Até o Financial Times está aconselhando Dilma Rousseff a evitar brigas com os 410 deputados que já aprovaram o Código Florestal. É fácil resolver isso. Basta fechar os ouvidos para os ambientalistas predatórios e comandados pelas ongs internacionais - fiadores dos objetivos politiqueiros de Marina Silva-, e ler o texto de Aldo Rebelo. Ali não há anistia e tampouco mais desmatamento. Abaixo, matéria do Financial Times, via BBC e Folha Poder.
As disputas em torno do novo Código Florestal brasileiro, já aprovado pela Câmara dos Deputados e ainda aguardando votação pelo Senado, representam um "teste político prematuro" para a presidente Dilma Rousseff, na avaliação de reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário econômico britânico "Financial Times". Para o jornal, a promessa de Dilma de vetar uma anistia ao desmatamento prevista no projeto poderá colocá-la em rota de colisão com a bancada ruralista no Congresso e ameaçar o controle da coalizão governista. ( não existe anistia no Código Florestal, existe incentivo para recuperar áreas, em vez de multas)
A reportagem observa que as discussões sobre o novo Código Florestal opõem fazendeiros a favor da anistia, preocupados com o custo do cumprimento das normas ambientais, e ambientalistas preocupados com os danos provocados pela anistia, além de "um nascente setor da indústria de investimentos que procura monetizar a proteção da floresta". "Para a presidente Dilma Rousseff, que prometeu vetar a anistia, enfrentando o poderoso lobby agrícola do país ( bota poderoso nisso, pois tem 1/3 do PIB !), a questão significa um teste precoce. Sua habilidade para controlar uma coalizão rebelde ao tentar se igualar ao desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva, seu bem sucedido e popular antecessor, será acompanhada de perto tanto pelos eleitores quanto por investidores", diz o texto.
O jornal comenta que "um dos sucessos do Brasil nos últimos anos tem sido uma significativa redução no desmatamento da Amazônia, combinada com um aumento na produção agrícola alcançada por meio de avanços tecnológicos". A reportagem observa que 17% da floresta já foi desmatada desde os anos 1960 ( o limite da lei é de 20%, portanto ainda podem ser desmatados 3%) principalmente para abrir espaço para a criação de gado. "Mas após atingir um pico de cerca de 27 mil quilômetros quadrados em 2004, a taxa de desmatamento anual caiu para quase 6.500 quilômetros quadrados no ano passado", diz o jornal.
"O monitoramento das florestas por satélite, apoiado por um fortalecimento da fiscalização, particularmente contra os grandes fazendeiros(mentira! quem mais desmata são assentamentos de reforma agrária, madeireiros e indígenas), foi usado para conseguir a redução", afirma o texto. O jornal observa que o projeto do novo Código Florestal, que teria o objetivo declarado de proteger os pequenos produtores de terra, mantém as metas para a proteção das florestas - de 80% da área da floresta amazônica e 20% em outras florestas -, mas estabelece uma anistia para aqueles que desmataram ilegalmente até 22 junho de 2008. ( errado! não havia legislação até esta data!)
Para a reportagem do "Financial Times", Dilma terá que avaliar se a batalha política sobre o novo Código Florestal vale a pena. "Ela já enfrenta problemas para controlar sua coalizão multipartidária indisciplinada, depois de perder quatro ministros desde sua posse, em janeiro, em meio a escândalos éticos e de corrupção", afirma. O jornal observa ainda que, além de tudo isso, a presidente "também tem seus próprios planos para a região", incluindo a construção de um sistema de hidroelétricas para aumentar a capacidade de geração de energia e fomentar o crescimento econômico.
Para o diário, a presidente terá que equilibrar essas preocupações com as preocupações ambientais tanto no Brasil quanto nos mercados de exportação nos países desenvolvidos.( a Europa e os Estados Unidos querem manter o Brasil fora destes mercados, mas quem está comendo o que o Brasil planta é a Ásia, a África e a América Latina e estes não vão morrer de fome para a Marina Silva e a sua gang de ongs ganharem dinheiro com venda de crédito de carbono) "Ainda assim, independentemente de como será alcançado, o melhor manejo da terra na Amazônia brasileira é uma prioridade urgente não apenas para o ambiente, mas também para os 24 milhões de habitantes da região, uma mistura de índios, fazendeiros, pequenos produtores e peões pobres que vêm vivendo em constante conflito por décadas", diz o texto.
13 comentários
Cel.
ReplyÉ obrigatório que a Pres. Dilma leia o Código Florestal. Ela não pode querer vetar, o que não leu!
E seria bom que ela lesse A VEJA, para saber que os fatos do Cafofo do Dirceu vieram a público. Ela deve ser bem deste assunto!
Chris/SP
A questão que eu queria saber é: como nós vamos AO MESMO TEMPO cuidar da natureza e plantar mais? Existe alguma forma? Obrigado.
ReplyCoronel,
ReplySe Dilma não ler jornais e revistas, como vai saber daquilo que seus ministros estão aprontando? Todos os dias tem alguma 'novidade', um desviozinho de dinheiro público, uma caroninha de avião de empreiteiro do Governo, etc. Ele tem que se informar.
e não é q no programa do Lasier Martins da rádio gaucha, estão falando da revista VEJA... ebaaa
Replyhttp://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=80645&channel=232&tipoVivo=1
estão falando tanto do dirceu como da ideli... kkkkkkkkkkkkkk
ReplyImagens divulgadas por Veja não foram feitas por câmeras do Hotel Naoum
Reply“Essa possibilidade já está descartada”, diz gerente-geral Rogério Tonatto
http://www.brasil247.com.br/pt/247/midiatech/13455/Imagens-divulgadas-por-Veja-não-foram-feitas-por-câmeras-do-Hotel-Naoum.htm
Cel
ReplyCirculando na rede:
" Triste ler isto escrito por um estrangeiro, que com toda propriedade e elegância pôs o dedo em uma ferida que nós brasileiros nos negamos a ver.
“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
(07/07/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)
Átila
Da Folha Poder!!! Resuminho:
ReplyO apedeuta segue nesta semana com uma agenda de chefe de Estado ao ter reuniões com presidentes de três países - Bolivia, Costa Rica e El Salvador.
Na sexta-feira, já no Brasil, participa do Congresso do PT. Termina a semana visitando o Itaquerão.
-----------------------------------
Quem será que paga por estas viagens ??? Terá emprestado algum jatinho de amigo ????? O que será que ele vai tratar nos três países: como enganar os otários?
Chris/SP
Da Folha Poder !!!!
ReplyO ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) reagiu com indignação à matéria publicada pela revista "Veja" no fim de semana e afirmou que apoia incondicionalmente o governo da presidente Dilma Rousseff.
Em conversa com o Valor nesta segunda-feira (29), Dirceu disse que é "de morrer de rir" a insinuação de que conspirava com ministros, senadores e deputados para aproveitar-se politicamente da queda do ex-ministro Antonio Palocci, que pediu demissão no começo de junho após suspeitas em torno da evolução do seu patrimônio.
O cara de paú disse que a reportagem da Veja era a "maior piada do ano"!
Só consegue enganar os otários e os vagabundos do PT !!!
Chris/SP
Bondade sua dizer que ela lê jornal. Eu acho que alguém lê e explica ou desenha.
ReplyEsta foi boa Coronel kkkk, uma otima e instrutiva sugestão, mas de qualquer forma se ella pelo menos lê jornai já é uma grande avanço em relação ao anterior, que por ser analfabeto organico não lia nato exeto gibi com muitos desenhos e o prediledo era o Tio Patinhas, não pela riquesa do velho e sim pelas participação dos PRIMOS METRALHAS. - Ass, Gaucho do Marambainha.
Replyenquanto isso...
ReplyDilma assina Lei que regulamenta profissão de taxista.
---
Ou seja: taxista vai ter de recolher alguma goroba para o governo, para sindicatos e provavelmente vão inventar algum "Conselho", também para pegar um pouco da grana.
Era só a Madame Satã ler diariamente o Coturno e até postar alguma coisa para a gente né?
Replytenho a certeza que nós ajudaríamos muito mais do que a imprensa vendida e safada.
Vamos lá, fica aqui o convite, prometo que nem vou mais chama-la de Madame Satã, só Mulher Tomate.