Aquele olhar 2014.

... Na prática, FHC não esconde dos amigos que considera um erro o PSDB insistir na proposta de criação de uma CPI para apurar a corrupção no governo Dilma. E erra duplamente. Primeiro, porque a presidente ganhou a bandeira da faxina ética. Ela é quem está fazendo a limpeza do governo. E o PSDB pode parecer contrário à moralização da atividade pública. Em segundo lugar, erra porque perde a oportunidade de mostrar a diferença existente entre Dilma e Lula e marcar o ex-presidente e seu desafeto político como alguém leniente com a corrupção. "Na hora em que você estende a mão para Dilma, estabelece a diferença", disse a um interlocutor.

Arte difícil esta, a da política, como diz FHC em seu livro: ao insistir na estratégia de criação da CPI, segundo falou com amigos, Fernando Henrique acha que o PSDB apenas aumenta o valor de mercado do chantagista, daquele deputado ou senador que assina requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para, depois, negociar com o governo a retirada da assinatura. "É aumentar o poder de fogo dos pilantras. O PSDB não olha para a sociedade", diz, segundo relato ao Valor feito por este amigo do ex-presidente.

O fato é que FHC falou contra a CPI, depois da reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores da região Sudeste, há pouco mais de uma semana, num Palácio dos Bandeirantes recheado de tucanos. Aliás, Fernando Henrique não foi convidado formalmente pelo cerimonial do Palácio do Planalto. Mas já na véspera avisara o tucano José Serra que iria à reunião. FHC destila ironia quando é confrontado com a impressão de que Lula não vê com bons olhos a aproximação do tucano com a presidente.

Leia aqui, na íntegra, artigo de Raymundo Costa, no Valor Econômico.

30 comentários

Desde 2003 que a política brasileira virou um acordo ente facções de bandidos.

São esses os facínoras que o povo brasileiro coloca em Brasília (embora elles nunca permaneçam por lá) para aperfeiçoarem as Leis do País.

Povinho de merda que escolhe romários, tiriricas, lindbergs, popós, zecas dirceu, suplicys, mallufs, barbalhos, sarneys, severinos ...
a lista é interminável ...

Reply

Acontece que a "faxina" não é bem uma faxina. Trocar seis por meia dúzia dá na mesma. Os substitutos nos ministérios também têm fichas enodoadas. Aliás, a presidente vive cercada de pilantras. Cagliostro

Reply

Coronel, este homem, fhc - que deveria estar embalsamado - termina a sua trajetória política de forma indecente.Este orgulhoso e infecto senhor, exala o seu pensar intestino , neste momento. Exalta os seus feitos passados- sim, reais, devido a talentosa equipe de economistas, mas impede o Brasil dos brasileiros de avançar, evoluir. Um cancro ainda vivo na política brasileira. Luxurioso e orgulhoso, determina a mesma realidade que observamos em Cuba, onde a história-estória contada narra os feitos do ditador e assassino Fidel Castro. Un cagon de mierda, este, fhc.

Reply

Eu nunca fui muito chegado ao FHC, mas nesta ele está perfeito. O inimigo não é a Dilma, mas sim o Lula. Dizer que a Dilma era a gerentona do Lula é muito fácil, mas a pergunta que fica após ver as últimas atitudes dela (4 ministros fora): ela tinha acesso aos porões da corrupção instalado no Planalto pelo Lula e seus asseclas?

Reply

Tomou para si a missão de salvar o PT. É um petista enrustido.

Não fosse petista enrustido, seria apenas um intelijegue, como se diz aqui no nordeste.

Reply

FHC tá certo. CPI não dá em nada, e em pleno 2011? Lembrem-se do Mensalão: Nunca antes neste país uma CPI teve tanta audiência, condenou gente, cassou mandatos. E aí? Lula contou com o esquecimento do povo e deu a volta por cima. Mais negócio é investir na cisão entre criatura e criador, isso sim dá mais resultado, pois a inveja de Lula o faz perder a concentração, faz ele errar. O povo tá totalmente desacreditado de CPI.

Reply
coturneiro 8.000,000 mod

E o Zé DIRCEU ? Nenhuma nota na midia ? O homem é poderoso mesmo heim ? Tamo Fud.........

Reply

resumindo, foi de bicão a festa para detonar ainda mais a imagem da oposição...

FHC, cai fora!

achava um erro não terem te usado nos programas eleitorais do Serra, agora acho que foi um tremendo de um acerto...

tu não tens índole partidária, teu partido eh tu mesmo e esse teu ego monstruoso...

nao existiu ate agora oportunidade mais clara e farta de detonar o velhaco apontando-o como o pai da lama...

e olhe o que FHC esta fazendo novamente...

tentando salvar a reputação desse ser ignóbil que sentou na cadeira presidencial por 8 anos e destruiu o que restava do conjunto de valores éticos e morais da sociedade brasileira...

FHC esta fazendo a mesma merda que fez na época do mensalão, tentando salvar a cabeça do velhaco intragável...

Reply

OF TOPIC

Coronel, aproveitando as patifarias da maioria dos políticos de Babania, os bancos Bananenses estão dando uma de vivos para cima do leão.
E é verdade, a Serasa está emitindo três avisos no mesmo dia para atrasos de parcelas com apenas 8 a 9 dias.
Desde quando 10 dias de atraso é inadimplência?
Banania virou putaria, os que mais ganham são os que menos recolhem impostos.

Será que é resultado das consultorias do velhaco?

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/966769-banco-infla-calote-para-sonegar-afirma-receita.shtml

Banco infla calote para sonegar, afirma Receita DE SÃO PAULO

Os bancos estão declarando inadimplência maior do que a realmente verificada em suas carteiras de crédito como forma de pagar menos impostos, segundo apuração da Receita Federal.
As autuações a instituições financeiras por terem informado calote maior do que o observado pelo fisco somam quase R$ 200 milhões até julho deste ano --o valor já supera em 20% o total de notificações de todo o ano passado.

A expectativa é que as notificações (que incluem os valores dos impostos que deixaram de ser recolhidos, multas e juros) cheguem a R$ 600 milhões neste ano.

Os bancos negam que haja irregularidades e dizem que a Receita Federal vem mudando o entendimento do que pode ou não pode ser feito na contabilidade.

O diretor da Comissão Tributária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Carlos Pelá, afirma desconhecer as razões pelas quais a Receita Federal vem autuando os bancos no caso de perdas por causa da inadimplência dos clientes.

Ele acredita que essa deve ser uma questão pontual, que não foi discutida no âmbito da federação.

Reply

Coronel,

admiro FHC profundamente.

Porém, discordo com 3 condutas dele.

Primeiro - ter impedido que ocorresse uma grande limpa no governo do Nullo quando ocorreu o mensalão!

Segundo - fazer apologia da liberação da maconha como se fôssemos o país mais sério do mundo!

Terceiro - agora, dizer que não se deve ir atrás da corrupção do governo Dilma!!

Este governo é simpplesmente a continuidade do Nullo. Ella estava presente em todas as ações nefastas da época, e tem, sim, conhecimento de TUDO o que foi feito!!!

É co-autora do mensalão, falcatruas e irregularidades.

Precisamos fazer uma limpa geral neste país.
Sem mortes, sem violência.
Uma LIMPA MORAL.
Nem que seja necessário construir mais cadeias para bandidos de alta periculosidade!

Nossas leis tem que ser mais rígidas...
E tem que ser aplicadas.

ABAIXO A CORRUPÇÃO!!!

Que Deus nos ilumine!

Flor Lilás/PR

Reply

Izabel/SP,

li suas boas vindas em outro post.

Muito obrigada pelo carinho!

Flor Lilás/PR

Reply

Cel,

Estou começando a desacreditar do FHC. Essa turma vive de conchavos e não estão nem ai com a nação desde que os interesses deles estejam a salvo.

Reforma do sistema eleitoral já.
Reforma do sistema político já.
Reforma tributária já.
Reforma do sistema de governo já.
Reforma judicial já.
Punição aos corruptos já.

Índio Tonto/SP

Reply

Pensando bem qual foi a CPI contra as falcatruas do governo-PT que tenha dado resultado? Nenhuma. Logo, certíssimo FHC!

Reply

Não está incorreto. Só que não ocorrerá dessa forma. Nunca haverá ruptura entre o ex-presidente e a atual. Porém, o raciocínio é com relação a estabelecer parâmetros. Não dará certo porque a atual presidente já mudou de estratégia, adotando postura assemelhada do ex-presidente, buscando exatamente a chamada nova classe média. Acredita que venceu a batalha sobre o combate à corrupção. Agora está utilizando "mídias" do interior do País. Só que precisará de mais do que isso para conquistar esse público. É nesse ponto que FHC acerta. Se o PSDB estivesse mais ágil, poderia fazer uma oposição muito forte ao governo.

Reply

O atual governo, diferente do anterior que flava com o que chamava de pobres, acabou falando para a classe média, rica e elite da época. O governo atual ainda não identificou o que chama de nova classe média e nem o que falar a ela. Por isso, a estratégia da faxina foi encerrada, pois, acham que venceram essa etapa. É uma falha grande, pois, não tem um discurso concatenado. O que a nova classe média almeja, o governo ainda não captou com pensa ter feito. Na realidade, ele está falando para ricos e muito ricos.

Reply

É bem provável que Lula enrolava a Dilma em muita coisa. A marketagem do "mãe do PAC" e da "gerentona" era e é tão evidente que fico espantado com a ingenuidade de tantos. Ela é apenas mais uma peça no grande jogo de xadres da America Latina, monitorada em tempo integral pelos chefões que apenas temem ser chantageados pelos fisiológicos de sempre e perder a trajetória para a "cubanização contemporânea".

Mago

Reply

Grande estratégia do FHC: destruir um mito (Lula) e criar outro (Dilma).

Reply

Algumas coisas não mudam muito; são apenas tiradas de um lugar e reformadas em outro, meu Céu

Reply

“Você ligou para o Palácio do Planalto.
Se quiser comprar apoio da base aliada tecle 1;
para obter obras superfaturadas tecle 2;
verbas para Ongs fajutas, tecle 3;
engavetamento de julgamentos no STF, tecle 4;
empregos para parentes, tecle 5;
obras sem concorrência, sem prazo e sem prestação de contas, tecle 6; para calar a imprensa, tecle 7;
para acabar com essa patifaria, não tecle 13 na urna em 2014″

Reply

Não creio que Lulla seja desafeto político de FHC. Não foi o que vimos em 2002,2006 e 2010....Muiiittooo mais desafeto que Lulla, creio ser Serra. Muiitoooo mais...@fitzca

Reply

Cel,

Anônimo das 10:28 ...

Há há há gostei, muito oportuno seu comentário. É fato!

Índio Tonto/SP

Reply

Definitivamente, Fernando Henrique está caquetico e ultrapassado.
Já fez a cagada contra o Brasil de livrar Lula do Impeachment na ocasião do mensalão, agora vem de novo fazer fora do penico querendo livrar a cara da quadrilha petista impedindo que se crie a CPI da corrupção dessa corja de sindicalista ladrão?
Vai te "catá" FHC.
Coloca uma manta sobre as pernas e vai ler teus livrinhos de sociologia barata em baixo de um bom abatjour num canto sossegado da sua casa, mas PELO AMOR DE DEUS dixa de empatar a vida dos brasileiros impedindo que se extermine esses ladrões petistas que corroem e assanltam os cofres do Brasil há mais de 8 anos.

Reply

Coronel,

Comentário de um leitor do RA, que eu subscrevo totalmente:

Sr. Objetivo
- 28/08/2011 às 22:09

"O que eu quis dizer, Reinaldo, é que não adianta tentar dividir o PT no governo. O PSDB é que não tem unidade programática. O PT é diferente, muito diferente. Jamais permitirá que divergências internas prejudiquem a unidade partidária. Marta Suplicy, que tanto queria disputar a prefeitura de SP, já está desistindo do seu projeto pessoal por determinação superior do Lula. Dilma sabe que é um fantoche desde o início e nunca tentaria se desvincular do partido por pressão de quem quer que seja de fora do PT. O projeto de poder do PT é partidário. Uma cisão entre as forças que o compõem somente ocorreria depois que obtivessem o poder total e não houvesse mais inimigo externo a derrotar. Perde tempo quem pensa que atrairá Dilma para fora do PT."

Reply

Vejam bem: Lula colhe dividendos do governo Dilma, independentemente do sucesso ou não deste. O carisma do apedeuta é tanto que, se Dilma for um desastre completo, ele apenas pode dizer que cometeu um erro em criá-la, mas que agora está de volta para consertar tudo e colocar o governo nos eixos.

Desse modo, se FHC tenta aproximar-se do poste, tanto melhor para Lula.

A oposição tem o dever moral, institucional, de lutar contra os desmandos da situação; então, por que flertar com o desgoverno, se não vai atingir o criador?

Reply

Tudo que for feito para desestabilizar a PTralha imunda e canalha tem o meu integral apoio.
Sds

Reply

cada vez me convenço mais q FHC está gagá mesmo...

Reply

Fernando Henrique devia se dar mais ao respeito. Infelizmente, quando se chega a esse ponto, não há mais retorno possível, esclerosou. Pobres José Serra e Álvaro Dias, cada dia mais sozinhos na multidão de políticos sem vergonha na cara.

Reply

O que? Alguém ainda está defendendo o FHC? Putz...Já não basta ele ter assinado o Pacto de Princeton?

Reply

É namoro ou amizade???? he he he...

Reply

Close no "biquinho" dela...

Tá amarrado!!!!!!

Reply