Cá entre nós.

Muitas vezes, uma pesquisa pode e é manipulada. Uma pesquisa política pode e contém, às vezes, questões dirigidas. Uma pesquisa pode, como aquela feita por telefone pela gang da Marina Silva sobre a opinião do brasileiro sobre o Código Florestal, ter uma amostra fajuta, perguntas dirigidas e manipulação dos resultados. Mas cuidado. Uma pesquisa com 1.500, 2.000 ou 2.500 questionários feita dentro de rígidos padrões estatísticos, expressa, sim, a opinião pública. Tanto é que na reta final de uma eleição os institutos sérios, o que não é o caso da Vox Populi ou da Sensus, erram por muito pouco. Quem tiver dúvidas sobre o tema, pesquise, Mas não diga que uma boa amostra não representa o todo.

22 comentários

as pesquisas podem ate mesmo estarem certas...

o que de certeza esta errado eh esse povaréu...

77% pra uma mulher que só faz lambança e cujo governo eh pura corrupcao...

o brasileiro eh totalmente alienado...

duvido que a maioria dos entrevistados abra uma revista, leia um jornal ou assista a um noticiario na tv sobre politica...

duvido...

Reply

Coronel,

As pesquisas sérias são um retrato do que pensam as pessoas sobre o tema proposto.

Ocorre que no Brasil, a pesada propaganda oficial e a adesão de grandes orgãos de imprensa ao governo de plantão estão ditando o que as pessoas devem responder.

Existe uma realidade "real" e a "governista". Por isso esta complicado casar estas pesquisas com o mundo real.

Exemplo: Paulinho da Força fala na TV que a industria esta demitindo e fechando fábricas, mas a CNI dá pesquisa com 75% de aprovação da Dilma. Onde esta a verdade REAL????

JulioK

Reply

Coronel!

Ainda que fossem honestas (e não são), as pesquisas brasileiras carecem de bases científicas para darem suas margens de erro, vale a pena ler:

http://web.me.com/jaironicolau1/Site_2/Textos_do_Blog_em_Dados_files/32729-40324-1-PB.pdf

Além disso, as pesquisas são falsas: as derivadas tendiam ao infinito nas últimas eleições para corrigirem os "erros" dos institutos que davam vitória à Dilma em primeiro turno.

Lógico: seus resultados seriam auferidos dali a pouco!

No entanto, não há eleição para definir a popularidade de presidente e não há estudos para apontar quão manipulada a opinião pública pode ser através de "pesquisas".

Junte a isso os comerciais em tons triunfantes e uma certa estabilidade econômica e temos o maior engodo da história!

PS: Coronel, entre no site do Datafolha e veja os resultados do instituto nos últimos 12 anos, é curioso como o mesmo sempre erra a favor do candidato petista, será um erro honesto ou viciado?

Reply

Coronel, se 7 é conta de mentiroso igmagine então 77?!

Reply

esta pesquisa esta dando 101%. veja isto 77% aprovaçao 5% nao opinaram 19% reprovaçao, total 101%analise o resultado desta pesquisa neste link http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/04/ibope-mostra-que-aprovacao-pessoal-da-presidente-dilma-rousseff-subiu.html

Reply

Quem em sã consciência crê em pesquisas fabricadas nas terras brasilis?

patriota

Reply

"Meu Time de Futebol"

> O goleiro é o maior frangueiro.
> A defesa é péssima, não passa uma só partida sem tomar no mínimo três gols.
> O meio de campo não ajuda a defesa e só atrapalha o ataque.
> O ataque é medíocre, já não faz gols há mais de dez jogos.
> Agora, bom mesmo é o técnico. Sabe comandar, sabe mexer no time na hora certa, tem sempre uma nova e sensacional tática para aniquilar com a equipe adversária.
Tanto isso é verdade que fizeram uma minuciosa e importantíssima pesquisa com os torcedores do clube e ele obteve 77% de aprovação.

Reply

Não dá para duvidar dos índices da Dilma serem realmente elevados. O que no fundo pega para 90% da população é a questão econômica (emprego/compras), a maioria não está nem aí para outros assuntos, até porque outros assuntos já foram devidamente anestesiados na cabeça dos brasileiros (corrupção, por exemplo). E é aí que mora o perigo, uma população sem senso crítico é facilmente manobrada, o que vem acontecendo.

Reply

Claro que uma boa amostra representa o todo Coronel, e que próximo das eleições os institutos erraram por muito pouco mas, e antes disso? Pode-se divulgar uma pesquisa fajuta ou direcionada com a intenção de influenciar o voto dos indecisos e com isso mudar-se o rumo de uma eleição. arreS ésoJ que o diga... No final, todas as pesquisas podem convergir para o resultado real no momento.

Reply

Instituto de pesquisa no Brasil eu acredito no Datafolha e Ibope. Quanto ao Vox e a Sensus eu jogo na privada e dou descarga.

Reply

A Anta Gorda com 77% dde aprovação???!
N*U*N*C*A!!!!!
J*A*M*A*I*S!!!!!
PQP!!! Só se a pesquisa foi feita no dia primeiro de abril!!!!

Reply

Coronel,
o problema é que não existe mais credibilidade em nada. As pesquisas, em eleições passadas, sempre mostraram suas lambanças. Seus diretores depois, na maior cara de pau, se justificam dizendo que o eleitor na última hora resolveu mudar o voto. No máximo, deixa para as pesquisas de boca de urna refletir a realidade. Não, não acredito mais em pesquisa para aferir popularidade de políticos.

Reply

Pode?!!

Só se for na esfera das possibilidades, e não como um direito intrínseco.

Reply

Coronel, me desculpe. Eu já tive a oportunidade de ver uma "pesquisa" do instituto do jornal cheio de moscas sendo feita aqui mesmo, do lado de minha casa. Os dados já são manipulados de saída, com a escolha da amostra, pelos "barbudinhos contra o sistema". É possível, embora pouco provável, que o próprio instituto não verifique isto. Essa gentinha é sindicalizada, Coronel. Sabem onde vai se dar a pesquisa e tem sim, condições de manipulá-la, já na coleta de dados. Acredito que a dona tenha um caminhão de aprovação sim. Pelo simples fato de não existir oposição neste país. Hoje, por exemplo, estamos discutindo uma pesquisa qualitativa mais séria, que mostra claramente quanto tempo de matérias jornalísticas foram dedicadas ao Demo-Demó e quanto foi dedicado ao berreiro em busca de uma minhoca para molhar. É de estarrecer, amigo. Enquanto as tvs continuarem "compradas" pela quadrilha de turno, a dona continuará nadando de braçada nesta oposiçãozinha picareta. O chefe da oposição se deixa fotografar com o chefe da quadrilha, meu caro !!! Quer mais capitulação ? A oposição não existe; teria audiência porque ?

Reply

Leiam o post de RA, sobre o tema abaixo, e vocês verão como a opinião pública pode ser manipulada, para o bem ou para o mal.

A JANELA DE OVERTON – OU: COMO FAZER A OPINIÃO PÚBLICA SE DESLOCAR DE UM PONTO PARA OUTRO IGNORANDO O MÉRITO DAS QUESTÕES

O que é “Janela de Overton”? Janela de Overton registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. As posições, claro, variam do absolutamente contra ao absolutamente a favor. O pensamento da janela é o máximo que um político, a depender de sua ambição, pode sustentar publicamente.

É possível deslocar a janela para um lado ou para outro? É! Isso demanda trabalho de pessoas especializadas em manipulação da opinião pública. Notem: quando emprego a palavra “manipulação”, não estou querendo dizer “conspiração”. Empresas organizadas passam a atuar na sociedade para lhe oferecer valores que levem ao pretendido deslocamento.

Para tentar deslocar a janela de opinião do “contra” para o “menos contra”, até chegar à “neutralidade” e, quem sabe?, um dia, ao “a favor”, é preciso trabalhar algum outro valor relacionado ao tema. Para esse trabalho, entra em campo um verdadeiro exército de “especialistas em opinião pública”: assessores de imprensa, relações públicas, institutos de pesquisa, think tanks, agências de lobby. E vai por aí.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-janela-de-overton-%e2%80%93-ou-como-fazer-a-opiniao-publica-se-deslocar-de-um-ponto-para-outro-ignorando-o-merito-das-questoes/

Querem mais explicações? Leiam o post completo.

Chris/SP

Reply

Cá entre nós: as pesquisas também podem ajustar seus métodos fajutos para mostrar números verdadeiros somente na reta final da eleição, quando finalmente podem ser comparados com o dado mais objetivo da democracia, o VOTO. Depois disso, eles podem fraudar a amostra por 4 anos para inflar artificialmente a popularidade do governante de turno e distorcer a política de alianças... até a próxima eleição. Dificilmente serão pegos.

Reply

Prezado Anônimo 5 de abril de 2012 09:13
"Meu Time de Futebol"
Você está falando do desgoverno e da presidAnta ou está falando do timinho gremista e do luxemburgo?
É a mesma m*rda, né?

Reply

É MEU AMIGO MAS VOCÊ CONSIDERAR UM GOVERNO COMO BOM OU ÓTIMO NUMA PROPORÇÃO DESSAS, OU TODA A POPULAÇÃO CONSULTADA FOI DE BÊBADOS, IDIOTAS OU NÃO SABEM OU NÃO CONHECEM A VERADEIRA FUNÇÃO DO ESTADO.
COMO DIZER QUE É BOM E ÓTIMO A SEGURANÇA A SAUDE E A EDUCAÇÃO ATUALMENTE FORNECIDA Á POPULAÇÃO?
OU SERÁ QUE ELES ACHAM QUE É FUNÇÃO DO ESTADO FABRICAR AUTOMÓVEIS, GELADEIRAS E CELULARES PARA QUE POR ECONOMIA DE ESCALA CHEGUE AO ALCANCE DE TODOS?
SERÁ QUE OS AMERICANOS DO NORTE LÁ NA DÉCADA DE 30 E 40 AGRADECERAM AO GOVERNO PELA SUA PRÓPRIA COMPETENCIA EM SE ESTABELECEREM COMO NAÇÃO?
SERIA BOM SE BLOGS COMO ESSE QUE TEM GRANDE POPULARIDADE, EXPLICAR ESSAS COISAS PARA ESSAS COITADAS
CABECINHAS!
blogdojamellow.blogspot.com

Reply

A aprovação da Marta Suplicy quando disputou a reeleição com José Serra era de 66%. E o que que aconteceu? perdeu e perdeu feio, pois estava com a máquina municipal na mão. E os 66%? Não votaram?

Reply

Coronel, atenção! Por falar em Sensus, os institutos de pesquisa companheiros já estão nas ruas pra inflar os números de Haddad! Olha só o que o Painel da Folha de hoje, editado por Vera Magalhães, informa: http://twitpic.com/95uyd7 essa gente é safada e vai fazer de tudo pra achar o que foi procurar!

Reply

Já vimos este filme, daqui a pouco a popularidade dela passa Michel Teló, Jesus Cristo e os 100% da pesquisa. Teremos percentuais de 105, 110, 120% que serão juatificadados pela vontade das pessoas em votar mais de uma vez.

Reply

Coronel, pra mim isso tudo é manipulação. O povo burro e ignorante, que é maioria, vai acreditando na pesquisa mentira e direcionada, essa é a intenção. E pensa: já que tão gostando, é bom, vou votar também. E assim vão engabelando, de forma que, quando chega perto da eleição, não precisam ajustar muito. Só um pouco, por que o grosso já conseguiram antes com a manipulação escancarada das consciências desse povo que não presta pra nada, além de copa do mundo, futebol e BBB. Por mim, acabava isso tudo, seria o único jeito.

Mariana

Reply