Na última terça-feira, quando "cobria" o noticiário, este Blog denunciou em primeira mão que uma Comissão da Câmara dos Deputados tinha aprovado uma espécie de Voz do Pelego, dez minutos no rádio e TV, em cadeia nacional, uma vez por semana. A grande imprensa, novamente, veio na esteira dos blogs. Aí ao lado, mora uma enquete que desafia a Imprensa a cumprir o seu papel. E nada! Leia, abaixo, o editorial da Folha de São Paulo, com três dias de atraso em relação a este Blog.
Tramita na Câmara um projeto de lei que busca criar uma espécie de "horário sindical gratuito" para as centrais sindicais. A proposta é conceder a essas instituições dez minutos por semana de transmissão -em emissoras de rádio e TV- de suas "mensagens", "temas de interesse" e posições em assuntos "político-comunitários". É mais uma ideia com o intuito de beneficiar a casta sindicalista que prolifera à sombra do Estado, mais voltada para seus próprios interesses políticos e materiais do que para as demandas de seus representados.
O governo Lula nada fez para modernizar o sindicalismo brasileiro. Ao contrário, reforçou suas conhecidas distorções. A unicidade sindical -só pode haver um sindicato por categoria em cada região- e as contribuições obrigatórias, dispositivos herdados do Estado Novo, têm vinculado o sindicalismo, há décadas, aos cofres e interesses dos governantes. Ao propor as inserções, proporcionais ao número de trabalhadores vinculados a cada central, o deputado Vicente da Silva, o Vicentinho (PT-SP), não se esqueceu de prever que as emissoras de rádio e televisão tenham "direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito". Estaria criado mais um instrumento a canalizar recursos públicos para a atividade sindical -e a reforçar seu aninhamento no colo do Estado.
O deputado afirma que a lei se faz necessária para garantir "liberdade de expressão" à sociedade civil. Por essa tosca visão, faltariam horas no dia para que as corporações e instituições sociais pudessem se "expressar" em programas autopromocionais impostos aos canais de rádio e TV. A proposta, até aqui, foi aprovada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara. Terá ainda que ser submetida ao crivo de outras instâncias. É de esperar que prevaleça o bom senso e estapafúrdio projeto seja rechaçado.
12 comentários
A nossa maravilhosa mídia (a comprada, alugada e a debilitada) só funcionam assim?
ReplyDepois dizem que não precisa de diploma para jornalista. Se com diploma já fazem isso, imagina agora, onde qualquer um pode ser.
Eu vou indicar para você um texto de Lenin onde ele refuta o argumento da II Internacional de que a ligação do PC com sindicatos "reacionários" é inaceitável. Preste atenção especialmente no capítulo VI e parágrafo 5 em diante, você vai achar bem interessante a explicação dele sobre o papel estratégico dos sindicatos na ação revolucionária. Esclareça para seus leitores a estratégia deles.
Replyhttp://www.marxists.org/portugues/lenin/1920/esquerdismo/cap03.htm#VI
Bom Dia, Coronel
ReplyOntem de manhã aqui em São Paulo,passou uma reportagem na Rede Record “metendo o pau” em um comentarista de Santa Catarina, Luiz Carlos Prates da RBS afiliada da Tv Globo.
O que dizia o comentarista???
O que muitos dizem ou mesmo pensam e não tem coragem de dizer.
Disse que vários brasileiros hoje nunca leram um livro, mas tem um carro. Compra uma gaiola que hoje chamam de apartamento e não tem qualidade de vida….
Entrei no portal R7, e não existe um link para a tal reportagem.
Chamaram “sociologos” e “psicologos”….como sempre
Mas tem o video e um “blog” onde se comenta tal reportagem.
Se vc puder veja o video, muito esclarecedor.
Em momento algum o comentarista mente….
http://noticias.r7.com/blogs/o-provocador/2010/11/17/esses-comentaristas-miseraveis/
Há uma denuncia feita e formulada PELO AMIGOS DO PT
Diz lá que “O preconceito tem que acabar nesse país!”
(Preconceito em ler um Livro???)
http://amigosdopt.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=783:denunciamos-luiz-carlos-prates&catid=82:noticias-midia-eleicoes&Itemid=122
É de se esperar que prevaleçá o bom senso!
ReplyCoronel,
Replyassim como tem abaixo assinado correndo pela internet XO CPMF que tal fazer mais um:
XO VOZ DO PELEGO?
Teremos que fazer pressão enorme para mais essa lei horrorosa, contra a democracia, não ser aprovada!
Seria uma atitude SÓLIDA.
XO CPMF
XO VOZ DO PELEGO
Flor Lilás
PS:
XOOO LLuLLA
XO DILLMA
XO PeTralhada
Ao anônimo das 09:04 / amigos do blog:
ReplyJá existe petição eletrônica no blog de Lucio Neto:
http://www.lucioneto.blogspot.com
justamente contra "Xô, Voz do Pelego"
Acessem lá o logo sobre o assunto.
Abraço
Chris/SP
Cel:
ReplySe puder faça um breve post, com acesso ao logo, sobre o "Xô, Voz do Pelego" - petição constante do blog do Lucio Neto:
http://www.lucioneto.blogspot.com
grata
Chris/SP
Quem para a conta não está disposto a nenhuma "cedência". É preciso acabar com esse gosto pelo bolso dos outros.
ReplyIsso mesmo, vamos tôdos votar contra essa droga de voz do pelego, que não é nada mais, nada menos, que a voz do pt.
ReplyFORA PELEGADA,FORA PETEZADA...
Oi amigos do blog do coronel., entrem por favor no blog do lucio neto e assinem a -
Reply"Petição contra o palanque eletronico dos sindicatos no radio e na tv". E divulguem a todos que puder.
Temos que pressionar os deputados e senadores.
Coronel eu tambem quero falar um minuto na TV.
ReplyQueremos o minutos dos 44 milhoes de brasileiros do Bem.
Vamos reivindicar o nosso minuto.
Nenhum sindicato tem 44 milhoes de participantes. O nosso é o maior.
Portanto tambem queremos ser ouvidos.
A Folha dá o tapa e esconde a mão. Daqui a pouco já está BEIJANDO AS MÃOS DO LULA E DA DILMA DE NOVO, SOBRETUDO POR INTERMÉDIO DAS "FADAS SININHO" E DAS NEOFADAS-SININHO"!
Reply