Ao menos 35 desembargadores são acusados de cometer crimes e podem ser beneficiados caso o STF (Supremo Tribunal Federal) decida restringir os poderes de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão que fiscaliza o Judiciário. Os desembargadores são juízes responsáveis por analisar os recursos contra sentenças nos tribunais de Justiça. Formam a cúpula do Judiciário nos Estados. O Judiciário foi palco de uma guerra esta semana após declaração da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, de que o Poder sofre com a presença de "bandidos escondidos atrás da toga".
A corregedora tenta evitar que o Supremo restrinja a capacidade de investigação do CNJ ao julgar uma ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil). O caso seria analisado na sessão de ontem, mas os ministros adiaram o julgamento para buscar uma saída que imponha limites ao CNJ sem desgastar a imagem do Judiciário. Dentre os 35 desembargadores acusados de crimes, 20 já foram punidos pelo conselho -a maioria recorre ao STF para reverter as punições. Os demais ainda respondem a processos no âmbito do CNJ. Dependendo do que decidirem os ministros do STF, os desembargadores acusados poderão pedir em juízo a derrubada das punições e das investigações em andamento. Os casos envolvem suspeitas de venda de sentenças, favorecimento a partes pelo atraso no trâmite de processos e desvios de recursos, entre outras acusações.
Considerando também os juízes de primeira instância, cerca de 115 investigados podem ser beneficiados caso a ação da AMB seja vitoriosa. A entidade defende a tese de que o CNJ não pode abrir processos contra juízes sem que eles antes sejam investigados pelas corregedorias de seus próprios tribunais.O debate ocorre sob alta temperatura e opõe Eliana Calmon e o presidente do STF, ministro Cezar Peluso (que também preside o CNJ). Peluso reagiu duramente à declaração de Calmon, coordenando a redação de uma nota de repúdio às frases da corregedora, que considerou genéricas e injustas. Ontem, o ministro Gilmar Mendes defendeu a corregedora ao dizer que sua declaração foi motivada pelo resultado positivo do trabalho da corregedoria do CNJ. Mendes disse que vê com bons olhos a tensão entre os órgãos do Judiciário. "Vamos fazer do limão uma limonada", disse sobre o debate.( Da Folha de São Paulo)
12 comentários
Bom dia Coronel
ReplyJá passou da hora, o STF tem que acabar com essa de passar a mão na cabeça de corruptos e bandidos, isso está se tornando uma macula ao STF.
O CNJ deve continuar investigando e punindo juízes que praticam atos em desacordo com suas funções.
Está na hora de passar o Brasil a limpo.
O principal projeto da gestão do Min. Peluso é esvaziar o controle externo do Judiciário e podemos acreditar, Coronel, que ele vai fazer isto e não irá fechar o CNJ e nem abrir mão dos polpudos salários que aufere de lá. Vai transformar o CNJ em algo semelhante ao que fizeram com as agências reguladoras, ou seja, meros cabides de emprego. É evidente que foi o próprio Peluso quem instruiu a AMB para propor a ação que irá julgar, tanto que publicaram notas quase idênticas com intuito de denegrir a imagem da Min. Eliana Calmon, aquela que trouxe a público a notícia de que as interferências de políticos nas promoções dos juízes estão levando para o topo do Judiciário só os incompetentes e corruptos.
ReplyCoronel
ReplyParece que a bactéria está ganhando a batalha.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/982699-ministro-venezuelano-desmente-internacao-as-pressas-de-chavez.shtml
Sr Coronel:
ReplyUm dos efeitos danosos da reeleição é justamente esse, um delirante etílico poderá nomear a maioria do STF,e vai dai que ministro do STF poderá ser pego em festinhas com LANÇA PERFUME E BANDIDOS À ESPERA DE JULGAMENTO.
O presidente do STF não tem coragem de enfrentar o HONORÁVEL BANDIDO,QUE CENSURA O JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO.
No Brasil de hoje censurar é legal enquanto o STF dorme em berço ESPLENDIDO.
Assim vamos nós.
Saudações
Perdão meu Coronel, postei no lugar errado.
ReplyCordiais saudações
=============================
O STF é a cúpula da "bandidagem do judiciário"...
... disso ninguém duvida!!!
Peço a Deus pela integridade física da corregedora Eliana Calmon, a única até o momento, que teve a coragem de admitir a mais que evidente existência de QUADRILHAS TOGADAS no poder Judiciário e propor ações concretas para sua extinção.
Nada mais democrático a afinado com os ideais de um país cujo lema
estampado em sua bandeira, se baseia em duas premissas "ORDEM E PROGRESSO".
Cabe exclusivamente ao Judiciário pela sua atuação antes de tudo ilibada e ética, garantir os fundamentos da primeira premissa.
Para isso nossos magistrados são RÉGIAMENTE PAGOS, muito acima dos demais poderes, com o dinheiro suado do trabalhador brasileiro.
Tomem vergonha na cara senhores "ministros", os senhores servem ao povo brasileiro.
Trabalhem honestamente!
Cel.
ReplyOs senhores togados lá do STF querem mais é se proteger, e que se danem a Constituição e as Leis deste país.
Como bem lembrou um comentarista, os senhores togados do STF poderão ser pegos até em festinhas com LANÇA PERFUME E BANDIDOS À ESPERA DE JULGAMENTO (RA até já escreveu post sobre isto). UMA VERGONHA!
Chris/SP
Coronel,
Replytudo homens de bem. Que o diga o famigerado Sarney.
Essa deveria ser outra bandeira da sociedade democrática e moderna: a luta pela impunidade nos três poderes, sendo que o judiciário sempre teve fama de impoluto; porém, o chamamento da Ministra Calmon, nos dá uma dimensão de que as coisas não são bem assim. É fato que os membros desse poder se sentem imunes a qualquer sobresaltos e, a sociedade não aceita mais. Parabéns à Ministra pela coragem, só precisamos agora que a sociedade saia dessa letargia e reinvindique sua cidadania e seu poder, apoiando a luta dessa mulher!
Replycel ,vc acorda cedo pra caramba,acredito que deva ter pesadelos,pois eu estou enjoada depois que o valdemar e seu processo foi homolagado,que pais é esse??? e quem devia tomar no c..era o mulla.
ReplyCADA VEZ MAIS ODIANDO O PT ,E VENDO A CHANCE CADA VEZ MENOR DE ME VER LIVRE DELES.
Cuidado com o Pais do PT:
ReplySe você e honesto, ele um dia vai mudar você.
Coronel e Amigos,
ReplyApesar dos poucos bandidos escondidos atrás da toga - sempre os houve e sempre haverá algum - o povo brasileiro costuma acreditar na Justiça e na ação imparcial e correta dos seus magistrados, até para ter um mínimo de esperança de que as coisas ruins não irão prevalecer.
Esperamos que o STF não transforme essa verdadeira crença e último refúgio dos perseguidos em um pastiche de "justiça", em nome da subserviência aos poderosos de plantão.
Senhores Ministros do STF: esses dirigentes espúrios e desonestos passarão e o STF deve permanecer SEMPRE. Os senhores acham que a Justiça subserviente aos senhores esquerdistas de hoje será absolvida no julgamento da História? E no julgamento dos revolucionários, daqui a vinte anos, os senhores acham que a "justiça" adesista (sarney, mensalão e outros) escapará do fio da espada? O uso da toga pode muita coisa para defender quadrilhas, mas não consegue parar um tiro de fuzil.
Que Deus me permita estar vivo para, então, defender a Justiça com todas as minhas forças ou para ajudar a justiçar a "justiça".
Grande Gilmar Mendes! O único do STF que não ficou de 4 para os petistas!
Reply