Datafolha: Serra dispara só ao dizer que é quase candidato.

Da Folha de São Paulo:
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto. Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 deste mês mostra o tucano com 36%. A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário. Como a margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real -embora tenha retornado ao patamar de dezembro, quando tinha 37%. Já Dilma, pela primeira vez não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: a petista oscilou negativamente um ponto percentual. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês. Indecisos, brancos e nulos somam 7% e 11% não souberam responder. Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra vai a 40% contra 30% de Dilma -a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro. Sem Ciro, Marina pula para 10% e continua sem ameaçar o pelotão da frente.
2º turno e rejeição
As simulações de segundo turno seguiram os cenários de primeiro turno, com a recuperação de Serra. Numa hipotética disputa entre Serra e Dilma, o tucano venceria hoje com 48% contra 39% da petista -uma distância de nove pontos. Em fevereiro, os percentuais eram de 45% a 41%. Em termos de rejeição, do ponto de vista estatístico, os quatro principais concorrentes estão empatados no limite da margem de erro, mas quem numericamente tem o pior índice é Ciro Gomes, com 26%. Colados a ele vêm José Serra (com 25%), Dilma Rousseff (23%) e Marina Silva (22%).
Espontânea e nanicos
As curvas da pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes, têm uma evolução discrepante do levantamento estimulado. Diferentemente do que ocorreu na pesquisa em que o eleitor vê seu nome, em que está estabilizada, Dilma continuou sua curva ascendente no levantamento espontâneo. Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%. Esse percentual a coloca à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (8%), que, até dezembro, liderava com folga a pesquisa espontânea. Isso mostra que a cada pesquisa o eleitor deixa de citar o nome do atual presidente porque vai percebendo que o petista não será candidato. Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro. Ciro e Marina marcaram 1% cada. Houve também 3% para "candidato do Lula" e 1% para "no PT/candidato do PT". Pela primeira vez o Datafolha pesquisou candidatos de partidos pequenos. Por enquanto, só Mario de Oliveira (PT do B) conseguiu menções para pontuar 1%. Todos os demais estão abaixo desse patamar.

3 comentários

SERGIO OLIVEIRA mod

Antes da publicação desta pesquisa o blog da dilma informou que, diante disto, os tucanos estavam desesperados, tendo publicad a opinião de dois dilmistas (dilmista, pode?).Leiam
2 Dilmistas comentaram:
Pedro Bueno disse...
Vamos deixar pesquisas para mais tarde? Quem falar dessa forma para FHC vai levar um desaforo. Estão tão nervosos que parecem até mãe que está para ser avó pela primeira vez dentro de poucas horas.

23/03/2010 09:13:00
Anônimo disse...
Se o resultado desta pesquisa sair antes do dia 02 de abril o Serra desiste de deixar o governo de São Paulo e aí vai se candidatar a reeleição que ele considera que será fácil.
Com certeza este resultado já trará a Dilma na frente do Serra e com um crescimento dela em São Paulo o que vai causar mais desespero ainda entre os tucanos pois lá é o ninho deles

E AGORA, DILMISTAS ?

Reply

O título do post, Corona, apreendeu o espírito da coisa toda.

Ainda é cedo prá afirmar, mas e apenas,da se sabiam exatamente o que estavam fazendo podemos nos preparar para saborear um café com leite como essa Pátria da Democracia jamais viu.

Que Deus nos ouça !

Reply
SERGIO OLIVEIRA mod

Em relação à nova pesquisa Datafolha, com Serra 9 pontos na frente de Dilma Iscariotis,
dentro daquele meu estudo, por região, nesta nova pesquisa Datafolha consegui, até agora, os percentuais do Sudeste ( Serra 40 e Dilma 24 ), Nordeste ( Serra 25 e Dilma 35 ) e Sul ( Serra tem 48 e Dilma 20 ); fazendo meus cálculos, temos Serra com 13.013.795 na frente. Como normalmente ele vence no Norte/Centro Oeste, esta diferença deve ficar ao redor dos 15 milhões de votos.

Reply