DEM e PSDB: nem tão ruim assim.

Na contramão do encolhimento nacional, os dois principais partidos de oposição ao governo federal cresceram nas nove principais regiões metropolitanas do país. PSDB e DEM terão, juntos, 33 prefeituras nessas regiões -cinco a mais do que possuem hoje- e vão governar para 7,1 milhões de pessoas, ante os 3,3 milhões atuais, uma alta de 114%. Apesar desse suspiro, as duas legendas continuam distantes nessas grandes áreas urbanas dos patamares alcançados pelos principais partidos da base aliada do governo de Dilma Rousseff, como PT, PMDB e PSB. 

A Folha analisou os resultados nas seguintes regiões metropolitanas: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. Nos 210 municípios dessas regiões, que concentram mais de 40% do PIB nacional, vivem 57 milhões de brasileiros -ou 29% da população do país- e quase 42 milhões de eleitores. 

No caso dos principais partidos de oposição, a alta foi puxada pela vitória do DEM em Salvador, terceira maior metrópole do país, e do PSDB em cidades como Jaboatão dos Guararapes, segunda maior da região de Recife, e Betim, terceira do entorno de Belo Horizonte e uma das mais ricas de Minas Gerais. "Voltamos esforços para as grandes cidades, que têm eleitorado menos dependente do governo federal", diz o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Ele reconhece, porém, que o partido teve participação "inexpressiva" nas regiões de Salvador, Fortaleza e Rio.

O PT, que tinha 44 prefeituras, passará a governar 38. Mesmo com reveses importantes em Fortaleza e Recife e em outras cidades nas quais perdeu o comando, como Contagem (MG), Belford Roxo (RJ) e Diadema (SP), petistas governarão para 18,7 milhões em áreas metropolitanas. A alta, de 42% em relação ao cenário atual, se deve à retomada de São Paulo. É também na Grande SP que o PT comanda o maior número de prefeituras -nove, tendo sido reeleito em seis. Para o cientista político pela USP Celso Roma, o governo de áreas metropolitanas "confere prestígio e visibilidade". "Como venceu em grandes centros, a oposição terá a oportunidade de projetar novos líderes e modelos alternativos de desenvolvimento para o país", afirma Roma.

Aliado de tucanos e democratas, o PPS é o partido de oposição que praticamente sumiu dos grandes centros analisados. De nove prefeituras atuais, passará a ter duas -total de 63 mil habitantes. O partido, porém, venceu em Vitória (ES), que não está entre as maiores metrópoles. Aliado do PT no plano federal, o PSB dos governadores Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE) foi o partido que mais cresceu nas regiões metropolitanas analisadas. 

Só nas regiões de Fortaleza e Recife, o PSB governará para 5 milhões de habitantes -ante 523 mil hoje. Em todas as regiões analisadas, o partido, que hoje tem 18 prefeituras, passará a 24, e governará para 9,9 milhões. Em um eventual cenário em que PSB (hoje governista) e PSDB (oposição) estejam juntos em 2014, ambos terão sob seu governo 13,8 milhões de pessoas nos grandes centros pelo país -ainda menos que o PT sozinho. No cenário nacional, o PSDB e o DEM reduziram o número de prefeituras de 787 para 704 e de 495 para 276, respectivamente.(Folha de São Paulo)

5 comentários

O PSDB deve deixar de se o "pt 2" e assumir uma posição ideológica clara. O PMDB adquiriu om adversário em cima do muro; o PSD. Ambos estão prontos para pular para o lugar melhor.

Reply

Fato 1: O PSB NÃO estará com o PSDB em 2014. Eduardo Campos apenas se cacifou mais com o governo federal, vendeu seu peixe e voltou para os braços do lulopetismo. É fato notório. A versão do colunistas políticos era de que Campos estaria se bandeando para a oposição...que as prefeituras que ganhou são de oposição?! Quando?! Se o PSB é da base aliadíssima do governo, se todos os prefeitos eleitos nas capitais pelo PSB já sinalizaram que querem Dilma reeleita em 2014 e apóiam sua reeleição.

Fato 2: por qual motivo, razão ou circunstância o Sr Campos se bandearia para a oposição, para ser vice-presidente numa campanha do Sr Aécio Neves?
Alguém me explicaria esta lógica vendida pelos "espertos" colunistas políticos?
Para Campos, melhor aguardar 2018 e sair candidato do lulopetismo a presidente, se é que me entendem...
Campos quer as bençãos do "homem", se é que me entendem, não vai trocar o certo pelo duvidoso...

Em 2018, Lula já desenha uma chapa com Haddad e Campos, tudo irá depender do desempenho de cada um até 2018, a primeira etapa do projeto começou com a eleição do Haddad. Quem será o cabeça de chapa? Só o tempo dirá, são 6 anos daqui até lá. Mas este é o processo lulopetista, renovar quadros e agregar aliados novos (vide PSD do Kassab que será ministro de Dilma...).

O Sr Campos já se acertou com Dilma em reunião no Planalto, estão alinhados, mais encantandos que nunca um com o outro.
Assim como o PMDB do Sr Temer que segue firme com o PT e não largará o osso em 2014, afinal, são muitos ministérios e orçamentos nas mãos do PMDB. Temer será o vice de Dilma em 2014, fato mais que sabido. Sergio Cabral sairá ao Senado pelo Rio e Paes será um nome forte do PMDB em 2018 para suceder Pezão no Rio de Janeiro. Contando com a reeleição do Pezão em 2014.

Fato 3: Eleição municipal NÃO influencia em nada eleição presidencial. O povão separa as duas, é praxe no Brasil.

Se a oposição quiser ganhar em 2014terá que trazer algo diferente do que trouxe nas últimas 3. Bater na mesma tecla não dá mais, cansou.

Além disto, deverá contar com uma catástrofe econômica e social que arrase a economia nacional e traga um desemprego galopante e destrua a base dos programas sociais do lulopetismo. Simples assim!

Se o "grande nome" da oposição for mesmo o Sr Aécio Neves, sem chance alguma de sucesso, estamos perdidos, Aécio terminará em terceiro ou quarto lugar, anotem aí o que posto e me cobrem. Fiasco absoluto.

Sem isso,esta conjuntura toda acima, a reeleição de Madame Roussef já são favas contadas, penso que nós da oposição devamos repensar profundamente o que está errado conosco e mirar em 2014 e 2018 com algo totalmente diferente de hoje.

O diferente, para mim, seria Katia Abreu candidata em 2014, reunindo a centro-direita nacional, uma mulher candidata contra a "presidenta". O resto é chover no molhado, repetir histórias que estão dando errado.

KATIA ABREU PRESIDENTE EM 2014

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Salvador é a terceira cidade em população do país, mas sua área metropolitana não é a terceira, lugar ocupado por Belo Horizonte.

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Apostar em Aécio Neves como o representante das oposições nas eleições de 2014, é o mesmo que perder antes de concorrer. Aécio é um líder regional, e olhe lá ! Até Eduardo Campos, da base do governo (poderá virar oposição para disputar a presidência) já está despontando mais que Aécio no cenário nacional. Quanto a Kátia Abreu, pelo menos no momento passa a pertencer a um partido, o PSD, que não é de centro, nem de esquerda, nem de direita, mas que assume seu lugar na base dilmista. É só ver o comportamento de Kassab. Apanhou bastante do PT e de Haddad na campanha, mas terminada a disputa, vai com o mais novo amigo para Paris. E os 8 vereadores eleitos irão apoiar o novo prefeito. Kassab está de olho num ministério, provavelmente Transportes, para o seu partido. Lançará candidato em 2014? Claro, se lançar, a melhor opção seria Kátia Abreu. Veremos.

Reply

Acho que o único fato que poderia trazer algum alento para a oposição seria a morte de Lula devido ao câncer.

Fora isso o PT ruma célere para conquistar o governo do estado de SP e reeleger Dilma.

O Brasil está totalmente dominado pelas esquerdas. A oposição definha cada vez mais rapido.

Não há horizontes nem esperanças.

Reply