O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou ontem para o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, "iradíssimo" com a posição do Brasil no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU. O país avançou apenas uma posição e aparece em 84º lugar entre 187 países. O ranking, divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), leva em conta indicadores de escolaridade, renda e expectativa de vida. "Ele nos deu um telefonema iradíssimo hoje [ontem], disse que era injusto e que a gente tinha que reagir", contou Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos oito anos de seu governo, durante um seminário em Brasília. O ex-presidente está de repouso em casa, em meio a um tratamento para combater um câncer na laringe.
No mesmo dia, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) convocou a imprensa para contestar o indicador das Nações Unidas. Assessorada por servidores do ministério da Educação e da Saúde, Campello negou que a defesa tenha sido feita a pedido de Lula. Na entrevista, ela lamentou que os dados usados sejam de 2006. Segundo a ministra, isto faz com que avanços do Bolsa Família, de melhorias do salário mínimo e de outros programas sociais não sejam considerados. "Um dos pleitos do governo brasileiro é que estes avanços apareçam. Nós certamente teremos um salto muito grande. [Haverá] um impacto muito maior a partir do ano que vem", afirmou. E completou: "O Brasil avança, continua melhorando. Mas nossa avaliação é que esse avanço é ainda maior".
No mesmo dia, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) convocou a imprensa para contestar o indicador das Nações Unidas. Assessorada por servidores do ministério da Educação e da Saúde, Campello negou que a defesa tenha sido feita a pedido de Lula. Na entrevista, ela lamentou que os dados usados sejam de 2006. Segundo a ministra, isto faz com que avanços do Bolsa Família, de melhorias do salário mínimo e de outros programas sociais não sejam considerados. "Um dos pleitos do governo brasileiro é que estes avanços apareçam. Nós certamente teremos um salto muito grande. [Haverá] um impacto muito maior a partir do ano que vem", afirmou. E completou: "O Brasil avança, continua melhorando. Mas nossa avaliação é que esse avanço é ainda maior".
No entanto, este tipo de dado não é considerado no IDH, e sim em outro índice do relatório, o IPM (Índice de Pobreza Multidimensional). Segundo a ONU, o relatório usou dados de 2006 para que houvesse uma mesma base de comparação entre todos os países -muitos deles têm informações defasadas. Campello, porém, destacou os pontos positivos apontados no relatório, como redução da desigualdade e acesso a bens de consumo: "O governo recebe o relatório considerando que ele reconhece os esforços do país em reduzir desigualdades". ( Da Folha de São Paulo)
21 comentários
Não há necessidade de dados, basta dar uma voltinha pelas cidades brasileiras, periferias etc.etc e veremos um país de terceiro mundo.
ReplyContra fatos,. não há argumentos.
O Lulla ligou iradíssimo? kkkkkkkk, será que o Lulla tá doente mesmo? ou só é doença de fachada? ou então, com a doença ele reassumiu a presidência, o Lulla não consegue desencarnar do cargo nem a pau, a Dilma é uma boneca nas mãos do Lulla!!!!
Replyeh, nao foi feita a convocação da imprensa a pedido de Lula...
Replyimagine pensar um absurdo desse...
foi feita por essa senhora absolutamente desconhecida e sem peso politico algum...
ela, sozinha, resolveu convocar uma coletiva para confrontar os dados negativos ao governo do velhaco - sim, porque ele ainda governa...
essa gente realmente acha que somos todos idiotas...
"...acesso a bens de consumo..."
Replyahahaha...
o único ponto positivo a comemorar pelos socialistas petralhas eh exatamente um dos símbolos do capitalismo, o consumo!
kkkkkkkkkk...
já saúde, educação e todo esse blá, blá, blá que os socialistas dizem que priorizam, ficaram lááááá atras...
o povaréu não quer socialismo, quer eh dinheiro no bolso para poder CONSUMIR!
só rindo da cara dessas amebas vermelhas...
Reagir aos indicadores do PNUD? Cristina Kischner mandou fazer isso na Argentina, alterou os indicadores da inflação. Aqui no Brasil fica então comprovado mais uma vez que a estratégia da camarilha petista é a mesma de sempre: quando confrontados na mentira, atacam o mensageiro.
ReplyCoronel, o 110% de popularidade não pode modificar os confiáveis e corretos números lá de fora, coitado. Junte isto, com a obrigatória crise de abstinência pela qual ele passa e muito em breve o iradíssimo terá infinitas crises de faniquito.
ReplyOutra coisa, se ele está mesmo com a tal doença, por quê o maluco não para de falar? Os 27 médicos que o assistem não disseram que ele tem que ficar calado o tempo todo?!
Tá tudo muito estranho.
"Mesmo doente, Lula é a grande liderança política da América do SUS"
ReplyEu não preciso de números da ONU pra saber que que estamos indo rapidamente para o vinagre. Nunca vi tanta gente em estado de miséria na minha cidade como agora. A história, com isenção, vai mostrar o prejuízo que o Velhaco causou ao Brasil, na economia, na saúde, na educação e, principalmente, na ÉTICA PÚBLICA.
Replylulla, desencarna meu filho! Você não é mais presidente. Vai cuidar de sua doença com tranquilidade. E antes que eu me esqueça: Vai se tratar no SUS!
ReplyE o pior é que os primeiros colocados são justamente os países de loiros de olhos azuis ! Como pode isso, não estão todos quebrados ? E o pessoal do Bolsa Família, não está melhor do que aqueles noruegueses branquelas ? Ora, é de ficar indignado mesmo com esse tal IDH !
ReplyEpa, quem governa o Brasil? Tô de saco cheio de Lula dando ordens. Afinal, está ele doente ou não? Não parece, pois nunca vi alguém se tratando de cancer, ainda mais logo após descoberto, agindo dessa maneira.
ReplyLULA, VAI SE TRATAR NO SUS! Mas não esqueça: ESPERA NA FILA, um, dois meses (com sorte consegue nesse tempo), não vá tirar a vez dos outros.
Verdade? O miasma estava tão irado assim? Tão irado que esqueceu que não é mais presidente? Irado por que Pelos padrões da ONU não somos o brasilmaravilhadonuncanantesnestepais que o ex-presidente achou que registrando em cartório e falando sem parar viraria realidade. Pois é, para ser um país melhor precisa trabalhar, ter competência no que faz e ser honesto. Com o pt e sua gangue no poder, já sabemos que nossas chances de involução econômica e social são bem maiores do que as de evolução. O que chateia o miasma é que a turma lá de fora, "osloirodeolhoazul", não acreditaram nas mentiras dele.
ReplyOi lulinha,acho que ocê deveria ir lá fora e falá um montão prá esses camaradas..ups!Camaradas não,sinhores, e si fô priciso,falá em cadeia mundial qui esse negócio de idh tá tudo errado.A cumeçá pelo fato qui num tem nenhum país cumunista entre os 20 primeiros.Onde já si viu sô,colocá nóis e a China atráis di quazi todo mundo.Quem tem di ficá atraiz di nóiz, é esses danados di americanus e aqueles branquelus di óius azuiz.Sifu pá nóiz ficá atráiz, só no pega-rala.IAC,IAC,IAC,IAC...
ReplyÉ duro quando um mentiroso patológico começa a acreditar nas próprias mentiras.
ReplyA realidade pode ser cruel.
Esses petralhas e o Molusco ficaram irados porque nao sao numeros do Ibope ou Datafolha que colocam os resultados que interessam somente a elles. Numeros sempre distorcidos para favorecer o partido e candidatos petistas.
ReplyAlias a unica coisa que fazem é ENGANAR o povo o tempo todo.
ACORDA B RASIL
Eta gentalha.
O Lulla ligou para o coveiro iradíssimo? O que ele quer, que a Coisa declare guerra aos EUA, ou à ONU.
ReplyTá explicado porque o velhaco quer porque quer um assento na ONU, para poder manipular os dados mundiais, já imaginaram? O Brasil com o melhor IDH do mundo?
Tremei Noruega.
mudar o termômetro porque a febre está alta é a cara do Lula e dos petralhas...
ReplyGente já que ele quer tanto diminuir a desigualdade no pais, porque ele não vai tratar seu cancer no SUS, não é mesmo?? se igualaria legal, com um cidadão comum.
ReplyPIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO
Izabel/SP
Se a base fosse 2008, 2010, a reclamação seria a mesma. Se não bate com o que pensam, está errado. Oras, por que um presidente liga para um ministro do governo atual e este fala para a imprensa que ele estava "irado"? Irado com o quê?
ReplyO tempo dele já passou e se os dados do governo dele forem tomados como base de estudos, ele não poderá fazer absolutamente nada com os resultados dos indicadores.
As coisas são assim mesmo. Pensa-se que fez tudo e quando saem as análises não foi bem assim. Acontece. Daqui a pouco sai uma notícia do tipo, "o ministro tal disse que o ex-presidente não ligou para ele nos últimos cinco minutos". Tenham paciência.
cel,
ReplyO velhaco, não estudou, não sabe para que serve a educação, por isso não dah valor.
O velhaco, não precisou do SUS na vida, por isso não valoriza a saude.
O velhaco nunca trabalhou, por isso nunca precisou de educação, nem saude, soh teve vida boa.
O velhaco agora no fim da vida, quer ganhar todo mundo no gogo e esta sofrendo com o gogo.
Bem, esse texto mostra claramente o que é o Brasil e por quem está sendo administrado...
ReplyFaz tempo que, a "carroça está na frente dos bois"...
E o povo óhhhhh... se danou-se!