O mundo está se endireitando?

Coluna de Sérgio Malbergier, da Folha de São Paulo, intitulada " Dá dó da esquerda":

Um dos grandes legados de Lula foi ter levado a esquerda brasileira para a direita, comandando inclusive privatizações de setores nunca antes privatizados neste país. Sua exaltação do extermínio da direita brasileira foi lamentada como antidemocrática, mas, convenhamos, quem precisa de direita com essa esquerda? Pois a nova esquerda brasileira é a nova direita brasileira. Lula conseguiu promover o que seu amigo e contemporâneo de poder George W. Bush proclamara como bandeira antes de ser atropelado pelo 11 de Setembro: o conservadorismo com compaixão. Tropicalizado. 

A eleição no último domingo do "esquerdista" Ollanta Humala no Peru é prova de que a jabuticaba do lulismo, democrático, capitalista, inclusivo, tornou-se produto exportação, incluindo acessórios como marqueteiros. Como com Lula, a pegada de Humala é a promessa de inserção de milhões de peruanos miseráveis no fluxo de prosperidade capitalista que tornou o Peru uma das economias mais dinâmicas no mundo. Humala elegeu-se graças à fragmentação da direita e com o forte apoio das regiões mais pobres do Peru. Afastou-se do venezuelano Hugo Chávez e passou a ter Lula como modelo. 

É uma saída pela direita global: a maior crise do capitalismo acabou expondo cristalinamente que o único sistema econômico possível hoje é o capitalismo. Ninguém duvida que a China avança porque abraça cada vez mais o capitalismo. O mesmo acontece no Vietnã, na Indonésia, até na Índia. Na África, países que adotaram políticas econômicas pró-mercado crescem num ritmo transformador. Nos EUA, os republicanos tomaram o Congresso dos democratas, e o presidente Barack Obama não consegue escapar da imposição dos mercados de equilíbrio fiscal. 

Mas é no velho continente, berço do esquerdismo moderno, que as coisas estão mais divertidas. A esquerda européia está sendo varrida da Europa. Com a vitória da centro-direita em Portugal nesta semana, apenas 4 dos 27 chefes de governo da União Européia são de esquerda ou centro-esquerda. Até na Suécia, bastião do esquerdismo europeu, a direita se consolida. Dá dó ler o panfleto esquerdóide britânico "The Guardian": a desolação com a onda direitista é tocante, expressa em títulos como "O mundo precisa de um novo Marx" e em questões retóricas como "e o que nós (esquerda) temos para nos manter vivos?" Ir para o centro é a solução. Hoje só se governa com e para o centro. Mas, no século 21, o centro se deslocou violentamente para a direita. E segue se movendo nessa direção.

(Atualização tendo em vista alguns comentários: esta é uma coluna assinada, conforme informado acima. Em nenhum lugar está escrito que é a opinião do Blog. É apenas informação)

25 comentários

discordo.

realmente vejo nos países decentes

o fim da esquerda.

mas aqui na américa latina, só

falta a Colômbia e o Chile.

E APOSTO QUE OS COMUNISTAS VÃO

TOMAR TAMBÉM!

Reply

Por aqui nada, nada a comemorar.

O Foro de São Paulo está consolidado e os dutos de financiamento funcionando à pleno vapor!

A oposição não tem slogan nacional, não tem projeto continental que faça frente ao Foro.

O provincianismo desmonta todas as estratégias pensadas e a cumplicidade do PSDB com o PT inviabiliza a nossa luta.

#CPIdoBNDES

Reply

Análise falha por um aspecto: considerar Lula um direitista só porque ele não expropriou os meios de produção é desconhecer a agenda do Foro de São Paulo. Esse ponto de vista reflete aquilo que pensam os mais empedernidos esquerdistas à la 68, que Lula é de direita. Num país onde o estado exerce controle total sobre seus cidadãos, onde mais de 40% do que é produzido vai para o estado, onde inexistem partidos de direita, onde seus governantes visitam frequentemente Fidel Castro e Hugo Chavez, falar que somos capitalistas liberais é uma piada.

Reply

Um dos grandes legados de Lula foi ter levado a esquerda brasileira para a direita


Jesus amado...

Reply

Palocci ajudou Amil a se apossar das unidades da Unimed.

A maioria das cooperativas operacionais de planos de saúde, Unimed,
estão sofrendo uma "direção fiscal" em todo o país, por parte da ANS -
Agência Nacional de Saúde.

Funciona da seguinte maneira: as Unimeds, que são distribuídas no
país, ou seja são cooperativas que operacionam o plano de saúde, estão
sendo obrigadas, por determinação da ANS, a elaborarem plano de
recuperação da empresa.

Quando esse plano de recuperação não é aprovado entram em direção fiscal, ou seja, passam a ser monitorados por um auditor da ANS que, "in loco" controla os passos da empresa durante o período de 1 ano.

A maioria das Unimeds, a maior operadora de pklanos d4 saúde do País, está sofrendo a "direção fiscal."

A Unimed Brasília já está em seu terceiro ano de direção fiscal.

Se não se recuperarem, a tendência é sejam liquidadas e posta a venda
para que outras cooperativas as absorvam, com todos os seus clientes.

Ai é que entra a Amil e entra Paloci.

Um dos desdobramentos do caso das consultorias de Palocci são as relações entre a Amil – operadora de planos de saúde e de hospitais protegida do ministro – e a Unimed.

Investigações podem começar imediatamente pela ANS para sondar se a Amil, defendida por Palocci em sua “consultoria”, está se apossando das unidades da Unimed, que opera de modo descentralizado em alguns estados.


A perda das unidades hospitalares da Unimed provém de inspeções realizadas pela ANS que duram três meses em regime de intervenção.Verificadas as irregularidades fica fácil para a Amil comprar barato.

Edson Bueno, dono da Amil, está sendo visto no mercado médico-hospitalar como um fenômeno de crescimento empresarial rápido, igual de Paloci.

Reply
Daniel Peccini mod

Tudo verdade, porém na Italia nas eleiçoes municipais e provinciais, a esquerda levo quase tudo. Muito culpa do animador de programa de TV Silvio Berlusca.

Reply

Pois é, Coturno! O melhor dos mundos para empresários já consolidados no mercado. Veja-se as fusões de supermercados, farmácias, telecomunicações, bancos, etc, abrigados sob o guarda-chuva de Estados policiais - que controlam através da burocracia o surgimento de novos competidores e através de leis a vida dos indivíduos. Falta só a liberação das drogas para vermos a esplendorosa competência mercadológica das FARC.

Reply

Análise equivocada. Na Europa realmente está havendo uma guinaa à direita, mas não na América Latina. O Foro de São Paulo o prova. A adoção do capitalismo de Estado não é guinada para a direita, pois a esquerda, à exceção de alguns casos de poderes estabelecidos no passado que ainda resistem, há tempos vem adotando essa postura para tornar a economia viável e manter-se no poder. A economia da esquerda guarda semelhanças com a fascista faz tempo. O grande empresariado se tornou sócio da esquerda em muitos lugares. O que caracteriza os regimes de esquerda hoje é a hegemonia cultural dos valores da esquerda e a autocracia política dos partidos esquerdistas.

Reply

Corona,

Bombeiros lutando por melhores salários presos e assassino terrorista solto? Que é isso?

Reply

Nossa realidade é diversa do que podemos chamar de influência real no mundo, temos sim muitos para consumir, è o que espera quem vende bugingangas para nós. Vamos nós vender bugingangas a eles! Este papo( desisti de caetano e de todos) tá muito furado. Veja só como a coisa escorre, eles estão sempre do lado vencedor e rico. Que droga de esquerda é essa que só visa o lucro, político e financeiro. È por isso que eu aviso sempre para quem me conhece: se me ver abraçado com tal pessoa, pode apartar que é briga.

Reply

Coronel todo esquerdoista é doente, principalemte "vagabundo", onde não existir o estado para tratar-lhe eles morrem de fome;

Reply

Esquerda para o cidadão é anti-capitalismo. Com esse tipo de imprensa burra, fica fácil para o esquerdismo prosperar mesmo.

Reply

Coronel,

Isto é verdade! Sou centro-direita e já me sinto um revolucionário(rsrsr)!

Já na AL o negócio da esquerda é o "negócio"! Tão roubando adoidado, pois sabem que o fim se aproxima!!

Na venezuela e no Brasil vão cair antes de 2014.

Os escandalos de corrupção vão bater na Dilma(se o cancer não chegar antes).

A partir daí, o resto vai de roldão.
O Uruguay, tadinho, já esta fazendo água(acabou o namoro e os chineses vão "invadir" o país)!

A Argentina não existe mais depois da morte do Kirchener.

O resto é historieta!!

JulioK

Ps.: Na hora que a merd.. bate no pescoço, os "covardes da esquerda" chamam a cavalaria!!!

Reply

Isso é jogo de palavras,nada mais. E por causa dele as pessoas se deixam neurotizar.

Reply

Com o exemplo vindo da China, hoje o grande empresariado tem mais medo do liberalismo que do esquerdismo. Se a coisa apertar por aqui, ele (o grande empresariado) vai morar num país democrático de primeiro mundo conservando parte do seu capital investido no Brasil em sociedade com o Estado petista. Quem não puder sair do país é que vai se dar mal, perdendo a liberdade.

Reply

Os ocupantes da cas civil ainda estão ganhando, mesmo com o adicionamento de mais dois elementos químicosa à tabela periódica, dram frações de segundo, em comum só o peso, são muito pesados. Este governo agora vai arrastar correntes pesdas até terminar,assombração também se assusta.

Reply

Bom amigo Coronel,

Esta sua visão do quadro político atual é quase holística e muito ingênua para o meu gosto, mas...

Bem, há alguns meses venho comentando aqui no Blog sobre o crescimento do neocomunismo, baseado na visão chinesa que fez a China passar a ser uma das três maiores potencias capitalistas do mundo, mesmo sendo comunista.

Os esquerdistas não caminharam nem para o centro e nem para a direita, eles só aprenderam a lidar melhor com o dinheiro arrecadado, inclusive ajudando-se mutuamente, como quando sabidamente, Cuba e a Venezuela enviaram dinheiro para ajudar a eleger o Lulla presidente do Brasil e depois quando o Lulla já eleito passou a dar o nosso suado dinheiro dos altos impostos, para os países hermanos, com o aval do BNDES e da sua maioria política no Congresso e no Senado.

Os esquerdistas na sua maioria ainda são um perigo iminente e atuante, não se engane!

Não existe ex-comunista e nem ex-gay, só mesmo por milagre de Deus creio que isso acontece...
Quanto aos gays, creio que seja cada um na sua e na boa, mas quanto aos comunas, a coisa toda muda, pois eles são piores que formigas saúvas, sempre destruindo tudo a sua volta, só para manterem a sua própria colônia prosperando, é sempre só para eles.
As migalhas que o PT distribui para o povo pobre brasileiro nos últimos anos e que tanto sucesso fez, é muito por conta também de suas propagandas enganosas e mentiras divulgadas...
O governo arrecada bilhões em impostos e o Brasil já deveria ser a quarta potência mundial só por causa disso; mas não é, por conta da roubalheira no erário público e da incompetência em gerir o mesmo.

A safadeza deve ser mais imensa do que sabemos por parte dos esquerdistas no governo.

Dos políticos esquerdistas de alta visibilidade que ai estão pelo Brasil, somente pouco mais de uma dúzia deles, estão postados ao centro e realmente buscam coisas democráticas para a pátria, dentre esses se encontram José Serra, Alckmim, Aloisio Nunes e poucos mais...
Assim Comandante, não se deixe enganar pelo ar bonachão da esquerda Lulopetista pois este é o maior disfarce deles, eles dão com uma mão e tomam com a outra.

FORA PT E ALIADOS!
IMPEACHMENT JÁ!

OU A AMÉRICA DO SUL ACABA COM O PT E O CHAVISMO OU AMBOS ACABARÃO COM A AMÉRICA DO SUL.

Reply

O indivíduo Luiz Inácio Lula da Siva, o pederasta confesso, só deixou um legado: o da roubalheira.
Portanto, o autor deste artigo é lulista.

Reply

Esse movimento não é recente, já foi percebido há algum tempo por vários observadores. É ele que está na base, aliás, da ascensão de governos golpistas na América Latina, que se elegem pela via democrática e depois tentam demolir a democracia. A verdade é que apenas com os mecanismos democráticos os esquerdistas não conseguem governar, porque a opinião pública vem há tempos se deslocando para a direita (os frutos do esquerdismo na vida cotidiana são tão exuberantes - e tão ruins - que até um cego, depois de alguns anos, começa a identificá-los). Por isso, chegando ao governo (fingindo-se de convertidos à democracia e aos princípios econômicos liberais), os esquerdistas tentam impedir "por cima", com golpes contra a democracia, os deslocamentos ideológicos que estão ocorrendo "embaixo". A Europa, de longa tradição democrática, já está se livrando deles. Nós, de tradição caudilhesca, populista, vamos sofrer mais, muito mais, para ficar livres dessa praga. Se é que ficaremos...

Reply

Mas o que mais avança na Europa é mesmo o Islamismo..., o que não significa falta de reflexos por aqui em terras tupiniquins, e aí , ou melhor, aqui é que mora o perigo de essa canalhada acabar com a nossa vida, porque as instituições estão 100% aparelhadas , dominadas e acabadas por esses odiosos personagens subservientes à causa da violência e da destruição do passado mais justo e humanista.
Que não se enganem os bolsistas com os sacos e sacos de generosidades, porque isso é só no começo.
Depois o lema vai ser quem não trabalha, não come.
Então veremos a real situação a que seremos todos submetidos.

Reply

o autor me parece ser um dos daqueles mau informados que supõem que o capitalismo é uma exclusividade da direita. Então aqui vai um pequeno esclarecimento: meu senhor o capitalismo nunca foi (nem nunca será) um sistema de governo ou poder, ele é apenas um sistema econômico e como tal pode ser utilizado tanto pela direita quanto pela esquerda. A diferença "básica" é que nos governos de direita os ganhos vão para aqueles que os mereceram, nos governos de esquerda a grana vai para o partido. Dizer que a China ruma para direita porque abraçou o capitalismo é de uma estupidez gigantesca.

Reply

Pessoal esse comunismo ou fascismo "velado" ele continua porque é "mascarado" o povo é burro demais pra ver, quando a mascara cair, já era o povo não entende o comunismo e nem quer!!

Só a corja comuna da AL que não percebeu que NÃO há mais espaço pra isso no mundo, a G. fria acabou faz tempo!!

Reply

Pura cortina de fumaça! A agenda esquerdo-globalista vai de vento em popa, tentando manipular tanto os partido a esquerda quanto a direita. Guerras culturais conservadores x progressistas então, só mesmo nos EUA. A lógica é simples: sem mercado, sem dinheiro; sem dinheiro, sem revolução.

Reply

Assino a manifestação do Carcará às 12:43...tudo pago com dinheiro do BNDES....

Onde estão as Forças Armnadas, que em 64 salvaram a Nação POR MUITO MENOS DO QUE ISSO??

Reply

Artigo ridículo, são apenas os mesmos próceres do foro são paulo, com diversas máscaras na cara da hidra. Querem reconquistar aqui o que perderam no leste europeus. São corruptos, incompetentes e sempre comunistas.

Reply