O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 15, um pacote de concessões para aquecer a economia e melhorar a infraestrutura do País. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o programa terá investimento de R$ 133 bilhões em concessões em rodovias e ferrovias.
Deste total, R$ 79,5 bilhões serão aplicados em cinco anos e R$ 53 bilhões investidos entre o quinto e o 20º ano. Para as ferrovias, serão R$ 91 bilhões para 10 mil quilômetros, sendo R$ 56 bilhões nos próximos cinco anos e o restante, R$ 35 bilhões, entre o 5º e o 30º ano. Já o investimento em rodovias será de R$ 42 bilhões para duplicação de 7,5 mil quilômetros.
O ministro afirmou que nove lotes de rodovias serão concedidos à iniciativa privada. Os trechos são: BR 101, na Bahia; BR 262, no Espírito Santo e em Minas; BR 153, em Tocantins e Goiás; BR 050, em Goiás e Minas Gerais; BR 163, no Mato Grosso; BR 163/BR 262/BR 267, no Mato Grosso do Sul; BR 060, no Distrito Federal; BR 153, em Goiás e Minas; BR 262, em Minas; BR 116, em Minas; BR 040, no Distrito Federal e em Goiás e Minas.
O governo quer a duplicação de toda a BR 116 no trecho que passa pelo Estado de Minas Gerais e também no trecho entre Juiz de Fora e Brasília da BR 040. Segundo Passos, obras como construção de contornos, de vias laterais, de travessias terão de ser feitas até o quinto ano após a assinatura do contrato. "Não será um programa que se dilua em 15, 20 anos", assegurou.
Outros aspecto mencionados pelo ministro é o de que a seleção do vencedor se dará pela menor tarifa de pedágio sem cobrança de ágio. Ele disse que não será cobrada tarifa na área urbana e os concessionários que se responsabilizarem por cada trecho só cobrarão pedágio quando tiverem pelo menos 10% das obras de concessão de suas áreas construídas.
Corredor
Segundo Passos, o governo vai abrir um grande corredor de ferrovias e poderá escoar mais de 5 milhões de toneladas de grãos e minérios. "Vamos fazer uma articulação por meio de ferrovias modernas entre o Nordeste, o Sul e o Sudeste." Passos explicou que a Valec, em nome do governo, comprará a capacidade integral de ferrovias em todo o País e fará uma oferta pública dessa capacidade, assegurando o direito de passagem dos trens em todas as malhas, dentro da perspectiva de modicidade tarifária. A Valec, segundo o ministro, venderá parte dessa capacidade aos usuários que quiserem transportar cargas, aos operadores independentes e aos concessionários.
Dos 10 mil quilômetros de ferrovias, 2,6 mil já estão mais avançados em termos de informações e estudos disponíveis, como o Ferroanel São Paulo trechos Norte e Sul, acesso ao Porto de Santos, Lucas do Rio Verde a Uruaçu, Estrela d'Oeste/Panorama/Maracaju e Açailândia/Vila do Conde. Os estudos serão concluídos até dezembro. As audiências públicas serão feitas em janeiro, os editais serão publicados em março, as licitações serão feitas em abril e os contratos serão assinados entre maio e julho.
Os demais segmentos, que configuram 7,4 mil quilômetros, são: Uruaçu/Corinto/Campos, Salvador/Recife, Rio de Janeiro/Campos/Vitória, Belo Horizonte/Salvador, Maracaju/Mafra e São Paulo/Mafra/Rio Grande. Nesses trechos, os estudos serão concluídos até fevereiro, as audiências públicas serão feitas em março, os editais serão publicados em maio, as licitações serão feitas em junho e a assinatura dos contratos será feita entre julho e setembro.
'Cronograma é do governo'
Passos destacou à presidente Dilma Rousseff que o cronograma de concessões em infraestrutura é do governo, mas que conta também com a participação do setor privado. Segundo Passos, Dilma tem "noção de urgência" e quer que "as coisas aconteçam logo". "É importante que se diga: a senhora tem um olho no presente e um olhar muito claro para o futuro. Estamos propondo projetos estruturais de grande importância para o Brasil."
Nova companhia
Conforme o ministro, ao lado da criação de uma nova companhia para gerir o trem bala, a nova etapa de atuação do governo amplia a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura. "Falamos em ferrovias e rodovias, destacando a duplicação dos principais eixos rodoviários do País", disse. "Se precisamos reforçar nossa condição institucional, isso se faz a partir de planejamento e logística", acrescentou.
O ministro dos Transportes também destacou que as licitações em rodovias e ferrovias contarão com "condições adequadas" de financiamento, de acordo com as necessidades de cada projeto. Segundo ele, os projetos terão juros de TJLP mais uma taxa de até 1,5% e carência para início de pagamento de até três anos. A amortização será feita em até 20 anos, segundo o ministro. "Estes empreendimentos serão desenvolvidos com grau de alavancagem de 65% e 80%", disse.
150 mil novos empregos
O ministro dos Transporte disse que o programa de investimentos em infraestrutura vai gerar pelo menos 150 mil novos empregos. "Trata-se de uma escala de investimentos muito grande realizada em espaço curto", disse. "Os empreendimentos terão impacto econômico imediato e muito forte e, além disso, naturalmente esses projetos terão poder de atração de novos empreendimentos."( Estadão)
14 comentários
Soninha Francine está cuspindo no prato que comeu.
ReplyEla denunciou um esquema de propinas entre vereadores e disse que o prefeito não combate a corrupção!
Muito engraçado! Ela teve um cargo de subprefeito do Kassab e ainda empregou as duas filhas sem concurso na prefeitura e agora vem com essa ?
http://aureliojornalismo.blogspot.com.br/2010/10/soninha-nepotistaempregar-parentes-e.html
Mais um escoadouro de dinheiro dos nossos impostos...
ReplyMais uma estatal cheia de PTralhas e de "conselhos consultivos" só para gerenciar UM TREM!!!
150.000 PTralhas empregados sem trabalhar, sem produzir, sem fazer nada...
E o povo do "brazil" omisso, calado e ansioso pela copa que se avizinha...
Depois de 10 anos sem fazer aeroportos, portos rodovias decentes ou malha ferroviária nenhuma, os petralhas estão apelando pra iniciativa privada fazer o que eles com tempo, apoio e dinheiro não foram capazes por pura mediocridade. O país deixou de avançar pelo menos 3 décadas. Lamentável. Era para estarmos muito mais adiantados se tivessémos sido governados por gente série e competente.
ReplyCoronel,
Replyse o PSDB tivesse vergonha na cara pegaria muito no pé do PT, inclusive agora nas campanhas!
Quando o FHC sabiamente privatizou coisas, os truculentos criticaram ferozmente e o acusaram de vender o Brasil!
Flor Lilás
Coronel,
Replyno papel, nas promessas, na imprensa comprada, essa corja é mestre.
CALMA pessoal, esse eh mais um pacote de bondades da presidência, quando se encontra em desvantagem.
ReplyComo tantos outros já anunciados anteriormente, este não dará em nada.
Daqui a seis meses não se falara mais no assunto.
Mas parte do dinheiro, ahhhh esse vai sumir, evaporar.
Coronel,
ReplyPorque agora daria certo??? Não deu a 3/4 anos atrás!!!
Aconteceu alguma mudança RADICAL no Brasil que a população não foi avisada???
Fala sérioooo!!!!!
É mais discurseira inutil para enganar o povão que esta cadi dia mais ignorante!!!!
JulioK
É a privataria petralha! Vão ter que engolir o próprio veneno.
ReplyMegainvestimentos???? No desgoverno petralha, onde está tuuudo emPACado e a corrupção correndo solta?
Replyhahahaha!
Acredito muito mais na virgindade da putaiada de zona.
O Zé Povinho: cretino, imbecil, mané, é que gosta de ser enganado.
Dá-lhe, PT" Esse povo merece chibatada no lombo, sem dó.
Coronel,
ReplySeria de todo didático se V. Sria. nos explicasse a diferença entre "tornar privado, ou privatizar" e "conceder, de fazer concessão".
Se ambos os termos forem sinônimos, vamos descer o porrete na Dilma. Mas se houver alguma diferença, tipo assim, te entrego por tantos anos e depois você me devolve, então é melhor para de falar bobagens. A maioria dos que frequentam blogs sabem a diferença. Os que não sabem são alguns alienados que só gostam de criticar sem objetivo prático. E depois acabam perdendo a credibilidade. Ou passando por ignorantes.
É MAIS UMA GRANDE BALELA DA DOUTORA DA LOJINHA DE r$1,99, ESTA GERENTE FALIDA VAI QUEBRAR O BRASIL, NÃO SABE SAIR DA CRISE, TAMBÉM QUEM QUEBRA LOJA DE r$1,99 VÃO ESPERAR O QUE
ReplyMAIS MENTIRAS , MAIS ENROLAÇÃO
O QUE A DILMENTIRAS TE MQUE EXPLICAR É PORQUE A DELTA DO CAVENDISH TEM TANTOS CONTRATOS COM OS PAC , PAC QUE ELA ER O LULA INVENTARAM E NADA ESTÁ SENDO REALZIADO, SO ROUBO DE DINHEIRO PUBLICO, UM DIA ESGOTA A BUFUNFA ,E AI EU QUERO VER A GERENTONA EXPLICAR ONDE FOI TUDO , PARA OS CAOFRES DO PT E DO LULA ???
ReplyEu acho que a dona presidenta está delirando. Será que estas medidas anunciadas tem por objetivo desviar a atenção do julgamento dos mensaleiros? Tudo indica que sim pois, donde irão tirar este enxame de trabalhadores pata todas as frentes de trabalho? Afinal para executar estas obras serão necessários pessoas qualificadas e que entendam do assunto. É mais uma construção de uma casa iniciada pela telhado.Doa Presidenta - acorde e ponha os seus "pésinhos na chon"
ReplyO que percebo e que ninguem da mais bola pra esses megas anuncios de investimentos a nao ser os que sao convidados com pompas a roubar o dinheiro do povo,e tambem para ofuscar o julgamento do mensalao.
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