O STF (Supremo Tribunal Federal) ordenou a quebra do sigilo fiscal de todos os 38 réus do processo do mensalão. Revelado pela Folha em 2005, foi o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvendo compra de apoio político no Congresso. O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, determinou, em fevereiro, o envio de ofício à Receita Federal pedindo cópia da última declaração do Imposto de Renda dos denunciados. Barbosa acolheu solicitação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que requisitou a quebra do sigilo para que já calcule possíveis multas, em caso de condenação dos acusados.
Segundo a Procuradoria, a medida serve para o Ministério Público conhecer a situação financeira dos acusados e adequar os valores das multas, se houver condenação. Também foi aceito pedido de acesso aos antecedentes criminais dos réus. Barbosa não comentou os pedidos. Disse que, "em caso de condenação, sobrevirá a necessidade de análise dos antecedentes dos réus, para fixação da pena-base, bem como da situação financeira deles para a adequada imposição do valor da multa". As informações não poderão ser divulgadas pelo Ministério Público Federal, pois a ação penal corre em sigilo.
A medida atinge, entre outros, o deputado cassado e ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação). A defesa do empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema, diz que a quebra do sigilo não significa pré-condenação. "O procedimento é natural. É um processo normal e um pedido razoável do Ministério Público", disse o advogado Marcelo Leonardo.
A denúncia da Procuradoria-Geral, de 2006, não diz quais dados sigilosos foram obtidos na fase de inquérito. Trecho do relatório de Antonio Fernando Souza, procurador à época, diz que o cruzamento dos dados bancários obtidos pela CPI dos Correios "possibilitou a verificação de repasses de verbas a todos os beneficiários". O processo deve começar a ser julgado no final do ano, mas a expectativa é que o plenário o analise em 2012. Ao todo, são 191 volumes e 50 mil páginas do processo. (Matéria da Folha de São Paulo)
14 comentários
Só agora????
ReplySeis anos se passaram ... e só agora quinzinho barbosa pede a quebra de sigilo???
Está mais do que explicado por que "zé dirceu" circula livremente no mundo empresarial cobrando "TAXAS DE SUCESSO" para intermediar negócios excusos...
...está mais do que clara a certeza da impunidade de joão paulo cunha, tanto que 54 de seus pares, tão criminosos quanto elle, o elegeram para a CCJ...
...está mais do que evidente que a milicada, como sempre, vai ficar de biquinho, amuada no canto, sem soldo e sem rancho enquanto zé genoíno (o dedo duro geraldo)assume com aspone do nelson RAFALE jobin...
nada vai acontecer...
e quinzinho barbosa vai continuar procrastinando o processo do mensalão até a sua prescrição...
Quero ver o Ali Baba e os 40 ladrões é na Cadeia!!!
ReplyMaria, SP
Pelo andar da carruagem até então, pode tratar-se apenas de mais uma marolinha previsível.
ReplyDuvido que algum deles tenha perdido o sono ou que esteja apodrecendo nos poróes de qualquer polícia, política ou não.
Ótimo! Mas alguém acredita em condenação? Vamos espera para ver...
ReplyCel.
ReplySó acredito, vendo!!!, que este bando seja julgado pelo STF. Já deveriam estar atrás das grades.
Vou esperar sentada...
Chris/SP
Não deixa de ser cômico isso. Desde quando ROUBO vai parar no Imposto de Renda? O sujeito pode demonstrar ao fisco um patrimônio de 500 mil reais e ter 20 vezes mais que isso por conta da participação ativa ou passiva em corrupção. Outra coisa: que conclusão vai tirar o STF com a cópia de um exercício de IR? Teria que pedir dos últimos 5 anos! PIADA...como sempre.
ReplyFerreira Pena
Reply"Ótimo" . Eu acho péssimo. Pura pirotecnia que não trará resultado algum.
Coronel,
Replya Dilmaia não pode ser comparada a uma tartaruga...
mas a justiça brasileira pode.
Além de lerda, inepta.
Deus nos ajude.
Flor Lilás / PR
De ingratidão a voz das ruas não poderá jamais ser acusada.....
ReplyEsse tipo de barboseira já está muito manjado na frenética corrida CONTRA o tempo ... Ela apenas oficializou a temporada das tartaruguinhas.Só.
ReplyDe barboseira em barboseira, a encheção de linguiça não vai acabar nunca , e o processo só não ficará mais volumoso do que os dos adversários da voz das ruas.
ReplyComo é que é??? MULTA???e eles vão continuar em seus gargos??
ReplyCADEIA NESSES CRAPULAS, PERDA DE MANDATO E MULTA, aí sim se fará justiça.
EXO.joaquim barbosa, o sr. também é uma vergonha, e a coluna como vai??com oito meses de tratamento, deve estar tinindo.
Izabel/sp
kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!
ReplyAgora?! Tá... os objetos do sigilo estão é por aí passando férias em alguma ilha... ilhas Caiman?
Coronel,
Replyalém de quebrar o sigilo PRECISA DESTRUIR A QUADRILHA.
CADEIA PARA TODOS DA QUADRILHA DO PT.
Ih... agora que pensei... não haverá espaço suficiente!
Flor Lilás/PR