 25% ( na safra é 25% ) e vende aos postos tudo como CEM POR CENTO GASOLINA, as contas que os jornalASNOS mandam fazer de que um litro de etanol rende 70% da gasolina, seria verdadeiro para a GASOLINA PURA, a dos postos tem 75% gasolina.
PORQUE A DILMA NÃO MANDA A CAVEIRÃO COLOCAR EM SEPARADO OS CUSTOS E PREÇOS DE GASO-ÁLCOOL E ETANOL ?
O álcool hidratado (92° Gl ) custa 60% do preço da gasolina e É LIVRE.
Se o preço da gasolina estivesse defasado, o álcool estaria mais caro que a gasolina. Na cadeia do álcool o custo salarial é enorme e os impostos cobrados muitas vezes.
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PREÇOS LIVRES AOS DERIVADOS DE PETRÓLEO E TOTAL LIBERDADE PARA AS EMPRESAS FAZEREM REFINARIAS NÃO ESTATAIS E PREÇOS LIVRES E MISTURA DIFERENCIADA ( O MÁXIMO DE 25% DE ÁLCOOL E MÍNIMO 12% porque um pouco serve como aditivo substituindo o MTBE e o Pb tetraetila .
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BAIXEM OS IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO E DERIVADOS, PRESID-ANTA DILMA e os preços ficarão corretos e também todos os governadores baixarem o ICMS e IPI para 5%. Todos desde a Petrobrás até os postos de gasolina lucrarão demais e até baixarão preços em concorrência. sem mais.

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Já deveriam ter PRIVATIZADO a Petrobrás para ela ser tão competitiva quanto a Exxon Mobil! Já deveriam ter PRIVATIZADO a Eletrobrás para ser tão competitiva quanto a General Eletrics, Siemens, Roll Royce e outra mais! Já deveriam ter PRIVATIZADO os Correios para ela ser tão competitiva quando a Fedex. O ESTATISMO SECULAR DO BRASIL JÁ PROVOU QUE NÃO É EFICIENTE COMO DEVERIA. PRIVATIZA LOGO TUDO, façam as Reformas Políticas, Administrativas, Tributárias, Burocráticas, Trabalhistas, Fiscais e todas mais! TODOS OS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO SÓ CHEGARAM LÁ COM REFORMAS CAPITALISTAS, DE DIREITA E EDUCANDO PARA O POVO TER UMA CULTURA NA QUAL APOIE A MERITOCRACIA E O CAPITALISMO COMPETITIVO. O Brasil está décadas atrasado graças aos golpistas do centristas do PMDB, centro esquerdistas do PSDB e esquerdistas do PT, PSB, PC do B, PDT e outros mais! ONDE ESTÁ A DIREITA CAPITALISTA DESDE PAÍS?

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O Brasil é a SEXTA MAIOR ECONOMIA do mundo e 99º em liberdade econômico! É claro que os GOLPISTAS não divulgam esses dados, por que se a LIBERDADE ECONÔMICA do Brasil AUMENTAR ABSURDAMENTE, a festa nas estatais iria acabar! Eles falam que a elite capitalista explora o povo, mas quem mais explora o povo é a elite ESTATAL vivendo as custas de EXTORSÕES chamadas IMPOSTOS para depois não dar retorno algum.

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