Direita e esquerda.

Da Folha de São Paulo, maio de 2010:

A maioria (51%) dos simpatizantes do PSDB no Brasil se diz de direita, segundo pesquisa Datafolha realizada em 20 e 21 de maio, com 2.660 pessoas em todo o país. Entre os petistas, a taxa dos que se declaram de direita é de 35%. O Datafolha realiza esse estudo há mais de 20 anos. A pergunta é formulada assim: 

“Como você sabe, muita gente quando pensa em política utiliza os termos esquerda e direita. No quadro que aparece neste cartão [numerado de 1 a 7], em qual posição você se coloca, sendo que a posição “um” é o máximo à esquerda e a posição “sete” é o máximo à direita?”

Apesar de o PT ser um partido associado a ideias de esquerda, apenas 32% dos seus simpatizantes se declararam seguidores dessa orientação ideológica. No caso do PSDB, a taxa é de só 13%. A estratificação isolando a intenção de voto para presidente mostra que 35% dos eleitores de Dilma Rousseff (PT) se dizem de direita, 26% de esquerda e 16% de centro. No caso de José Serra (PSDB), há 43% de direita, 17% de esquerda e 18% de centro. Desde 1989, quando o Datafolha começou esse tipo de estudo, houve pouca variação na declaração de orientação ideológica. Apesar das pequenas flutuações ao longo dos anos, o total dos que se dizem hoje à direita é idêntico ao de 21 anos atrás: 37%. A rigor, quando se considera os que se declaram de centro (posição número 4 na cartela da pesquisa) e os levemente inclinados à direita (posição 5) ou à esquerda (posição 3), pode-se dizer que um terço dos brasileiros prefere se colocar no centro do espectro político.A soma dos que se dizem de centro, centro-direita e centro-esquerda é de 38%. O percentual é maior do que os daqueles que se dizem mais à esquerda (12%) ou mais à direita (24%). Outros 25% não souberam responder e 1% deu outras respostas.

24 comentários

Bem lembrado, Coronel (valeu!!)

Esses (des)antenados do PSDB precisam saber que hoje a esquerda está associada ao chavismo e a direita, à democracia. Também devem saber que jamais terão apoio da esquerda no Brasil. Social-democracia européia, ao menos por agora, não "pega" no Brasil como em toda América Latina. O PSDB dizer-se de esquerda aqui no Brasil soa até ridículo.

Mais inteligência, Senhores tucanos. Não ponham tudo a perder com essa miopia ideológica.

Reply

O meu colega Anônimo (das 29 de julho de 2010 23:03) fez uma colocação irretocável. É isso mesmo se ser de direita é lutar para preservar a Democracia, então sou de direita com muito orgulho e convicção!!!

Reply

DIREITA, ESQUERDA.

Quando um esquerdista chama alguém de direitista é para ofender. Como se direita fosse sinõnimo de fascista ou nazista.
No entanto, os totalitários de esquerda e de direita é que são do mesmo saco. Comunistas, fascistas e nazistas são iguais.
Aqui no Brasil, para o povo, direita não é nazismo, é ser moderado, conservador.

As pesquisas sempreindicaram que o brasileiro, apesar de tudo é um povo conservador em política.
O curioso é que os partidos não assumem isso e parece que o Brasil é um país de esquerdistas, a julgar pelo nome da maioria dos partidos.
Serra é esquerda moderada, os conservadores e moderados vão preferir isso que o radicalismo verde ou petralha.
Com certeza.

Reply

"35% dos eleitores de Dilma Rousseff (PT) se dizem de direita"

Um cara que é de direita e apoia a Dilma , no mínimo é muito desinformado.

Reply

Mercadante terá campanha investigada . O Candidato ao governo de SP é suspeito de usar funcionários do Senado na campanha

É coronel, a quadrilha se complicou aqui em São Paulo. Até na oposição essa gente faz m**!

Reply

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/07/29/e290721757.asp

Coronel,
O PT "comprou o passe" do Dilmaboy!

Que coisa ridícula!

Reply

Ainda que a população não saiba exatamente o que as ideologias significam, se for feita uma explicação honesta associando direita e esquerda a seus devidos valores e princípios, veremos que a grande maioria das pessoas será de direita.

O problema é que a esquerdopatia domina os cursos da área de humanas. O resultado é que os supostos "intelectuais formadores de opinião" são, em sua maioria, esquerdopatas. Na imprensa é a mesma coisa. Assim, políticos morrem de medo de se assumirem direitistas para não virarem alvo dos petralhas.

Acontece que qualquer um que não paga pedágio para o petralhismo vira alvo de qualquer jeito. Isso é o que os supostos conservadores não percebem, talvez por burrice. A mesma burrice que não enxerga que um discurso honestamente conservador no sentido americano do termo já sairá, de cara, com 20% do eleitorado!

Que Serra vença as próximas eleições e logo a seguir caminharemos para a direita, com um discurso em favor da liberdade e da responsabilidade individuais e de um governo pequeno.

Reply

Bomba Coronel,

Celso Daniel se reerguendo da tumba cavada pelo PT

A Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo trata o julgamento cdo caso Celso Daniel como um dos mais importantes na esfera criminal. Por causa disso indicou uma tropa de choque que, além do promotor Francisco Cembranelli, terá na tribuna de acusação outros promotores que atuam no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do ABC paulista. A tese a ser sustentada é a de que o crime nada tem a ver com latrocínio (roubo seguido de morte) ou extorsão, mas que foi planejado e executado por motivação política.

[continua]

FONTE:R7

Reply

Coronel,

Começou a exploração política da semântica: no IG: "Direita tenta golpe a cada 24 horas, diz Lula em comício de Dilma"

Que o PSDB não fique na defensiva respondendo que não é de direita. Ou deve ignorar a provocação ou então dizer, alto e bom som, que a "direita" é democrática hoje no Brasil e a esquerda do PT, chavista.

Juízo, tucanos.

Reply

No Brasil querem fazer crer que ser de esquerda é “sinônimo” de ajudar o pobre e ser de direita é elite que o explora.
Na prática é justo o contrário, a distribuição da riqueza em todos os países de esquerda é apenas para os companheiros e o povo recebe as migalhas com o direito, para não dizer obrigação, de dizer obrigado.

Reply

Dilma quer desconstruir imagem de Serra como gestor


O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência prepara estratégia para desconstruir o discurso de bom gestor do adversário do PSDB, José Serra. A ideia é explorar a velha tática do medo de mudança e apontar "pontos fracos" do tucano como ministro da Saúde e do Planejamento, governador e prefeito de São Paulo. Os programas sociais desenvolvidos pelo tucano estão na mira do PT, que pretende enlamear sua fama de administrador eficiente.
Em reuniões realizadas ao longo da semana, a equipe de Dilma chegou à conclusão de que o melhor momento para pôr em prática a estratégia será no debate da TV Bandeirantes, em 5 de agosto. Ex-ministra da Casa Civil, Dilma vai jogar os holofotes sobre o Bolsa-Família e a segurança pública. Na avaliação do comitê petista, os programas sociais representam para Serra, na atual disputa, o mesmo problema que as privatizações representaram para o então candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) - hoje postulante ao governo paulista - na eleição de 2006.

"Eu acho impossível Serra dobrar o Bolsa-Família", afirmou Dilma, numa referência à promessa do rival. "Aliás, no período em que ele foi governador, o programa Renda Cidadã diminuiu." A candidata do PT tem números na ponta da língua para atacar Serra e repete como mantra que "quando o PSDB pôde mais, fez menos". "Serra promete o que ele não fez e vamos apresentar esse contraponto na campanha", insistiu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/464910/?noticia=DILMA+QUER+DESCONSTRUIR+IMAGEM+DE+SERRA+COMO+GESTOR

Reply

Anônimo de 00:10:

Concordo com vc, que Serra vença para começarmos a criar um caminho para um governo de direita com um capitalismo de verdade, menos impostos, mais liberdade e menos estado.

Claro, precisaremos de um novo partido, mas fica pra próxima batalha.

Reply

off topic:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/774904-serra-tera-um-comite-exclusivo-em-minas-gerais.shtml

Reply

Mas a Folha e os petralhas querem fazer entender que ser de esquerda é apoiar incondicionalmente o Coroner Lua da Sirva.

A dicotomia esquerda e direita não tem mais sentido algum há muitos anos e hoje só serve mesmo para discriminar quem não está com o Coroner Lua da Sirva.

No Brasil, não há mais partidos ou políticos de direita. O último deles, o Collor, agora é especialista em puxar-saco do Coroner Lua da Sirva e em quem ele mandar.

Reply

Por falar em direita e esquerda, Coronel, a frase que o Cão Cérbero plantou na boca do Coroner Lua da Sirva sobre o problema da venezuela abrigar narcoterrorista, levou este ao completo silêncio, já que a imbecilidade da colocação deste levou o Uribe a dar para o Coroner Lua o adjetivo que lhe cabe como uma luva também para sua administração nestes oito longos e penosos anos: d e p l o r á v e l.

Reply

Enquanto isso, o Coroner Lua da Sirva diz que a culpa é das zelites, provando que não tem espelho em casa, já que as elites hoje no Brasil são eles mesmos, os sindicalistas.

Reply

Entendo ser de 'Direita' como ser contra contra tudo que esta gente indecente pregou nestes últimos anos. Se ser contra os Petralhas e a sujeira com que chafurdaram no poder é ser de direita, então: Eu Sou de Direita !!! Com orgulho !!! Carlos

Reply

Uma coisa que a direita jamais pode admitir é que se estabeleça confusão com a arquirival esquerda.
Dias, o senador tucano, deve corrigir o que disse. Nem deve a direita passar a mão na cabeça de quem apresenta sinais de perda de memória ou ignorância.
O Brasil vai deixar de ser o país do carnaval, da malandragem e da pouca vergonha.
Vamos transformar esta ZORRA em POTÊNCIA, econômica, depois ... militar.
Já existe programa político para isso. Aliás, parabéns, meu Coronel, por sua patriótica atuação.

Reply

Coronel, em Minas a folhinha da noticia, campanha de Aecio esconder Serra.
AECIO VAI QUEIMAR O FILME.
Os comunistas agradecem.

Reply

CORONEL, QUEBRARAM A PETROBAS COM EMPREGOS E MÁ GESTÃO, A CAIXA FEDERAL COLOCANDO DINHEIRO POR UMA ELEIÇÃO VALE TUDO.
PETROBRAS QUEBRADA.
CORREIOS QUEBRADO.
ETC, ETC, ETC,
VOCÊ EU É QUE VAMOS PAGAR ESTA CONTA.

Reply

É CORONEL,...COMO SE VÊ, É UMA ANTA NA CONTRAMÃO,....NÃO HA COMO DAR CERTO,....

Reply

CEL, na verdade o que temos no Brasil é fisiologismo nos partidos políticos e ignorância na maioria da população. A dicotomia direita-esquerda entre nós não tem nenhuma relação com conteúdo ideológico. São apenas fantasmas. Jayme Guedes

Reply

Brasileiro em sua maioria é extremamente burra e não sabe o que é realmente DIREITA ou ESQUERDA. Não consegue distinguir qual a posição ideológica dessas duas esferas do lado politico. Mistura tudo, pensa que esses extremos sejam apenas o lado de qual braço use.

Reply

AQUI, só existe uma lado, o interesse pessoal. SEJAMOS FRANCOS, somos MERCANTILISTAS.

Reply