Onde está a ministra Maria do Rosário, aquela que odeia os militares?

Dezessete dias depois do incêndio que destruiu a base brasileira na Antártica, as famílias do sargento da Marinha Roberto Lopes dos Santos, de 45 anos, e do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, de 47 anos, mortos tentando combater o fogo na Estação Comandante Ferraz, ainda sofrem para enterrá-los. Os corpos chegaram em 28 de fevereiro à Base Aérea do Galeão, vindos de Punta Arenas, no Chile, e só foram liberados pelo Instituto Médico-Legal (IML) do Rio na última sexta-feira, depois de feitos os exames de DNA. Os corpos, no entanto, continuam no IML. Revoltados com a demora, os parentes reclamam que as informações sobre o caso são desencontradas. Até a noite de ontem, eles não tinham qualquer previsão oficial sobre quando serão realizados os sepultamentos. Na Bahia, familiares ainda aguardavam o translado do corpo de Carlos Alberto para Salvador.

- É mais fácil os corpos serem trazidos da Antártica para o Brasil do que sair do Rio de Janeiro e ir para Salvador? Esta é a pergunta que eu faço às autoridades. Onde está a sensibilidade? Os corpos já foram liberados - desabafou Evanira Santos da Costa, de 40 anos, cunhada de Carlos Alberto, cuja família mora em Vitória da Conquista, na Bahia. - A Marinha fez uma cerimônia dizendo que eles eram heróis para dar uma resposta rápida para quem? As informações são desencontradas. Ninguém fala nada para a gente. Que entrave burocrático é esse? Faço um apelo à presidente Dilma, ao Ministério da Defesa e ao governo do Estado do Rio: estou sem trabalhar há 15 dias por causa deste sofrimento

O drama de Evanira é compartilhado com o da família de Roberto. A mulher do sargento, Sueli Colares dos Santos, de 42 anos, não sabe mais o que fazer. Ela conta que ontem deu uma procuração a um advogado da Marinha, que passará a cuidar dos trâmites legais para evitar mais transtornos. Moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Sueli passa a maior parte do tempo na casa dos pais, em Anchieta, na Zona Norte do Rio, e não sabe quando vai poder enterrar o marido, com quem tem dois filhos, Alan, de 14 anos, e Aline, de 18. - É estresse demais. A gente fica angustiada. Os amigos ligam para saber sobre o enterro e não sabemos o que dizer. Todo esse processo está lento. Já era para terem resolvido tudo. Eu não tenho mais vida. Só Deus mesmo para fazer com que eu e meus filhos superemos essa dor - disse Sueli, com uma foto de Roberto nas mãos.

Irineu Lopes dos Santos, de 46 anos, irmão do sargento morto, presta serviços à Marinha como técnico de controle de qualidade. Ontem, ele estava desolado com a situação. Sem saber o que fazer para agilizar o sepultamento, lamentou: - É atípico todo esse episódio. A família, claro, fica ansiosa, desgastada. Estamos preocupados. Hoje (ontem) não sabemos quando vamos enterrar o meu irmão. Os amigos da própria Marinha, os pesquisadores e os alunos de Roberto no judô nos procuram todos os dias. Meu irmão era muito querido. Dependemos agora desta burocracia.

A identificação dos corpos foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Perícia em Genética Forense da Polícia Civil do Rio. Na cerimônia realizada na Base Aérea do Galeão, os militares receberam homenagens e foram promovidos a segundos-tenentes. O vice-presidente Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, além dos comandantes das três Forças Armadas, participaram da solenidade. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil é um país formado por "heróis anônimos" e anunciou também que a base do país na Antártica seria reconstruída. À época, Dilma reconheceu que a estação, antes do incêndio, já estava precisando de obras.

Procurada pelo GLOBO ontem, a assessoria da Polícia Civil informou que os corpos já estavam liberados para os enterros e que não sabia os motivos pelos quais os sepultamentos não ocorreram até ontem. A diretora do IML do Rio, Naura Aded, também foi procurada, mas não quis falar sobre a demora nos exames. A Marinha não retornou as ligações e não respondeu aos questionamentos do GLOBO para explicar a demora nos enterros.

27 comentários

OGoverno do PT só tem eficiencia para ROUBAR, formar ONGs laranjas, nomear MINISTROS CORRUPTOS.

Reply

Esses são os comunistas: doentes mentais que pensam que são donos das vidas das pessoas. Os sentimentos? que se dane, o importante é a ideologia...

Reply

"Faço um apelo à presidente Dilma"

como basicamente não ha rito institucional em praticamente nada nessepaiz, o brasileiro tem que viver assim, mendigando, implorando e se humilhando para obter favores do presidente da republica e lampejos de institucionalidade...

o Brasil foi construído assim...

dependendo de quem pede, a coisa sai...

e o direito a igualdade vai para a pqp...

Reply

A mudança não é garantia de que será resolvida a crise que separa o governo e os partidos da chamada base aliada. Com estilo de governo diferente do que Luiz Inácio da Silva empreendeu nos oito anos em que esteve no comando do País, Dilma quer impor suas vontades ao Congresso, quando deveria fazer política, no bom sentido. Sem articulação por parte do governo e a devida contrapartida, pois a política nacional só funciona à base do escambo, a aprovação de matérias de interesse do País está comprometida. Sem contar que este é um ano eleitoral, o que exige dos partidos políticos posicionamento, mesmo que depois tudo volte ao status original.

Deixando de lado as questões futuras, a troca de líderes do governo mostra que o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, o único que deixou o governo longe de acusações de corrupção, estava certo quando disse que as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) nem mesmo conheciam Brasília. Jobim fez referência à conhecida falta de capacidade de Gleisi e Ideli, colocadas pela presidente Dilma em postos que exigem experiência e flexibilidade política.

Quem acompanha o cotidiano da política brasileira sabe que a chefe da Casa Civil era uma estreante quando foi chamada para substituir Antonio Palocci Filho, enquanto a ministra de Relações Institucionais jamais gozou de bom trânsito no Senado Federal. Aliás, Ideli sempre abusou da arrogância e da pressão para alcançar seus objetivos na Câmara Alta.

Reply

Sentando a pua – Decidida a impor seu estilo de governar, como se política fosse via de mão única, a presidente Dilma Rousseff parece desconhecer os meandros do Congresso Nacional, onde o fisiologismo é a fonte de alimentação de um grupo reduzido de parlamentares que reina absoluto. Tal modelo de condução política não é correto, mas governar é a arte de unir os opostos.

Longe dessa teoria, Dilma, depois de substituir os líderes do governo, agora quer fazer do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, o próximo presidente do Senado Federal, atualmente sob o comando de José Sarney. A iniciativa da presidente tem como objetivo esvaziar o poder do PMDB que está concentrado nas mãos de Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá.

Acontece que Edison Lobão (PMDB), senador licenciado, é do grupo político de José Sarney no Maranhão. E dificilmente criará uma situação de constrangimento ao chefe do clã que há cinquenta anos governa o mais pobre estado brasileiro com mão de ferro.

A reação do PMDB à ejeção de Romero Jucá da liderança do governo já começou. Líder do PMDB, o senador Renan Calheiros anunciou que o partido deve indicar Jucá como relator do Orçamento da União, o que pode ser considerado como um recado ao Palácio do Planalto.

Não se deve desconsiderar o fato de que Lula da Silva mantém boas relações com José Sarney, a quem deve a sua permanência no cargo de presidente por ocasião da CPI dos Correios. Lula, como se sabe, enfrenta problemas de saúde, mas não está fora de combate. Se insistir em retaliar parte da base aliada, Dilma está fadada a se aproximar da ingovernabilidade.

Reply

Onde estava ela, também quando um estuprador de mulheres, era abraçado pela presidenta em cerimônia em homenagem às mulheres?


Dilma e o pastor

Na homenagem de Dilma
Investigado em inquérito da Polícia Civil do Rio de Janeiro por suspeita de estupro, de tortura e de manter vínculos com criminosos, como revelou Leslie Leitão na última edição de VEJA, o pastor Marcos Pereira, chefão da da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi um dos primeiros a abraçar Dilma Rousseff, ontem, durante homenagem do Senado às mulheres.

Inacreditável:

um sujeito investigado por estupro numa cerimônia em louvor às mulheres – e ainda por cima abraçando a presidente da República. Numa palavra, os cerimoniais do Congresso e da Presidência, falharam.

Por Lauro Jardim

Reply

E não vai parar por aí...

Acompanhe Coronel, a verdadeira VIA CRUCIS que as pensionistas (esposas) vão ter que percorrer para receber as pensões de seus maridos mortos.

Vão viver alguns meses às custas da boa vontade de vizinhos e parentes.

Reply

É O INTERESSE IDEOLÓGICO MEUS CAROS AMIGOS, ISSO FOI UMA COISA LIGADA À CIENCIA COISA QUE PROVOCA ASCO NOS ESQUERDISTAS.
JÁ ESTÃO PROGRAMANDO PARA DAQUI A OITO ANOS A RECUPERAÇÃO DESSA UNIDADE DA ANTARTIDA, MAS EM COMPENSAÇÃO A COPA E AS OLIMPIADAS...

Reply

Puro desrespeito a Heróis, que deram a própria vida para tentar salvar um ideal..

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

maria do rosário a "lumbriga anemica" é melhor que essa cretina fique longe dos MILITARES.

Gente honrada e heróica que dá sua vida pelo Brasil, não deve se misturar com essa escória PTralha.

Reply

Cel.

Como complemento ao que já foi publicado por você sobre os procuradores que querem desrespeitar a Lei da Anistia, buscando uma revanche contra os militares, eles esqueceram que existe uma lei que cria obstáculo às suas pretensões ridículas. É a LEI 9140 de dezembro/1995, que preconiza:

Art. 1o São reconhecidos como mortas, para todos os efeitos legais, as pessoas que tenham participado, ou tenham sido acusadas de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 5 de outubro de 1988, e que, por este motivo, tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, deste então, desaparecidas, sem que delas haja notícias.
(…)
Art. 10. A indenização prevista nesta Lei é deferida às pessoas abaixo indicadas, na seguinte ordem: ao cônjuge; companheiro ou companheira, definidos pela Lei nº 8.971, de 29.12.1994, aos descendentes; aos ascendentes; aos colaterais, até o quarto grau.

§ 1º O pedido de indenização poderá ser formulado até cento e vinte dias a contar da publicação desta Lei. No caso de reconhecimento pela Comissão Especial, o prazo se conta da data do reconhecimento.
(…)
Art. 12. No caso de localização, com vida, de pessoa desaparecida, ou de existência de provas contrárias às apresentadas, serão revogados os respectivos atos decorrentes da aplicação desta Lei, não cabendo ação regressiva para o ressarcimento do pagamento já efetuado, salvo na hipótese de comprovada má-fé.

Diante disso, os argumentos dos procuradores já foram para o espaço. Eles procuram pêlo em ovo, e estão, no mínimo, querendo desmoralizar os militares, pois outra coisa não conseguirão !


Chris/SP

Reply

!!! ILmo CoroneLeaks ; nosso Brasil desde 2003 está no poder da ratolândia_petralha . O Sr acredita verdadeiramente que a ratazana_mor e asceclas vão fazer algum movimento em relação aos HERÓIS que representam o GUARDIÃO_PÁTRIO_( FORÇA_DE_SEGURANÇA_TERRA_ÁGUA_AR ) ??? !!!

Reply

Coronel,

Deve estar adulando os Procuradores que vão processar o Curió(Pará).

JulioK

Reply

A comissão da verdade vai sair de qualquer jeito e vocês defensores de torturadores vão ter que engolir.

Reply

Coronel,

(assunto diverso do título)

veja estes dois links sobre economia (Keynes X Hayek). São muito bons e bem feitos !!! Vale muito a pena ver !!!!

http://www.youtube.com/watch?v=2iIOZUWbdP8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ELVbEG5qjVI&sns=fb

Reply

O Governo petista tem duas grandes virtudes: muita propaganda pra inglês ver e muito blá, blá, blá...!?!?!? Pouca ação e muita omissão!!!

Reply

Petistas podem pagar do próprio bolso dívida da Bancoop (Agestado)

São Paulo, 14 - Cotados para assumirem a coordenação-geral e a tesouraria na campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, dois quadros importantes do PT, Ricardo Berzoini e João Vaccari Neto, respectivamente, poderão ter de pagar do próprio bolso dívidas da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, o conhecido caso Bancoop.

Por unanimidade, a 10.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado decretou ontem a desconsideração da personalidade jurídica da Bancoop, o que, na prática, impõe a seus dirigentes e ex-mandatários a obrigação de ressarcir cooperados que reclamam judicialmente valores relativos a danos que teriam sofrido.

Reply

6:03 \ Congresso
Dilma e o pastor

Na homenagem de Dilma

Investigado em inquérito da Polícia Civil do Rio de Janeiro por suspeita de estupro, de tortura e de manter vínculos com criminosos, como revelou Leslie Leitão na última edição de VEJA, o pastor Marcos Pereira, chefão da da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi um dos primeiros a abraçar Dilma Rousseff, ontem, durante homenagem do Senado às mulheres.

Inacreditável: um sujeito investigado por estupro numa cerimônia em louvor às mulheres – e ainda por cima abraçando a presidente da República. Numa palavra, os cerimoniais do Congresso e da Presidência, falharam.
Por Lauro Jardim

Reply

Anônimo (09:28)
Que disse: "A comissão da verdade vai sair de qualquer jeito e vocês defensores de torturadores vão ter que engolir."

Você está muito enganado meu caro, ou minha cara. Esta é uma COMISSÃO DA MENTIRA!!!! Uma comissão de VERDADE deve sempre abranger os dois lados!

Ninguém aqui apoia torturadores, mas os procuradores ignoram que existe a LEI 9140 de dez. 1995, que preconiza:

Art. 1o São reconhecidos como mortas, para todos os efeitos legais, as pessoas que tenham participado, ou tenham sido acusadas de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 5 de outubro de 1988, e que, por este motivo, tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, deste então, desaparecidas, sem que delas haja notícias.

Portanto, os procuradores deram um tiro no pé. E a Dna. Maria do Rosário está só buscando confusão!

Tem informação de sobra sobre isto, não só aqui no Blog do Coronel como la no Blog de RA.


Chris/SP

Reply

Coronel,

Tem ratazana, veja o comentário das 9:28.

Reply

aquele desenhador do menino doidinho recebeu 1 MILHÃO rapidamente, certo?

as viúvas não conseguem receber nem os corpos dos maridos...

pensão, então...

esqueçam...

sera uma merreca e terão que lutar muito pra conseguir...

e isso se daqui alguns anos não surgir um projeto de algum politico esquerdista querendo anular todas as pensões dos dependentes dos militares...

Reply

Cel, acho que mandaram ela enfiar a língua no ....bem, deixa pra lá....

Ao Anônimo desgraçado e escroque das 09:28 : vai te catar seu filho(a) de desgraçada rampeira, volta para o teu esgoto que lugar de rato escroque e escroto é lá nas profundezas do inferno seu filho do capeta !!!!

Aqui não é lugar para desgraçados sub-reptícios como você não.

Reply

Anônimo disse...

"Faço um apelo à presidente Dilma"

*Nas próximas eleições, em vez de apelo, deposite na urna o seu repúdio - Mas se não o fizer, não terá o direito de reclamar depois...

Reply

14 de março de 2012 09:28

Você vai ser o primeiro a ser julgado, seu lambe-botas de comunista!!!

Reply

é isso aí anônimo das 9:28

VAMOS COLOCAR NA CADEIA TODOS OS BANDIDOS QUE ESTÃO HOJE NO PODER.
A COMEÇAR PELA VACA LOUCA DA ¨PRESIDENTA

Reply

Um dos mortos é do RJ e por isso vai ter o enterro facilitado, mas e o que é da Bahia? Será que um avião da FAB será disponibilizado para o translado do corpo ou isto é privilégio de ministros como o brasileiro Ronaldo Sardenberg e Haddad... ou até mesmo de ministros de outros países, como o chileno Jorge Rui Toledo???

Reply

Çoronel,

como bom petralha nas horas difíceis tomou Doril.

Flor Lilás.

Reply