PF ataca Judiciário.

Delegados da Polícia Federal se declaram perplexos com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mandou anular as provas da Operação Boi Barrica. Eles avaliam que o Judiciário se curva ante investigados que detêm poder político e econômico. Temem que outras operações de grande envergadura tenham o mesmo fim. 'A PF não inventa, ela investiga nos termos da lei e sob severa fiscalização', disse o delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Delegados da PF.

'No Brasil não há interesse em deixar investigar', afirma Leôncio. 'As operações da PF são executadas sob duplo grau de controle, do Ministério Público Federal, que é o fiscal da lei, e do Judiciário, que atua como garantidor de direitos. Aí uma corte superior anula todo um processo público com base em quê? Com base no 'ah, não concordo, a fundamentação do meu colega que decidiu em primeiro grau não é suficiente'. Nessa hora não importa que os fatos são públicos e notórios e que nem sequer há necessidade de se ficar buscando uma prova maior.'

Leôncio considera 'revoltante' ouvir críticas de que a PF investiga mal. 'O País não pode aceitar que uma operação seja anulada porque o tribunal não concorda com a fundamentação do juiz de primeiro grau, 'ah, quem tinha que ter autorizado não era o juiz federal da 1.ª vara, a competência era do juiz da 2.ª vara'. Isso atende a uma elite.' Para o delegado, 'o Legislativo faz mal as leis' e 'a polícia trabalha com instrumentos legais limitadíssimos'. 'As leis são limitativas e restritivas, como a da interceptação telefônica. O pano de fundo é o Judiciário a serviço das elites.' Leia mais aqui.

19 comentários

Minha solidariedade aos que fazem da Policia Federal a instituição de maior credibilidade do Brasil.

"Carência de fundamentação.......". Os ministros que "julgaram" e "anularam" a operação que investigava a família Sarney, carecem, isso sim, de vergonha na cara. É muita cara-de-pau, é muita sem-vergonhice, é afirmar cada vez mais que as altas cortes do judiciário brasileiro estão a serviço dos bandidos de colarinho branco, disso ninguém duvida. É um acinte à sociedade, é uma afronta aos nossos direitos humanos, é um deboche à parte boa do povo brasileiro, é um achincale à ética, uma afronta, uma ofensa, um barbarismo jurídico..... Mais do que a revolta, a surpresa diante dessa decisão. Em um momento em que há levantes contra a imoralidade que assola este país, esses "ministros" dão uma bofetada, uma cusparada, uma escarrada, uma vomitada contra os esforços que fazemos diariamente para combater a corrupção em nosso país. Que "belo" exemplo de desfaçatez, de escárnio, de patifaria, de falta de sintonia com a realidade. Contra todas as provas - que nem olharam e muito menos analisaram - anularam-nas todas por "carência de fundamentação" para justificar a escuta telefônica, "pois estas deveriam ser a última opção nas investigações". Ao contrário do que pensam, nós afirmamos que elas deveriam ser as primeiras a ser usadas, inclusive em seus gabinetes e em suas residências. Certamente ouviríamos coisas interessantes. Com um judiciário desse, esse país tem jeito? Não acredito.

De qualquer maneira eles prestaram um "serviço" à nação. Essa decisão imoral vai gerar uma indignação imensa a se juntar à tantas que já temos e vai, ainda mais, engrossar, os nossos protestos.

Reply

O Brasil acaba logo com o Sarney ou ele acabará com o Brasil.

Reply

Cel

A Sra. Justiça deve estar de TPM. Vejamos declarações dos delegados da PF:
1 - "Como ilegal se tudo foi realizado com autorização judicial?”

2- "O delegado que presidiu o inquérito da Boi Barrica não ia fazer escuta se não estivesse amparado em autorização da Justiça, que determinou tudo. Qualquer passo do delegado ele tem que comunicar ao juiz, abrindo vista para o procurador. A operação não foi ilegal."

3- "A PF respeita as decisões judiciais, mas vejo de uma forma muito temerária porque não vamos conseguir que a Justiça condene qualquer colarinho branco",

4- "Mas quando se fala da violência do tráfico, por exemplo, não há nenhum receio em se condenar, não se coloca em dúvida nenhum aspecto da investigação",

5- "A PF investiga, apresenta provas, mas tudo isso não tem valor porque temos um Poder Judiciário cuja cúpula é comprometida com esse status que está aí. Depois passam a imagem de polícia fascista, nazista, que não respeita direitos e garantias fundamentais. Chega uma turma de um tribunal superior, distante dos fatos, diz que isso tudo é abuso, não está bem fundamentado e que a legislação não permite que se faça isso ou aquilo."

6- "O problema está do outro lado, nos tribunais superiores do Judiciário: eu não quero condenar, eu não quero deixar condenar, esse é o pano de fundo. Maquiavelicamente, alguns segmentos da mídia divulgam que a PF não soube investigar."

7- "Não existe País no mundo com uma legislação tão restritiva. E ainda temos que suportar esse Judiciário que serve a uma elite. O pano de fundo é o Judiciário a serviço das elites."

8- "O País não pode aceitar que uma operação seja anulada porque o tribunal não concorda com a fundamentação do juiz de primeira instância, aquele negócio de 'ah, quem tinha que ter autorizado não era o juiz federal da 1.ª vara, a competência era do juiz federal da 2.ª vara'. Esse tipo de conduta atende a uma elite. E ainda temos que suportar as críticas de que a polícia investiga mal, o cara foi solto porque a polícia investiga mal. É profundamente revoltante."

9- "Aí uma corte superior anula todo um processo público com base em que? Com base no 'ah, não concordo, a fundamentação do meu colega que decidiu em primeiro grau não é suficiente'. Nessa hora não importa que os fatos são públicos e notórios e que não há necessidade sequer de se ficar buscando uma prova maior."

10- "No Brasil não há interesse em deixar investigar",

CADA POVO TEM A JUSTIÇA QUE MERECE.

O MESMO OCORRE NO STF. DANIEL DANTAS QUE O DIGA.

Átila

Reply

Cel

Depois de anular a investigação do Clã Sarney a Justiça vai receber o merecido aumento de vencimentos.

Quem viver verá.

Átila

Reply

É o Judiciário a serviço da Corrupção.
Tá tudo dominado!
Eurenice Guerra, Sarneys, Dirceus, Genoinos, Pimentel Lanzas,Diúmas Mercadantes, Dudas, Renans, Pedros Surubas, Palocis, Luizes da Silvas, Negromontes,e centenas de outros, todos gozando do que conseguiram ajuntar com seu "trabalhos".
E o Judiciário garantindo o direito de cada um, principalmente dos pilantras.

Reply

Há digitais de um certo Márcio T.Bastos na decisão do STJ.

Segundo a Veja este Sr. em associação (digamos...) com o Zéca Mata-Mata continuam influenciando profundamente aquele local de seres iluminados pelos princípios e dogmas do Direito.

Reply

Tudo a ver com este post, Cel!

18/09/2011 - às 6:41
MÁRCIO THOMAS BASTOS AJUDA A ESCOLHER MINISTRO DO STF. ATÉ AÍ… OCORRE QUE ELE É TESTEMUNHA DE JOSÉ DIRCEU E ADVOGADO DE UM DOS MENSALEIROS, QUE SERÃO JULGADOS PELO… STF!!!

Testemunha de defesa do petista José Dirceu, o “chefe da quadrilha do mensalão”, e advogado de um dos envolvidos no caso, o ex-ministro Márcio Thomas Bastos continua influindo no processo de seleção dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ou seja, ele ajuda a escolher aqueles que vão julgar seus amigos e clientes. Leiam trecho de reportagem de Rodrigo Rangel e Daniel Pereira, publicada na mais recente edição de VEJA.
*
A presidente Dilma Rousseff recebeu o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos para um almoço no Palácio da Alvorada no dia 31 de agosto passado. Amigos desde o governo Lula, do qual foram expoentes de primeira grandeza, eles conversaram sobre a sucessão da ministra Ellen Gracie, recém-aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema sempre fez parte da rotina de Thomaz Bastos quando ele despachava no Palácio da Justiça, entre janeiro de 2003 e março de 2007, e comandava o processo de escolha dos integrantes dos tribunais superiores. Continuou a fazer mesmo quando ele trocou a administração pública pela iniciativa privada. Com sua reconhecida biografia, nada aparentemente mais natural do que o ex-ministro continuar a servir como conselheiro presidencial. As circunstâncias, porém, às vezes demonstram que não é tão definida assim a fronteira que separa o legal do moralmente aceitável. Na conversa com Dilma, Bastos indicou dois nomes para a vaga no STF.

O escolhido pela presidente completará o plenário da Corte, que se prepara para julgar o mais importante caso de sua história: o processo do mensalão. (…) Thomaz Bastos vem assessorando Dilma na definição do substituto de Ellen Gracie. Toma parte de uma decisão que, em última instância, pode beneficiar seus clientes privados e companheiros políticos. Desde julho, o ex-ministro é formalmente advogado do diretor do Banco Rural José Roberto Salgado, um dos 36 réus do mensalão. Não é a única ligacão dele com o processo. Thomaz Bastos também é testemunha de defesa do petista José Dirceu, acusado pelo Ministério Público Federal de comandar a “sofisticada organização criminosa” que comprava apoio parlamentar para o governo Lula.
(…)
Leia íntegra da reportagem na revista.
Por Reinaldo Azevedo

Se isto aqui fosse um país sério, o Dr. Bastos deveria estar impedido de participar da escolha de um Ministro do STF. ISTO É UMA VERGONHA!!!

Chris/SP

Reply

São muitas correntes de pensamento na policia politica, e isto não é bom...
Mas o caso Erenice continuando no mesmo ponto inicial, e dadas as proporções do que se diz que era feito naquela casa-da-mãe-joana,
nada deveria causar constrangimento.
~São muitos pesos e muitas medidas, de uns tempos para cá, tempos coin cidentes com a era apedêutica, é bom que se diga .

Reply

Depois dess,a PF deveria vazar todo o conteúdo de suas investigações sobre os donos da capitania hereditária do Maranhão para toda a imprensa.
Quero ver se farão isso...

Reply

Coronel.

Acho lastimável a anulação da investigação policial, deste e de outras.
Mas a PF comandada pelo Tarso Genro, pelo Márcio Thomaz Bastos (aquele dândi que nomeia ministros do STF, não se preocupa em cumprir a lei, e o resultado é este.
O que acontece em todas as investigações da PF é que eles pedem autorização judicial para uma coisa e fazem outra.
Ou não fundamentam exatamente o pedido, fazem genericamente.
A PF vai atropelando a lei.
Até que num momento um órgão judicial reconhece isto, e o castelo de cartas cai inteirinho.
Muitas investigações da PF tem caído assim.
Estas investigações custam dinheiro e ninguém é responsabilizado por ter posto no lixo o nosso dinheiro.
A PF tem que olhar para o próprio umbigo e corrigir seus erros.
A Satiagraha já caiu assim, porque foi mal conduzida.
O deputado-delegado Protógenes está sendo investigado, agora no STF, Inq 3152 http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4058412.
Em conversas gravadas da Satiagraha, se viu que esta investigação contra Daniel Dantas foi conduzida pelo seu adversário Luiz Roberto Demarco, e atendeu os seus interesses privados contra Dantas. http://www.conjur.com.br/2011-fev-22/protogenes-trocou-93-telefonemas-maior-inimigo-daniel-dantas
http://www.conjur.com.br/2011-mar-31/stf-analisar-atuacao-protogenes-queiroz

Não foi a favor do país, nós fomos usados pela dupla Protogenes-Demarco.
Protogenes ganhou bens imóveis que estão em sua declaração de bens (é ingenuo o rapaz)
Recentemente foi extinta uma ação proposta há muitos anos pelo procurador federal Luiz Francisco contra o grupo de Dantas. Na época, foi demonstrado que esta ação tinha sido produzida no computador do advogado de Luiz Roberto Demarco, o arqui-inimigo de Dantas.
Agora, o juiz extinguiu a ação sem julgamento de mérito, decidindo “o fato é que a petição inicial deveria ter sido indeferida” de plano por ser um processo “natimorto”, totalmente descabido e ter acarretado, inutilmente, “despesas suportadas pelo Erário e, ainda, perda de tempo de todos os funcionários públicos, incluindo aí o Magistrado e o membro do parquet, responsáveis pela prática de atos processuais”.
TODOS NÓS PAGAMOS ESTES CUSTOS.

Demarco é investigado na Itália, pelo dinheiro que recebeu para subornar políticos, está documentado em diversos processos italianos.

E a PF será tão ingênua assim?
Ela faz o alarido, se vende por justiceira, sabe que está fazendo contra a lei, para que em algum momento a justiça declare isso.

Coronel, o buraco é muito mais embaixo.

Quando a justiça garante a não violação de direitos, mesmo dos vigaristas, está garantindo o estado de direito.
Pode parecer paradoxal, mas é isto.

Reply

PAU NELES GENTE! Essa quadrilhas atuando nos tres poderes, um livra a cara do outro e o povo tem seus direitos desrespeitados. Quem tem que mandar nesse Pais somos nós que amamos a democracia. Esses corruptos ladrões do povo, que tomaram os 3 poderes têm levar PAU PELA FUÇA, antes que eles acabem com as pessoas honestas deste País, como fizeram com a juiza Patricia Acioli.

Reply

A justiça brasileira, estava agonizando, e agora acabou de dar o último suspiro.Que VERGONHA.

O pt, e os sarney, devassaram
moralmente esse pais, não sobrou
NADA.


Izabel/SP

Reply

Façam o enterro simbólico da justiça brasileira.


Acho que QUEM DECIDE O CERTO E O ERRADO não deveria ser escolhido politicamnete.


Ministros deveriam assumir aquelas cadeiras por idade ou outro critério qualquer, MENOS POR INDICAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Reply

Coronel

O pior de tudo isto é que ninguém faz nada.

E os idiotas, de nariz vermelho que somos nós, que pagamos impostos altíssimos, para garantir que esta caterva seja julgada pelos "delitos" praticados, continuam na esperança de que algum dia isto aconteça.

O Brasil não merece isto. E nem nós.

General Maximus Decimus Meridius

Reply

Cel,
Um estudante de Direito de 24 anos, furtou um ônibus, na manhã de hoje no Rio,estava aparentemente sob o efeito de entorpecentes.Quem sabe nao estava fazendo teste para STF, provavelmendte sera aprovado pelo Dr Thomas.

Reply

Engraçado, as provas do Durval em Brasília valeram,já para Sarney,o"Honorável Bandido",as provas da PF, não valem.Durval investiga o Sarney,para nós.Pôrra.

Reply

Só temos que concluir que:

Tá Dominado,
tá tudo Dominado...

Reply

Coronel e Amigos,
'E vocês acham que o judiciário vem sendo aparelhado com "gente nossa" há muitos anos para QUÊ???????
Pô!!! Se vocês querem um judiciário que atenda aos seus interesses e a essa besteira utópica de "justiça", tratem de conquistar o poder como "nós" conquistamos e tratem de aparelhar os três poderes com os seus asseclas, como nós estamos fazendo. Assinado: ZD'.
Esse recado me foi psicografado há pouco, quando li o teor da mensagem do pessoal da PF.
Tem mais: a banda podre da PF, embora minoritária na instituição, é muito atuante e alimenta os advogados das quadirlhas com informações sobre pequenas e irrelevantes falhas nas investigações, as quais tomam dimensões enormes, quando exploradas bela banca e quando analisadas pelos juízes, desembargadores e ministros.
É SODA, como já dizia o Fócrates!

Reply

Amigos,
Na verdade, existem duas correntes na Polícia Federal: Uma, majoritária graças a
Deus, investiga com seriedade, independente de quem seja o bandido, seguindo as regras processuais, com o devido respaldo do Ministério Público e da Justiça Federal.
A outra, se dedica a investigar com toda a seriedade os inimigos do Poder Total e a engavetar investigações que envolvam os amigos e quadrilheiros amigos do Poder Total.
Os inquéritos do primeiro grupo são sumariamente derrubados na justicinha esquerdopata de segundo ou de terceiro grau.
Os inquéritos da banda podre, nem é preciso dizer o fim que têm, né?
Isso é Brazil, zil, zil!!!

Reply