É o mercado, animal.

Numa tentativa de mudar o foco do governo para uma agenda positiva, a presidente Dilma Rousseff faz amanhã uma reunião com um grupo de 27 grandes empresários e banqueiros do país para cobrar mais investimentos no setor produtivo. A reunião foi convocada num momento em que o Palácio do Planalto enfrenta uma fase de turbulência política em suas relações com o Congresso e o principal partido da base aliada, o PMDB. Segundo assessores, Dilma quer mostrar que a crise política não imobilizou sua administração e que sua prioridade continua ser fazer a economia crescer pelo menos 4% em 2012, depois de um crescimento de apenas 2,7% no primeiro ano de sua gestão.

Dilma vai pedir aos participantes do encontro que invistam mais para acelerar o ritmo de crescimento.Segundo o IBGE, os investimentos ficaram praticamente estagnados no segundo semestre do ano passado. A intenção da presidente, disse um assessor, é despertar o "espírito animal" dos empresários, expressão que o ex-ministro Delfim Netto, conselheiro de Dilma, costuma usar para salientar a influência que as expectativas criadas pelo Planalto têm nas decisões dos investidores. A relação dos 27 pesos-pesados da economia chamados pelo governo é encabeçada pelo empresário Jorge Gerdau, do setor siderúrgico, que assessora a presidente na área de gestão e competitividade e ajudou-a a elaborar a lista.

Também foram convidados Lázaro Brandão (Bradesco), Roberto Setúbal (Itáu), Emílio e Marcelo Odebrecht, Sérgio Andrade (Andrade Gutierrez), Luiz Nascimento (Camargo Corrêa), Murilo Ferreira (Vale), José Roberto Ermírio de Moraes e Frederico Curado (Embraer). Se os empresários repetirem em público o que dizem em conversas reservadas, Dilma ouvirá que a bola do jogo está nas mãos do governo, que teria que melhorar as condições da economia para que eles se sintam encorajados para voltar a investir.Nos encontros com assessores presidenciais, a principal reclamação do setor é que o próprio governo incentiva a direcionar parte do caixa para aplicações financeiras ao não agir contra os elevados custos tributários e logísticos.

Empresários e banqueiros também têm se queixado de falta de interlocução com o Planalto. Eles argumentam que tinham canal mais aberto quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava no governo e afirmam que, depois da saída de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil, perderam o principal interlocutor que tinham com a presidente Dilma. Ontem, às vésperas do encontro, o governo rebateu publicamente um manifesto de associações da indústria publicado nos jornais com críticas aos seguidos cortes de verbas sofridos nos últimos anos por programas federais de incentivo à inovação tecnológica.

Irritada com o documento, que considera os cortes "incompatíveis com os recentes compromissos do governo", a presidente escalou dois ministros para responder aos empresários e cobrar deles mais investimentos no setor. "As empresas precisam aprender a fazer melhor e mais barato, para que o Brasil tenha competitividade", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, afirmou que as empresas brasileiras "precisam ser mais protagonistas, investir mais".(Folha de São Paulo)

11 comentários

A frase do Mercadante pode ser dirigida ao governo . Administre melhor os recursos e podera fazer mais e melhor . Abrir mão dos impostos , das mamatas etc não , mas "ralhar" com empresarios sim. É a linguiça correndo atras do cachorro.

Reply

Coronel,

Nada é mais engraçado que o PT ensinando sobre livre mercado e sistema capitalista.

É só frase de efeito que não se sustentam caso algum dos empresários resolva fazer uma pergunta ao governo.

A gordinha quer aparecer bem na foto sem "photoshop" e muita malhação?? Avisem ella: IMPOSSÍVEL!
Vai suar, gordinha!!

JulioK

Reply

Coronel, os 'progressitas' na hora do pânico procuram ajuda com a alta burguesia reacionária?!
Cadê a Petrobras?
Cadê o Banco do Brasil?
Cadê a Nossa caixa?
Cadê o Ronaldo das finaças?????!

Reply

Coronel, os 'progressitas' na hora do pânico procuram ajuda com a alta burguesia reacionária?!
Cadê a Petrobras?
Cadê o Banco do Brasil?
Cadê a Nossa caixa?
Cadê o Ronaldo das finaças?????!

Reply

Coronel,
a presidAnta está certo. Esses vagabundos empresários que ajudaram eleger essa corja, doando rios de dinheiro para suas campanhas, não sabiam os cafajestes que estavam elegendo? Não sabiam os competentes que estavam elegendo? Reclamam de que? Querem também participar do butim? Eles esqueceram que é pouco milho para muita galinha. Melhor, pouco milho para muito porco.

Reply

A reunião deve ser para passar o chapéu, pois as eleições vêm aí. Novos investimentos do setor privado, só se forem no modelito EB. Exército Brasileiro? Não! Eike B. e a la BNDES. Nesse modelo, qualquer um vira grande investidor no brasiu.

Reply

"As empresas precisam aprender a fazer melhor e mais barato, para que o Brasil tenha competitividade", segundo Mercadante.

Que tal o governo aprender a fazer mais com menos, diminuindo suas despesas ?????


Chris/SP

Reply

Dilma sempre está "irritada" com alguma coisa. Que tal ela parar de roubar um pouco para desonerar o país?
Quem sabe ela vai ter alguma coisa que mostrar ao final do seu desgoverno, além da bancarrota.

Reply

Para começar, que tal o governo conter seu impulso animal em torrar dinheiro público e enquadrar os Chineses? E os empresários brasileiros, poderiam começar a mudar de atitude, parar de querer mamar nas tetas do governo e começar a pensar mais como os americanos - produzir mais, mantendo a qualidade com menos custos, para ampliar o mercado consumidor.
.
E, é bom lembrar, tivemos uma experiência de reserva de mercado aqui no Brasil que mostrou a verdadeira face desse pessoal. Refiro-me a reserva de mercado de informática, que não nos levou a parte alguma e encheu de dinheiro o bolso de alguns expertos.

Reply

todo mundo gostava do velhaco...

de bolsista, trabalhadores, artistas, sindicalistas e ate empresários...

claro, o cara liberava geral...

fazia a fama de "gente boa" com o dinheiro dos outros...

Reply

Produzir mais leite, com esses custos e impostos ?
Cê ficou lôco, meo ?
Tô abatendo e vendendo a carne , vô pra praia.

Vamos à la plaia ,ta ra ra ra, vamos à la plaia kkkkkk

Reply