"Novo escândalo envolvendo verbas federais, agora para o esporte. Quero chamar a atenção para um aspecto menos visível nesses reiterados casos de corrupção que diz respeito mesmo à organização do estado brasileiro – ou à sua desorganização. Reparem que o imbróglio envolve recursos federais alocados pelo próprio ministério para pequenos projetos locais, municipais ou inframunicipais.Um programa como esse “Segundo Tempo” deveria, obviamente, ser de caráter municipal ou, no máximo, estadual. Bastaria o governo federal entregar os recursos para as outras esferas de governo e, naturalmente, estabelecer algum tipo de controle sobre sua aplicação. Poderia até fixar uma certa contrapartida dos estados e municípios – governadores e prefeitos aceitariam fazê-lo, com grande facilidade.Isso não evitaria, por si, desvios e propinas, mas os dificultaria, sem dúvida, em razão de um cruzamento de controles feitos por esferas distintas. Haveria, ao menos, mais fiscalização e, estou certo, mais eficiência.
A descentralização saiu de moda no Brasil. Historicamente, a ela sempre tenderam a resistir os parlamentares federais, pois a centralização lhes permite atuar como facilitadores da liberação de recursos para programas que são do interesse da população. Mesmo os parlamentares sérios, que não estão em busca de propinas, acabam condescendendo com esse modelo. Nos anos oitenta, surgiram forças políticas que fizeram da descentralização uma bandeira e uma prática, a exemplo de Franco Montoro e José Richa, quando governaram, respectivamente, São Paulo e Paraná e, depois, na Constituinte. Foi essa tradição que Fernando Henrique seguiu na Presidência da República. Nos bons tempos, essa chegou a ser uma bandeira do PSDB. Mas a gestão federal petista fez tudo ao contrário: recentralizou ao máximo as ações apoiadas pelo governo federal, na ânsia de manipular e obter faturamento político-eleitoral. Mais ainda: a centralização facilita o loteamento da administração federal, pois fortalece, abre ou cria novas áreas de domínio para oferecer aos parceiros nas lambanças. Ou por outra: o governo acaba se tornando uma central de corrupção."
(Artigo intitulado "A centralização do escãndalo", escrito por José Serra, em seu blog)
23 comentários
Coronel,
ReplyPelo que esta aparecendo, a Dilma foi eleita com dinheiro de corrupção no governo.
Será o caso de abrir processo, no Congresso, para retirar essa desqualificada do cargo???
JulioK
Mas,só o governo federal é isso? E só o pt? Coronel,os movimentos estão certos em não partidarizarem mesmo,afinal,em sp está cheio de cpi assassinada e não haverá de ser por outra coisa senão isso mesmo que o serra falou. O recado do povo é esse: Não nos peguem pra burros,não somos MST pra servirmos de massa de manobra de partido algum.
ReplyMuito bom o artigo do José Serra.
ReplyMas é a pratica do PT, centralizar para formar o CAIXA DOIS, três, quatro...
O povo tem de reagir.
Coronel, procure por Evaldete Santana de Almeida no DOU e depois dê um Google nele.... Veja que beleza !
ReplySerra disse tudo.
ReplyPodem dizer mal dele, certamente ele tem muitos defeitos, mas é fato que a corrupção aumentou muito no Brasil do PT.
Embora seja muito difícil, a curto prazo, mudar esse quadro lamacento que assola TODAS as instituições desse país, onde ser ladrão é regra e não exceção, sou obrigado a alimentar um fio de esperança de que um dia teremos um governo sério, que investigue e puna todos esses criminosos da quadrilha do PT e seus aliados, que assaltam diuturnamente os cofres da União, na mais santa impunidade. A continuar como está, o país não vai aguentar por muito tempo.
ReplyE AINDA PIOR...
ReplyCOMO O PRÓPRIO CORONEL JÁ POSTOU NO BLOG, O PT AINDA ESTÁ USANDO O BRASIL COMO FINANCIADOR E APOIADOR DE GOVERNOS DITATORIAIS E CORRUPTOS.
VIDE ABAIXO MAIS UMA NOTÍCIA SOBRE ISTO:
Mal-estar em reunião da ONU faz Brasil enviar carta à Venezuela
Discurso de embaixadora brasileira teria provocado desconforto e levado Dilma a entrar em cena
O governo brasileiro enviou uma carta à Venezuela ratificando o apoio à política de "direitos humanos" do país vizinho, após um aparente mal-estar provocado por uma fala da embaixadora do Brasil na ONU em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevedo. Em uma recente reunião no Conselho de Direitos Humanos da ONU, a diplomata fez discurso dirigido à Venezuela sobre a independência do Poder Judiciário e liberdade de imprensa no país.
Tudo começou na Casa Civil chefiada pelo mensaleiro Mor, o dirceu borboleta. Depois a casa civil passou a ser chamada de Casa Covil (de bandidos).
ReplyHoje a casa covil está superada. Hoje temos o Palácio Covil (de bandidos). Só neste ano diversos funcionários (corruptos e ladrões) foram denunciados e afastados.
O bandidão máximo saiu na surdina, hoje lava o dinheiro roubado e ou desviado, dando palestras nas empreiteras e outras organizações também comprometidas.
O Serra tem razão. O pt transformou o governo federal em uma "CENTRAL DE CORRUPÇÃO".
Duas coisas:
Reply1) O Brasil sofre de uma corrupção de Estado, quero dizer com isso que a coisa vem de cima para baixo. Não são casos isolados.
2) O PT aparelhou o Estado brasileiro na vertical e na horizontal.
O resultado disso é que não vamos nos livrar tão cedo do petismo.
Coronel,
ReplyCom a chegada de LULLA e do PT ao poder instalou-se lá a maior quadrilha de ladrões de todos os tempos. Todos deveriam ser presos e enforcados, a começar do CHEFÃO.
Coronel, O PT conseguiu acabar com os pequenos Frigorificos do Brasil atraves do BNDS, haja!!! corrupção!!!!. Emprestou para os VIZINHOS 5,3 Bilhões(via empreiteiras que pagam voos e palestras do lula). Quantas trens de metro deixaram de ser construidos nas maiores cidades brasileiras.
ReplyACORDA BRASIL
tem que descentralizar tudo...
Replyaos estados o que eh dos estados...
esse vai-e-vem do dinheiro eh prejudicial ao pais...
recolhe-se aqui, manda-se para la e depois os governadores são obrigados a ficar pedindo esmola ao governo federal do próprio dinheiro que arrecadaram...
mas eh impossível abrir um debate com essa sociedade estupida e ignorante...
os caras não tem alcance nem para entender o resultado de uma soma de a+b, que dirá ter capacidade de compreender como a centralização de poder e recursos f... com a sua vida!
A corrupção sempre existiu ,mas qdo descoberta era a morte do politico ,agora além de ficar com a grana o cara fica livre e volta n0 governo seguinte,não digo que não haja nos outros partidos ,porexemplo pmdb (que DEUS nos ajude)pr (collorido )pdt (levantaria brizolla do caixão)porem tinham os invejosos petista que saiam a rua as turbas mas não pq queriam a punição mas pq queriam fazer parte dela.Conseguiram e realmente o apedeuta é honoris causa em assessoria à roubo do dinheiro público ,matéria obrigatório no curso de pós do pt.
ReplyDesde quando morto fala?
ReplySerra já está fedendo no caixão político já faz muito tempo.
Nem com reza braba volta à vida. Quando muito fica dando uma de fantasma, assombrando os crédulos.
E tem gente que ainda se preocupa em opublicar o que esse defunto escreve. É a treva mesmo.
O lula reestabeleceu o "poder do rei". Desde a criação de marcha dos prefeitos a Brasília, desrespeitando claramente a hierarquia dos estados, isto é, curtocircuitando o estado, bagunçou o estado todo. Tirando o respeito do estado e este dos municípios então o caos e a corrupção se instala em grande escala e gala, como é o governo petista dos últimos 9 anos.
ReplyVOCÊ SABIA?
ReplyA doutora Elizabete Sato, delegada que foi escalada para investigar o processo sobre o assassinato do Prefeito de Santo André,
Celso Daniel, é tia de Marcelo Sato, marido da Lurian, que, apenas por coincidência,
é filha do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ou melhor, a coincidência é que Marcelo Sato, o genro do ex-presidente da República,
é sobrinho da Delegada Elisabete Sato, Titular do 78º DP, que demorou séculos para concluir que o caso Celso Daniel
foi um "crime comum", sem motivação política.
Também, apenas por coincidência,
Marcelo Sato é dono de uma empresa de assessoria que presta serviços ao Besc - Banco de Santa Catarina - BESC (federalizado), no qual é dirigente Jorge Lorenzetti (churrasqueiro oficial do ex-presidente Lula e um que o ex-presidente chamou de "aloprado" no escândalo do dossiê contra os tucanos).
E ainda, não por coincidência, o marido de Ideli Salvatti, Ministra atual, é o Presidente do BESC.
É ISSO AÍ!
VAMOS QUE VAMOS, MINHA GENTE!
CORRUPÇÃO POUCA É BOBAGEM!
E não se esqueça de continuar votando nos candidatos do PT, e o mais importante, continue pagando os impostos que, afinal, são tão pequenininhos, para que eles não morram de fome.
Deveria ter mostrado tudo isso na campanha presidencial.
ReplyMas foi pulsilânime. E agora, de quê adianta ficar escrevendo artigos para poucos?
Look at the thing that we call the post office. It is a complete wreck, a national joke, a hanger-on from a day long gone. They deliver physical spam to our mail boxes, and a few worthwhile things every once in a while, but the only time they are in the news is when we hear a report of another strike.
ReplyHereticus
Serra, sou sua eleitora, sempre te defendi, mais acredito que você devia ter dito tudo isso, ná época da eleição.
ReplyAí sim, você nos teria livrado de todos esses aborrecimentos.
Izabel/SP
O Serra disse isso? bom, será que o Serra tá querendo sair do caixão, porque morto ele já está, já que ele se suicidou na última eleição.
ReplyVamos ver se ele encarna num corpo mais vigoroso e mais lutador.
É uma pena, mesmo! Serra fala através de seus artigos, mas na hora "h", durante os debates de 2010, fez uso só de mesuras. Assim não dava mesmo para ganhar as eleições!
ReplyAgora, Inês é morta!!!!
Chris/SP
atenção, tem rato fedorento as 14:40.
Replysai pra lá petralha imundo e vagabundo.
Serrinha... a coisa tá feia... só tem tu??????..... Vai tuzinho, mesmo. E tenho dito...
Reply