Recebemos esta mensagem, na área de comentários, enviada pelo Senador Álvaro Dias(PSDB-PR), em relação a um post de ontem sobre pesquisas eleitorais. O posicionamento do senador é claro e transparente, detalhando os motivos pelos quais não se envolveu na polêmica. O senador somente foi envolvido no tema porque vários comentaristas acorreram ao seu Blog para fazer uma denúncia, na útima semana e pedir uma manifestação. Como democrata, o senador aceitou a "pressão" e oferece uma resposta aos seus leitores e eleitores, conforme segue:
Coronel
Como democrata respeito as opiniões divergentes e sempre respeitosamente procuro contestá-las, quando delas discordo. Faço esse comentário em respeito aos que me consideram:
É regra entre os políticos desancar o Instituto quando a pesquisa os coloca em desvantagem.Aprendi com isso. Para não perder credibilidade e ser injusto, adotei o comportamento de não criticar, mesmo quando o resultado é contrário aos meus interesses como ocorreu com o Datafolha no final do ano passado.O resultado dessa pesquisa no Paraná,ficou na contra mão de todas as outras,de todos os intitutos, inclusive do próprio DataFolha em levantamento anterior.Mesmo assim não questionei.
Quanto ao VOX POPULI nacional não procurei ter acesso aos detalhes do relatorio até porque como de hábito não faria critica alguma.O político diretamente interessado não é o mais indicado para a critica.Estará sempre sob suspeição.Para a denúncia de eventuais equívocos devemos nos valer dos analistas que podem prestar esse serviço através da mídia.
Em relação a essa pesquisa no Paraná, registra coerência com várias outras recentemente realizadas no Estado, entre elas a do IPESPE, do sociologo Antonio Lavareda, respeitado pelos dirigentes nacionais do PSDB. O fato citado como passível de equívoco pode ser esclarecido com o percentual obtido pelo Melo Viana (que é ótimo quadro político) em todas as outras pesquisas, exatamente 1%.
Esses são os meus esclarecimentos respeitosos. Nada me deslocará do caminho da coerência política e da ética.
Abraços
Alvaro Dias
Esses são os meus esclarecimentos respeitosos. Nada me deslocará do caminho da coerência política e da ética.
Abraços
Alvaro Dias
31 comentários
Coronel, parabéns. Não são apenas 2 milhões de acessos. A msg do senador mostra de maneira incontesti que o Coturno tornou-se referência nacional na blogosfera.
ReplyJá alguns antigos blogs...
tô na área...
Replykkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
usou o gerador de lero-lero
fui...........mas vórto
Sou eleitor do senador Álvaro: sério, trabalhador, muito preparado, fala e escreve de forma doutoral. A candidata do apedeuta deveria fazer um curso com ele.
ReplyAliás, estou torcendo para que o senador se torne novamene Governador do PR e nos livremos dos comedores de mamona.
E o Senador continua insistindo em chamar de "eventuais equívocos" atos de má fé, diria FRAUDULENTOS.
ReplyO Senador poderia pelo menos despistar chamando de "eventuais erros". Eventuais equívocos definitivamente não dá, ainda mais quando um "eventual equívoco" desses aparece em uma pesquisa da mesma Vox Populi no Paraná lhe dando vantagens em todos os quadros. Esses resultados, Senador, seriam "eventuais equívocos" também?
Coronel,
ReplyParabéns ao Blog e ao Senador Álvaro Dias.
Convergências, Divergências, Esclarecimentos; tudo às claras, ao contrário do que recomenda a jurisprudência vigente.
Enfim, um exemplo ainda impossível de ser seguido pelos nossos mais importantes e mal acostumados Jornalistas que cobrem as entranhas do mundo político.
A Democracia agradece.
Jacutinga
não eh Vox Populi...
Replyeh ilupoP xoV...
ao menos ate eu ver o nome de algum petista borrado ou invertido naquele já famigerado disquinho...
peixe ensaboado¬¬
ReplyEntendo perfeitamente a posição do Senador, e também a de José Serra. Já comentei antes aqui que, diante de uma pesquisa desfavorável, um político chorão pode sofrer um prejuízo muito maior do que um silencioso, por conta do afastamento dos eleitores.
ReplyNinguém leva muito a sério essas pesquisas, no entanto, penso que, passadas as eleições, algo terá que ser feito a respeito através de um projeto de lei.
Realmente estão de Parabéns o Senador Álvaro Dias e o Coronel.
ReplyQue vergonha!!!... Que nojo essas pesquisas da Vox Populi. Como não conhecia o nome do candidato ao governo do Paraná e as letras A e I estão encavaladas não consegui ler. Parece chinês o nome do partido (só intuindo)
Infelizmente os ”Erros da Vox Populi” são diretamente proporcionais a quantidade de dinheiro recebido. É até compreensível, que por receio de ser prejudicado, um candidato não queira entrar de maneira alguma em reta de colisão com uma pesquisa “flagrantemente fraudulenta”. Mesmo porque. Cadê o TSE!!! Cadê o Juiz Titular!!! (não me venham com esse Juiz Substituto).
Seja mais específico Senador. Gosto da sua atuação como parlamentar mas atribuir a palavra "equívoco" àquilo que é flagrantemente uma vigarice, não dá pra engolir. Transparência é o que se quer.
ReplyArtur VHH
Eu sei,ele tem o direito de ficar calado.
ReplyMas é pífia a sua explicação.Eu diria que como Senador ele está sendo omisso,com a desculpa de que
deseja ser isento.
Mas é isso!O uso do cachimbo entorta a boca.
Nome Próprio
Ps.:E é um dos melhores que temos.
tô na área..
ReplyAlô blaise2..
Lá no sul normalmente falam:
"MAIS LISO QUE MUÇUM ENSABOADO"
muçum,ou mussum,espécie de enguia lisa prá c.. sem o sabão!.
fui..mas vórto
Mesmo não sendo fã do Senador, preciso admitir que esse tipo de comportamento (manifestar-se educadamente e com argumentos) é o que falta à quadrilha dos V.V.V.: Vagabundos Vermelhos Vigentes.
ReplyO inacreditável contexto de fraudes, cinismos e enganações produzido pelo atual comando político desta incipiente sociedade brasileira deveria ser denunciado com a energia suficiente para deslocar a percepção de seus padrões de normalidade.
ReplyQuando o poder da massa está quase massacrando os indivíduos torna-se imperativo que estes se ergam, e em vez de se deixarem conduzir, inoculem na massa uma nova perspectiva.
A canalha organizada sempre se defende por trás das multidões que alicia. Não é à toa que "falam o que o povo quer ouvir"; colocam sua popularidade momentânea acima até dos interesses permanentes da população que parasitam.
A liderança política requerida é a que vislumbre uma alternativa viável, a propague e execute.
Para romper um consenso é necessário propor outro e conquistar adesões para consolidá-lo. Promover uma liberação de energias que se espalhem pelo corpo social.
É isso que os petralhas fazem, mas da maneira mais porca possível, atiçando preconceitos em nome de combatê-los, provocando ódios em nome da justiça, instigando egos, vaidades e instintos.
Não temos homogeneidade para uma ação concertada como essa dos petralhas, nem temos a deformação que nos permita aceitar com naturalidade deformar os néscios para usá-los.
Em termos de eficácia imediata, a ação deles é avassaladora (tanto em volume quanto no sentido de criar vassalagens).
Mas a Resistência dispõe de um fator superior: a sintonia com a ordem natural de evolução da consciência, cuja pressão contínua não pode ser evitada, desmanchando todas as fixações impostas nas mentes individuais.
Não tem como eles ganharem essa guerra. Só o que podem é prolongar o sofrimento.
Será que consegui convencê-los?
tô na área...
Replynao LOCALIZEI NENHUM COMENTÁRIO DO ILUSTRE cenador,NOS BLOGS DE LÁ.
fui...mas vórto
Vc fez bem em comentar sobre o Vox populi, que é um instituto tedencioso.
ReplyA nivel Nacional apoia o PT, em MG o PSDB.
O AD, está pagando pela sua contradição.
Ele foi a favor Serra deixar a prefeitura p/ disputar o governo de SP.
O que Beto usa como argumento, pqe ele foi a favor Serra deixar a prefeitura e, eu não?
Eu, cumpri o meu primeiro mandato inteiro estou na metade do segundo.
Beto é bem avaliado como prefeito. Lidera todas as pesquisas sérias, datafolha e Ibope.
Hoje saiu a pesquisa Radar,é igual o datafolha.
Beto,seguido de Osmar e Alvaro em terceiro.
Eu particularmente não acredito no vox populi.
Essa IPESPE do sociologo Antonio Lavareda, Quem é Antonio Lavareda?
Essa pesquisa está sendo chamada de pesque pague.
Vamos esperar o ibope, mas p/frente o datafolha p/ ver quem está com a razão.
Discordo frontalmente do nobre Senador. Quem mais indicado a denunciar fraudes eleitorais que não o representante de milhões de pessoas do Paraná, e do partido do pre-candidato vítima da fraude?
ReplyUm blog?
Definitivamente não.
O Sen.Álvaro Dias perdeu uma chance de ficar calado.
ReplyAo declarar em seu blog gostar, porém não poder se manifestar quanto às pesquisas, deixou uma imagem dúbia; vacilante!
Agora entra com esse chaveco dizendo que não comenta, nem critica pesquisa! Hum...
Os irmãos Dias, especialmente o Osmar, em quem voto há muito tempo, demonstram, talvez de forma tardia, vocação ao muralismo; ou seja, em cima do muro, fica mais fácil escolher o lado!
Osmar, flerta com o PT, não dispensa uma oportunidade de sair em fotos jocosas junto a Lulla e sua macaca amestrada; mas também não dispensa oportunidades de lembrar ao PSDB/Pr que existe um acordo entre eles, e que seria bom restabelecê-lo!
Quer saber? - Se Beto não se candidatar, sou capaz de votar no candidato da maria louca, também conhecido por Rei-Quião I; El Bolivariano! (A última frase é brincadeira; Deus que a talhe, como se fala por aqui!
Estou alinhado com os que não se omitem, senador. Assim, nos mesmos moldes do Coronel, quando denunciou a fraude, estou indignado e agora mais ainda coma sua omissão. Desça do muro para salvar os votos que ainda tem, pois a dignidade e hombridade, que no meu humilde entender, têm ao menos para mim, particularmente, milhões de vezes o valor do meu voto foram lançadas por vossa excelência (com minúscula mesmo, no nível da vossa omissão) na lato de lixo. Omisso, senador, já temos em demasia. Alckmins e assemelhados, são mais úteis aos inimigos do país que aos que se deslocam de suas residências para obrigatoriamente depositarem seu voto em uma urna. Se o senhor tivesse o meu voto, o teria perdido e na esteira do seu comportamento conivente, perderia outros tantos pela campanha que eu faria de porta em porta.
ReplyVá logo ocupar sua vaga no reduto petralha se é que já não está de posse dela.
Pau neles, Coronel, pois de calabares estamos fartos. E pensar que já confiei no ilustre ghsdtslku jkuyxdh.
SENADOR ÁLVARO DIAS
ReplyEscrevo, como sempre, de improviso, mais com o coração do que com a razão, porém:
O escrutínio da documentação da pesquisa depositada pela parte interessada, no caso, partidos políticos, é um dever moral para a manutenção da boa relação com o eleitor do partido e para fazer valer a democracia a tanto custo conquistada.
Este eleitor não acha ser admissível pairem dúvidas tão gritantes.
Acontece que o resultado de uma pesquisa fraudada pode dar MANCHETES bombásticas e INDUZIR o eleitor que possa vir a ser pesquisado nas tomadas de opinião que se sucedem àquela fraudada.
É o que se pode chamar ALAVANCAGEM FRAUDULENTA como se observa no caso "Dillma".
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
RESOlUÇÃO N° 23.190
Art. 7° O pedido de registro, gerado pelo sistema informatizado
de que trata o art. 4° desta resolução, poderá ser enviado por fac-símile, ficando dispensado o encaminhamento do documento original.
Parágrafo único. O envio do requerimento por fac-símile e sua
tempestividade serão de inteira responsabilidade do remetente, correndo por
sua conta e risco eventuais defeitos.
Falta analisar mais detidamente o conjunto de normas para ter claro e cristalino o panorama de CONIVÊNCIA estabelecido e que funciona espetacularmente CONTRA O ELEITORADO.
Mais uma vez: "CONTRA O ELEITORADO"
Se o meu SENADOR desconsiderar a hipótese fiscalizadora que coibiria tamanha DISTORÇÃO promovida pelo CÍRCULO VICIOSO pesquisa fraudada-manchete comprada-pesquisa direcionada avalista da anterior, é porque NÃO HÁ INTERESSE EM AGIR.
POLÍTICOS, NO SISTEMA VIGENTE, REPRESENTAM O E-L-E-I-T-O-R E NÃO A SI MESMOS.
Como são "profissionais" e permanecem na vida pública muito tempo não há como desvincular a relação de fidelidade que se estabelece.
Portanto, para QUÊ continuarei a dar meu voto para um POLÍTICO que não representa meu interesse pela VERDADE DOS FATOS.
A democracia somos todos nós!
http://www.tse.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=127&processoClasse=INST&decisaoData=20091216&decisaoNumero=23190
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9504.htm
E Coronel, aonde esse povo anda com a cabeça?
ReplyMenosprezar um esquema mafioso desses que artificializa completamente o sistema e o tira das mãos do eleitor para colocá-lo nas mãos de muito poucos me parece de uma insanidade atroz!
Mais atroz ainda quando se levantam alguns véus e chocados pela nauseante visão todos se fingem de cegos ?!!
Então, que comam seus títulos de eleitor na posição adotada.
De quatro!
PS. Cara, sinto na alma a desilusão que deve lhe açoitar vez por outra quando a reação fica muito aquém do mínimo desejável.
Parabéns ao coronel e aos participantes do blog.
ReplyConcordo plenamente com os ultimos comentários.
O senador não vai se manifestar pqe?
Pqe está pesquisa é a que está servindo de escudo p/ ele poder se credenciar a ser o candidato do PSDB ao governo do PR.
Certamente ele vai usar isso a seu favor, já está usando no seu twitter.
Não acredito, não acredito mesmo, que ele num confronto direto com Beto Richa tem 11% a mais.
É por isso que ninguém leva a sério os politicos.
Eles exigem para os outros, o que eles não fazem!
Temos que investigar as pesquisas sim!.
Se for o caso fazer uma CPI. Uma pesquisa pode induzir.
Pra falar a verdade, Esse Alvaro Dias só faz uma coisa útil, que é azucrinar a vida do Lula.
Mas parece que nem o Lula leva ele a sério.
Nunca vi o Lula respondendo as criticas do Alvaro Dias.
Como sempre respeitei e admirei as posições assumidas pelo senador em seus pronunciamentos, tenho que lhe defvolver o crédito em que sempre o tive. Como comentei lá no blog dele, vou retificar e também ratificar.
ReplyEm todos os lugares e em todas as épocas, as coisas, um dia, chegam ao fim. São abandonadas, modificadas, recicladas, transcendidas.
ReplyDificilmente o momento preciso da transformação é identificado por quem o testemunha; às vezes, só após séculos se distingue com nitidez a alteração havida.
Nesse processo de viver a vida, os autores/atores daquilo que depois se chamará História, frequentemente, se vêem na situação dos cachorros caídos de caminhão de mudança; apegados a um cotidiano aparentemente imutável, de uma hora para outra são transportados por uma modificação do real.
Atualmente, vários pontos de inflexão já estão visíveis no horizonte. O mais relevante, ao menos para nós, é a sustentabilidade do planeta e da humanidade, problemática esta, aliás, que vem sendo abordada com a estupidez costumeira.
Mas apesar do problema ser mesmo gigantesco, daqueles que justificam até histerias, para enfrentá-lo é preciso resgatar uma outra de nossas características humanas: a sensatez. É incrível que algo tão simples e evidente precise sempre ser relembrado.
Só para ir chegando onde quero, cito também a questão dos Estados inviáveis, eterna massa a ser fermentada e direcionada por propósitos espúrios, a questão da diversidade cultural e religiosa, a questão da construção da hegemonia de um pensamento excludente, e a questão da revolução dos transportes; mais especificamente, das comunicações, transporte de ideias.
E é aqui que entra o assunto, que acredito deva ser visto incorporado ao panorama descrito: o sistema democrático representativo precisa evoluir.
Muitas de suas vantagens, apropriadas para outras circunstâncias, já não são relevantes. E suas falhas estão sendo potencializadas pelas condições atuais.
Qualquer que seja o sistema, - a ordem social -, apresentará seus problemas, mesmo porque, para ser perfeito, teria que ser totalmente harmônico com a ainda mais abrangente ordem natural, de cujo manual não dispomos.
Simplesmente não há viabilidade num sistema que permite a um boçal, rodeado de boçais, ditar as regras, forçosamente boçais. Isso chama-se ir para o buraco. Mesmo que em nome duma pseudo-dogmática representatividade democrática, continua-se indo para o buraco.
É sensato?
Caro J
ReplyDo jeito que está, não vai sair. Pode ser o quão duro e crítico desejar com o senador, mas sem insinuações.
Um abraço.
CORONEL
Que conversa mole! Por isso que a nossa oposição é o que é: nada!
ReplyÁLVARO DIAS PARA PRESIDENTE. Alguém aí já cogitou essa possibilidade:
ReplyZé do Coco
Se nos acostumamos a recorrer ao senador Álvaro Dias é porque confiamos na sua atuação e na sua integridade.
ReplyO Senador não nos tem faltado, geralmente como voz solitária abordando a quase totalidade dos temas solicitados, sem covardia nem esmorecimento.
Não é justo que numa questão que não é de sua competência, afinal, nem é candidato ao governo de seu estado, muito menos à presidência da república, por enquanto só há especulação, seja um fator que possa desmerecer tudo o que tem feito até então.
E quanto aos demais que nada fazem de produtivo e útil, ninguém vai pressionar?
´´Caro J
ReplyDo jeito que está, não vai sair. Pode ser o quão duro e crítico desejar com o senador, mas sem insinuações.
Um abraço.
CORONEL``
Estou sempre por aqui, lendo e às vezes escrevendo, mas a algum tempo venho notando certa hipocrisia nas suas ensaboadelas com outros comentários!
Desculpe se poderia ter melindrado o sr. Álvaro Dias com o que escrevi.
Mas não foi, nem é, ´´insinuações``! É a pura realidade.
Minha opinião continua a mesma a respeito do senador, apenas menos pública por ter sido censurada.
(E eu pensando que meu PC estava contaminado. Não era meu PC!)
J
Meu blog tá bombando! O senador escreveu para mim e usou de toda a suti... quero dizer, gentileza. Que barato!
ReplyNão mexam com ele. Ele é gente fina, hehehe...
J
Já veio, coroné.
ReplyTá fazendo campanha para deputado federal. E pedindo votos para Serra.
Seja feita a vossa vontade.
Ele chamou os petistas de safado.
Tá brabo e não nega o nome (Guerra)