Uribe derruba o "mito" Lula.

Álvaro Uribe, ex-presidente colombiano, que peitou sozinho todo o esquemão bolivariano apoiado e muitas vezes financiado pelo Brasil, acaba de postar uma provocação para Lula, no twitter. É um artigo publicado no Portafolio.co, um respeitável site de economia da Colômbia. Abaixo, a transcrição.

Pobreza no Brasil e na Colômbia

Há duas semanas esteve em Colômbia o ex-presidente Lula, do Brasil, um ícone mundial da luta contra a pobreza e da política social moderna, tanto por sua comovedora história pessoal como por suas realizações como governante. Nesta ocasião,muitos observadores colombianos, muito respeitáveis, se perguntaram porque o que havia funcionado no Brasil não deu resultado na Colômbia. Alguns argumentaram que em nosso país os recursos da política social de desintegram por clientelismo e corrupção. Pois bem, as cifras de pobreza reveladas esta semana pelo Governo Nacional confirmam – heresia! – que o desempenho social da Colômbia na década passada foi quase tão bom como o do Brasil.

Vejamos as cifras. Entre 2001 e 2009 (o último ano para o qual há dados oficiais), a pobreza por renda no Brasil diminuiu em 12,6 pontos percentuais, de 37,5% para 24,9% da população. Isto significou que mais de 17 milhões de brasileiros saíram da pobreza nestes oito anos e o número de cidadãos acima da linha de pobreza ( os não pobres) aumentaram em quase 35 milhões de pessoas.

Na Colômbia, nestes oito anos passados, entre 2002 e 2010, a incidência da pobreza se reduziu um pouco menos , 12,2 pontos percentuais, de 49,4% para 37,2% da população ( deve-se lembrar que a renda per capita no Brasil é significativamente mais alta). Isto representa que neste período saíram da pobreza 3,5 milhões de pessoas e o número de não pobres aumentou em quase 8 milhões. Tendo em conta que a população brasileira é 4,2 vezes a colombiana, se observa que os ganhos colombianos não estão muito distantes do Brasil.

Agora, se vamos mais longe e olhamos a pobreza medida por renda, o desempenho da Colômbia é ainda melhor. Nos 7 anos entre 2003 e 2010, o país logrou reduzir a taxa de pobreza multidimensional – que agrupa uma variedade de fatores relacionados com saúde, educação, emprego, qualidade de vida – em 18,1pontos percentuais, de 48,8% da população para 30,7%.

Segundo esta medida mais integral ( e mais fácil de medir corretamente do que a renda), 6  milhões de colombianos saíram da pobreza neste período. É de notar que a pobreza muldimensional reflete mais claramente a política social do que pobreza por renda, que tem mais a ver com política econômica e de emprego.

Em uma medida internacional de pobreza multidimensional da Universidade de Oxford , a Colômbia figura com 9,2% de pobreza, a frente a 8,5% do Brasil. Tendo em conta que o ingresso per capita brasileiro em 2010 foi 170% maior do que o colombiano em termos nominais e 120% em termos de poder aquisitivo, sendo que o Brasil arrecada (e gasta!) quase o dobro que a Colômbia em impostos como percentual do PIB, não dá para deixar de perguntar: qual dos países tem realmente a política social mais eficaz e eficiente?

34 comentários

Muito bom post.
Uma pena que somente 1/10 da população tem acesso a este tipo de informação e menos ainda, 1/100 tem noção do que isto significa. Ou seja, a placa "eu já sabia" que é usualmente vista em eventos esportivos é factível neste caso também. O governo Lulla foi um imenso mar de mensagens de mkt. Somente isso.
Brados

Reply

Mesmo sendo estrangeiro,quando sincero, falam a verdade a respeito do lulismo idiotizador.Por falar ser sincero.Postei uma mensagem a respeito da "faxina" incompleta e bem propagandista atual. E a mensagem fora BLOQUEADA!.Portanto, tenham muito cuidado.ESCRACHADOR.

Reply

Lula é um porco..!

Reply

Coronel,
Gostaria de conhecer os comentários
tanto de Lula como os da mídia chapa-branca: Lula-news, blog do PHA, entre outros.

Reply

De fato parece que a ignorância tomou conta dos brasileiros, esses fortes que nunca desistem e estão sempre dispostos a engolir mais um sapo.

Reply

Lulla, mais conhecido como El Cagón

Reply

as primeiras linhas são estarrecedoras!

meu Deus, como esse sujeito conseguiu enganar tanta gente ao mesmo tempo??

o "simbolo mundial de luta contra a pobreza" embolsa 200 mil por palestra!!

e ate onde sei, não doa nem um pequeno pedaço da grana, embolsa tudo, não compra nem rifa de igreja pra ajudar crianças da paroquia...

Uribe só pode ter escrito essa parte do texto por cavalheirismo e elegância...

se esse velhaco eh simbolo de alguma coisa, certamente eh da canastrice e da vigarice politica...

Reply

É preciso um ex-presidente da Colombia desmascarar com dados o Lulla, o maior mentiroso deste País, se formos esperar a grande imprensa daqui, não sai nada!!!!

Reply

CORONEL,
Alguém, alhures, já fez a indagação que vou repetir agora: onde foram construídas as milhões de moradias que abrigaram os milhões de brasileiros que ascenderam acima da linha de pobreza? Nas favelas das grandes cidades, na periferia urbana de outras tantas cidades de porte médio,no agreste nordestino,então, continuam sendo a habitação dos milhões de patrícios que ascenderam em renda e emprego? Em parte o ex-Presidente Uribe da Colômbia deu a resposta: a renda aumentou(ou melhor, o consumo),mas graças ao crédito sem limite que fez a festa das grandes corporaçoes financeiras, que lucraram como nunca no período do governo Lula,e, o emprego só se manterá se a Pres.Dilma conseguir contornar o peso do brutal endividamento em o país mergulhou na era LULA/DILMA.

Reply

Bem, para dizer a verdade eu não acredito em nenhum tipo de estudo, enquete, pesquisa ou discurso de petralha.
Os petralhas, iguais ao "Chefe" o petralha, velhaco e bêbado mor, mentem mais que uma cigana velha, com o devido respeito às velhas ciganas, nada, mas nada mesmo que vem dessa caterva me faz acreditar, pois são mentirosos, cínicos e enrroladores.
Um bando de sacripantas que se o país tivesse uma dúzia de homens sérios no STF já teriam lotado todas as prisões de segurança máxima, pois motivo para colocar essa caterva atrás das grades já existiu e demais.
No entanto eu não culpo os Ministros, pois como quase todos os políticos do país, o FHCannabis incluso, eles temem o velhaco, se cagam de "meda" do cachaceiro, porque o mesmo além de bocudo é mentiroso.

Reply

Bem, para dizer a verdade eu não acredito em nenhum tipo de estudo, enquete, pesquisa ou discurso de petralha.
Os petralhas, iguais ao "Chefe" o petralha, velhaco e bêbado mor, mentem mais que uma cigana velha, com o devido respeito às velhas ciganas, nada, mas nada mesmo que vem dessa caterva me faz acreditar, pois são mentirosos, cínicos e enrroladores.
Um bando de sacripantas que se o país tivesse uma dúzia de homens sérios no STF já teriam lotado todas as prisões de segurança máxima, pois motivo para colocar essa caterva atrás das grades já existiu e demais.
No entanto eu não culpo os Ministros, pois como quase todos os políticos do país, o FHCannabis incluso, eles temem o velhaco, se cagam de "meda" do cachaceiro, porque o mesmo além de bocudo é mentiroso.

Reply

Coronel. Estou tentando há mais de uma hora entrar no youtube para rever a exibição do vídeo "O Fantástico mostra o descaso do Brasil com as suas grávidas." e não estou conseguindo. Será que foi cortado? Pois no final do video uma mulher, de nível superior, com toda certeza, diz uma frase bombástica mais ou menos assim. "O senhor Brasil não está cumprindo com as suas responsabilidades na área da saúde,(e continua)." Isso sobre mulheres grávidas que não estão sendo atendidas nos hospitais do SUS. Será que algum comentarista consegue assistir ao vídeo e trazer essa frase, falada pela mulher, e traze-la para cá na na íntegra? É só digitar "O Fantástico mostra o descaso do Brasil com suas grávidas". Claro, depois de entrar no youtube. Agradeço, pois eu não estou conseguindo rever.

Reply

Em tempo.

Quem estiver a fim de passar raiva e ver a quantas anda a patifaria no Senado, ai vai o link do salários daqueles coitados que trabalham (TRABALHAM ????)por lá.

http://congressoemfoco.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/08/ListaServSenado_AcimaTeto2.pdf

Reply

ahhaha até o Uribe heim molusco....

Todos sabem, menos esse povinho nosso.

Reply

Cel

Circulando na rede vídeo da entrevista sensacional do jornalista Nêumanne (*) sobre a personalidade contraditória do Lula.

http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI139385,31047-Entrevista+em+Migalhas++Jose+Neumane+Pinto

Átila

Reply

E isso com o Uribe considerando os dados OFICIAIS, leia-se MENTIROSOS (e ele vai fazer o quê?). Sabemos todos que esses dados são inflados, manipulados, distorcidos por esse governo de araque. Tipo: abaixa um índice para puxar mais gente para o límite que as leva à classe média. Pronto: milhões saíram da miséria. E por aí vai. Numa comparação com a realidade nua e crua, sem subterfúgios escusos, Uribe ia se dar é muito bem, melhor ainda do que mostrou.

Reply

Os milhões que saíram da linha de probreza só não são pura ficção porque, ao menos em um ponto, o estado não tem ferrado o cidadão. Com uma economia ao menos não baseada na impressão de dinheiro e controle de preços, o brasileiro consegue ter um pouquinho mais de segurança, não precisando gastar todo o seu dinheiro sob o risco de ver seu dinheiro virar pó em pouco tempo. Com isso, muitos brasileiros têm conseguido sair da linha da pobreza.

O fato, porém, é que, para promover milhões à classe média, o governo... decidiu que quem ganha pouco mais de 2 salários mínimos já faz parte da classe média. Por outro lado, o governo também decidiu que, se você fez alguns bicos para se sustentar, não é mais um desempregado.

Por outro lado, a economia do Brasil está crescendo em cima de um endividamento cada vez maior. Para esconder esse fato, o BC chega ao absurdo de anunciar um lucro de 10 bilhões... simplesmente fazendo de conta que 40 bilhões em operações em moeda estrangeira não são dívidas (não há outra explicação para se anunciar um lucro em cima de um prejuízo). Não há como sustentar esse ciclo indefinidamente.

Reply

Coronel:

Por gentileza, se possível, divulgar em seu blog como um post o seguinte:

"Tem uma enquete no site do senado
http://www.senado.gov.br/noticias/DataSenado/
tá em cima, na direita, bem
pequena)pesquisando a opinião pública sobre um projeto de lei que vai colocar corrupção no rol dos crimes hediondos. Ate agora 97% dos votos foram 'a favor', mas foram apenas 2600 votos.
A enquete termina dia 31/08/2011
Divulguem!".

Sei que talvez seja uma agulha no palheiro, porém quanto mais votos houver na enquete será melhor para dá uma mensagem direta a estes canalhas que são os nossos políticos.

Desde já agradeço a atenção e vamos que vamos "coturnando" por aí a fora!

Reply

Enquanto isso, Zé Dirceu continua despachando normalmente de seu gabinete de governo clandestino ...
Brasileiro que vota no PT merece.

Reply

A taxa de crescimento do Brasil, os dados sobre a dívida externa e seu suposto pagamento, a idéia estúpida que o sujeito é classe-média ganhando 1.000,00 de salário, PAC, Brasil sem Miséria, etc...... é TUDO uma GRANDE FARSA!
A imprensa é CONIVENTE com isso, pois o verdadeiro papel dela seria contestar e mostrar aos seus leitores a REALIDADE do país!

Reply

Eta nóis coronel. Vamu que vamu andando pra traz enquanto outros pequenos páises e com arrecadação muitissimo menor estao melhores na foto.

Reply

Tem um "pequeno" detalhe nesse artigo ao qual ninguém está se dando conta.

É que os brasileiros que saíram da faixa de extrema pobreza o fizeram "surfando" na onda da "distribuição de renda" do Bolsa família. Não se trata de ganhos reais gerados por um desenvolvimento real.

Por sua vez, os programas sociais do governos são sustentados em grande parte com recursos financiados, ou seja: o governo distribui um dinheiro que não tem... Não foi um dinheiro obtido em face de um desenvolvimento real do país.

Nesse contexto em que se apresentam os fatos e dados em que se baseiam o artigo a conclusão a que se chega é que a Colômbia teve um desenvolvimento real, enquanto que o Brasil apenas afundou mais e mais em dívidas, vivendo um momento de consumismo irreal e distoante da sua realidade.

Isso é grave! Muito grave!

Se eu estiver errada, me corrijam, por favor.

Reply

lula é mito pras negas dele...Lula é um covarde,picareta demagogo,e principalmente,SEM UM PINGO DE VERGONHA NA PUTA DA CARA...se tivesse seria homem para pelo menos não falar mais mentiras e enganar os pobres bolsitas(os famosos "Borsas Miserê")..SAFADO

Reply

Coronel. Finalmente consegui acessar:http://www.youtube.com/watch?v=8rt1QVjd0-s


O Fantástico mostra o descaso do Brasil com as mulheres grávidas.

http://www.youtube.com/watch?v=8rt1QVjd0-s

Reply

ORDEM E PROGRESSO = CAOS E ROUBALHEIRA.

Reply

Coronel,

E o que o Uribe não citou é que os dados da quadrilha do LULLA são todos manipulados.

Parabéns Uribe por dar um tapa na cara dos bolivarianos mentirosos.

Reply

Uribe 2014 !!!!

Reply

Não me surpreenderia se os índices educacionais de lá também sejam superiores aos nossos.

Reply

Compare IDH do Brasil com os da Colômbia e de outros países vizinhos.
Dados de 2010 (referentes a 2009).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Reply

IDH brasileiro abaixo do IDH médio da América-latina.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/11/04/brasil-esta-abaixo-idh-medio-da-america-latina-diz-relatorio-da-onu.jhtm

Reply

Parabéns Uribe, por falar a verdade sobre o governo Lulla, coisa que nem a maioria dos políticos de oposição no Brasil. tiveram (nem têm)coragem.
E tenha a certeza que a propaganda que elle fez (e faz) mundo afora é enganosa (os dados são manipulados).

Reply

Desempenho educacional do Brasil

http://www1.folha.uol.com.br/saber/882676-brasil-fica-no-88-lugar-em-ranking-de-educacao-da-unesco.shtml

Reply

O Governo de Uribe dá de 10 a 0 no brasileiro em eficiência, já que conta com muito menos recursos naturais. Além do mais a corrupção é muito menor do que aqui. Não tem nem comparação.

Reply
COMUMUNIDADEDOELEMÃO mod

Credo! Que é o marketingue. Na campanha do ano passado nenhum brasileiro de 'peso político' disse isso. Como diriam os mais jovens: estamos ferrados. Noticiou-se que houve uma reunião com o dito conselho e, nele, se exigiu a fonte de recursos para a saúde. Será isso necessário? Os recursos já não existem e são desviados de mil modos? Por que será que o Japão já resolveu quase todos os males que sofreram com a tragédia do tsunami e, aqui, só para exemplificar, em Pernambuco, Alagoas, região serrana do Rio de Janeiro, enchentes no RGS, tudo continua como aconteceu e, infelizmente, tudo se repetirá.Imagino que essas pessoas não querem continuar comendo 'goibada com queijo'; querem dignidade, não campanhas do agasalho.

Reply