Endireitando a direita.

Coluna de Merval Pereira, hoje,em O Globo, intitulada "Percepções"
A criação do novo Partido da Social Democracia (PSD) está provocando não apenas uma razoável alteração na estrutura partidária - a legenda pode começar já maior do que o Democratas, de cuja dissidência se originou - como reabriu uma discussão, que parecia ultrapassada, sobre o que significa hoje ser "de direita" e "de esquerda". Há no entendimento do que se pode chamar de núcleo central que pensa o novo partido (Kassab, Afif, Claudio Lembo, Kátia Abreu) a sensação de que se colocar como "de direita" reduz o alcance da nova legenda, que se tornaria, na percepção do eleitorado, a representante de uma classe política insensível às questões sociais, ligada ao mercado financeiro e a grandes lucros e, por consequência, grandes falcatruas.

O próprio Lembo, quando governou São Paulo por um período, deu uma célebre entrevista em que denunciou a existência no país de "uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa". Segundo ele, "todos são bonzinhos publicamente. E depois exploram a sociedade, seus serviçais, exploram todos os serviços públicos. Se nós não mudarmos a mentalidade brasileira, o cerne da minoria branca brasileira, não iremos a lugar algum". Daí a tentativa do prefeito Gilberto Kassab de identificar o novo partido como sendo de centro-esquerda, o que não poderia ser levado a sério. Ele então tentou negar qualquer tendência, dizendo que o PSD não seria "nem de esquerda nem de direita nem de centro". Pior a emenda que o soneto, e também não deu certo. Agora parece que há um consenso de que o programa partidário a ser elaborado refletirá um partido "de centro".

Kassab chega a argumentar que investiu muito mais do que a ex-prefeita Marta Suplicy em programas sociais, o que indicaria que seu governo pode ser definido como de centro-esquerda. Mas admite que toda essa dificuldade de se posicionar leva em consideração distorções históricas da política brasileira, que identifica "direita" com o período militar, e a "esquerda" com liberdade e luta contra a desigualdade. A corrupção, que também era historicamente ligada à direita no Brasil, tornou-se um fardo também para a esquerda quando o PT chegou ao poder, nivelando por baixo o debate político nesse quesito. Mas o DEM sofreu mais com o escândalo do governador José Roberto Arruda no Distrito Federal do que o PT com o do mensalão. E o novo partido pode sofrer um baque talvez insuperável se progredirem as negociações para que o filho de Jader Barbalho seja um dos seus fundadores no Pará.

Em outro momento dessa mesma discussão sobre tendências políticas no mundo moderno, registrei aqui na coluna que o filósofo italiano Norberto Bobbio escolheu a igualdade como parâmetro neste momento em que as fronteiras não são muito claras ou parecem ter desaparecido por completo. A direita estaria mais preocupada com a liberdade, enquanto a esquerda enfatizaria sua pregação na redução ou eliminação da desigualdade. O prefeito Gilberto Kassab rejeita a ideia de que não se preocupe com a desigualdade, ou de que o novo partido não tenha esse como um dos seus principais objetivos. Acha, no entanto, que o mundo globalizado introduziu nas relações econômicas uma complexidade que exige maior eficácia nas ações governamentais e menos simplificações de definições. Exemplifica com a interferência do Estado, afirmando que não é possível simplificar a discussão entre "Estado forte" e "Estado mínimo", e que a ação governamental depende da área que se discute: "Duvido que alguém tenha investido mais em saúde do que eu na prefeitura de São Paulo. Ali sem dúvida o Estado atua fortemente", diz ele.

O prefeito paulistano diz que tudo depende do bom senso e que a eficiência administrativa se impõe como uma necessidade dos governos modernos, sejam de que tendência forem. Um dos alvos do novo partido é a nova classe média urbana que surgiu nos últimos anos e que, segundo diversos estudos, tende a ser conservadora para manter os avanços alcançados com a mobilidade social. Conectada por modernos meios de comunicação, tem acesso a informações que vão moldando seu comportamento e aspirações sociais, mas também a incluindo no sistema democrático. O prefeito Gilberto Kassab relaciona o que considera "de direita" no Brasil com atitudes como as de Jair Bolsonaro, que mais uma vez está envolvido com manifestações racistas e preconceituosas, lamentando que não exista por parte da média do eleitorado uma separação entre políticos radicais como Bolsonaro, que representam o atraso de certos setores da sociedade, não apenas quanto à desigualdade social, mas também em questões de raça e gênero, e outros, também tachados pejorativamente de "direitistas".

O fato é que o novo partido parece estar se formando com bastante força política em diversos estados, atraindo governadores, como Raimundo Colombo, de Santa Catarina, ou vice-governadores como Otto Alencar, na Bahia, e uma forte bancada de deputados federais e prefeitos, e a ideia inicial de se fundir com o PSB parece cada vez mais distante. Ainda mais porque existe a possibilidade, cada vez mais real, de que o Democratas não resista a essa debandada e apresse sua fusão com o PSDB, talvez até mesmo antes das eleições municipais do ano que vem. O futuro PSD herdaria assim esse nicho eleitoral que nunca foi ocupado integralmente pelo antigo PFL, atual DEM, e teria a oportunidade de demonstrar, através de atos, que ser "de direita" no Brasil de hoje não deve ser confundido com atraso político ou insensibilidade social. A conferir.

22 comentários

infelizmente, sou obrigado a concordar - e adaptar - com a definição feita pelo Luis Fernando Veríssimo:

eh um partido que não eh de esquerda, nem de direita, nem de centro e eh a favor de tudo e não eh contra nada...

pobre Kassab...

nunca vi tamanha falta de talento politico...

Reply

OLÁ CORONEL.

UMA COISA NÃO JUSTIFICA A OUTRA MAS PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO. PARA O BOLSONARO A LEI, PARA O LULLA, A CONTEMPLAÇÃO. POSTEI NO MEU BLOG (E GOSTARIA MUITO QUE SEU BLOG QUE É INFINITAMENTE SUPERIOR AO MEU) POSTASSE O VÍDEO EM QUE LULLA CHAMA O POVO DE PELOTAS DE VIADO. EU JÁ POSTEI E A LEITURA QUE FAÇO É QUE A BLOGOSFERA DE OPOSIÇÃO TEMBÉM POSTASSE.

ABS DO: www.betocritica.blogspot.com

Reply

Sou muito mais a reestruturação do DEM pra ocupar o espaço da direita moderna no Brasil.

Esse partidinho do Kassab é fria, tenho certeza disso - eles estão se preparando pra entregar SP de bandeja ao PT e NÃO vão ser oposição; isso é certo. Nasceu por causa de interesses PESSOAIS de um prefeitinho tosco, foi fundamentado em bandeiras do Kassab como prefeito (cidade limpa? Haha) e é uma "homenagem" não autorizada a um dos maiores presidentes que o Brasil já teve.

Reply

Esse texto eu encontrei no blog do Noblat,mas sem o nome de Merval.

Reply

Bem Coronel,

Para elucidar melhor a todos o que eu penso, vou fazer alguns comentários curtos sobre este post.

Vamos lá então, para começar a elucidar a coisa...

O QUE É SER DE DIREITA OU DE ESQUERDA?

"Esquerda" e "Direita" são uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas, ou partidos políticos.
A oposição entre as duas correntes é imprecisa, ampla, e consiste numa interpretação dicotômica de uma série de fatores determinantes. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico. Assim, um partido poderia ser "esquerda" em determinadas instâncias e "direita" em outras.
A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado se sentavam à esquerda do rei enquanto os do clero e da nobreza se sentavam à direita. Os mais radicais que normalmente eram contra as decisões ficaram conhecidos como a esquerda enquanto os favoráveis as decisões eram os de direita.

Não há fatores determinantes e conclusivos que descrevam a "esquerda" ou a "direita", dependendo geralmente dos grupos e viés dos defensores de um lado ou de outro, ainda mais hoje em dia, que vivemos em um mundo globalizado. Mas desde o primeiro quarto do século XX a esquerda está sendo associada as idéias e ideologias comunistas e a direita as idéias republicanas e democráticas.

Alguns exemplos:
1) Esquerda está associada ao intervencionismo econômico, e a Direita ao liberalismo econômico.
2) Para a Esquerda o Estado deve ser grande, mas para a Direita o Estado deve ser pequeno.
3) Para a Esquerda deve existir igualdade de renda, mas para a Direita deve existir é a Igualdade de oportunidades para se atingir a conquista da mesma (o que não deixa de ser um tipo de socialismo).

Reply

Essa até é uma boa hora pra explicar aos "comunistas" de rede social - o sistema de preferência política do orkut usa o sistema americano, onde "esquerda-liberal" significa Democrata e "conservador, de direita" significa Republicano.

Portanto, todo petralha digital que se identifica como "esquerda-liberal" tá indo na contramão dos projetos de Estado-Monstro do PT e ao mesmo tempo, se identificando como algo próximo do DEM brasileiro.

Reply

E nada no dia 31 de março?

Reply

CONTINUANDO A TECER A IDÉIA...

No Brasil seja por ignorância ou por puro oportunismo, as ideologias partidárias sempre são bastante rebuscadas e nem sempre corretamente aplicadas e quase nunca são bem compreensíveis...

Veja por exemplo que o caso de José Sarnei: Ele é nitidamente um alguém que devido ao "conjunto da obra da sua vida", está mais para a direita do que para a esquerda na concepção básica dessa ideologia, mas por anos está apoiando um governo de esquerda como se ele mesmo fosse esquerdista nato. E assim caminha o Brasil!
Por isto o novo partido encabeçado pelo Kassab não haveria de ser diferente, ou seja, estaria fadado a ficar bem em cima do muro, esperando qual será o melhor conxavo para conseguir o poder, conforme manda a política nacional.

E é isto... No final só o povo mesmo que vota é que se ferra!

Só na hora que o Brasil se tornar realmente uma democracia as coisas vão mudar para o lado dos políticos dessa nação e o povo será bem representado.

Seguem algumas das coisas que eu penso que precisam mudar:

1) O voto deve ser facultativo no Brasil.
2) As Forças Armadas devem ser profissionalizadas e o alistamento obrigatório deve ser reservado somente para casos de guerra.
3) A ficha limpa deve ser obrigatória para políticos.
4) Para se tornar um político, deve ser exigida a escolaridade mínima do segundo grau para o(a) pretendente.
5) Todas as concorrências e os contratos públicos devem ser abertos.
6) Alianças políticas só podem ser permitidas por regiões e com somente mais um partido e não com vários, por exemplo: Se o partido A se aliar com o B, deve ser para toda a região sudeste, assim eles não poderão fazer alianças na cidade X entre eles e na cidade Y fazer aliança com outro partido diferente.
7) 85% de todos os cargos públicos devem ser ocupados através de concursos públicos e somente 15% por nomeação ou voto.

O Brasil precisa urgentemente é de moralização sócio-política!

Reply

O grande problema é que o Brasil, hoje, vive sob dominação ideológica marxista.
No espectro ideológico brasileiro, o máximo que se pode chegar à direita é o de sociais democratas estilo "terceira via".
Não por demanda, pois parte boa do eleitorado brasileiro é conservadora e outra parte é liberal.
Não existe partido de direita no Brasil. Existem partidos fisiológicos, sem ideologia, que se contentam com as migalhas dadas pelos partidos de esquerda ou sociais democratas.
Na falta disso, a voz de idéias da direita sobra para alguns blogueiros, como o Reinaldo Azevedo, o "Coronel", e outros poucos.
O voto do eleitor conservador, muitas vezes, acaba sendo captado por candidatos caricatos desses partidos sem ideologia, o maior exemplo sendo o Bolsonaro. O problema maior disso é que entramso num círculo vicioso, onde a direita é associada aos Bolsonaros, por conta disso, político algum quer ser associado à direita, daí não termos partidos de direita, e daí políticos como o Bolsonaro usarem os chavões caricatos para buscarem os votos conservadores que não são atendidos pelos partidos políticos.

Reply

Se houver uma correção de rumo à direita no partido, depois de todas as declarações DESASTROSAS do Kassab, tô dentro.

Se ficar com essa palhaçada de pagar pedágio ao esquerdismo, tô fora.

Reply

Cel.

Segundo o texto:

"E o novo partido pode sofrer um baque talvez insuperável se progredirem as negociações para que o filho de Jader Barbalho seja um dos seus fundadores no Pará."

Como que o filho deste notório corrupto fará parte do novo partido???


Chris/SP

Reply

Há dois tipos de estado :
Tipo 1 - Motor da administração , estado patrão imenso , socialista , poder totalitário , censura e patrulhamento se incluem em seus métodos , e não admite divisão de poderes como a democracia estabelece , executivo,legislativo e judiciário livres , faz de tudo para domina-los todos , .

Tipo 2- Indutor da administração , regulando as atividades produtivas a serem desenvolvidas pela iniciativa privada , cuidando apenas das tarefas fundamentais do estado , como saúde , educação , saneamento , infraestrutura .

Hoje estamos sob governos que estão se apoderando de atividades produtivas e abandonaram definitivamente a saúde , educação, saneamento e a infraestrutura , inflaram a propaganda , rumando para um poder absoluto , até incompreensivel .

Esse assunto de esquerda e direita é conversa mole , definam que estado querem , que nós aquí embaixo nos posicionaremos

Tipo 1 - Pouca eficiência , muito imposto, governantes ricos e povo pobre.

Tipo 2 - Estado eficiente , estímulo à produção e à pesquisa , governantes e povo prósperos e satisfeitos.

Reply

Dizem que essa definição na politíca brasileira de "esquerda" e "direita" é algo ultrapassado. E eu acredito que o seja, até mesmo para as colônias!.Esse politícos e politiqueiros brasileiros continuam com essa velha história - Par deixar como referência eterna todos aqueles que estiveram no "poder".Reformas mesmo(incluindo a principal,politíca). NUNCA!.

Reply

Merval, com certeza, sabe muito mais de polítca do que eu, e deve ser respeitado. Minha parcepção é de que este partido nasceu morto. Kassab não demonstrou ter condições sequer de articular a formação de um time de pelada, quanto mais um partido político.

Reply

Se o partido de Kassab, o PSD, nascer para ocupar o vácuo de direita - pois o DEM não o ocupa de forma alguma - nascerá bem-vindo. Contudo, para isso, ele precisará, ao nascer, admitir de início que é OPOSIÇÃO ao PT.
Pelas últimas movimentações do ex-senador Bornhausen (como o senhor faz falta na política de maneira mais ativa...), as bobagens iniciais serviram para fazer, espero eu, algo como um engana-bobo: diminuir a base governista dizendo que vai para o governo, criando um partido de oposição.
A verificar.
André - João Pessoa, PB

Reply

Esse coronel???
Existe o Luiz Nassif do Lula.
E o “coronel ou estafeta” do Bornhausen
Ambos paus mandados.

Reply

Com permissão do Coronel.

Hoje é um dia importante para mim, estou comemorando o aniversário da Revolução de 1964 e o aniversário dos gemeos Gabriel e Giovana, meus netos.

Voltando ao post. O DEM é um partido simpático ao PSDB. Votei Kassab por indicação do Serra. Agora quero deixar bem claro o seguinte: Kassab nunca mais, assim como Traécio.

Reply

O Cláudio Lembo, que criou a elite branca, deveria filiar-se ao PT.

Reply

"Minoria branca de direita"?
Isso pressupõe uma "maioria negra de esquerda", por acaso?
Esse Lembo é um comédia!
Melhor seria: meia volta - volver!

Reply

Um bando de covardes é o que são. Infelizmente, o corajoso é burro (Bolsonaro).

Reply

>>

Existiu em minha cidade, a muitos anos, um advogado talentoso que conseguiu muito sucesso profissionalmente e com o dinheiro conseguido com seu trabalho, comprou mais de dois mil hectares de terra, tornando-se um grande latifundiário. Eu era colega de aula de seus filhos e frequentava sua casa para fazer trabalhos de aula. Lembro da impressionante a quantidade de prata e cristal existente naquela casa! Tudo era de prata ou cristal, garfos, facas, porta-xicaras, copos, taças, pratos e etc.. A casa e o modo de vida deles era um luxo só.

E o mais impressionante disso tudo: O advogado, milionário e latifundiário, tinha carteirinha do PCB! O cara era filiado no Partido Comunista Brasileiro e pregava o comunismo!

Acho que o culpado disso tudo, dessa maneira "socialista" de ser e da preocupação de esconder a riqueza e o sucesso, mesmo quando conquistados com esforço e honestidade, é a Igreja Católica, que difundiu entre os latinos, aquela lenga-lenga biblica de que "mais vale um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu", ou algo mais ou menos assim.

Aqui entre nós, pobre é santo, é puro, é coisa boa e vai para o céu direto quando morrer, e rico é sem-vergonha e explorador. E assim, padres e bispos exploram o "pobre" por centenas de anos e é graças aos pobres que eles obtém poder.

<<

Reply

psd = partido sem definicao. isto é mais do mesmo.

Reply