O fim da guerrilha rural do MST.

As estatísticas confirmam o declínio. Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) revelam que, em uma década, a quantidade de famílias acampadas sob a bandeira do MST diminuiu seis vezes de tamanho. Durante o governo Lula, a queda foi ainda maior: desabou de 32.738 famílias acampadas para 1.204, excluindo as fileiras comandadas por José Rainha, considerado “dissidente” pela cúpula nacional do MST. “O momento está difícil mesmo”, admite Laércio Barbosa, um dos dirigentes na região do Pontal do Paranapanema, no sudoeste paulista. “Não vemos sinal de desapropriações e assentamento por parte dos governos ou do Incra. Não tem jeito. Isso afasta as pessoas da luta mesmo”, diz ele. Barbosa deu essa entrevista em meio a um acampamento à beira de uma estrada vicinal de acesso a Sandovalina. Consta que ali estariam abrigadas 220 famílias. As lideranças dizem que 40% delas vão ao local apenas nos fins de semana. Mas, na verdade, foi impossível contar mais do que 80 pessoas no local.

Parte do encolhimento das fileiras do MST pode ser explicada pela situa­ção econômica do País. Viver anos a fio sob barracos de lona, à espera de um lote de terra, deixou de ser a única opção para uma legião de trabalhadores rurais. O Brasil cresceu, em média, 3,65% nos últimos dez anos. Novas oportunidades surgiram no campo e nas cidades. A poucos metros do marco da Encruzilhada Natalino, por exemplo, funcionam hoje duas grandes agroindústrias...

Leia reportagem de capa da Isto É, clicando aqui.

22 comentários

Coronel,

cresceu também todo tipo de "bolsa" para marmanjo que não quer trabalhar!

O PT compra consciências com esse dinheiro fácil que sai de nosso bolso.
Amolenta na inutilidade os preguiçosos e que querem vida fácil.

Nunca esqueço das 500 ou 600 mulheres que foram treinadas como costureiras por uma indústria textil no norte-nordeste do brasil, por 6 meses, e na hora de assinar a carteira de trabalho NENHUMA quis o emprego.
Por que?
PERDERIA O BOLSA FAMÍLIA!

ABAIXO O PT!
CADEIA PARA ZÉ DIRCEU!
CADEIA PARA NULLO DA SILVA E SUA CORJA!

Flor Lilás/PR

Reply

Pode-se observar também que o $$$ dado pelo governo aos bandoleiros foi aumentando inversamente...

Com mesadinha do governo, quem vai querer morar embaixo de lona?

Reply

O PIOR INIMIGO DELES, SÃO ELES MESMOS E O NOSSO VERDADEIRO AMOR PATRIÓTICO E AS NOSSAS BOAS AÇÕES MORAIS, TAIS COMO AS AÇÕES SOCIAIS VINDAS DE MOVIMENTOS DA IGREJA CATÓLICA (RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, MILÍCIA DA IMACULADA, ORDEM FRANCISCANA, ETC...) NÃO LIGADOS AS CHAMADAS Comunidades Eclesiais de Base (CEB) E DE OUTRAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS QUE PRATICAM A CARIDADE E A CONSCIENTIZAÇÃO DESSE PESSOAL, INCLUSIVE LHES ARRUMANDO EMPREGO.

Reply

E A MENTIRA CONTINUA CORRENDO SOLTA NO BRASIL QUANDO SE FALA DE ECONOMIA AINDA EQUILIBRADA...

EU VENHO AQUI DENUNCIANDO A QUEDA VERTIGINOSA NAS VENDAS DO ATACADO E DO VAREJO NA GRANDE SÃO PAULO, GRANDE CAMPINAS, ABC PAULISTA E BAIXADA SANTISTA QUE SERVEM COMO TERMÔMETRO PARA O RESTO DA ECONOMIA DO BRASIL E O GOVERNO VEM DIZENDO QUE TUDO ESTÁ BEM E CONTROLADO, MAS AS NOTÍCIAS DESMENTE OS PTRALHAS QUE MANDAM DE FORMA ERRADA NO BRASIL. Vide abaixo somente duas notícias reveladoras:

Venda de imóveis novos em SP cai 28,6% de janeiro a julho de 2011, diz Secovi.

Férias coletivas para os funcionários das 4 grandes montadoras de carros do Brasil, por falta de venda de veículos.

Reply

Uma luz no fim do túnel. O POVO ESTÁ ACORDANDO. Já perceberam que esses políticos corruptos só roubam, nunca fazem nada pelos que precisam de ajuda.

"Foram fincadas 594 vassouras em Copacabana para pedir que o Congresso limpe a corrupção do Brasil"


É preciso fincar outras tantas vassouras na porta do STF, MP, ...
para acabar com os juristas corruptos locupletados lá, que praticam a impunidade dos criminosos legendados, em troca de vantagens.

VAMOS LÁ POVÃO, FORÇA até acabarmos com essa corja.

Reply

Como sobrou tão pouquinha gente, bem que a Igreja Católica poderia assentá-las em suas propriedades,pois eu acho que têm pouquíssimo padre para muita terra. Assim todo mundo ganha.

Reply
Mensageiro do Apocalipse - SC mod

A resposta está SEMPRE na velhas lições...

Querem acabar com essa vergonha dos "MST VAGABUNDOS & CIA"?

ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE...

...Ao invés de ficar gastando fortunas com ONGs corruptas, e gastando absurdos Bolsas FAMÍGLIA, reinventando a velha arte de ensinar.

Não fosse assim os ensinamentos dos Mestres da antiga Grécia, que ensinavam caminhando, não chegariam até nós nos dias de hoje.

Eu falo da ESCOLA PÚBLICA como havia nos anos 60/70, os "ditos anos de chumbo" onde uma Professora era valorizada ao ponto de atuar até como uma "conselheira familiar".

Belos e doces anos 60/70 onde os pais eram chamados, via boletim escolar, à escola de seus filhos para um "conversinha" com a Diretora, para saber por que as crianças não estavam frequentando as aulas, ou por que seu desempenho estava abaixo da turma...

... e olha que eu vi muitos pais quase se "borrando" ao serem chamados pela escola.

Não tinha esse papo de "cotas" e "aprovações" compulsórias. As crianças aprendiam desde cedo a lidar com sucessos e fracassos e a se prepararem para a vida.

O tal de "Bulling" NUNCA VI OU OUVI FALAR! Isso é coisa de americano fracassado.

Sempre fui uma pessoa magra fraca e de baixa estatura, nem por isso JAMAIS fui discriminado.
Convivia na Escola Pública indistinta e igualmente com brancos, pretos, vermelhos, verdes, amarelos e azuis que, misturados eramos todos BRASILEIROS e isso nunca foi empecilho para firmarmos amizades que já duram mais de 50 anos.

Quando tinha de brigar, brigava, na maioria das vezes apanhava, mas ódio, isso não fazia parte de nossa realidade.
Muitos desses "adversários" são meus amigos DO PEITO até hoje e nossos filhos, e agora os netos, se divertem à valer com nossas estórias passadas na amada Escola Pública.

Tinha coisas que eu era chamado a fazer, outras, como jogar futebol, nem pensar. Eu era um "pereba".

Nem por isso me tornei um revoltado com a vida, um consumidor de drogas ou um PTralha safado.

Acima da Professora na escola estava A DIRETORA que inexplicavelmente SABIA DE TUDO e agia como uma mediadora entre pais e alunos (Quando o caso batia na Diretora, a Professora já estava fora do circuito), se não fosse ela, só apelando prá Deus!

Era um ambiente de respeito mútuo onde Inspetores, sempre de cara amarrada e exigindo SILÊNCIO, circulavam entre as barulhentas turmas de alunos formadas todas as manhãs para cantarmos o Hino Nacional.
Nesse dia, duas ou tres crianças eram escolhidos para o hasteamneto da Bandeira, colocávamos luvas brancas, meu Deus quanto Orgulho do nosso Brasil!!!

Querem resolver os problemas do Brasil, começem pela Escola Pública, procurem os antigos mestres ainda vivos e perguntem a eles como fazer.

Quem sabe, daqui a 50 anos possamos de novo pensar que um dia seremos o "PAÍS DO FUTURO".

Reply

Do jeito que a coisa vai, não demora e os assentamentos serão invadidos por gente sem terra, sem bolsa e sem corrupção.
Elles já têm terra demais, nem dão mais conta de produzir sobre os hectares todos que já possuem
e o que sobrou não interessa por estar fora da faixa de asfalto .

Reply

O castigo deles foi colocar o PT no poder.
Bem feito.
O PMDB se não se cuidar vai tomar choque também e vai sair de cena.

Reply

"Não vemos sinal de desapropriações e assentamento por parte dos governos ou do Incra. Não tem jeito. Isso afasta as pessoas da luta mesmo”,"

bobinho esse sujeito...

todo mundo sabe que o que afasta essa gente da "luta" (pausa para risos) eh o Bolsa-Familia, afinal eh bem mais confortável ficar fazendo filhos para receber o beneficio do que invadir propriedades privadas...

Reply

Mais um absurdo para nossa "coleção"
está na notícia divulgada hoje, da qual podemos assimilar que o TRE-SP terceirizou para sí a tarefa de marketing da coleta seletiva de lixo, de interesse de empresa privada. Achei uma gracinha ...

Reply

EM TEMPO... NADA HAVER COM O SEU ÓTIMO POST, MAS COM MAIS UMA CAGADA DO GOVERNO DILMA, QUE ME DEIXOU AINDA MAIS PAU DA VIDA...

O DOLAR HOJE BATEU EM R$ 1,78 PORQUE O GOVERNO ACREDITA QUE VÃO MELHORAR AS NOSSAS EXPORTAÇÕES E ACALMAR OS PRODUTORES NACIONAIS, SE NÃO INTERVIR NESTA ABSURDA SUBIDA FICTÍCIA.
MAS QUANTA SAFADEZA E BURRICE!
O DOLAR ESTÁ DESVALORIZADO PRA CARAMBA EM TODO O MUNDO! POR QUE SERÁ QUE AQUI ESTARIA SUBINDO TANTO?
O GOVERNO SAFADO DO PT E DO PMDB, AO INVÉS DE PARAR DE COBRAR TANTOS IMPOSTOS NA CADEIA PRODUTIVA NACIONAL, AO INVÉS DE OBRIGAR OS BANCOS A COBRAREM MENOS JUROS PARA OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS E AINDA MANTER O DINHEIRO DE EMPRÉSTIMOS DO BNDES SOMENTE PARA O MERCADO INTERNO, RESOLVEU EMPURRAR TODA A ECONOMIA COM A BARRIGA, POR PURA INCOMPETÊNCIA!
SE NÃO ABAIXAR MUITÍSSIMO OS CUSTOS "BRASIL" NOS PRODUTOS NACIONAIS, DE NADA ADIANTARÁ SOBRE TAXAR PRODUTOS IMPORTADOS OU DEIXAR O DOLAR SUBIR, POIS NA CHINA E NA INDIA POR EXEMPLO (QUE SÃO OS NOSSOS MAIORES CONCORRENTES), AS COISAS SÃO PRODUZIDAS POR TRABALHADORES "SEMI ESCRAVOS".
TENTAR MANTER O DOLAR ALTO, PARA EVITAR QUE O POVO BRASILEIRO COMPRE COISAS IMPORTADAS BOAS E BARATAS (NEM SEMPRE TÃO BOAS CLARO), SÓ VAI PIORAR O QUADRO GERAL!
EITA POVO RUIM E LADRÃO ESTES COMUNAS DO PT E DO PMDB, QUE AGORA UNIDOS AOS SEUS ANTIGOS INIMIGOS QUE SEMPRE FORAM LADRÕES COMPULSIVOS DO BRASIL, COMO A FAMÍLIA SARNEY, COMANDAM OS 3 PODERES E FERRAM A NAÇÃO.

IMPEACHMENT JÁ! CADEIA NELES E DESAPROPRIAÇÃO DE PELO MENOS 60% DOS SEUS BENS!

Reply

Novo estádio da Juventus na Itália, custou menos de 1/3 do valor da reforma do Maracanã. É desanimador.
Carlos Newton
CORRUPÇÃO EM TODA ESFERA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA!!

ESSE PESSOAL QUE ´LUTOU CONTRA A DITADURA´ FEZ A CONSTITUIÇÃO NA MEDIDA CERTA PARA A CORRUPÇÃO!!

SÓ UMA NOVA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE!!
SÓ UM LEVANTE POPULAR CONTRA A CORRUPÇÃO!! SÓ UM REVOLUÇÃO PARA PRENDER OS VERDADEIROS, OPRESORES DA POPULAÇÃO, BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS!!

DIA 20/09 TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO, CINELÂNDIA, RIO DE JANEIRO APARTIR 16:00h QUEM ESTÁ COM SEDE DE JUSTIÇA, QUEM FOI VITIMA DA CRIMINALIDADE, DIRETA E INDIRETAMENTE FORMENTADA PELA CORRUPÇÃO, QUEM QUER REALMENTE MUDAR A NOSSA REALIDADE COMPAREÇA E SE MOBILIZE!!
MOVIMENTO APARTIDÁRIO, SEM BANDEIRAS DE PARTIDO, SEM OPORTUNIMO PÓLITICO
POVO NAS RUAS JÁ!!

Reply

Flor Lilás/PR

Estou com você e não abro !!!!

Este bando do MST só quer ganhar às custas do esforço dos outros (NOSSO BOLSO) Trabalhar que é bom, não querem!, estudar, muito menos!

Também me lembro do caso das constureiras. Fiquei indignada com esta notícia na época.

FORA PT !!!
ABAIXO OS CORRUPTOS !
Chris/SP

Reply

off topic

Já viu esta notícia, Cel?

LEI DA COPA PERMITE PUNIÇÃO À UNIÃO SE EVENTO NÃO OCORRER

http://blogdocruz.blog.uol.com.br/arch2011-09-01_2011-09-30.html#2011_09-19_13_21_47-139474431-0


COMO SERIA BOM QUE NÃO OCORRESSE!!!

Chris/SP

Reply

O MST é uma guerrilha armada, disfarçada de "trabalhadores", um braço armado do PT.

Seus assentamentos estão à beira de rodovias e entroncamentos importantes.

O PT chegou ao poder e não precisou ir à luta, bastou se associar aos coronéis de sempre e se transformar em um deles.

Reply

Mensageiro do Apocalipse disse-SC.

Parabéns pelo seu comentário, eu penso, exatamente a mesma coisa.

Só gostaria de acrescentar a qualidade de ensino, nem se compara com a de hoje.Ninguém passava o ano sem saber, como
acontece hoje.

Os nossos professores eram nossos ídolos, durante as aulas, só se ouvia nossa própria respiração.
A escola nos acrescentava o SABER,
a educação, vinha de casa.

Hoje em dia ninguém se entnde não é mesmo?? o pt, diseminou, o ódio
entre as pessoas, brancos de olhos azuis, contra os negros, hetero
contra os homos, sulistas X nordestinos...uma pena, não é??
porque antes, eramos todos iguais,
e muito mais felizes.


Izabel/SP

Reply

Coronel,
há muito que o MST é uma via de escoamento de desvio de recursos. Passou a ser uma ONG privilegiada. Quer dizer, uma ONG mais privilegiada.

Reply

MST, se o pt aburguesou e traiu vocês, não seria o caso de ir para a rua protestar e queimar bonecos e bandeiras?

Reply

Gente, esse país já era. Na Veja dessa semana há uma reportagem sobre o Ensino Médio.
É desanimador.
Estudei em escola pública a vida toda. Lembro que uma vez fui parar na Diretoria, só porque fiquei jogando queimada até tarde na quadra, com o pessoal da minha classe, ao invés de ir para casa depois da aula...
A Diretora nos deu um castigo... resolver 30 equações de 2º grau e a correção foi feita por ela!
E fiquei rezando para ela não contar para os meus pais, pois se eles ficassem sabendo, apanharia na certa!
Hoje a cartilha petralha ensina que 2 + 2 = 5 !!!
Tá explicado o baixíssimo nível de nossa Educação!

Imagine se hoje algum Diretor sabe resolver uma equação de 2º grau!


Maria, SP

Reply

As pessoas não são bobas. Estão vendo quem trabalha e produz conseguir casa, comprar suas coisas, melhorar de vida, e eles ouvindo discursos de inveja e ódio, dormindo mal, sem futuro, sem perspectiva,apanhando da polícia, servindo de bucha de canhão para os gordos gatões stediles da vida.
Os verdadeiros agricultores produzindo e levando o país adiante e eles só protestando. Chega o momento em que percebem quem é que sabe mesmo e faz a hora e não espera acontecer. São aqueles que trabalham de verdade e suam pra ter o que é seu, não vivendo de migalhas de ongs e do governo.

Reply

Mas basta que alguém da oposição seja ele e eles aparecem novamente aos montes, já que a luta deles não é pela reforma agrária e nem por lotes, é apenas política e não passam de forças paramilitares do PT.

Reply