A recuperação de José Serra na pesquisa Datafolha tem fatores principais, entre eles seu desempenho na região Sul, no eleitorado mais pobre e com o público feminino. Dilma Rousseff, que havia crescido em todas as regiões em fevereiro, agora ficou estagnada ou até oscilou negativamente em vários segmentos do eleitorado. No Sul, que concentra 14% dos eleitores do país, Serra subiu dez pontos percentuais, de 38% para 48%. Dilma, que fez carreira política no Rio Grande do Sul, não se consolidou ainda entre os gaúchos e registrou uma queda de 24% para 20%. Os 28 pontos percentuais de diferença no Sul são a maior dianteira de Serra sobre Dilma no aspecto geográfico das intenções de voto do Datafolha. Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.020), ou 52% da amostra do Datafolha, Serra subiu de 30% para 35%. Dilma oscilou de 29% para 26% -apesar de um dos principais programas do governo Lula ser o Bolsa Família, que beneficia a população de baixa renda. Serra aumentou sua vantagem no eleitorado feminino. Em fevereiro, o tucano já liderava (33% a 24%). Agora, tem 15 pontos a mais (37% a 22%). Do ponto de vista apenas numérico, os quatro pontos percentuais que Serra obteve na soma geral da pesquisa Datafolha (de 32% para 36% das intenções de voto no país) tiveram as seguintes origens: um ponto de Dilma (que caiu de 28% para 27%), um ponto de Ciro Gomes (cuja taxa oscilou de 12% para 11%) e dois pontos entre os que declaram ter intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum nome. Dilma, que variou negativamente dentro da margem de erro, manteve seus percentuais em segmentos importantes. Por exemplo, na região Sudeste (42% do eleitorado), Dilma ficou com 24%, o mesmo percentual de fevereiro. Serra oscilou para cima, na margem de erro, de 38% para 40%. No Nordeste (28% do eleitorado), Dilma tinha 36% em fevereiro e agora está com 35%.Serra saiu de 22% e foi a 25%, numa região na qual o PT conta como seu maior reduto por causa da popularidade de Lula.
Datafolha: pobres e mulheres aceleram disparada de Serra.
sábado, 27 de março de 2010 às 07:19:00
Da Folha de São Paulo:
6 comentários
Coronel, apesar do jornalistas amestrados da redações e propaganda deslavada do pt e governo federal, o povo mostra que quer mudanças. PRESIDENTE BANDIDO QUE DESRESPEITA A LEI O POVO COMEÇA A MOSTRAR FADIGA(FADIGA DE MATERIAL)
ReplyBLOGS PELA DEMOCRACIA
E agora será que a Lucia hipolito vai dizer que a Dilma bateu no teto? e o Tasso vai dizer o que? o Aécio vai dizer também o que ?
ReplyContinuo acreditando que a estratégia do Serra foi até agora correta.
Torço para que o MST e Sindicatos promovam muitas badernas pelo País afora só assim podemos testar se no país as léis funcionam ou não e além do mais, será muito bom para o Serra este tipo de bagunça.
Você MOSTRA a pesquisa como nenhum outro veículo ou blog, que visitei na última hora.
ReplyVocê com o destaque merecido, Reinaldo com chamada e texto e o IG com chamada logo nas primeiras linhas do portal.
Na Folha a chamada foi discretíssima e eu teria passado batido pela notícia se não procurasse bem, o Estadão on-line deu uma linha quase no final da página e o resto NADA.
Nada no G1, no Terra e no Terra Magazine. Pra eles a pesquisa não aconteceu.
Se a Dilma um ponto atrás, gerou factóide em todos os veículos, por que alguns veículos insistem em dizer que Serra é o queridinho da midia?
Será que a Veja, vai ser o único veículo a defender da primeira a última página a democracia nesse país ?
O SUL é mo meu país!
ReplyEm relação à nova pesquisa Datafolha, com Serra 9 pontos na frente de Dilma Iscariotis,
Replydentro daquele meu estudo, por região, nesta nova pesquisa Datafolha consegui, até agora, os percentuais do Sudeste ( Serra 40 e Dilma 24 ), Nordeste ( Serra 25 e Dilma 35 ) e Sul ( Serra tem 48 e Dilma 20 ); fazendo meus cálculos, temos Serra com 13.013.795 na frente. Como normalmente ele vence no Norte/Centro Oeste, esta diferença deve ficar ao redor dos 15 milhões de votos.
Os pobres sofrem com sistemas de saúde quebrados , e foram enganados com exploração política de doenças graves . Pagamos as melhores equipes médicas , os melhores equipamentos , nos melhores hospitais de `São Paulo para cavaleiros do apocalipse . Agora xupa a manga , esquerda golpista.
Reply