Lula "desiste" Marta e PT joga no lixo a democracia partidária.

Lula, com o auxílio da imprensa amiga, literalmente moeu a candidatura de Marta Suplicy. Dilma também fez a sua parte, botando a secretária de Comunicação a dar a notícia de que tinha feito um pedido para a pré-candidata. Transformou uma conversa em nota oficial. Não resta à Marta outra alternativa do que sangrar em público, fazendo de conta que sai prestigiada. Acaba politicamente. Leia, abaixo, o que diz a coluna de Dora Kramer, no Estadão.

Dizer que a senadora Marta Suplicy 'concorda' em desistir da candidatura à Prefeitura de São Paulo é quase uma licença poética. O anúncio da desistência, previsto para hoje, significa apenas que o ex-presidente Lula por intermédio da presidente Dilma Rousseff deu a Marta a prerrogativa de comunicar a retirada. Espera-se no PT que ela o faça alegando compreender que é o 'melhor' para o partido. A julgar pelo que disse Marta há pouco tempo, não é o que ela pensa de verdade. Em mais de uma ocasião a senadora falou que Lula só continuaria investindo na candidatura de Fernando Haddad se quisesse perder a eleição. Disse também que Lula podia muito, mas não podia tudo dentro do partido. Não foram exatamente essas as palavras, mas na essência foi isso. Mostrava-se disposta a confrontar o chefe, que, como se vê pela posição da seção paulista do PT e até por declarações da direção nacional, continua podendo tudo e mais um pouco.

Marta Suplicy é hoje a mais bem colocada nas pesquisas de opinião e, na avaliação de gente graúda do principal partido adversário, o PSDB, com chance concreta de vitória. Não é o que se diz no PT nacional. Ali a avaliação segue a cartilha de Lula: Marta tem alta rejeição, quase perdeu a vaga no Senado para Netinho de Paula e, de mais a mais, alega-se que o partido deve investir em nomes 'novos', gente com perfil mais adequado à captura do eleitorado de classes média e alta. A senadora é boa de periferia, reconhece a cúpula. E, por isso mesmo, fundamental para a campanha de Haddad.

Semanas antes de a presidente Dilma comunicar - segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto num encontro sem maiores solenidades no Aeroporto de Congonhas - a Marta que chegara a hora da retirada, o dilema dos petistas era justamente encontrar uma maneira de fazê-la desistir e, ao mesmo tempo, levá-la a pôr seus préstimos eleitorais a serviço de Haddad. O momento em que Lula está em tratamento de câncer, alvo da solidariedade geral, pareceu o ideal. Marta vai insistir? Não teria como, até pensando em lances futuros.

A troca da candidatura por um ministério, um ministro com assento entre os conselheiros políticos da presidente acha difícil, não faz o gênero dela. O apoio a uma candidatura ao governo de São Paulo em 2014 bate de frente com o argumento de que o PT precisa investir em nomes novos. Mas por que não deixá-la ir às prévias? Porque sem a desistência dela os outros pré-candidatos também não desistiriam, o partido se dividiria e Marta Suplicy correria o risco de ganhar.

21 comentários

Coronel, a verdade é essa, tanto Marta Favre quanto Haddad não levam a prefeitura de São Paulo. Essa lenda de que a senadora senil seria eleita, é mais uma daquelas mentiras insustentáveis. Todos sabem muito bem, inclusive ela, que esta cidade a odeia!

Reply

Enquanto isto o PDSB dorme e falam mal e detonam uns dos outros.

Reply

Ella não está nem aí... vai continuar a ser sustentada pela Internacional Socialista, ou seja: com dinheiro roubado de nós mesmos!!!

Reply

Marta ainda esta a procura do caminhão que a atropelou...

trezentos anos de sabujice ao partido para, na terceira idade, ser trucidada pelos próprios corvos que ajudou a criar com muito gosto...

e se moeram a Marta, que tem trajetória no petismo e ate um considerado eleitorado, imaginem o que não podem fazer com uma sabujo desses qualquer que habita o Congresso...

well, Dilma ja tinha atropelado a sinhazinha na disputa presidencial...

caiu de paraquedas no petismo e tomou o lugar de sinhazinha, que obviamente um dia sonhava em ser candidata a presidência pelo partido...

agora foi moída pelo Radadi, aquele simbolo de incompetência...

fim de feira total pra Martaxa...

só falta mesmo ser atropelada pelo Tiririca em uma eventual disputa pela cadeira do Senado...

Reply

Essa Marta é mesmo ruim. Ela engole macio qualquer coisa, mesmo que seja um rolo de arame farpado. Mais uma vez imolada no altar do amoral deus operário. Ela deve estar relaxando e gozando, múltiplos gozos. Essa mulher é uma piada, como toda petista.

Reply

"O Amor Que Não Ousa Dizer Seu Nome"

Marta, que espécie de sexóloga a senhora é?!
Lula apenas tenta com o "menino do MEC" aquilo que não conseguiu com o "menino do MEP".
É só isso!

Reply

Cel,

De qualquer forma dona Marta Sexológa não seria eleita. O Boy Haddad também não será eleito pois São Paulo não quer vermelhos no governo, nem incompetentes. Relaxa e goza Marta. Haddad, vamos organizar o ENEM ?

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

Reply

Não me compadeço de marta. E quanto ao pt, apenas está agindo mais uma vez como o pt: de forma ditatorial. Democracia é algo que essa gente só conhece de ouvir falar, muito vagamente.

Reply

Marta Suplicy Diniz Favre de Toledo, na condição de sexóloga, deve saber muito bem que o "menino do MEC" foi escolhido "haddedo" (êpa!) por Lula Paz e Amor que não diz o nome!
Agora, infeliz senadora, só lhe resta relaxar e gozar.

Reply

Já dizia Juca Chaves em sua piada:
"A profissão está estabelecida, só falta ajustar o preço"

Reply

QUEM MANDOU ACREDITAR E CONFIAR NO LULA! TOOOOOMA!!!!!
ELA NÃO VALE O QUE O GATO ENTERRA.
FICA MAIS FÁCIL PARA NÓS, PAULISTANOS, DERRUBAR O CÃODIDATO DO ENEM. ARGUMENTOS NÃO FALTAM.

Reply

Ai, gente. Pensem um pouco além.
luullaaarápio é político anafabeto mas não burro. São Paulo (estado) SUSTENTA boa parte do Brasil. SE governado com a devida icomPeTencia por algum cumpanhero,QUEM sustentará a bandalheira? É óbvio que lullarápio não quer matar o pato dos ovos de ouro, portanto quer evitar qualquer chance de pt dominar o estado. Esse sim pensa anos à frente.

Reply

Estava claro que Marta Suplicy já não teria chance alguma de ser candidata, com prévias ou sem prévias.
O que estão divulgando, é uma saída honrosa, para quem estava cercado, sem qualquer espaço para a vitória.
Assim, ela não tem nada mais a fazer senão fingir que foi prestigiada e não alijada. Apoiada e não deixada de lado. E fingir que está tudo bem, quando, na realidade, foi destruída politicamente pelos caciques do partido, dentro e fora da agremiação.

Reply

Coronel, essa tá lá na Veja online

"Juíza avalia que Rafinha Bastos não ofendeu feto"

Xiiiii... além de tudo tem o pinto pequeno!

Reply

Tia Marta, acorda. Começou por S.Paulo e vai terminar em Brasilia; para próxima eleição ao senado voce também sera escanteada.
Fez tanto, falou tanta m.. e foi detonada pelo seu herói.
Acorda, muié se acabou. Se prepara para eleição de síndica do seu prédio em 2014, e reze porque senão aparece um Tiririca e tchau, nem síndica.

Reply

>>

Ei, Coronel. Me perdoa a intromissão, mas gostaria de, humildemente, sugerir a você comentar sobre coisas mais interessantes que essa gentalha, como a organização das abelhas nas colméias e o estresse em formigueiros, por exemplo.

Não leio e não me interessa absolutamente nada do que se escreve ou se fala sobre essa quadrilha.

Não me interessa se escolhem Marta Relaxa e Goza, ou se escolhem o Du-du Gá-gá, infelizmente Ministro da (des)Educação.

Seja quem for o/a candidato/a do partideco, precisamos derrotá-lo. Isso é o importante.

<<

Reply

Como o VELHACO é crápula, usou a oença, para fazer chantagem.
Bem próprio, daquela triste figura.
Odeio a marta, odeio todos petistas,mais ele a deixou completamente desmoralizada, sem ação.
Ouvi hoje de um comentarista politico, que São Paulo, é como um jogo de xadrez, tem que se mexer, as peças com maestria.
Que o haddad, tem pouquissimas chances,ele não conhece S.P. e a cidade não o conhece.E também tem os jovens, que o odeiam, por toda polemica que gira em torno do enem.
PORTANTO...


Izabel/SP

Reply

Algo me diz que o apoio dela será algo parecido ao apoio do Aécio ao Serra...hahaha!!!

Reply

Coronel, li em algum lugar hoje que agora que a Marta desistiu de se candidatar o Suplicio vai se candidatar....Pode????

Reply

"Democracia partidária " só pode se o REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA
O ratão velho quando emite( uma FATWA "decreto islâmico" Alá me perdoe com a comparação idiota, não sou contra o islamismo que é religião de paz).
A democracia morre como durante uma lei marcial das ditaduras ( civis ou militares ) de países quarto mundo.
Se Marta resistir e entrar na briga o PT pode perder, o CANABRAVA que apoiou Haddad não vai apoiar ela e talvez coloque o Fernando GUGU DADÁ Haddad em uma chapa malufista e coloque um prefeito fraco sem a maioria, um pato manco que terá que negociar com o PT martaxista ou o PSD de Kassab, será para Lula a escolha entre parar de tomar pinga ou deixar a democracia petista eleger a Martaxa como candidata do PT( inimigo do rei tatuzinho em SP) e ficar sem candidato e o PSD eleger o candidato a vice-prefeito Gilberto Kassab e Serra a prefeito por 2 anos, ele vai dizer que será um mandato tampão para o rei pinga não explorar a imagem de renuncista do Serra e forte contra GUGU-DADÁ vai tirar a chupeta do bebê...

BUUUUUUUUUUUUUUUUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ(CHORO).

Reply

depois desse atropelo a cara deve estar toda amassada...

uma nova sessão de aplicação de botox se fara necessária para reparar os estragos feitos pela trinca velhaco/Radadi/búlgara...

dessa vez não tiveram pena...

passaram por cima da sinhazinha três vezes seguidas...

e a búlgara ainda engatou marcha-re e passou por cima novamente...

Reply